Raças
dezembro 13, 2013 postado por Blog do Cachorro


Raças de cachorros ideais para apartamento

Raças de cachorros ideais para apartamento

Muita gente me pergunta quais são as raças de cachorros ideais para apartamento, ou qual é a raça certa para viver em espaços menores. Se você mora em apartamento e está pensando em criar um cachorro de raça, há vários fatores a se considerar, como por exemplo o porte, o tipo de pelagem e o temperamento. Além disso é muito importante verificar primeiro se o condomínio em que você mora, tem regras pré-estabelecidas sobre a permanência de cães nos apartamentos, assim como quais as regras de convivência e trânsito de animais em áreas comuns.

Raças de cachorros ideais para apartamento

Raças de cachorros ideais para apartamento

Raças de cachorros ideais para apartamento – Em princípio, a maioria das pessoas considera que as raças de cachorros ideais para apartamento são as de menor porte. Embora isso não seja uma regra obrigatória, muito menos a única a ser observada, muitos condomínios podem impor esse tipo de exigência, principalmente em relação ao porte do animal que pode circular nas áreas comuns do prédio, como elevadores, etc. Então, quais seriam as raças de cachorros ideais para apartamento? Para tentar responder a essa pergunta, vou listar nesse post 5 raças de cachorros ideais para apartamento, todas elas de pequeno porte.

Mas lembre-se que este não é o único fator determinante que vai ajudar nessa importante escolha, já que seu amigão de quatro patas vai viver em sua companhia pelo resto da vida dele. Analise todas as características de cada raça de cachorro, e procure entender se a raça escolhida vai se adaptar também ao seu estilo de vida. Veja abaixo 5 raças de cachorros ideais para apartamento.

Raças de cachorros ideais para apartamento – Lhasa Apso

lhasa-apso

Raças de cachorros ideais para apartamento Lhasa Apso

Para quem gosta de cães com pelagem longa, esta definitivamente é uma boa opção e pode ser considerada uma das raças de cachorros ideais para apartamento. O Lhasa Apso é um cachorro de origem tibetana, que vivia antigamente nos mosteiros budistas e eram considerados tão valiosos que sequer podiam ser adquiridos com dinheiro. Eram obtidos apenas através de presentes, em excepcionais e especialíssimas ocasiões. O Lhasa Apso é um cão de caráter essencialmente amistoso, é alegre, companheiro, afetuoso e ligeiramente indiferente aos estranhos. Para acrescentar mais algumas características na grande lista de qualidades desta raça de cachorro, O Lhasa Apso é conhecido por não ser um cão latidor, é considerado um cão calmo e tranquilo, por isso é uma das raças de cachorros ideais para apartamento. Apesar, é claro, de cada exemplar poder apresentar alguma variação no temperamento, a maioria dos cães da raça Lhasa Apso são capazes de suportar algumas horas na ausência de seu dono, e não costumam ser tão exigentes como muitas outras raças de cães de pequeno porte. Por outro lado, o Lhasa Apso precisa ser socializado adequadamente desde filhote, para evitar que se torne excessivamente desconfiado com estranhos ou apresentar desvios de comportamento.

Principais qualidades do Lhasa Apso:
  • Bom companheiro
  • Temperamento equilibrado
  • Carinhoso, sensível e fiel
  • Pouco exigente
  • Porte pequeno

 

Saiba + Sobre o Lhasa Apso – http://www.blogdocachorro.com.br/racas-de-cachorros/lhasa-apso/

 

Raças de cachorros ideais para apartamento – Poodle Miniatura

poodle

Raças de cachorros ideais para apartamento Poodle

Esta é mais uma das raças de cachorros ideais para apartamento, de acordo com muitos proprietários. Talvez o mais famoso cão de origem francesa, o Poodle é conhecido por seu caráter amistoso, fiel e alegre. É uma raça de cachorro com muita energia, ativo, carinhoso e extremamente apegado ao dono. Umas das características mais notáveis do Poodle é a inteligência, que faz desta raça umas das raças que melhor respondem ao adestramento de obediência. Apesar de ser um cachorro bastante ativo e que adora latir, a capacidade de aprender é notável, e o Poodle adulto pode se tornar um cachorro muito obediente. Outra característica da raça que conquista muitos proprietários é seu típico pelo encaracolado, ou encordoado, que quase não cai. De fato, a pelagem do Poodle cresce constantemente, por isso é uma das raças que menos solta pelo, e requer tosa regular para que não cresça demais. Um ponto importante a ser observado, no entanto, é que o Poodle é um cão super protetor em relação ao dono, e pode ser bastante reservado, e até mesmo um pouco agressivo com estranhos. É recomendado que o cão desta raça possa ser estimulado física e mentalmente para manter-se saudável. É importante que possa gastar sua energia, exercitar-se regularmente, e o mais importante, que tenha contato com pessoas, crianças e outros animais desde filhote. Esses cuidados com o filhote são, em geral, suficientes para que ele cresça de maneira saudável e mantenha um bom comportamento depois de adulto.

Principais qualidades do Poodle:
  • Inteligente
  • Não solta muito pelo
  • Afetuoso
  • Muito apegado ao dono
  • Porte pequeno

 

Saiba + Sobre o Poodle Miniatura – http://www.blogdocachorro.com.br/racas-de-cachorros/poodle-anao/

 

Raças de cachorros ideais para apartamento – Maltês

maltês

Raças de cachorros ideais para apartamento Maltês

Companheiro de nobres e diversos membros da aristocracia ao longo da história, o Maltês  sempre foi considerado um cão de salão e de luxo, e ainda o é nos dias de hoje. Mas será que o Maltês pode  ser considerado uma das raças de cachorros ideais para apartamento? Dotado de uma belíssima pelagem branca, longa e sedosa, o Maltês é, para muitos, uma das raças mais atrativas. É uma raça de cachorro considerada muito inteligente, de caráter alegre, brincalhão, ativo e cheio de energia. É um cachorro que ama a sua família e faz de tudo para ficar por perto daqueles que gosta. É, no entanto, uma raça mais indicadas para famílias que não tenham crianças pequenas em casa, isso pelo fato de não ser especialmente conhecido por sua tolerância com os pequenos. De qualquer modo, o cão da raça Maltês pode conviver muito bem com crianças mais velhas, que já sejam capazes de lidar com os cães com a devida cautela. Considerando todas essas qualidades, muitos acreditam que o Maltês é, sem dúvida, uma das raças de cachorros ideais para apartamento. Outro ponto também importante, é que a socialização precoce é enfaticamente recomendada para esta raça de cão, pois pode tornar-se excessivamente agressivo se não houver nenhum cuidado nesse sentido desde cedo. Se você estiver disposto a educar o seu cão desde filhote e puder dedicar um bom tempo regularmente para que ele possa se exercitar, aprender e interagir com outras pessoas, esta pode ser a raça ideal para você.

Principais qualidades do Maltês:
  • Inteligente
  • Belíssima pelagem longa
  • Carinhoso, alegre, cheio de energia
  • Ama a família, adora companhia
  • Porte pequeno

 

Saiba + Sobre o Maltês – http://www.blogdocachorro.com.br/racas-de-cachorros/maltes/

 

Raças de cachorros ideais para apartamento – Bichon Frisé

bichon-frise

Raças de cachorros ideais para apartamento Bichon Frisé

Este é mais um simpático cão que faz parte das raças de cachorros ideais para apartamento. De origem franco-belga, o Bichon Frisé reúne muitas características que o tornam uma raça fantástica para viver perto de seus donos. De pequeno porte, o Bichon Frisé é um cão alegre, festivo, ativo e muito dócil. É afetuoso, apegado ao dono e adora a interação com seus familiares durante os passeios e brincadeiras. É conhecido por seu temperamento ativo e festivo, costuma se relacionar muito bem com crianças e é conhecido por ser capaz de acompanhar o ritmo acelerado dos pequenos. De caráter essencialmente dócil, esta raça encanta por seu temperamento amoro, mas também por sua bela pelagem encaracolada, ou como o próprio nome da raça indica, frisada. Assim como o Poodle, a pelagem do Bichon Frisé cresce constantemente, o que torna necessário a tosa regular, porém também não solta muito pelo, o que faz dele um dos preferidos por muita gente para viver em apartamento. No entanto, assim como o Poodle, é um cão bastante ativo, e necessita de exercícios regulares para manter-se saudável.

Principais qualidades do Bichon Frisé:
  • Inteligente
  • Não solta muito pelo
  • Dócil, brincalhão, ativo
  • Afetuoso, adora companhia
  • Bom com crianças
  • Porte pequeno

 

Saiba + Sobre o Bichon Frisé – http://www.blogdocachorro.com.br/racas-de-cachorros/bichon-frise/

 

Raças de cachorros ideais para apartamento – Pug

pug

Raças de cachorros ideais para apartamento Pug

Outro favorito entre os cães de companhia que figuram na nossa lista das raças de cachorros ideais para apartamento, está esta diferente e charmosa raça. O Pug é um cachorro de temperamento calmo, tranquilo e bastante dócil. É considerado extremamente inteligente, e apesar de seu pequeno porte, apresenta uma personalidade forte, obstinada mas, em geral, sem sinal de agressividade. Não é um cachorro de constituição frágil, portanto é considerado totalmente adequado para o convívio com crianças. É capaz de de acompanhar as brincadeiras sem representar riscos para sua integridade física. Embora o Pug seja um cachorro extremamente calmo, de temperamento essencialmente tranquilo, e adorar permanecer no colo, é também muito brincalhão, costuma acompanhar o humor de seus donos e pode mostrar-se vivaz e ativo sempre que estimulado. Outra característica física que muitos consideram importante para um cachorro de apartamento, é que o Pug apresenta a pelagem curta, lisa, e brilhante, diferente das outras raças descritas acima, que apresentam pelagem longa ou encaracolada.

Principais qualidades do Pug:
  • Calmo, tranquilo, equilibrado
  • Pelagem curta
  • Adora ficar no colo
  • Bom com crianças
  • Porte pequeno

 

Saiba + Sobre o  Pug – http://www.blogdocachorro.com.br/racas-de-cachorros/pug/

Saiba + Sobre cachorros para apartamento

Como ter um cachorro em apartamento – texto em espanhol

As 10 melhores raças de cachorros para apartamento – texto em espanhol

As 10 raças de cães preferidas pelos moradores de cidades – texto em Inglês

As 10 melhores raças de cães para apartamentos e lugares pequenos – texto em inglês

Veja + Sobre cães para apartamento

Qual raça de cachorros é ideal para vida em apartamento?

10 raças de cachorros para apartamento

Veja + Sobre

cães de pequeno porte – http://www.blogdocachorro.com.br/racas-de-cachorros/cachorros-pequenos/

cães de companhia – http://www.blogdocachorro.com.br/racas-de-cachorros/caes-de-companhia/

raças de cachorros – http://www.guiaderacas.com.br/cachorros/racas/

 

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro