Alimentação
julho 10, 2016 postado por Blog do Cachorro


Ração para filhotes – Como alimentar o seu filhote de cachorro

Alimentação para filhote de cachorro – Veja as opções de comidas que podem ser oferecidas para seu filhote.

Ração para filhotes – No primeiro mês de vida o filhote necessita do leite materno e esta é uma alimentação insubstituível, por oferecer todos os nutrientes necessários, além é claro, de anticorpos importantíssimos para o filhote. O leite materno contém tudo o que um filhote necessita para crescer e chegar saudável até a quarta semana de vida.

Na verdade, devido as pequenas diferenças entre as raças de cães, o início do desmame de filhotes pode variar entre a terceira e quarta semanas de idade. A transição do leite materno para alimentos sólidos deve ser feita gradualmente.

Ração para filhotes de cachorro

Ração para filhotes de cachorro

Qual tipo de alimentação é adequada para um filhote de cachorro?

A princípio, filhotes não conseguem comem direto uma ração solida. Por este motivo, no início, os filhotes de cães devem ser alimentados com uma papinha de desmame (alimento encontrado à venda nas lojas especializadas em animais de estimação). Gradativamente este alimento deverá ser substituído por uma ração hidratada, até que entre a sexta e oitava semana, já possam começar a ingerir o alimento seco. É importante não retirar o filhote de sua mãe antes do fim deste período, para que ele possa receber o leite materno que é fundamental para sua saúde e também para que ele não desenvolva problemas comportamentais no futuro.

Se você optar por uma alimentação natural caseira, cozida ou crua, como a dieta BARF, sugiro que procure orientação profissional para a transição da papinha de desmame para este tipo de alimento. Atualmente temos alguns veterinários especializados em dieta natural para cães, e também nutricionistas especializados em alimentação para cães, que estão aptos a desenvolver uma dieta adequada para a necessidade de seu cão.

Até um cão chegar ao peso adulto, o filhote de cachorro precisa ser alimentado com uma ração específica para filhotes, e isso é muito importante para a grande maioria das raças de cães, mas não para todas. Cães de porte gigante, como os cães que crio a mais de 20 anos, podem se prejudicar muito se forem alimentados com ração para filhotes, com maior enfoque para as rações de linha Super Premium, pois este tipo de alimento irá fazer com que eles recebam uma dose de nutrientes maior, que irá acelerar ainda mais o crescimento ósseo.

Como estes filhotes de cachorro irão crescer muito para atingir o tamanho adulto, o desejado é que eles o façam da maneira mais lenta possível e por isso, neste caso específico, estes filhotes se favorecem se não forem alimentados com uma ração para filhotes, mas sim, com uma ração Super Premium para cães adultos já a partir do desmame.

Uma dieta adequada é, de fato, fundamental para o desenvolvimento harmonioso dos ossos e músculos, fazendo com que o filhote de cachorro cresça com uma boa condição física.

Por que devo oferecer uma ração para filhotes para meu cachorro?

As rações para cães filhotes foram desenvolvidas, pois em linhas gerais, todo filhote de cachorro deve, assim como um cão adulto, receber proteínas diárias, calorias, vitaminas, minerais, oligoelementos, mas em proporções diferentes do que aquelas que são oferecidas para um cão adulto. Portanto de forma geral, a ração para filhotes é recomendada para a grande maioria das raças de cachorros.

Devo alimentar meu novo filhote assim que ele chegar em casa?

Assim que chegar em casa com seu novo mascote, ofereça primeiro um pratinho com água fresca para seu filhote se hidratar, antes mesmo de oferecer ração.

É essencial que seu animal de estimação tenha sempre acesso a uma panela com água fresca. Escolha com cuidado o lugar onde vai colocar a panelinha com água e se assegure de que ele está vendo você colocá-la neste lugar. Seu filhote aprenderá imediatamente onde está a água e assim poderá procurá-la quando sentir sede. Filhotes são mais sensíveis que cães adultos e podem sofrem mais facilmente de desidratação, por isso certifique-se de que ele esteja ingerindo água apropriadamente.

Permita que ele reconheça a casa, as pessoas e apenas depois que ele tenha descansado um pouco ofereça a ração pela primeira vez. O momento de alimentar seu pequeno peludo, deve ser tranquilo, em um cantinho sem movimento e barulho, para que você se certifique de que ele desfrute deste momento e não coma exageradamente, nem se exercite após a alimentação.

Quantas vezes por dia devo dar ração para meu filhote?

O filhote deve ser alimentado três vezes ao dia, até completar seis meses de vida. A partir dos 6 meses até um ano, muitas pessoas alimentam seus cães duas vezes por dia. E depois de adulto, oferecem a refeição uma única vez ao dia.

Muitos veterinários recomendam fracionar a ração em duas porções diárias, mesmo para os cães adultos (especialmente no caso de cães de raças de grande porte). Eu concordo completamente com esta abordagem, afinal, ao ingerir a ração fracionada em duas porções ao dia o alimento sobrecarrega menos o estômago, diminuindo o risco de torção gástrica. Além de propiciar uma melhor absorção dos nutrientes pelo organismo, seu cachorro correrá menos risco de ficar com fome.

Cães são naturalmente ansiosos para comer, quando um cachorro come muito rápido sua ração, ela tende a pesar no estômago depois de hidratada. Isso pode causar acúmulo de gases e mal estar. Com uma quantidade menor de ração, este tipo de problema causa menos desconforto em seu peludo.

Outra dica muito importante é que você nunca exceda a quantidade recomendada pelo fabricante de ração, só porque seu cachorro parece ainda ter fome. Os cães demoram até 20 minutos para sentirem-se saciados. Por isso, limite a porção do alimento a quantidade recomendada pelo fabricante.

Posso oferecer ração seca para um filhote que foi desmamado com alimento natural?

Começar a alimentar um filhote que tenha sido desmamado e alimentado com alimentos frescos; com ração seca, não é uma tarefa muito simples. Em alguns casos, em um primeiro momento, dada a natureza investigativa do filhote, é possível que ele se interesse bastante neste novo alimento. No entanto, é muito simplista acreditar que devido ao fato de que nossos cães possuírem menos papilas gustativas que nós humanos, eles não diferenciam o paladar dos alimentos. Os cães possuem sim, um considerável número de papilas gustativas desenvolvidas especialmente para reconhecer e apreciar o sabor da carne. Por isso, essa história de que cães não sentem prazer na alimentação e não identificam o paladar em sua comida, mas sim o cheiro, não é exatamente uma afirmação correta. Por isso se um filhote foi alimentado com carne, é improvável que ele aprecie a mudança para uma ração industrial. Também é bom ressaltar que você não deve misturar um alimento natural a uma ração industrial. Se você alimentar seu cão com ração, ele deverá comer apenas ração.

Qual a quantidade de ração que devo dar para meu filhote de cachorro?

Com relação a quantidade de ração que você deve oferecer ao seu filhote de cachorro, tenha em mente que ela vai variar de acordo com as várias fases de crescimento até que ele chegue a idade adulta. Por isso procure se ater às orientações que você pode conferir no verso da embalagem de ração seca.

A única recomendação, é que caso seja possível, evite oferecer ração para cães de linhas standard/manutenção, aquelas facilmente encontradas em supermercados. Em geral, esta não é a melhor escolha nutricional de ração para seu cachorro e por isso, havendo a possibilidade de oferecer um alimento de melhor qualidade, não vale a pena economizar comprando rações como estas.

Espero que este post tenha ajudado um pouco você. Se tiver dúvidas não deixe de compartilhar conosco e com os outros leitores nos comentários abaixo.

Este artigo, assim como todos os outros artigos do Blog do Cachorro foi escrito exclusivamente para o Blog do Cachorro. Se você gostou e se você valoriza uma internet com conteúdo original, curta, compartilhe e comente!

 

Saiba tudo sobre a chegada de seu filhote em sua nova casa

Para ajudar você, elaboramos o Guia de Aquisição de um Filhote Saudável, que irá lhe ajudar desde a escolha do canil até a chegada de seu filhote casa.

Qual a hora ideal de tirar um filhote da ninhada?

Qual a hora ideal de tirar um filhote da ninhada?

Será que existe uma hora ideal de tirar um filhote da ninhada? Quando posso levar meu filhotinho para casa? Quando decidimos adotar ou comprar um filhotinho, a ansiedade de levá-lo para…

Você está preparado para ter um cachorro?

Você está preparado para ter um cachorro?

GUIA PARA AQUISIÇÃO DE UM FILHOTE SAUDÁVEL – PARTE I Você está preparado para ter um cachorro? – Há muito tempo tenho vontade de preparar um guia para aqueles que tem…

Como comprar um cachorro de raça?

Como comprar um cachorro de raça?

GUIA PARA AQUISIÇÃO DE UM FILHOTE SAUDÁVEL – PARTE II Como comprar um cachorro de raça? Nessa segunda parte do nosso guia para aquisição de um filhote saudável, vamos abordar…

O que comprar para meu filhote?

O que comprar para meu filhote?

GUIA PARA AQUISIÇÃO DE UM FILHOTE SAUDÁVEL – PARTE III O que comprar para o meu filhote antes de levá-lo para casa? O que comprar para meu filhote – Se…

Levando o filhote para casa nova

Levando o filhote para casa nova

GUIA PARA AQUISIÇÃO DE UM FILHOTE SAUDÁVEL – PARTE IV Este é, sem dúvida, um tópico importante e muita gente acaba tendo dúvidas de como proceder adequadamente quando chegar a…

Primeira noite do filhote – Chegando em casa

Primeira noite do filhote – Chegando em casa

GUIA PARA AQUISIÇÃO DE UM FILHOTE SAUDÁVEL – PARTE V Se você está acompanhando o nosso Guia para Aquisição de um Filhote Saudável, vamos falar agora sobre outro ponto importante…

Veja mais sobre filhotes de cachorro aqui no Blog do Cachorro

 

Saiba Tudo sobre alimentação caseira para filhotes

Cachorro pode comer isso?

Saiba tudo sobre filhotes de cachorro

Tudo Sobre Filhotes

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro