Alimentação
julho 11, 2016 postado por Blog do Cachorro


Ração para cachorro

Tudo o que você precisa saber sobre ração para cães

Qual é a melhor ração para cachorros? Quem de nós proprietários de cães nunca se perguntou: qual é a melhor maneira de alimentar meu cachorro? A alimentação adequada é definitivamente a coisa mais importante para nosso fiel companheiro crescer de forma saudável e equilibrada.

Hoje em dia, estima-se que tanto em Portugal quanto no Brasil, mais da metade das famílias possuem em casa ao menos um animal de estimação (cão, gato, ou outros pets). Neste artigo vamos falar um pouco para você a respeito dos vários tipos de ração para cães disponíveis no mercado.

racao-para-cachorro-tudo-o-que-voce-precisa-saber

Tudo o que você precisa saber sobre ração para cães

Ração industrial X Ração Caseira

É natural que você fique em dúvida sobre qual é a melhor maneira de alimentar seu cão, afinal, você se preocupa com a qualidade da comida que está oferecendo ao seu cachorro. É difícil dizer que existe uma dieta que seja mais recomendada para seu cachorro, pois você terá que analisar fatores muito particulares para tomar esta decisão. Muitos de nós, acreditam que a única forma correta de alimentar seu cachorro seja através de alimentos industrializados, no entanto, outro grupo de pessoas acredita que o alimento natural é uma melhor opção.

A ração industrializada, é formulada especialmente para atender as necessidades nutricionais dos cães, e podemos destacar uma série de vantagens deste tipo de alimentação, principalmente se compararmos a uma alimentação caseira, baseada em restos de alimentos.
Quando falamos em alimentação natural para cães, ou dieta natural para cães, estamos falando em uma alimentação natural, baseada em ingredientes frescos e naturais, preferencialmente orgânicos, especialmente preparados para o consumo canino. Cães não podem ser alimentados com muitos dos ingredientes que estão presentes em nossa alimentação, alguns destes alimentos, podem ser bastante prejudiciais para a saúde dos cães. Por isso, para algumas pessoas que não possuem tempo para preparar um alimento adequado para o consumo canino, a ração industrializada pode ser a melhor opção de alimentação para seu cão.
É praticamente unânime a opinião entre os veterinários, que oferecer um alimento seco, ou seja, uma ração industrial é a melhor solução para o seu amigo de quatro patas.

Por que a maioria dos veterinários afirmam que o alimento industrial é a melhor opção para os cachorros?

Veterinários afirmam que ração é a melhor opção nutricional para cães

Veterinários afirmam que ração é a melhor opção nutricional para cães

Com a correria do dia a dia, para muitas pessoas, não é tão fácil disponibilizar o tempo necessário para preparar o alimento de seu cachorro da forma ideal. Cães não podem comer sobras de alimentos preparados para o consumo de sua família. A ingestão de alimentos inapropriados para o consumo canino pode causar desde problemas de saúde mais simples, como desconfortos gastrointestinais, até problemas mais importantes como intoxicação; que pode levar seu cachorro a morte.

Por este motivo, como uma grande parte das famílias não consegue preparar a comida de seu cachorro, a ração industrializada ainda é considerada uma fonte de alimentação mais adequada para cães; se comparada a uma alimentação a base de sobras, ou seja, com a mesma comida que você come.

Falamos muito sobre alimentação aqui no Blog do Cachorro, se você tiver interesse em saber um pouco mais sobre ração e alimentação natural para cães visite os artigos abaixo:

Em todo caso, lembre-se sempre que, se tiver qualquer dúvida sobre como alimentar seu cachorro, a pessoa mais indicada para esclarecer sobre a alimentação de seu cão é um veterinário.

Muitos veterinários, como a Dra Sylvia Angélico do blog Cachorro Verde, são adeptos da alimentação natural para cães. Se você tem interesse em oferecer um alimento preparado especialmente para seu cachorro, minha dica é que você procure veterinários ou nutricionistas especializados em dieta animal, para aprender como pode e deve ser feita a dieta natural para seu mascote.

A intenção deste artigo não é ditar regras dizendo o que é certo e o que é errado na hora de alimentar seu cachorro. Procurei apenas traçar um comparativo entre as opções de alimentos caninos existentes no mercado. Desta forma você mesmo poderá encontrar uma opção que possa suprir a necessidade alimentar de seu cão e que corresponda à sua disponibilidade financeira versus tempo.

Opções de ração industrializadas para cães

Existem basicamente duas abordagens diferentes de rações para cachorros

  • Ração seca (os chamados “nuggets”); é considerado alimento seco qualquer produto desenvolvido para cães, cujo teor de umidade não exceda 14%. Este nível de umidade baixo garante um bom armazenamento dos alimentos, desde que, sejam tomadas certas precauções no armazenamento (longe do calor, umidade e roedores).
  • Ração úmida (conservas de ração, ração em lata, ração congelada e ração gourmet ); é considerada ração úmida, todo alimento preparado para cães que tenha mais de 20% de umidade. As rações úmidas para cães permitem que os proprietários combinem produtos de muitos aspectos diferentes. As diferentes rações acabam se tornando em muitos casos alimentos complementares, podendo ser oferecidos diariamente, ou eventualmente. As variações de rações em lata, são fabricadas sob a forma de pasta, ou diferentes tipos de carnes ao molho, são muito utilizadas para misturar aos alimentos secos, tornando a ração seca mais palatável e apetitosa para os cães. Principalmente aqueles que possuem uma evidente preferência para alimentos úmidos. Encontramos ainda na variação úmida de alimentos industrializados, as rações congeladas ou rações a vácuo, este tipo de alimento proporciona uma qualidade nutricional e palatabilidade muito semelhante a da dieta caseira.

 

Quando surgiu a ração?

quando surgiu a ração para cachorros?

Quando surgiu a ração para cachorros?

A ração para cães surgiu em meados dos anos 1800. Em 1890 a Spratt´s foi a primeira fabricante de alimentos industrializados para cães. Consistia em um alimento a base de farinha, carne e vegetais em forma de biscoitos e por isso naquele momento, os biscoitos caninos foram associados a alimentos para cães. De fato, não se tratava de uma alimentação nutritiva e servia como um complemento à ração artesanal (comida caseira). Depois da Primeira Guerra Mundial, surgiram alimentos em lata, com a intenção de oferecer uma nutrição mais completa para cães. Foi somente na década de 1950 quando a General Mills incorporou a Spratt´s que a indústria alimentícia para cães começa a tomar corpo. Naquele período o setor registra um volume de mais de 200 milhões de dólares em venda de rações nos Estados Unidos. Neste momento, diversas marcas começam a voltar os olhos para esta fatia do mercado e iniciam a produção de alimentos caninos. No Brasil as rações demoram um tempo maior para aparecer. Apenas no final dos anos 1960 a ração para cachorros começa a ser popularizada em todo o mundo.
Leia também:

Como é feita a ração seca?

A ração extrusada surgiu no mercado, mais ou menos ao final dos anos sessenta. O processo de fabricação, chamado de “cozimento de extrusão”, é feito com um equipamento de alto desempenho que utiliza um super agitador e um separador gigante com extensão de vários metros.

A primeira fase do preparo da ração, como em qualquer cozinha é a pesagem e separação dos ingredientes utilizados na receita. A seguir, os alimentos são triturados e homogenizados. O processo consiste em fazer a mistura cozinhar como em qualquer cozinha tradicional, em um tipo especial de “panela de cozimento” que utiliza vapor aquecido previamente, fazendo com que os alimentos estejam cozidos antes de passá-lo através de uma máquina de irá dar-lhe a forma desejada.

A mudança repentina de mistura de ar fortemente comprimido, assegura a gelatinização, o que possibilitará em seguida, fazer com que o alimento seja bem digerido pelo cachorro, devido ao cozimento de extrusão. Por último, os nuggets são secos, e passam por um processo de flavorização que confere sabor e um teor apropriado de gordura ao grão.

As matérias-primas utilizadas para fabricar os diversos tipos de comida para cachorros não são muito diferentes. Assim, na composição da ração seca as proteína animais mais utilizadas são (farinha de carnes, peixe e osso), as proteínas vegetais (soja), cereais (milho, arroz e trigo), ambas as gorduras animais e vegetais, minerais, oligoelementos e vitaminas.

Para fabricação de alimentos secos não é permitido no entanto, incorporar mais do que 15% de gordura na composição final do produto, o que pode ser um fator limitante na produção de alimentos secos para indicações mais específicas, como por exemplo, no caso de alimentos desenvolvidos especificamente para cães de trabalho.

Existem diferenças na qualidade nutricional de acordo com as linhas de rações?

Sim, existem diferenças significativas na qualidade nutricional das rações de acordo com a linha. As empresas especializadas em alimentação canina procuram desenvolver rações para diferentes públicos. O custo de um alimento para cães com alto teor de qualidade, implica em um valor final mais alto. No entanto, não é apenas a qualidade dos produtos que varia de acordo com as linhas de ração. Você encontrará produtos para animais castrados, que visam o controle de peso, rações elaboradas exclusivamente para atender necessidades específicas cada raça, alimentos desenvolvidos para se adequar aos níveis de atividade e idade de cada cão. Também são produzidos alimentos específicos para cachorros que vivem em ambientes internos, para filhotes de cachorros e para cães com problemas de saúde que necessitam de uma dieta adequada para sua condição clínica.

Rações específicas para a necessidade de cada cachorro

Rações específicas para a necessidade de cada cachorro

Rações específicas para a necessidade de cada cachorro

Os alimentos caninos, são produzidos de acordo com a necessidade física e o nível de energia que os cães necessitam. Por isso as fábricas de ração para cachorros desenvolvem variações de seus produtos, separados-os por categorias diferenciadas.

Como os cães possuem uma grande variação de tamanho entre eles, também existe a preocupação de adequar os tamanhos dos grãos para o tamanho de cada raça e porte de cachorro. Portanto de forma geral, você encontrará no mercado, variações em praticamente todas as linhas de produtos, ou seja, do Standard ao Super Premium, as seguintes apresentações:

  • Ração para Cães Filhotes,
  • Ração para Cães Adultos,
  • Ração para Cães Idosos (Sênior).

Todas estas categorias de alimentos para cães estão ainda subdivididas em alimentos específicos para cães de tamanhos diferentes:

  • Ração para Raças Pequenas,
  • Ração para Raças Médias,
  • Ração para Raças Grandes.

Entenda quais as diferenças entre o alimento de acordo com as fases da vida do cachorro e quais as diferenças entre as linhas standard, manutenção, premium e super premium.:

    • Ração para filhotes de cachorro:

      As rações para filhotes são alimentos desenvolvidos especificamente para suprir as necessidades nutricionais dos filhotes e são indicadas, em geral, para os animais de até um ano de vida. Alguns desses produtos são distribuídos em diferentes versões, muitas vezes com indicação específica para a idade, peso e tamanho do filhote. As principais diferenças entre este tipo de ração e os alimentos para os cães adultos são a quantidade de nutrientes, como vitaminas e minerais, que são ajustadas de acordo com a idade de cada cachorro.

      Como os filhotes de cães necessitam de níveis diferentes de cálcio e fósforo, entre outros nutrientes, a administração deste tipo de alimento é essencial para o desenvolvimento ideal da maioria das raças de cães.

      Rações para filhotes de cachorros são alimentos projetados especialmente para filhotes. Geralmente são mais ricos ​​em cálcio, vitaminas e proteínas, com a finalidade de garantir um desenvolvimento muscular e ósseo, perfeito para os filhotes.

    • Ração de linha Sênior (Cães idosos):

      As rações de linha Sênior são alimentos desenvolvidos especificamente para suprir as necessidades nutricionais dos cães com mais de 7 anos de idade, no caso de cães maiores e para cães com mais de 9 anos no caso de cães menores. Alguns desses produtos são distribuídos em diferentes versões, muitas vezes com indicação específica para ambientes internos, cães com excesso de peso e ainda com problemas articulares. As principais diferenças entre este tipo de ração e os alimentos para os cães adultos é a quantidade de nutrientes, como a condroitina, e antioxidantes.

      Os ingredientes do alimento da linha sênior para cães são elaborados com fórmulas mais completas, e níveis nutricionais muito mais adequados. Existe uma preocupação maior por parte dos fabricantes, com a origem dos produtos utilizados em sua preparação, com o intuito de promover diferenças significativas à saúde do consumidor final. Em geral os alimentos para cães mais velhos são produzidos como alimentos Premium e Super Premium e por este motivo eles também consomem uma quantidade bem menor de alimento e já se sentem satisfeitos, o nível de carboidratos é um pouco mais reduzido e por isso o aproveitamento do alimento é maior, fazendo com que as fezes apresentem um menor volume. O foco desta linha de rações é a saúde, longevidade e maior qualidade de vida, no entanto os valores estão entre os mais altos do mercado.

    • Ração de linha standard ou manutenção:

      É a linha mais básica de alimentos para cachorros. As rações de linha standard/manutenção, proporcionam uma dieta elaborada com produtos de baixo custo e de menor qualidade. Os ingredientes contidos na formulação da ração podem ser variáveis. Os cachorros consomem uma maior quantidade de alimento para se que sintam-se satisfeitos, a ração contém uma quantidade maior de carboidratos e por isso o aproveitamento do alimento é baixo, fazendo com que as fezes apresentem um grande volume. O foco desta linha de rações é o baixo custo.

    • Ração de linha Premium:

      Esta é uma linha de alimentos que têm um maior teor de proteína. As rações de linha Premium, proporcionam aos cães uma dieta elaborada com produtos de maior qualidade e custo mais elevado. Os ingredientes contidos na formulação da ração são mais completos e equilibrados com níveis nutricionais mais adequados. Os ingredientes contidos na formulação da ração Premium, são mais controlados e não existe variação na fórmula do produto. Os cachorros consomem uma menor quantidade de alimento para que sintam-se satisfeitos, o alimento contém uma quantidade menor de carboidratos e por isso o aproveitamento da ração é maior, fazendo com que as fezes apresentem um menor volume. O foco desta linha de rações é o custo-benefício, mas o valor é mais elevado.

    • Ração de linha Super Premium:

      Sem dúvida as rações de linha Super Premium têm um teor mais adequado de proteína.  As rações de linha Super Premium, oferecem aos cães uma dieta elaborada com produtos de alta qualidade e custo ainda mais elevado. Os ingredientes do alimento Super Premium para cães são elaborados com fórmulas mais completas, e níveis nutricionais muito mais adequados. Existe uma preocupação maior por parte dos fabricantes de rações, com a origem dos produtos utilizados em sua preparação, com o intuito de promover diferenças significativas à saúde do consumidor final. Os cachorros consomem uma quantidade bem menor de alimento e já se sentem satisfeitos, a ração contém uma quantidade bem menor de carboidratos e por isso o aproveitamento do alimento é maior, fazendo com que as fezes apresentem um menor volume. O foco desta linha de rações é a saúde, longevidade e maior qualidade de vida, no entanto os valores estão entre os mais altos do mercado.

    • Ração Light para cães:

      A ração light foi elaborada para atender as necessidades nutricionais de um grupo de cães que estão sofrendo devido ao excesso de peso. Esta ração é indicada também para cães que têm uma vida muito sedentária (tipicamente cães de apartamento), ou para animais que estão se exercitando menos, devido a idade, a única ressalva a este produto é que não deve ser oferecido para fêmeas prenhes ou que estejam amamentando. Os ingredientes utilizados neste tipo de alimento tem a proposta de promover a perda de peso sem interferir no sabor do alimento, elaborado com proteínas de qualidade, visam reduzir os níveis de gordura, baixando desta maneira as calorias do produto final. O valor da ração light para cães é compatível com o valor das rações Premium e Super Premium, também resultam em um volume reduzido das fezes. Hoje em dia a grande maioria das empresas fabricantes, já disponibilizam esta linha de rações.

    • Ração para cães castrados:

      A ração para cães castrados é indicada, como o próprio nome sugere, para animais após a cirurgia de castração. Quando os cães são castrados, é importante fazer um controle do peso, pois devido a mudança de comportamento decorrente da castração, muitos animais castrados podem ficar menos ativos. Os ingredientes contidos nestes produtos são de alta qualidade,  formulado para oferecer altos níveis de proteína e redução de níveis de gordura, sem diminuir o sabor e a qualidade nutricional. Os alimentos para cães castrados possuem valores compatíveis ao das rações Premium e Super Premium para cães e também resultam em um volume reduzido das fezes. Algumas empresas fabricam as linhas de ração light e ração para cães castrados separadas, outras combinam os produtos. Existem ainda, empresas que fabricam o produto light em suas linhas de alimento Premium, e a ração para cães castrados em suas linhas de alimento Super Premium.

    • Ração para raças específicas:

      A linha de rações para raças específicas visa oferecer benefícios especiais com a intenção de prevenir possíveis problemas de saúde que são normalmente observados em um grupo de cães da mesma raça. Outra característica deste alimento é aliar a tecnologia com o intuito de aumentar o desemprenho físico de um grupo específico de cães, através de uma nutrição mais balanceada e adequada para fornecer a estes animais os ingredientes que ele precisa para se manter saudável e com uma aparência diferenciada. Os ingredientes contidos nesta linha de produtos de raças específicas é de alta qualidade. Os valores são equiparados aos dos alimentos Super Premium, podendo ser inclusive mais altos. Existe uma preocupação com o formato dos grãos, que são desenvolvidos para a mordedura perfeita de cada raça. Este produto demonstra uma preocupação com os níveis corretos de oligoelementos que garantem pelos mais bonitos e pele saudável. Em raças que apresentam maior desgaste articular, as rações compensam este problema incluindo Condroitina e Glicosamina na fórmula. É um produto muito interessante para cães de raça. A ração para raças específicas contém níveis de vitaminas e proteínas em proporções adequadas para seu cachorro, reduz o volume das fezes e tem como foco a longevidade e saúde do consumidor final.

    • Ração para ambientes internos:

      A linha de rações para ambientes internos pode ser bastante diversificada. Você encontra as versões deste produto para filhotes, cães adultos e sênior. O ingrediente que promove a redução do cheiro das fezes é o extrato de yucca. A yucca é uma espécie de planta que vive no deserto do México. Quando utilizada na alimentação dos animais, promove uma diminuição de até 56% no odor das fezes dos cães. A ração elaborada com yucca ainda pode proporcionar alguns benefícios à saúde dos cachorros que se alimentam regularmente dela. A Yucca promove o controle de protozoários no interior do intestino e reduz a dor articular nos casos de cães com artrite, também aumenta o sistema imune e reduz o colesterol no sangue. Em geral, esta linha de rações está associada a linha de alimentos Super Premium com valores iguais ou superiores. É um produto de alta qualidade, muito bem balanceado com ingredientes de qualidade diferenciada. Nas versões para cães Sênior você ainda conta com Condroitina e Glicosamina adicionadas na fórmula, com a intenção de minimizar problemas articulares. O foco do produto é diminuir o odor das fezes dos animais que vivem dentro de casa e promover a longevidade, mantendo o sabor da ração agradável e oferecendo qualidade de vida ao consumidor final.

    • Ração de linha medicinal:

      As linhas de ração medicinais são desenvolvidas com enfoque para dar suporte especial a cada problema de saúde específico. Esta linha de alimentos tem uma proposta de oferecer ao cachorro doente um alimento que é coadjuvante ao tratamento de determinada doença. Estas rações na verdade, não possuem medicamentos em sua formulação, mas sim, ingredientes especiais que visam melhorar a qualidade de vida de animais com problemas de saúde, substituindo ou adicionando elementos de acordo com a necessidade. As versões mais tradicionais dos alimentos medicinais para cães são: ração para cachorros com problemas renais, cães alérgicos, cães com problemas cardíacos, com problemas gastrointestinais. Você encontra ainda rações para cães diabéticos, para cães com cálculo vesicais e ainda para cachorros com excesso de peso. Em geral as rações de linha medicinal só devem ser utilizadas quando forem prescritas pelo veterinário. O foco desta linha de produtos é oferecer qualidade de vida a cães acometidos por determinadas doenças. A qualidade dos produtos utilizados nesta linha de rações é muito semelhante a das rações Super Premium e o valor geralmente é mais elevado.

Quais as vantagens de alimentar seu cachorro com ração industrial?

Existem vantagens em oferecer ração seca para meu cachorro?

Existem vantagens em oferecer ração seca para meu cachorro?

    • A ração seca é econômica.
    • Prática e fácil de usar: você não terá trabalho nenhum, é só manter permanentemente água fresca disponível e servir a ração duas vezes ao dia.
    • A maioria dos cães, ajusta-se espontaneamente a este tipo de alimentação.
    • Facilita dividir as refeições ao longo do dia, permitindo com que o cão nunca tenha .uma quantidade de comida muito grande no estômago.
    • Os grãos também promovem um efeito positivo com relação a higiene bucal.
    • A digestibilidade tende a ser satisfatória.
    • O alimento seco é fácil de ser armazenado, você só precisará acondicioná-lo em um lugar livre de calor e umidade.

Quais são as desvantagens de se alimentar seu cachorro com ração industrial?

    • Para muitos cães o alimento depois de seco pode ser pouco atraente, devido a sua textura.
    • Cães em geral preferem uma dieta úmida e se possível morna.
    • Para alguns cães a palatabilidade de produtos secos é o principal problema e por isso talvez seja necessário associar a ração seca a um alimento para cães em lata
    • Alguns cães podem ser intolerantes aos compostos utilizados nas fórmulas das rações, apresentando problemas alérgicos diversos; como rinite, distúrbios gástricos, alergia de pele, entre outros.

Quais as melhores marcas de ração seca para cães?

Sempre que possível procure comprar a ração de seu cão em lojas especializadas. Em geral, estas lojas têm uma maior diversidade de marcas e certamente trabalham com alimentos de alta qualidade. Se for sua primeira compra, prefira ir fisicamente até uma loja de rações e converse com o vendedor para que ele fale para você um pouco sobre cada marca. Geralmente os vendedores recebem treinamento qualificado e são uma ótima opção para que você tire suas dúvidas sobre qual marca escolher para o alimento de seu cãozinho. Entre as muitas marcas no mercado as mais tradicionais e que podem ser encontradas em âmbito global são:

  • Hills
  • Farmina dog food
  • Royal Canin
  • Pro Plan
  • Eukanuba

Veja algumas marcas de rações com proposta de alta qualidade no Brasil:

Farmina traz uma proposta interessante de ração para o consumidor brasileiro

Farmina oferece uma proposta interessante de ração para o consumidor brasileiro

  • Hills
  • Farmina dog food (A Farmina N&D tem uma proposta de alimento interessante, com receita italiana, a ração N&D é elaborada sem produtos transgênicos e sem carboidratos)
  • Royal Canin
  • Pro Plan
  • Eukanuba
  • Premier Pet

Veja algumas marcas de rações com proposta de alta qualidade em Portugal:

Rações para cães em Portugal

Ração espanhola para cães vendida em Portugal

  • Criadores (fabricada na Espanha ração com 100% dos ingredientes próprios para consumo humano)
  • Summum Artesanato (fabricada na Espanha, ração com 100% dos ingredientes próprios para consumo humano, também é re-hidratável e fica com aparência de alimento caseiro. É uma ração feita em uma fábrica de alimentos para seres humanos.)
  • Luponatural con Aquamin ( fabricada na Espanha, ração elaborada 100% com produtos não transgênicos, sem aditivos químicos artificiais ou vitaminas sintéticas.)
  • Petnature Portugal
  • Arcana
  • Orijen
  • Nutran Gran Free
  • Nutro Natural Choice Dog
  • Markus-Mühle Black Angus
  • Farmina dog food N&D (A Farmina N&D tem uma proposta de alimento interessante, com receita italiana, a ração N&D é elaborada sem produtos transgênicos e sem carboidratos)
  • Hills
  • Royal Canin
  • Pro Plan
  • Eukanuba
Rações de alta qualidade a venda em Portugal

Rações de alta qualidade a venda em Portugal

Dieta úmida para cães e alimentos em lata

Dieta úmida para cães e alimentos em lata

Comidas/Rações caseiras preparadas para cachorros

Em meados dos anos 90, chegou ao mercado um tipo diferente de alimento para cães, os famosos alimentos úmidos em lata. Este tipo de alimento canino pode ser armazenados com grande facilidade, e permite alimentar cães e gatos com facilidade e de forma adequada. Os alimentos em lata conquistaram rapidamente seu lugar no mercado, atualmente mais da metade dos donos de cães já utilizam alimentos enlatados para alimentar seus cães pelo menos uma vez por semana.

A indústria de alimentos para cães ainda tem amplas possibilidades estratégicas para elevar estes números, a taxa de crescimento nas vendas ultrapassa 10% ao ano. Alimentos úmidos e secos de fato, não competem entre si, pois são muitas vezes associados e comprados respectivamente no intuito incrementar sabor ao alimento seco. No mercado global de alimentos para animais domésticos, a comida é rotulada como alimento úmido, quando a taxa de umidade da ração é superior a 20%, estes alimentos, em geral, são elementos completos e podem ser oferecidos como uma dieta exclusiva. Mas em geral, são utilizados de forma complementar. A apresentação destes produtos normalmente é enlatado; em conserva, contendo pedaços de carnes processadas ao molho. É possível encontrar variações de alimentos úmidos para cães, principalmente na Europa, em forma de comidas preparadas; refrigerados ou congelados. O que é bem menos comum no Brasil. O crescimento deste setor, vem se mostrando bastante promissor em todo o mundo e a tendência é que o Brasil siga por este caminho, que hoje na Europa, já movimenta mais de um bilhão de Euros por ano; com um crescimento efetivo de mais de 6% ao ano.

Comidas feitas para cães

Rações caseiras para cachorros

No momento o setor de alimentos úmidos para cães, de certo modo, ainda está concentrado entre grandes multinacionais. A maior parte das dietas úmidas são concebidas em forma enlatada e na forma de alimentos processados. Apenas alguns pequenos produtores, essencialmente regionais, estão tentando se aventurar por este setor, elaborando uma dieta caseira congelada ou a vácuo, com uma concepção mais próxima de um alimento caseiro e úmido. Nos EUA o mercado de dietas naturais congeladas têm recebido um grande interesse do público e vem demonstrando taxas promissoras de desenvolvimento.

Ração caseira para cachorro

Ração caseira elaborada especialmente para os cães

Encontramos 5 marcas de alimento úmido com propostas interessantes disponíveis no mercado brasileiro, são elas:

  • Pet Delícia: com opções enlatadas e congeladas
  • Petchef: com opção de comida natural para cães em embalagens a vácuo
  • La Pet Cuisine: com opção de comida natural para cães em embalagens a vácuo
  • Comidinha Pet: entregam as porções já embaladas em potinhos
  • Caseirinha: com opção de comida natural para cães em embalagens a vácuo

É recomendado oferecer somente alimento enlatado para meu cachorro?

Os cães são grandes companheiros mas também podem exercer uma importante função, como guardiões e protetores. Atualmente cada dia mais, a procura por pequenos cães é mais alta e a redução de tamanho dos cães favorece uma mudança na preocupação com a quantidade de alimento. Cães grandes, necessitam de uma grande quantidade de ração, o que torna proibitivo alimentá-lo com um alimento enlatado. No entanto, a embalagem enlatada de alimento para cães, pode de fato promover, doses fixas de alimento para um cachorro de pequeno porte. Já para alimentação de raças grandes, o custo se torna proibitivo e em geral as pessoas acabam escolhendo combinar os produtos a fim de tornar o alimento seco mais atraente.

De qualquer forma, teoricamente, a concepção do alimento enlatado é de suprir as necessidades nutricionais diárias dos cães.

Alimentos enlatados úmidos estão disponíveis em diversas variedades, entre elas, carne, frango, peixe e cereais. São alimentos completos e equilibrados altamente atraentes para cães e gatos e extremamente convenientes para os proprietários. Os mais apreciados são aqueles que contêm pouco ou nenhum cereal e são apresentados em pedaços de carne ou peixe ao molho.

Você também encontra uma grande variedade de rações em lata para atender a necessidades específicas, que variam desde papinhas de desmame, até alimentos para cães com problemas gástricos e anorexia entre outros.

Alimento enlatado para cães

Rações para cães em lata para necessidades específicas

A digestibilidade dos alimentos enlatados é muito boa, tanto as carnes, quanto peixes possuem um tempero suave e uma textura macia proporcionando uma boa palatabilidade. É possível alimentar um cachorro com estes tipo de ração em lata de uma forma satisfatória. No entanto para a alimentação de animais de porte médio  e porte grande pode ser antieconômico.

Como são produzidos as rações enlatadas para cães?

Os alimentos enlatados para cães são produtos seguros e com uma longa durabilidade, não requer quaisquer condições especiais de conservação. Eles são geralmente produzidos por moagem e mistura dos ingredientes básicos, com adição de gelatinas com a posterior selagem do produto dentro de uma lata. O processo envolve a combinação de tempo, temperatura e pressão de vapor, que pode variar de acordo com o tamanho do recipiente e as características de transferência de calor de cada receita, mas que são suficientes para matar as bactérias. A perda de elementos nutricionais é mínima, com a exceção da tiamina que é particularmente sensível ao calor, e por este motivo ela é adicionados posteriormente em quantidades suficientes para manter os níveis requeridos.

Como são feitos os biscoitos caninos?

Receita de biscoito canino caseiro

Biscoitos caninos

Os biscoitos caninos não devem ser considerados como um alimento completo para os cães, são petiscos, para serem oferecidos ocasionalmente e em pequenas quantidades. Quando um cachorro se alimenta exageradamente com biscoitos, pode acabar engordando e o pior de tudo é que não terá tanto interesse na ração. Os biscoitos caninos, foram os primeiros alimentos que as indústrias manufaturaram especificamente para os nossos animais de estimação. As receitas variam bastante de uma marca para outra. A massa é feita tradicionalmente a base de farinha que é processada em um amassador, onde são adicionados trigo moído, farinha de trigo, às vezes milho moído, ou amido de milho. Pode ter farinha de subprodutos de frango ou carnes, às vezes, quirera de arroz, algum tipo de gordura animal estabilizada, açúcar, sal, pode conter algum tipo de vegetal, carbonato de cálcio, premix de vitaminas, corantes, flavorizantes, antioxidantes e conservantes de diversos tipos, etc. Os biscoitos são feitos com um molde, assados e ensacados para serem comercializados. Estes biscoitos ao contrário dos biscoitos caninos caseiros, possuem uma longa durabilidade. Hoje em dia existe uma incrível diversidade de biscoitos para cães disponível para todos os tipos de paladares.

Rações para cães – Considerações finais

Quando fiz as pesquisas para escrever este artigo, tive gratas surpresas ao ver que modo geral, já existe no mercado internacional uma forte tendência em aprimorar a qualidade do alimento industrializado para cães, a fim fornecer uma alimentação de qualidade. Encontrei rações próprias para consumo humano, elaboradas com ingredientes 100% não transgênicos, livres de aditivos químicos artificiais ou vitaminas sintéticas, isso não é lindo?

Conheci empresas muito antigas, com conceitos inovadores como a canadense Orijen, que demonstra uma preocupação honesta, com acompanhamento seletivo em todos os passos da produção do alimento. Desde o cultivo e criação da matéria prima, cuidados durante a produção, sabor e embalagem.

Fiquei impressionada e curiosa para experimentar a Summum, fabricada na Espanha. Vi várias imagens de proprietários comendo junto com seus cães. Parecia verdadeiramente saborosa.

Aqui no Brasil as rações comerciais ainda não seguem esta tendência. Mas o fato de ter este tipo de alimento a venda em Portugal, com tanta preocupação com nossos melhores amigos é uma notícia bastante promissora para o futuro da indústria alimentícia voltada para pets também no Brasil.

Outra tendência bastante promissora e que já é possível encontrar por aqui, é a indústria de alimentos úmidos congelados, a vácuo e enlatados de fabricação regional, produzido por pequenos produtores.

Este tipo de alimento proporciona uma alimentação equilibrada que agrega sabor a dieta dos cachorros. E além de ser uma maneira natural de alimentar os cães, simplifica bastante a vida dos proprietários.

Espero que este post tenha ajudado um pouco você. Se tiver dúvidas não deixe de compartilhar conosco e com os outros leitores nos comentários abaixo.

Este artigo, assim como todos os outros artigos do Blog do Cachorro foi escrito exclusivamente para o Blog do Cachorro. Se você gostou e se você valoriza uma internet com conteúdo original, curta, compartilhe e comente!

 

Saiba tudo sobre ração e comida para cachorros aqui no Blog do Cachorro

Como balancear uma dieta a base de ração

Alimentação

Aprenda uma receita capaz de balancear uma dieta  a base de ração industrializada utilizando produtos naturais. Afinal, quais os motivos de balancear uma dieta a base de ração?



Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro