Alimentação
março 19, 2013 postado por Li Kuvasz

Quantas vezes devo alimentar meu cachorro?

Muitos tem esta dúvida de como alimentar seu cachorro. Por que alguns falam em 3 vezes, 2 e até uma vez? É comum proprietários de cães ficarem se perguntando se podem deixar comida a vontade.

Nunca devemos deixar comida a vontade, o cachorro comerá demais, ficará obeso, poderá ter torção gástrica, desenvolver problemas ósseos dependendo do porte, além de atrair, formigas, moscas, baratas, ratos, etc, que transmitem doenças ao seu cachorro.

Para o filhote devemos dar 3 vezes ao dia, se for possível, filhotes são gulosos por natureza, então se dividirmos a quantidade diária em 3 porções, evitará que o cachorro fique um grande intervalo de estômago vazio, se optar por ração industrializada, siga a embalagem conforme o porte do cachorro.

quantas vezes alimentar meu cachorro

A maioria das embalagens informa a quantidade diária de ração que deve ser dada ao cachorro, se for filhote, divida em 3 porções, se for adulto, divida em 2 porções.

Outra dica, é ter uma balança, destas de cozinha, são baratinhas e ajudam muito nesta tarefa, pois nem todas as marcas falam na quantidade por xícaras e sim por peso. Mas para evitar  ficar pesando toda hora, pese uma vez e coloque  num copo medida, assim você saberá a quantidade, sem precisar pesar a toda hora. Isto é de suma importância, quantidades inadequadas são prejudiciais ao crescimento.

Não se esqueça que no caso do filhote, a quantidade aumenta a cada mês, siga a embalagem e em caso de dúvida consulte o veterinário ou criador.

Outra dúvida freqüente é em relação ao tipo de comedouro e higienização do mesmo.

Existem comedouros que podem ser colocados em suportes e regular a altura, assim evita que um cachorro muito grande se entorte inteiro para conseguir comer, também evita torção gástrica e refluxo.

Prefira comedouros em inox, são mais fáceis de limpar, não acumulam resíduos, lave o comedouro do cachorro a cada alimentação com detergente neutro e esponja e enxague muito bem.

Leia mais sobre ração clicando aqui



Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Sou apaixonada por cachorro, não consigo imaginar minha vida sem eles. É muito bom poder falar sobre nossos amigos peludos aqui, crio Kuvasz e Norfolk Terrier, e será muito prazeroso dividir aqui nossas experiências.

Ver artigos de Li Kuvasz