Saúde
setembro 28, 2013 postado por Blog do Cachorro

Vermífugo – Quando dar vermífugo para meu cachorro?

De quanto em quanto tempo devo dar vermífugo para o meu cachorro? Certamente esta é uma pergunta que qualquer um de nós deve ter feito em algum momento de nossa experiência como pais e mães de cachorros. Embora quase todos os cães, em algum momento de suas vidas sejam acometidos por infestações de parasitas, muitos cachorros desenvolvem também algum nível de imunidade que mantém a infestação parasitária estabilizada. No entanto, quando este cão for submetido a condições de estresse ou for afetado por problemas de saúde, é possível que ocorra um aumento no número de vermes, o que pode gerar sintomas como os de infecção intestinal, incluindo a diarreia, perda de peso, anemia e até a presença de sangue nas fezes. Eventos estressantes, como gravidez, cirurgia, doenças graves, traumas e distúrbios emocionais (tais como viagens ou mudanças) também podem ativar as larvas dormentes.

De quanto em quanto tempo devo dar vermífugo para o meu cachorro?

Quando devo dar vermífugo para o meu cachorro?

De quanto em quanto tempo devo dar vermífugo para o meu cachorro?

Embora algumas marcas de vermífugo sejam eficazes contra mais de uma espécie de vermes, nenhum medicamento é eficaz contra todas elas. É importante que seja feito um diagnóstico preciso para se fazer a escolha do vermífugo correto, e da dose necessária para cada caso. Por isso o cachorro precisará fazer um exame de fezes para determinar se está ou não infectado, e em qual estado encontra-se o parasita; ovo, larva, ou fase adulta. Não é aconselhável dar vermífugo para um cachorro sem que se tenha certeza que ele está sofrendo de alguma doença causada por vermes.

Todos os anti-helmínticos (vermífugos) são tóxicos, capazes de matar os parasitas, sem prejudicar o cachorro. No entanto, cães doentes ou debilitados, podem sofrer desnecessariamente com o efeito tóxico do vermífugo. Por esse motivo, é muito importante solicitar a ajuda de um veterinário de sua confiança para saber se o cachorro está ou não infectado por vermes e, em caso positivo, administrar da maneira correta o medicamento, de acordo com o tipo de parasita encontrado nos exames e de acordo com o peso e idade do animal.

Como administrar vermífugo para filhotes de cachorro?

A maioria dos filhotes de cães apresentam infestação por vermes do tipo áscaris, mas outros tipos de vermes, embora menos comuns, também podem infectar os filhotes. É igualmente importante no caso dos filhotes, que o veterinário realize um exame antes de fazer o uso do vermífugo, tanto para evitar o tratamento caso não haja a presença de vermes, quanto para tratar adequadamente o filhote em relação ao tipo de infestação, caso seja este o caso.

Vermifugo para ninhadas de cães

Em geral, ninhadas de cães devem ser vermifugadas preventivamente, desde que nenhum dos filhotes encontre-se doente ou sob estresse. A primeira vermifugação, deve ocorrer aos 15 dias de vida, e o vermífugo deve ser repetido com 4, 6 e 8 semanas de idade. Este esquema de administração de vermífugo acaba com a presença de qualquer ascarídeos que tenham sido transmitidos pela mãe desde o útero, através do leite ou por ingestão de ovos. É importante comentar que filhotes devem receber vermífugos apropriados para filhotes, em doses líquidas. Também é de grande importância dosar adequadamente o vermífugo em relação ao peso e idade do animal. Caso você seja pouco experiente em relação a vermifugação de filhotes, não hesite em solicitar a presença do veterinário para ajudá-lo a dosar e administrar o medicamento. Lembre-se que tanto a super dosagem quanto a sub dosagem de vermífugo podem ser muito prejudiciais à saúde de um cão, especialmente dos filhotes, podendo até mesmo levar a óbito. Portanto, este é um ponto delicado e merece extrema atenção.

Sempre consulte um veterinário de sua confiança antes de administrar qualquer vermífugo para seu cão, não deixe de dar a dose correta recomendada por ele, e obedecer rigorosamente o esquema de vermifugação. Tenha em mente que nem todos os problemas relacionados a verminoses ou demais parasitoses são tratados da mesma maneira, e somente o veterinário está apto a receitar a medicação apropriada para cada caso.

Saiba + Sobre Vermífugo

Vermífugo



Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro