Adestramento
agosto 19, 2013 postado por Blog do Cachorro


Postura corporal – Linguagem corporal canina – Parte 5

Analisando a postura corporal do cachorro – linguagem corporal canina

Cachorros utilizam seus corpos para comunicar suas intenções. Geralmente, quando observarmos um cão feliz e contente, iremos olhar para os músculos dele e estarão apresentando-se normais, relaxados e com um peso uniformemente distribuído em todas as quatro patas. Da mesma forma, quando apresenta um comportamento brincalhão. Neste caso o cachorro ou estará correndo loucamente com movimentos exagerados, mas sua expressão facial e seus músculos se apresentarão relaxados e nada indicará  alguma anormalidade na sua postura corporal.

Esta situação é completamente diferente da postura corporal de um cachorro medroso. Quando um cachorro está com medo, ele apresentará um comportamento muito característico curvando a coluna como se estivesse tentando parecer menor. Ele tanto pode diminuir o seu corpo ou até mesmo se esconder no chão. Sua cabeça se posicionará para baixo também. Se ele estiver assustado com algo ou alguém, ele irá recuar, e manter distância. Por exemplo, se o seu cachorro estiver apresentando um comportamento assustado por estar sobre uma mesa de exames no veterinário, ele irá afastar-se do veterinário e inclinar-se para junto de você. Caso o cachorro não esteja inseguro, mas sim curioso sobre alguma coisa, ele poderá abordá-lo temporariamente, com o peso de seu corpo centralizado sobre as pernas traseiras para que ele possa recuar rapidamente, caso ele precise.

Linguagem corporal canina (Parte 5) – Analisando a postura corporal do cachorro

Linguagem corporal canina (Parte 5) – Analisando a postura corporal do cachorro

Um cachorro submisso apresentará um comportamento muito parecido com um cão assustado, porque ele tentará parecer menor para transmitir a ideia de que ele não é uma ameaça. Portanto, um cachorro submisso, também irá diminuir o seu corpo ou até mesmo se esconder no chão. Sua cabeça até pode estar levantada, se por acaso ele estiver cumprimentando uma pessoa ou outro animal.

Quando um cachorro é dominante e está em estado de alerta ou excitado, tentará intimidar outra pessoa ou animal, arregalando seus olhos. Neste caso os músculos deste cachorro estarão nitidamente apresentando-se tensos. Ele irá procurar ficar em uma posição ereta, às vezes até na ponta dos pés, com o pescoço e a cabeça levantados acima dos ombros. Seu peso ou será concentrado sobre as quatro patas, ou ele irá inclinar-se para frente concentrando o peso de seu corpo em suas patas dianteiras.

Um Cachorro bravo, irá tentar parecer maior do que realmente é, afim de intimidar outra pessoa ou animal tanto quanto possível. Um cachorro que além de bravo, estiver apresentando um comportamento agressivo, irá agir muito semelhante a um cão simplesmente bravo, alerta ou excitado, mas a sua postura será acompanhada por ameaças agressivas. Normalmente, o seu peso será concentrado sobre as patas dianteiras para que ele possa “dar o bote” ou avançar para a frente rapidamente.

Saiba + Sobre Comportamento Canino – Linguagem Canina

Ricardo Tamborini especialista em comportamento canino

Acompanhe a série especial do Blog do Cachorro sobre a Linguagem Corporal Canina

Linguagem Corporal Canina – Parte 1 – Rosto e Olhos

Linguagem corporal canina – Parte 2 – Boca

Orelhas e Pelagem – Linguagem corporal canina – Parte 3

A cauda – Linguagem corporal canina – Parte 4

Postura corporal – Linguagem corporal canina – Parte 5

Linguagem Corporal Canina – Parte 6 – O Cachorro

Saiba + Sobre Comportamento Canino

Tudo sobre comportamento canino

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro