Curiosidades
outubro 4, 2013 postado por Blog do Cachorro


Porte do cachorro – De que tamanho meu cachorro vai ficar?

Uma dúvida muito comum quando compramos ou ganhamos um cachorrinho é qual o tamanho que o cachorro terá quando adulto. Tendo em vista que existe uma quantidade muito grande de raças de cães com os mais diferentes pesos e tamanhos é um pouco complicado olhar um filhote e de cara determinar qual a altura que ele atingirá depois de adulto. No caso de cães de raça pura, analisando o padrão da raça e se possível tendo uma ideia do tamanho dos pais, podemos presumir uma medida mais aproximada que o cachorro  terá depois de adulto.

Mesmo assim, muitas pessoas ficam ansiosas para saber se seu cachorro está se alimentando da forma correta, ou se seu crescimento está seguindo como devia. Muitos pais e mães de cachorro como eu são mesmo muito ansiosos e ficam medindo seu peludo na parede uma vez por semana! Fiz isso com TODOS!!!

No entanto, se seu filhote não é um cachorro de raça pura, mas sim uma mistura entre raças que possuem diferenças mais acentuadas, uma alternativa para visualizar qual altura seu cachorro terá na idade adulta é traçar um gráfico de curva de crescimento. Este gráfico, é muito parecido com o usado por pediatras, para acompanhar o crescimento da criança.

Porte do cachorro – Como podemos calcular a altura que o cachorro terá quando crescer?

Porte do cachorro - De que tamanho meu cachorro vai ficar?

Porte do cachorro – De que tamanho meu cachorro vai ficar?

Estabeleceremos que na linha horizontal está a idade em meses do filhote e na linha vertical está o peso dele, desta forma, seguindo o gráfico, após alguns meses de medições, poderemos ter um número aproximado da altura e do peso que o cachorro ou a cadela terá na idade adulta.

Seguindo o gráfico abaixo, localize a idade do seu cachorro e trace uma linha reta até encontrar o peso que ele tem hoje. Depois, siga a curva mais próxima e trace um linha imaginária até quando ele tenha 30 meses de idade. Leia o peso correspondente para essa idade. Com este dado você terá o peso aproximado do seu cachorro na idade adulta. Mas não esqueça que este valor é apenas uma estimativa.

Curva de Crescimento Canino

Curva de Crescimento Canino

Porte do Cachorro – As diferenças entre cachorros de porte grande e gigante, porte médio e porte pequeno

Filhotes mais jovens tem uma taxa de crescimento muito elevada nas primeiras semanas de vida, cães de pequeno porte nascem de um tamanho mais próximo ao tamanho que terão quando adultos, portanto podemos dizer que em relação a cães de maior porte, eles crescem de forma mais desacelerada, ou seja, mais lentamente. Já cães de grande porte, terão que crescer muito para chegar ao tamanho para o qual estão predispostos geneticamente, portanto pode-se dizer que eles terão uma taxa de crescimento mais acelerada.

Cachorros de pequeno porte geram ninhadas bem pequenas, enquanto cachorros de médio e grande porte, geram ninhadas com números iguais ou superiores a 6 – 8 filhotes, chegando até a 14-16 filhotes no caso de cães de porte gigante. Cães de pequeno porte, irão variar em peso de 130 a 200 gr ao nascimento e entre 1 e 6 kg na idade adulta. Já cães de grande porte podem nascer pesando algo em torno de 400 – 800 gr e chegar até os 70 – 100 kg na idade adulta.

Devido ao fato de existirem portes muito distintos de cachorros, os cálculos apresentarão uma grande diferença de padrão na curva de crescimento, devido ao porte de cada cachorro, teremos uma variação significativa entre portes de cães pequenos, médios, grandes e gigantes.

Geralmente, um cão adulto irá dobrar o peso que ele tinha entre 3, 4, 5 ou 6 meses de idade. Neste ponto você já é capaz de presumir que os cães de porte pequeno irão dobrar seu peso na idade adulta, considerando os 3 meses de idade, e assim sucessivamente até chegar aos cães gigantes que dobrarão seu peso na idade adulta considerando o cálculo do peso que possuíam aos 6 meses de idade.

Cães de raça pura, como por exemplo o Yorkshire que é de pequeno porte, irão atingir seu peso adulto entre os 7 -10 meses de vida, portanto estes cães multiplicarão seu peso desde o nascimento 20 vezes. E cachorros de grande porte, como por exemplo o Dobermann, irão se desenvolver até os 15 – 24 meses quando terão multiplicado seu peso desde o nascimento umas 100 vezes.

Uma das maiores funcionalidades de acompanhar a curva de crescimento de seu cachorro é adequar corretamente a alimentação para ele, para que o sobrepeso ou a desnutrição não afetem a qualidade do desenvolvimento físico de seu cachorro e também para que se possa corrigir eventuais erros que se tenha cometido.

Como sempre tive raças de porte gigante, posso afirmar por experiência própria que o balanceamento apropriado da alimentação para filhotes grandes e gigantes pode significar a diferença entre um adulto saudável ou não. Leia neste link o artigo sobre claudicação. Leia neste link o artigo sobre displasia coxo femoral.

Siga sempre atento os rótulos da embalagem das rações observando a idade e o peso de seu cão e se possível alimente seu cachorro com ração caseira, elaborada especificamente para ele. E não esqueça! Nunca superalimente seu cachorro.

Visite regularmente um veterinário de sua confiança e peça que ele acompanhe com você a curva de crescimento de seu filhote. Converse bastante com seu veterinário para que não hajam dúvidas sobre a saúde de seu peludo, assim ele crescerá forte e cheio de saúde.

Veja + No Blog Sobre Porte de Cães

Raças de Porte Pequeno 

Raças de  Porte Médio

Raças de  Porte Grande e Gigante

Saiba + Sobre Porte de Cachorro

CBKC

Saiba + Sobre a saúde de seu cachorro

Bicheira – Saiba como prevenir e tratar a bicheira

Cinomose – Sintomas, Diagnóstico e Tratamento

Leptospirose canina – Entenda melhor a leptospirose

Cachorro e gravidez, pode?

Fenótipo e Genótipo dos cães

Os perigos da ração industrializada para cachorros

Os perigos da suplementação alimentar para cachorros

Plano de saúde para cachorro

Esporte para cachorro – Qual é o ideal para seu peludo?

Berne – O que é berne? Como tirar? Como se pega?

Otite canina – sintomas, causas, diagnóstico, tratamento

Cuidados e Saúde do Cachorro

Saiba tudo sobre cuidados e saúde dos cachorros

Calor – Cuidados com os cachorros no verão

Como dar remédio para o cachorro? – Aprenda a dar medicação ao seu cão

Banho – De quanto em quanto tempo devo dar banho no meu cachorro?

Pão – Cachorro pode comer pão?

Tumor de mama em cadelas – Câncer em cadelas

Gastroenterite canina – Causas, sintomas e tratamento

Cachorro pode comer chocolate? Pão – Cachorro pode comer pão?

Estômago sensível – Seu cão tem problema de estômago?

Dicas caseiras para tratar seu cachorro



Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro