Comportamento
abril 2, 2013 postado por Blog do Cachorro


Cachorros latem, mas por quê?

Se você é proprietário de cachorros como eu, não precisa que ninguém lhe prove cientificamente que cachorros latem para se comunicar com você.

Segundo uma matéria publicada na Veja, intitulada ‘Por que os cachorros latem’, cientistas detectaram 3 grupos de latidos e confirmaram o fato de que sim, os cachorros latem para se comunicar conosco!

A matéria faz uma comparação entre o aprendizado de bebês e o aprendizado de filhotes, nos fazendo compreender que tal qual os bebês humanos, os filhotes de cachorro aprendem por imitação. Um dado bastante interessante citado na matéria é que entre os lobos, a vocalização não é composta de latidos e que estes correspondem apenas a 3% dos sons emitidos por eles.

Para quem convive e até para quem não convive com cachorros uma certeza é unânime, cachorros latem e o latido de cada cão tem uma identidade bastante peculiar que geralmente seus donos são capazes de interpretar de imediato. Tenho hoje 6 cães e sei exatamente qual é a voz de cada um deles e o que significa cada um de seus latidos. Outro fato interessante é que de acordo com o estudo publicado em seu livro The Genius of Dogs, o cientista Brian Hare, registrou que a linguagem do cachorro além de ter se desenvolvido no intuito de se comunicar conosco, da mesma forma como acontece com as crianças, os cachorros também aprenderam a variar o latido, a forma de olhar e até sua movimentação, caso percebam que estão  sendo compreendidos, ou não, ou seja, em sua evolução os cachorros aprimoraram suas habilidades sensoriais para interagir com os humanos.

Por que os cachorros latem?

Por que os cachorros latem?

Em março deste ano, iniciaram um projeto que pretende avaliar as habilidades dos cachorros. Neste estudo, o cachorro realiza alguns testes que irão identificar em diferentes situações se sua cognição é mais apurada, ou não. São testes de raciocínio, memória, empatia, astúcia e comunicação. Esta avaliação pode ser feita pela internet com o pagamento de uma taxa, e o proprietário receberá um relatório destacando as habilidades do cachorro. A intenção do projeto é montar um grande banco de dados para fazer um comparativo entre raças, gêneros e peso.

 

Se você deseja que seu cachorro pare de latir, precisa ter uma atitude mais calma para que isso aconteça. Gritos ou ficar repetindo sistematicamente não, costumam ter efeito contrário, acentuando o comportamento de euforia. Você precisa chamar a atenção do seu cachorro de outra maneira, provocando algum som que faça ele desviar a atenção e tirar o pensamento daquilo que está provocando os latidos. Quando ele parar, faça que venha até você, acalme-o sem muita festa, deixe que ele deite-se ao seu lado e preste atenção em você, só aí você falará o nome do cachorro e poderá fazer um carinho.

Cachorros latem, isso é fato! E nem todo latido deve ser repreendido, afinal ele pode estar fazendo a guarda de sua casa, por exemplo!
Mas, quando cachorros latem por qualquer motivo, a única forma eficaz para controlar sua ansiedade é estar mais presente. Você terá que observar muito bem o cachorro para identificar o que está perturbando ele e assim, encontrar uma solução que seja adequada. Cachorros solitários, que passeiem pouco, mesmo tendo um quintal grande, geralmente ficarão entediados, principalmente cães mais novos, e por isso podem vir a latir por qualquer motivo.

Um cachorro que passeia regularmente, ao menos 40 minutos, duas vezes ao dia, tende a ser mais tranquilo e latir apenas para se comunicar. Note por exemplo, como os cães de rua não latem tanto, eles andam muito o dia todo, a natureza do cachorro é assim, o caminhar faz parte de seus instintos e privá-lo disso faz com que um turbilhão de emoções brotem em forma de pura ansiedade, portanto geralmente um simples caminhar é o remédio mais indicado. Além disso, reforça o elo entre você e seu cachorro, tornando ele mais obediente e feliz.

Como falei no início deste post, os cachorros ampliaram seu potencial de vocalizações, no intuito de comunicarem-se conosco, portanto os cachorros não latem sem um porquê.

Não esqueça também de passear com seu cachorro sempre antes de alimentá-lo e não o oposto. Isso é extremamente importante para condicioná-lo a ser mais calmo. É comum as pessoas alimentarem o cachorro e sair para passear depois, na intenção de que ele faça suas necessidades fora de casa, mas isso não faz bem para ele. Após chegar de um passeio, aguarde algum tempo até que o cachorro se acalme e só após ele estar bem calmo e hidratado, ofereça o alimento. Isso proporcionará ao seu amigo peludo e a você uma atmosfera calma após as refeições. Não esqueça que cães jamais devem se agitar após as refeições, por correr o risco de torção gástrica, principalmente em raças maiores.

Falaremos mais sobre por que os cachorros latem por aqui. Afinal é assim que eles falam com a gente e aqui nós falamos restritamente sobre eles, portanto este assunto sempre será bastante interessante.

 

Fonte: Veja

Saiba + Sobre porque os cachorros latem

Ricardo Tamborini especialista em comportamento canino

Saiba + Tudo sobre cachorros

O cachorro sente as mesmas coisas que você

Cachorros leem pensamentos?

A incrível inteligência canina

Como seu cachorro pensa?

Beijinhos – Cachorros entendem o que são beijinhos?

Porque os cachorros cavam?

Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes

A importância da brincadeira para a vida de um filhote de cachorro

Cachorro pode comer chocolate?

Cachorros tem as mesmas emoções que crianças

Envolvendo crianças nos cuidados com o cachorro

O que comprar para meu filhote?

Dicas de convivência entre crianças e cachorros

Meu filho quer um cachorro… e agora?

Cachorro macho ou fêmea? Como escolher um cachorro?

Raças de cachorros ideais para apartamento

Cachorros e bebês – Você tem um cachorro e um bebê em casa?

Idade cachorro x Idade humana – Calcule a idade do seu cachorro

Intoxicação por produtos químicos de uso doméstico

Casinha de cachorro com paletes de madeira

Podemos pegar doenças dos cachorros?

Brinquedos para cachorro – faça você mesmo

História e Evolução das Raças Caninas

Como ensinar o cachorro a escovar os dentes?

Alimentos que fazem mal para cachorros

41 casinhas de cachorro incríveis

Porque ter um cachorro – Por que amamos cachorros?

Síndrome da Ansiedade de Separação (SAS) em cães

Você está preparado para ter um cachorro?

Cachorros podem beber leite?

Banho – De quanto em quanto tempo devo dar banho no meu cachorro?

Displasia coxofemoral em cães

Porte do cachorro – De que tamanho meu cachorro vai ficar?

Leishmaniose Visceral Canina

Vacina para cachorro – Esquema de vacinas para cachorros filhotes

Tipos de vacinas para cachorro

 

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro