Adestramento
dezembro 23, 2013 postado por Blog do Cachorro


Por que cachorros comem terra?

Por que cachorros comem terra?

É provável que a grande maioria dos proprietários de cachorros, em algum momento, pôde observar um comportamento que para nós, humanos, chega a ser incompreensível. Muitas vezes, comer, cheirar ou simplesmente mastigar coisas estranhas torna-se um hábito para os cães, sejam eles adultos ou filhotes. Não há, no entanto, uma  explicação única para este tipo de comportamento, na verdade, este hábito pode acontecer em decorrência de vários fatores, isoladamente ou em conjunto. Até mesmo os veterinários não entendem totalmente o que causa a necessidade ou o gosto que alguns cachorros apresentam em comer terra, mas há algumas hipóteses prováveis que podem, sim, explicar o problema. Mas então, por que cachorros comem terra?

Meu cachorro ta comendo terra, o que eu faço?
Por Que Cachorros Comem Terra?

Por Que Cachorros Comem Terra?

Por Que Cachorros Comem Terra? –  Mais então que motivos levam os cachorros a comerem terra?

Se você já  fez uma dessas perguntas, é muito provável que esse comportamento tenha se tornado um hábito na vida do seu cão. Embora haja diferentes fatores que possam explicar por que cachorros comem terra, nem sempre é possível identificar com facilidade a verdadeira causa. Para entender melhor porque os cachorros comem terra, é importante entender um pouco sobre a fisiologia dos cães. Apesar de muitos proprietários não levarem esse fator em consideração, os cães não são animais carnívoros no sentido exato do termo. É claro que os cachorros gostam de comer carne, o que significa que muitos outros elementos fazem parte da dieta de um cão. No entanto, em muitos aspectos, os cães também diferem de outros animais onívoros. Cachorros selvagens sobrevivem comendo de tudo, literalmente, para conseguir cumprir suas necessidades nutricionais básicas. Os antepassados dos cachorros modernos, por exemplo, que precisavam caçar para poder se alimentar, costumavam comer sua presa inteiramente e muitos desses animais, herbívoros, eram capturados de estômago cheio. O cachorro desfrutava então, de todas as partes desse animal, incluindo o estômago e tudo o que estava dentro. Além disso, os cães selvagens não podem ser excessivamente seletivos. Oportunistas por necessidade, esses animais foram acostumados por milhares de anos a investigar, procurar, farejar, caçar e comer tudo o que fosse necessário para sua sobrevivência.

O cachorro doméstico, ao contrário, busca nas plantas uma fonte alternativa de alimento, e esse caráter investigativo, curioso, pode levá-lo a estar sempre perto do solo, farejando todos os tipos de espécies vegetais ao seu redor, como frutas, grãos, raízes, etc. Mas então, por que cachorros comem terra? Será que os cães comem terra simplesmente por que eles sentem fome? Esta hipótese não pode ser totalmente descartada, mas a resposta para essa pergunta pode não ser assim tão simples. Então, se não é por fome, por que cachorros comem terra?

Por Que Cachorros Comem Terra? – Deficiências Minerais

Este é o primeiro fator que pode causar esse estranho comportamento nos cães. Apesar de acreditarmos que a ração que estamos oferecendo ao nosso amigão de quatro patas seja perfeitamente balanceada e esteja correspondendo à todas as necessidades nutricionais de um cão, infelizmente isso nem sempre é verdade. Além disso, mesmo que a alimentação oferecida ao cachorro seja de boa qualidade, muitos outros fatores podem fazer com que os cachorros desenvolvam algum tipo de deficiência mineral. Cães muito ativos, por exemplo, podem ter uma maior necessidade de componentes minerais do que aqueles que são menos agitados. Em casos como esse, o veterinário poderá diagnosticar com mais facilidade este tipo de deficiência, e poderá indicar uma alimentação mais rica em minerais, seja através de uma complementação alimentar ou de uma ração de melhor qualidade. Portanto, se você está procurando saber por que os cachorros comem terra, essa pode ser uma possível resposta. Mas, e se a alimentação estiver muito bem balanceada, então por que cachorros comem terra? A explicação pode estar, então, relacionada a um problema diferente, de caráter comportamental, por exemplo.

Por Que Cachorros Comem Terra?

Por Que Cachorros Comem Terra?

Por Que Cachorros Comem Terra? – Desvios Comportamentais

Uma causa muito comum para este problema pode estar relacionada a diversos problemas comportamentais. Um dos problemas mais frequentes é o tédio, que pode desencadear ainda outros desvios de comportamento. Cães que ficam muito tempo presos, isolados da família, sem atenção ou ainda, sem a possibilidade de se distrair, e brincar, podem apresentar um comportamento depressivo. É comum em casos como esse, que os cães desenvolvam comportamentos obsessivos, como lamber as patas sem parar, roer móveis e objetos, comer grama, ou comer terra. Se este for o problema, é possível que o seu cachorro esteja comendo terra como uma forma de passar o tempo.

Naturalmente, há outras possíveis causas para um desvio comportamental em cachorros além do tédio. Experiências traumáticas ou dolorosas, por exemplo, assim como problemas comportamentais herdados geneticamente, podem desencadear este tipo de desvio de comportamento, que normalmente vem acompanhado de outros comportamentos estranhos. Mas e se não houver nada que indique desvios de comportamentos, é possível saber por que cachorros comem terra?

Por Que Cachorros Comem Terra? – Sabor

Embora possa parecer estranho para nós, humanos, muitos cachorros podem adquirir gosto pela terra, simplesmente por achar saborosa. Em muitos casos, há componentes na terra que podem ser particularmente saborosos para os cachorros, como elementos derivados de compostagem, adubos orgânicos, raízes, restos de frutos, e até mesmo pequenos animais que o cachorro pode considerar como um delicioso petisco. Urgh! Agora, vamos considerar que você esteja dizendo algo como: eu tenho certeza absoluta que o meu lindo cachorro não é problemático a ponto de achar que terra é uma coisa saborosa! Então, voltamos para a nossa pergunta inicial: é possível saber por que cachorros comem terra?

Por Que Cachorros Comem Terra? – Grama e Demais Elementos Vegetais

Se você ainda desconfia que os motivos listados acima sejam insuficientes para fazer com que o seu cachorro queira comer terra, ainda pode restar uma outra hipótese. Em alguns casos, é possível que não seja exatamente a terra que ele esteja buscando. Conforme mencionado mais acima, os cães costumam buscar em diversos elementos vegetais para complementar sua dieta. Ou ainda, em outros casos, os cães podem buscar esses elementos vegetais, como a grama por exemplo, para provocar vômito. Este comportamento, no entanto, pode ocorrer devido a diversos outros fatores, que estão descritos com mais detalhes no artigo linkado a seguir. Siga este link para saber mais sobre por que cachorros comem grama para provocar vômito.

Por Que Os Cachorros Comem Terra? – O que fazer?

A solução para este “problema” é uma questão ainda mais difícil. A primeira coisa a fazer é tentar descobrir a verdadeira causa que desencadeia esse hábito. Se você já levou o seu cachorro ao veterinário e nenhuma questão de saúde foi encontrada, é possível que você precise dar uma maior atenção a alimentação do seu cão. Isso não quer dizer, necessariamente, que ele esteja passando fome, nem que você precisa oferecer mais comida. É possível que a ação mais acertada seja substituir a ração por uma de maior qualidade, que seja capaz de suprir todas as necessidades nutricionais do seu cachorro. Além da qualidade da ração, certifique-se que a sua opção esteja de acordo com as necessidades nutricionais do seu cachorro, de acordo com a sua idade, porte, etc. Leia atentamente as informações contidas na embalagem da ração e verifique se é realmente uma ração indicada para ele.

Se a questão alimentar também tiver sido descartada, resta-nos acreditar que o problema seja mesmo comportamental. Certifique-se que o seu peludo não esteja passando muito tempo sozinho e evite que ele fique o tempo todo isolado da família. Quanto maior a dedicação do proprietário e de toda a família às necessidades de exercício e atenção que seu cachorro precisa, maior a chance de minimizar os maus hábitos decorrentes de carência afetiva, isolamento, solidão, tédio, etc. Outro ponto importante em casos assim, é observar se o seu cachorro está recebendo a dose adequada de exercício que ele precisa regularmente. Utilize um critério bastante flexível em relação a esta questão, tenha em mente que nem todos os cães são iguais e cada um apresenta uma necessidade específica em relação a exercícios físicos. De maneira geral, se o seu cão recebe atenção da família, brinca, tem companhia todos os dias,  e passeia de coleira regularmente, é um bom indicativo que tudo está correndo bem nesse aspecto.

 

Saiba + Sobre Por que os cachorros comem terra?

Cachorro pode comer isso?

As causas pelas quais cachorros comem terra e grama texto em inglês

Veja + Sobre Assuntos relacionados a alimentação de seu cachorro

Tudo sobre cuidados e saúde dos cachorros

Por que os cachorros comem grama?

Eca… Meu cachorro comeu cocô

Gastroenterite canina – Causas, sintomas e tratamento

Cachorro pode comer chocolate?

Pão – Cachorro pode comer pão?

Estômago sensível – Seu cão tem problema de estômago?

Dicas caseiras para tratar seu cachorro

Cachorro não pode comer – Alimentos que fazem mal para os cachorros

Cachorros cavam – Mas porque os cachorros cavam?

Quantas vezes devo alimentar meu cachorro?

Meu cachorro dá trabalho para comer



Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro