Adestramento
dezembro 22, 2013 postado por Blog do Cachorro


Por que cachorros comem grama?

Por que cachorros comem grama?

A maioria dos proprietários de cachorros já devem ter observado seus queridos peludos saboreando deliciosos nacos de grama, capim e outras plantas que encontram pelo jardim. Como muita gente considera os cachorros como seres essencialmente carnívoros, é muito fácil chegar a conclusão que este é um desvio de comportamento, e um hábito estranho, nada natural. Outra situação muito frequente acontece quando o proprietário observa seu cão comer grama sem parar, até que começa tossir, e vomitar. Muitos donos menos experientes, acabam se preocupando com situações como essa, em especial quando eles percebem que, mesmo sabendo que vai acabar passando mal, o cachorro acaba repetindo esse comportamento no futuro.  Mas então por que cachorros comem grama? Será que meu cachorro comer grama é mesmo uma situação em que devo me preocupar? Certamente, não há uma explicação única para esse comportamento. Comer grama pode ser uma questão relacionada a diversos fatores diferentes, isoladamente ou não, e pode até mesmo não ser uma questão relacionada a dieta alimentar. Mas então, por que cachorros comem grama?

Por que cachorros comem grama?

Por que cachorros comem grama?

Por que cachorros comem grama?

  • Por que cachorros comem grama? – Primeiramente é importante citar que, de acordo com muitos veterinários, cachorro gosta do gosto da grama. Portanto, em muitos casos, cachorros comem grama porque acham saboroso. É claro que pode haver outras respostas para esta pergunta, mas o gosto pode ser apontado como uma das causas do por que cachorros comem grama. Umas das explicação para essa predileção pela grama, e até mesmo outras plantas, está na origem do cão doméstico. Os cães selvagens são, por necessidade, verdadeiros “catadores” da natureza. Ao longo de milhares de anos os cachorros habituaram-se a comer, literalmente, de tudo para garantir a sua sobrevivência. Os cães selvagens sempre foram animais caçadores, e costumavam devorar suas presas por inteiro. Esses animais, muitas vezes herbívoros, eram perseguidos e devorados por cães selvagens, que comiam ainda tudo o que estava no estômago de sua presa. A dieta dos cachorros, portanto, não era formada apenas por carne, como muitos podem pensar. Hoje em dia, os cães domésticos consideram diversos elementos vegetais como complementos de sua dieta, e certamente não são poucos aqueles que se habituam a comer grama, mesmo que não seja tão frequentemente. Mas então por que cachorros comem grama? Será que meu cão está insatisfeito com a alimentação que lhe é oferecida? Será que meu cachorro come grama pois pode estar passando fome?

Por que cachorros comem grama? – Causas Alimentares

  • Embora muitos veterinários e especialistas não sabem afirmar com certeza por que cachorros comem grama, uma das possíveis causas desse comportamento tão estranhos para nós, humanos, pode muito bem estar relacionada a uma questão alimentar. Se você desconfia que o seu cachorro está ansioso por algum elemento vegetal na sua alimentação, uma boa opção é oferecer algo mais nutritivo, como cenoura crua, ou até mesmo um caule de brócolis. Se essa for a causa desse comportamento, é provável que isso reduza ou até elimine o problema. No entanto, mesmo que possamos considerar que o cão esteja procurando algum elemento vegetal para complementar a sua dieta, é pouco provável que a grama seja sua primeira escolha. Em geral, a ingestão de grama, capim, e outras plantas que não fazem parte de uma dieta normal, pode ser em decorrência de outro tipo de problema. Mas se não se trata exclusivamente de um problema alimentar, por que cachorros comem grama?

Por que cachorros comem grama? – Indisposição Gástrica

  • Uma possível causa dessa súbita vontade de comer grama, mato ou capim, pode ser em decorrência de algum desconforto ou disfunção gástrica. Em geral, os cães sabem instintivamente que a ingestão de grama poderá ocasionar vômito. Portanto, esse comportamento pode ser considerado como um indicativo de que algo no sistema digestivo pode estar errado. Assim como quando nós, humanos, estamos doentes, nos sentimos melhor depois de vomitar, os cachorros também sentem esse mesmo alívio quando estão se sentido mal. Se você pode perceber que o seu cachorro está comendo grama para tentar vomitar, é muito importante observar o seu comportamento de perto, e caso necessário, levá-lo imediatamente ao veterinário. É claro que nem sempre esse é problema grave, mas cabe ao veterinário identificar o problema e descartar causas mais sérias, portanto sempre esteja atento em relação a este tipo de comportamento. As causas mais prováveis, portanto, do por que cachorros comem grama para causar vômito (no caso de indisposição gástrica) são:

 

  • Aliviar o mal estar decorrente de uma má digestão ou da ingestão de algo que lhe fez mal
  • Aliviar o desconforto decorrente de gazes estomacais
  • Mal estar causado por alguma doença
  • Limpar um bloqueio no sistema digestivo
Por que cachorros comem grama?

Meu cachorro pode comer grama? Grama faz mal para o cachorro?

Por que cachorros comem grama? – Vermes

  • A exemplo de muitos animais selvagens, que costumam instintivamente provar o vômito para eliminar vermes, os cachorros também podem comer grama pelo mesmo motivo. O principal indicativo desse problema, pode ser a repetição desse comportamento de forma regular. Neste caso, o mais indicado é que você leve o seu cão ao veterinário para diagnosticar qual é o tipo de parasita que está causando este desconforto. Somente através de exames de laboratório é possível ter certeza de como proceder para o correto tratamento. Evite o tratamento “genérico” através da administração dos chamados “vermífugos de amplo espectro”, pois dependendo do tipo de parasita, somente o veterinário está qualificado para indicar o tratamento adequado para cada cachorro. A melhor opção é sempre optar pelo tratamento mais indicado, o que só pode ser diagnosticado através dos exames apropriados (em geral, exames de fezes e exames de sangue). Para saber melhor sobre quando você deve vermifugar seu cachorro dê uma olhada neste artigo.

Por que cachorros comem grama? – Pelos

  • Há ainda, uma outra questão que vale a pena listar, e que não raramente, geram os mesmos desconfortos aos cachorros, fazendo com que eles procurem comer grama para provocar vômito. Este é um problema mais frequente em animais de pelagem longa, e ainda mais nos animais que soltam muito pelo. Em comparação com os seres humanos, os cães são pouco exigentes em relação aos seus hábitos de higiene, especialmente com relação aos lugares onde se atrevem a colocar o focinho e a boca. Muitas vezes comem restos da própria panela, sem ter muito cuidado aos detalhes, como por exemplo, se aquele alimento já está cheio de pelos. A mesma coisa pode acontecer com a água, caso esteja na panela por muito tempo. Se ele estiver com sede, vai beber água mesmo que esteja cheio de pelos. Com os passar do tempo, esses pelos podem se acumular no estômago do cachorro, causando um tremendo desconforto e levando o cachorro a procurar seus próprios meios de tirá-los de lá. Nestes casos, é muito importante não deixar a comida “à vontade” para evitar o risco de ingestão de pelos, entre outras coisas, assim como é recomendado que a panela de água seja trocada frequentemente para mantê-la sempre limpa, sem pelos e com água fresca.

Saiba + Sobre Por que os cachorros comem grama?

Cachorro pode comer isso?

Qual motivo leva os cães a comerem grama? texto em inglês

Veja + Sobre Assuntos relacionados a alimentação de seu cachorro

Tudo sobre cuidados e saúde dos cachorros

Por que os cachorros comem terra?

Eca… Meu cachorro comeu cocô

Gastroenterite canina – Causas, sintomas e tratamento

Cachorro pode comer chocolate?

Pão – Cachorro pode comer pão?

Estômago sensível – Seu cão tem problema de estômago?

Dicas caseiras para tratar seu cachorro

Cachorro não pode comer – Alimentos que fazem mal para os cachorros

Cachorros cavam – Mas porque os cachorros cavam?

Quantas vezes devo alimentar meu cachorro?

Meu cachorro dá trabalho para comer

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro