Adestramento
maio 14, 2014 postado por Blog do Cachorro


Por que cachorro uiva?

Muitas vezes, entender o comportamento dos cães, sejam eles filhotes ou adultos pode ser uma tarefa desafiadora. Por exemplo, você sabe por que cachorros comem grama, ou por que os cachorros cavam buraco no chão? Outro comportamento bastante comum que se pode observar nos cachorros é o uivo. Você sabe por que cachorro uiva?

Você já se perguntou por que seu cachorro uiva?

Muitos pesquisadores já tentaram responder de forma definitiva a essa pergunta. e até mesmo esses estudiosos admitem que esse hábito é ainda um grande mistério. No entanto, é possível explicar, pelo menos parcialmente, porque cachorro uiva.

Por que cachorro uiva?

Por que cachorro uiva?

Por que cachorro uiva? – Mas então, por que cachorro uiva?

Do ponto de vista científico, o uivo pode proporcionar ao cão uma maneira mais efetiva de comunicação de longa distância. Isso pode funcionar tanto para cães que vivem em matilha, quanto para simplesmente uma tentativa de comunicação com o seu dono ou familiares. Neste último caso, os cães podem uivar quando estão sofrendo de ansiedade por estarem longes de seus donos (leia mais sobre esse assunto neste artigo: síndrome  da ansiedade da separação). No caso dos cães que vivem em matilha, o uivo pode ser utilizado para tentar manter estranhos fora de seu território, ou ainda para localizar outro membro da matilha.

Uma explicação bastante plausível sobre a origem desse comportamento é a propensão para o hábito de uivar do seu ancestral direto, o lobo. Assim como os latidos e rosnados, o uivo é um comportamento que está profundamente enraizado no comportamento dos lobos para se comunicarem uns com os outros. Na natureza, o uivo pode ter a finalidade de avisar aos lobos de uma alcateia rival que eles estão invadindo seus territórios, ou ainda orientar um lobo perdido a voltar a sua própria alcateia.

Por que cachorro uiva?

Por que cachorro uiva?

Apesar dos cães não utilizarem essa forma de comunicação de forma tão frequente quanto os lobos, alguns cães uivam mais do que outros. No caso dos cães domésticos, os motivos pelos quais estes cachorros uivam não é muito diferente em relação aos seus ancestrais. Enquanto os lobos podem utilizar o uivo de maneira frequente, às vezes simplesmente para comunicar sua presença em uma determinada localização, os cachorros, mesmo que menos frequentemente, podem utilizar os uivos por motivos semelhantes. Se o cachorro está se sentindo sozinho ou abandonado, ele pode uivar na tentativa de chamar a atenção, tanto de seus companheiros caninos quanto de seus donos. Ou ainda, pode ser um aviso para que outros cães ou animais estranhos que estão invadindo o seu território. Neste último caso, o uivo acaba servindo para afastar os eventuais invasores. Uma outra curiosidade que chega as vezes a ser engraçada, é que muitos cães podem responder com uivos a alguns sons agudos e constantes, como por exemplo o som de sirenes, campainhas, e alguns instrumentos musicais, como por exemplo a gaita.

Por que cachorro uiva? – O uivo pode indicar algum problema comportamental?

Conforme já mencionado anteriormente, o uivo é um comportamento considerado normal para os cães, seja como uma forma de chamar a atenção dos donos, ou simplesmente para tentarem se comunicar com outros cães em longa distância. No entanto, se o seu cão está uivando excessivamente, a ponto desse comportamento se tornar um problema, pode ser um sinal de que algo não está certo. Por exemplo, se o seu cão está sempre afastado da família, preso em um quarto, ou canil, ele pode estar se sentindo sozinho, o que pode causar até problemas mas sérios, como a síndrome  da ansiedade da separação, conforme mencionado mais acima. Lembre-se que um cachorro não pode viver isolado da família, muito menos confinado o tempo todo.

Por que cachorro uiva? – O que devo fazer para meu cachorro parar de uivar?

Todo cachorro precisa da atenção de seus donos, não importa se é filhote ou adulto. Dica: para corrigir esse comportamento em casos como este, experimente deixar que seu cachorro fique mais presente e próximo da família. Faça caminhadas e passeios com ele, brinque sempre que possível e procure oferecer algum brinquedo nos momentos em que ele precisar ficar sozinho ou longe de você. Uma outra ideia que pode ajudar bastante nesses casos é o adestramento de obediência. O adestramento bem feito, sempre através de métodos não-violentos, na base de recompensa e de reforço positivo, são muito importantes para que o animal sinta-se útil. Lembre-se que a atividade física regular deve fazer parte da vida seu cachorro.

Por que cachorro uiva? – Existem raças que uivam mais que outras?

Outro fato interessante é que esse comportamento pode variar, e muito, de cachorro para cachorro. Por exemplo, existem raças de cachorros que são uivadores famosos, justamente porque costumam ter o hábito de uivar muito mais do que outras raças. É possível, e até provável, que as raças com instinto de caça, especialmente aquelas que foram criadas para viver em matilha, tenham uma maior propensão em adquirir esse hábito.  Uma dessas raças é o Beagle, um pequeno cão farejador criado para viver em matilha e que é um conhecido uivador. Veja abaixo algumas das raças que costumam ter uma maior propensão para uivar.

 

Muitos cães de outras raças também podem se tornar cães uivadores, especialmente aqueles que mantém seus instintos de caça,  a exemplo de alguns retrievers, como o Labrador, o Golden Retriever e o Cocker Spaniel, ou ainda outras raças de cães farejadores não mencionados acima, como por exemplo o Dálmata e o Foxhound.

Saiba + Sobre por que cachorro uiva

Por que cachorros uivam?texto em inglês

Saiba + Sobre por que cachorro uiva

Síndrome  da Ansiedade da Separação

Por que cachorros choramingam?

Por que cachorros latem?

Saiba + Sobre comportamento canino

Tudo sobre comportamento canino

Cachorros podem dormir na cama com seu dono?

Cuidados e Saúde

Roer – O que o seu cachorro não deve mastigar

Beijinhos – Cachorros entendem o que são beijinhos?

Irmãos de ninhada – Cães reconhecem que são irmãos?

A importância da brincadeira para a vida de um filhote de cachorro

Cachorros leem pensamentos?

Linguagem Corporal Canina – Parte 6 – O Cachorro

Postura corporal – Linguagem corporal canina – Parte 5

A cauda – Linguagem corporal canina – Parte 4

Orelhas e Pelagem – Linguagem corporal canina – Parte 3

Linguagem corporal canina – Parte 2 – Boca

Linguagem Corporal Canina – Parte 1 – Rosto e Olhos

10 Coisas que você não sabia sobre o seu cachorro

10 coisas que os cachorros detestam

Cachorro ciumento – como controlar um cão com ciúmes?

Não pular – Faça seu cachorro parar de pular

Dicas de convivência entre crianças e cachorros

Latido excessivo – Seu cachorro late demais?

A incrível inteligência canina

Como evitar briga de cachorros?

Cachorros latem, mas por quê?

Cachorro vê fantasma?

Como ensinar o meu cachorro ficar sozinho

 

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro