Cuidados
março 9, 2014 postado por Blog do Cachorro


Pneumonia em cães

Você sabia que cachorros também podem desenvolver pneumonia?

Pneumonia em cães – Pneumonias e Broncopneumonias consistem em processos inflamatórios, que em geral acometem os animais de forma aguda, e possuem características levemente distintas de acordo com o agente causador, a idade do cão, a doença que levou o animal a adquirir uma pneumonia, o estado nutricional e o sistema imunológico de cada indivíduo.

Assim como em nós, a pneumonia nos cães pode ser perigosa, podendo inclusive levar o animal a correr risco de vida. A pneumonia pode desencadear-se após um quadro mal curado de outras doenças menos agressivas (como citei no artigo Gripe Canina, que você confere clicando aqui), e pode se tornar uma grande preocupação para quem tem um animal de estimação doentinho em casa. Infelizmente esta é uma doença bastante comum entre cães de rua, já que eles estão expostos diariamente à agentes etiológicos de origem fúngica, bacteriana, viral, parasitária, ou até mesmo devido a inalação de corpos estranhos, líquidos, etc..

Pneumonia em cães

Pneumonia em cães

Desencadeadores da pneumonia em cães

  • Como acabei de comentar, os principais agentes causadores da pneumonia em cachorros são, fungos, bactérias, tendo os vírus, como os piores motivadores desta enfermidade. Os vírus infectam os animais com outras doenças que devido a diversos fatores, como baixa imunização, falta de cuidados básicos, má alimentação, etc, acabam levando o animal a desenvolver a doença. Portanto, cuidados especiais com os animais devem sempre ser tomados por nós tutores, para que sua imunidade se mantenha elevada, diminuindo assim, os riscos de adoecer.

Causas da pneumonia em cães

  • Podemos observar diversos fatores que causam a pneumonia em cães. Já vimos aqui que as infecções através de agentes etiológicos são os principais ocasionadores da inflamação dos pulmões, que normalmente é causa por vírus, bactérias e alguns tipos de fungos ou mesmo parasitas. Mas é importante saber que fatores inalatórios como aspiração de fumaça e de líquidos, também são motivadores de quadros de pneumonia em cães. Animais idosos, muito jovens e de pequeno porte, devido a baixa defesa do organismo, geralmente são mais afetados pela doença, sendo que o fator genético não fica de fora das causas da pneumonia.

Portanto esta é uma doença grave e necessita de um tratamento adequado de um profissional de saúde para que seu cãozinho não corra risco de morrer.

Pneumonia em cães

Pneumonia em cães

Sintomas da pneumonia em cães

  • Os sintomas da pneumonia são tosse descontinuada, febre, fadiga, sonolência, secreções e corrimentos nasais, respiração ofegante, desidratação, perda de apetite e latidos de aparência rouca. Porém, em alguns casos, estes sintomas podem passar despercebidos pelos tutores, quando se apresentam de forma assintomática.

Tratamento da pneumonia em cães

  • O tratamento da pneumonia em cães dependerá da identificação do agente causador da doença. Quando o quadro de pneumonia demonstra sintomas mais leves, os animais acometidos por esta enfermidade podem ser tratos em casa utilizando antibióticos. Provavelmente o veterinário irá prescrever também, que seja feita uma reposição de líquidos e que haja um fornecimento de oxigênio, para melhorar a respiração do pet. Já os mais graves precisam de cuidados veterinários mais intensos. O tratamento consiste em terapia medicamentosa, prescrita pelo o médico veterinário de sua confiança. Mas fique atento, nunca é demais ressaltar que apenas o veterinário será capaz de diagnosticar com precisão se seu bichinho está ou não sofrendo desta doença. Portanto, assim que você perceber algum sintoma semelhante aos descritos aqui neste artigo, leve seu peludo o mais rápido possível para realizar exames no veterinário. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as chances de seu amigão ficar curado.

 

Pneumonia em cães

Pneumonia em cães

Cuidados após tratamento de um animal que teve pneumonia

  • Em casos de internação, quando seu cachorro for liberado para voltar para casa, mantenha-o aquecido e seco, nunca deixe-o com frio ou molhado. Redobre os cuidados com local onde seu cachorro dorme nas épocas mais frias do ano e nunca deixe-o molhado por muito tempo. Execute o tratamento prescrito de forma meticulosa e certifique-se de que entendeu a dosagem de antibióticos que você deve dar a ele. Tenha sempre certeza de que seu cão está se alimentando direitinho, só assim ele ficará forte e saudável.

Como prevenir a pneumonia em cães

  • Para a maioria das enfermidades que acometem nossos amigos de quatro patas, a prevenção é sempre a melhor forma de evitar doenças como a pneumonia em cães. Mantenha em dia a vacinação anual do seu bichinho, diminuindo assim, a probabilidade do pet adquirir inúmeras doenças. A vacinação é um importante aliado para proteger seu amigão da gripe, não só durante o inverno. Não deixe seu cão em lugares expostos a chuvas, ou lugares úmidos. Evite cigarros acesos onde seu cachorro estiver, o Co2 emitido por veículos automotores pode prejudicar a saúde de seu peludo.

E não esqueça, qualquer diferença no comportamento de seu animal leve-o imediatamente para uma consulta com seu veterinário.

Cuide bem do seu pet para que ele tenha uma vida feliz e saudável.

Saiba + Sobre este assunto

Pneumonia em cães – Sintomas e Tratamento – Texto em inglês

Saiba + Sobre cuidados com seu cão aqui no Blog do Cachorro

Gripe Canina – Tosse dos Canis

Rinite Canina

Fungos – Tratamentos caseiros

Imunidade – Como aumentar a imunidade do meu pet?

Cogumelos – Cães podem comer cogumelos?

Cortar as unhas – Como e quando cortar as unhas

Veneno de Rato – Intoxicação por veneno de rato

Cachorros podem beber leite?

Morangos na dieta – Eles podem comer morangos?

Displasia coxofemoral

Tumor de mama em cadelas – Câncer em cadelas

Bicheira – Saiba como prevenir e tratar a bicheira

Insetos, picadas e mordidas – O que fazer?

Coprofagia – Seu cachorro come fezes? Saiba como evitar!

Cinomose – Sintomas, Diagnóstico e Tratamento

Leptospirose canina – Entenda melhor a leptospirose

Necessidades no lugar certo – Como ensinar meu cachorro?

Síndrome da Ansiedade de Separação (SAS) em cães

Como tirar carrapatos?

Devo deixar minha cadela cruzar?

Como comprar um cachorro de raça?

Conheça as principais raças

Vacina para cachorro – Esquema de vacinas para cachorros filhotes

Leishmaniose visceral canina

Veja Também no Blog do Cachorro

10 dicas para economizar com seu cachorro

10 dicas para economizar com seu cachorro

Com tanta variedade de produtos para pets existentes hoje no mercado, os gastos como nossos queridos peludos acabam crescendo cada vez mais. Mas será que é necessário um gasto mensal…

Gengivite em cães, mal hálito

Gengivite em cães, mal hálito

O que é doença periodontal em cães, ou doença periodontal canina? A origem da palavra Periodontal vem de duas palavras gregas que significam ao redor do dente. A doença periodontal…

De quanto em quanto tempo devo dar banho no meu cachorro?

De quanto em quanto tempo devo dar banho no meu cachorro?

Banho em excesso faz mal aos cães? Banhos – Dicas de frequência de banhos para cachorros Banho, certamente esta é uma das dúvidas mais frequentes dos donos de cachorros de primeira…

Vermífugo – Quando dar vermífugo para meu cachorro?

De quanto em quanto tempo devo dar vermífugo para o meu cachorro? Certamente esta é uma pergunta que qualquer um de nós deve ter feito em algum momento de nossa…

Como acabar com carrapatos?

Como acabar com carrapatos? Quando nosso cachorro pega carrapatos, não é apenas a tranquilidade de seu animal de estimação que deve ser considerada. Obviamente, a coceira é algo terrível para…

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro