Curiosidades
fevereiro 15, 2013 postado por Li Kuvasz


Plantas perigosas para cachorro

É comum acontecer acidentes com plantas venenosas em casa, muitas vezes nem fazemos ideia que aquela plantinha que parece tão inocente, pode ser um sério risco para os nossos peludos.

plantas_perigosas_para_cachorro

Filhotes de cachorro comem de tudo!

Existem mais plantas perigosas para cachorro do que você imagina, principalmente com filhotes, o cuidado deve ser maior, eles tem mania de morder e engolir tudo que esta ao seu alcance, principalmente plantas.

Algumas plantas tóxicas que são plantas perigosas para cachorro e é muito comum ter em casa são:

  • babosa,
  • cheflera,
  • copo-de-leite,
  • espada-de-são-jorge,
  • espirradeira,
  • filodendro,
  • hortênsia,
  • mamona,
  • madioca-brava,
  • orelha-de-elefante,
  • ruibarbo,
  • antúrio,
  • hera,
  • trombeteira,
  • coroa de cristo,
  • onze horas e violeta.
  • plantas perigosas para cachorro - onze horas
    plantas perigosas para cachorro – onze horas

 

Plantas perigosas para cachorros

Plantas perigosas para cachorros – é muito comum que as pessoas tenham em casa muitas plantas perigosas para os cachorros e devido a correria do dia-a-dia, acabem deixando passar desapercebido um fato tão importante, que é a segurança de nossos pets dentro de nosso próprio jardim. Muitas das plantas que você tem em sua casa seja na área interna em vasos, ou na área externa plantadas no jardim, podem ser bastante perigosas para seu cachorro. Infelizmente muita gente só se dá conta de que plantas podem prejudicar seu cão depois que ele acaba ingerindo a planta acidentalemnte, ou apresentando algum tipo de reação alérgica em decorrência de contato com esta planta. Para todo mundo que tem em casa um animalzinho de estimação, é importante ter conhecimento de quais são as plantas que de fato podem ser venenosas para cachorros, e também é importante saber que é o grau de toxicidade de cada planta, varia de acordo com o tamanho do animal, a quantidade ingerida e a espécie de planta.

Plantas perigosas para cachorros – Você sabia que o Antúrio é perigoso para seu cão?

plantas perigosas para cachorro - antúrio

plantas perigosas para cachorro – antúrio

Plantas perigosas para cachorros – Você sabia que o copo de leite é perigoso para seu cachorro?

Plantas perigosas para cachorros - Proprietários de cães e gatos precisam ter conhecimento sobre tudo que pode e tudo que não pode ser perigoso se ingerido pelos seus animais de estimação. Cães e gatos colocam a boca em praticamente tudo que aparece em sua frente, são como crianças e não possuem dicernimento a respeito do que pode e do que não pode lhes prejudicar. as plantas certamente fazem parte destas coisas interessantes que nossos bichinhos encotram poela nossa casa, ou mesmo em um passeio pela rua. Por isso cabe ao proprietário ensinar que seu animalzinho não deve brincar com plantinhas pela rua e em casa, como não estamos atentos a todo momento, devemos fazer com que as plantas perigosas para os cães fiquem fora de seu alcance.

plantas perigosas para cachorro - copo de leite

plantas perigosas para cachorro – copo de leite

Plantas perigosas para cachorros – Você sabia que a babosa é uma planta venenosa se ingerida por cães?

Plantas perigosas para cachorros – Por este motivo, vamos falar neste artigo sobre alguns tipos de plantas comuns em nossas casas e que certamente são perigosas para os cachorros.

Vamos listar aqui, algumas das plantas mais comuns, que provavelmente você tem em sua casa, e podem ser realmente perigosas se seu cachorro acabar brincando com ela. É importante ressaltar que as plantas perigosas para os cachorros de fato são capazes de provocar dores de barriga, problemas gastro intestinais como diarreia, e vômito, mas algumas plantas perigosas para cachorros possuem um potencial tóxico tão elevado que podem até colocar a vida de seu pet em risco.

plantas perigosas para cachorro - babosa

plantas perigosas para cachorro – babosa

Plantas perigosas para cachorros – Você sabia que a hortência é uma planta perigosa para ter em um jardim onde vivam cachorros?

Algumas plantas perigosas para cachorros podem estar ausentes desta lista de plantas tóxicas para cães. As plantas que escolhemos para compartilhar com você neste artigo, são plantas comuns de se encontrar na casa das pessoas.

plantas perigosas para cachorro - hortência

plantas perigosas para cachorro – hortência

Plantas perigosas para cachorros – Você sabia que a saia branca é uma planta perigosa para ter em um jardim onde vivam cachorros?

plantas perigosas para cachorro - saia branca

plantas perigosas para cachorro – saia branca

Plantas perigosas para cachorros – Você sabia que a azaleia é uma planta perigosa para ter em um jardim onde vivam cachorros?

plantas perigosas para cachorro - azaleia

plantas perigosas para cachorro – azaleia

Lista de plantas perigosas para cachorros

Lírio

Lírios

De forma geral lírios são tóxicos para os cachorros. Os lírios são particularmente mais perigosos para gatos, se ingeridos por eles, podem causar problemas renais graves mesmo se tiverem ingerido uma quantidade pequenas de lírio.
Lírio da Paz

Lírio da Paz

O Lírio da Paz é uma planta muito comum para decorar interiores. O Lírio da paz contém uma substância conhecida como oxalato de cálcio, que é nociva se for ingerida por cachorros.  Os sintomas mais comuns de intoxicação são: irritação das mucosas,, vômito, salivação excessiva, dificuldade de engolir, queimadura na boca, língua e lábios.
Tulipas

Tulipas

As tulipas são lindas plantas para enfeitar jardins e ambientes internos. No entanto, é no bulbo das tulipas que se encontram toxinas que podem resultar em uma grande irritação gastrointestinal, salivação excessiva, perda de apetite, depressão do sistema nervoso central, convulsões e até mesmo alterações cardíacas se ingeridas pelos cachorros.
Rododendro - Azaleia

Azaleia / Rododendro

A Azaleia é uma planta da família dos rododendros. Todas elas possuem substâncias que podem ser muito tóxicas para os cachorros. Essas substâncias se ingeridas pelos cães podem causar sintomas que variam desde vômitos, salivação excessiva, diarreia, fraqueza, e depressão do sistema nervoso central. A casos mais graves, que podem fazer o cachorro entrar em estado de coma, e causar morte devido a um colapso cardiovascular.
Oleandro

Oleandro

Você já deve ter visto ou ouvido falar nesta linda flo conhecida também como flor-de-são-josé, ou loureiro-rosa. Infelizmente para quem adora uma casa lindamente decorada e perfumada, esta é uma planta muito perigosa para casas que tenham cachorros. O Oleandro possui uma toxina que pode causar efeitos muito prejudiciais para seu cachorro. Os efeitos causados em decorrência da ingestão desta planta variam desde problemas gastro intestinais, a arritmia cardíaca, hipotermia, e em casos mais graves, pode levar seu cachorro a morte.
Mamona

Mamona

A Mamona é uma planta muito perigosa para casas com cachorros. A Mamona contém ricina, que é uma proteína extremamente tóxica. A ingestão de Mamona pode resultar em dores abdominais intensas, salivação excessiva, vômito, diarreia, sede exagerada, cansaço e falta de apetite. Em casos de intoxicação mais severa o cachorro pode chegar a desenvolver desidratação, apresentar espasmos musculares, convulsões, tremores, até entrar em coma levando a morte. é muito comum que as pessoas utilizem como adubo de jardim a torta de mamona, que é um produto igualmente perigoso e jamais deve ser utilizado em residências que tenham animais de estimação.
Ciclame

Cíclame

O Cíclame, ou Ciclame-da-pérsia é uma linda panta ornamental extremamente tóxica para cães e gatos. É na raiz do Ciclame que estão concentradas as substâncias de maior potencial tóxico desta planta. As reações em decorrência da ingestão de Cíclame por cães variam desde problemas gastrointestinais até casos mais graves que podem levar o animal a morte.
Kalanchoe

Kalanchoe

Esta é uma linda planta da família das Crassuláceas, que pertence ao gênero das suculentas. A característica mais marcante dos Kalanchoe é produzir flores durante o ano todo. Infelizmente para os donos de cachorros ela deve ser riscada da lista de plantas que enfeitam jardins e interiores, pois possuem substâncias tóxicas se ingeridas pelos cães, afetam o coração, comprometendo seriamente a frequência e o batimento cardíaco.
Teixo

Teixo

Esta é uma plantinha muito comum nas casas das pessoas que vivem em Portugal. Infelizmente, ela possui uma substância tóxica que se ingerida pelos cachorros irá afetar o sistema nervoso central, podendo resultar em tremores, problemas de coordenação motora e complicações respiratórias. Outros sintomas resultantes da ingestão de Teixo pelos cães são problemas gastrointestinais e insuficiência cardíaca que pode inclusive levar o cachorro a morte.
Amarílis

Amarílis

O Amarílis é uma planta com flores exuberantes e fazem qualquer decoração de interiores ressaltar devido a beleza inigualável de suas flores. É uma planta originária da África do Sul, mas infelizmente possui um potencial extremamente tóxico se ingerido pelos cachorros. Os sintomas decorrentes da ingestão acidental de Amarílis variam desde problemas gastrointestinais, até fraqueza, salivação excessiva, falta de apetite e tremores.
Açafrão-do-prado

Açafrão-do-prado

O Açafrão-do-prado ou Açafrão-de-outono, é uma planta muito comum em jardins. Utilizada para oferecer um colorido único graças a suas lindas flores, esta planta é muito comum em praças e jardins de casas e edifícios. O Açafrão-do-prado é uma planta que possui uso medicinal, no entanto, pode ser incrivelmente tóxica se ingerida acidentalmente por cachorros ou mesmo gatos. Quando um animal de estimação ingere por acidente esta planta, pode apresentar sintomas de irritação nas mucosas, diarreia, vômitos contendo sangue, choque anafilático, que pode levar a lesões comprometedoras dos órgãos internos e supressão da medula óssea.
Coroa-de-cristo

Coroa-de-cristo

A coroa de cristo é muito usada para decoração de exteriores em áres externas de todo tipo de propriedade o que a confere a título de uma planta extremamente popular em todas as regiões do Brasil. O que muito poucos sabem é que a Coroa de Cristo representa um perigo imenso aos cães, devido a suas propriedades tóxicas. A primeira vista os espinhos são os responsáveis diretos pelo perigo que a coroa de cristo representa aos animais de estimação. No entanto é a seiva leitosa dessa planta é que representa maior perigo em caso de contato com a pele e também com relação a ingestão acidental. Se ingerida a coroa de cristo provoca inchaço e irritação da mucosa, lábios,  língua e boca além problemas gastrointestinais como vômito e diarreia, ardor e muita coceira. Caso haja contato com a região dos olhos pode resultar em irritações que levarão ao inchaço nas pálpebras. Se não houver ingestão, apenas contato com a seiva da planta, a coroa de cristo provoca alergias graves, que podem resultar em perda de pelos e vermelhidão intensa devido ao ardor, inchaço e muita coceira.
Hera

Hera (Hedera helix)

Da família Araliaceae, essa trepadeira de origem europeia também são nocivas se ingeridas acidentalmente por animais de estimação. Pode causar vômitos, dor abdominal, salivação e diarreia.
Jiboia

Jiboia

A Epipremnum aureum, conhecida popularmente como Jiboia é uma trepadeira comum em jardins e se ingerida acidentalmente pode causar irritação das mucosas, inchaço das mucosas orais e em outras partes do trato gastrointestinal.
Schefflera

Schefflera

As scheffleras, popularmente conhecidas como Chefleras, são plantas de rápido crescimento, muito comuns em jardins e vasos. Assim como o lírio da paz, essa planta contém oxalato de cálcio, que pode causar irritação das mucosas, salivação excessiva, vômitos, dificuldade de engolir, e queimação intensa na boca.
Comigo-ninguém-pode

Comigo-ninguém-pode

Muito apreciada como planta ornamental para ambientes internos e também conhecida como aningapara, o comigo-ninguém pode também é tóxica para animais. A ingestão de qualquer parte dessa planta pode causar irritação na boca, edema nos lábios, língua e palato, queimação, salivação, esofagite, dificuldade para engolir, dores abdominais, náuseas e vômito.
Babosa - Aloe Vera

Babosa

O Aloe Vera, também chamado de babosa, apresenta diversos usos de suas propriedades medicinais, mas se você tem essa planta em casa é necessário manter os animais de estimação afastados. Se ingerida acidentalmente, a babosa pode ocasionar vômitos, diarreia, espasmos, depressão e alterações na cor da urina.

 

Veja também algumas plantas tóxicas para cachorros não tão comuns, mas que são plantas perigosas para cachorro e muito tóxicas também:

  1. Abricoteiro: o tronco, os brotos e as sementes contêm ácido cianídrico; dose letal = 60mg.
  2. Acônito: os frutos e a raiz possuem aconitina que, em doses pequenas, provoca angústia e vertigens e a dose letal é = 10g.
  3. Amarílis: bulbo muito tóxico; se engolido, provoca vômitos, convulsões e, às vezes, hepatite.
  4. Anêmona: caule, folhas e flores tóxicas; contém ranunculina, que provoca diarreia e paralisia.
  5. Arália: a planta inteira é tóxica; se engolida, provoca vômitos, enxaqueca, paralisia; pode afetar gravemente as mucosas.
  6. Aroeira-do-campo: os frutos são muito tóxicos e provocam irritação nas vias respiratórias; o suco das folhas provoca dermatite.
  7. Artemísia: a planta inteira possui alcalóides que, se ingeridos, produzem distúrbios nervosos; o pólen é fortemente alergênico.
  8. Arurá: as folhas e a cápsula dentro da qual está a flor contêm oxalato de cálcio, que provoca inchaço nas mucosas e convulsões.
  9. Beladona: os frutos contêm atropina, muito tóxica, que causa náuseas, delírio, cegueira e a dose letal é = 10 frutos.
  10. Cicuta: a planta inteira e, principalmente, os frutos possuem conicina, que é extremamente tóxica. A cicuta pode ser confundida com o agrião; dose letal = 5g, em 30 minutos.
  11. Cróton: suco e grão muito tóxicos; irritam violentamente, provocando tumores superficiais.
  12. Dedaleira: a planta inteira é cardiotóxica (dela é extraída a digitalina); paralisa o coração; dose letal = 3 folhas.
  13. Diffenbachia (comigo-ninguém-pode): a planta inteira é perigosa; o suco provoca edema e paralisia na língua; no olho, irritação da córnea.
  14. Ervilha-de-cheiro: os frutos contêm cianoalanina, que pode provocar paralisia e lesar a medula espinhal.
  15. Eufórbia (coroa-de-cristo): todos os tipos são tóxicos; a seiva (látex) queima e irrita a pele e as mucosas, podendo causar lesões.
  16. Íris: o rizoma é tóxico; se ingerido, provoca vômitos e diarreia; causa alteração das células cerebrais.
  17. Rododendro (azaléia): A planta inteira possui andromedotoxina, que causa sialorreia abundante, cólicas, vertigens e parada respiratória.
  18. Trombeta (saia-branca ou anágua-de-vênus): o caule, folhas, flores e frutos possuem hioscianina e atropina; provocam náuseas, delírio, alucinações e cegueira ou estado comatoso.

Você já sabia que estas lindas plantas são plantas perigosas para cachorro?

Saiba + sobre plantas perigosas para cachorro

Saiba quais são as plantas comuns em jardins que podem ser ameaças a cães e gatos

80 plantas toxicas para animais de estimação

 

Veja + Sobre Cachorros no Blog do Cachorro

Prisão de ventre

A constipação intestinal ou prisão de ventre é uma diminuição da frequência das evacuações, devido à dificuldade do cachorro ao evacuar, porque as fezes estão ressecadas e endurecidas, sendo difícil…

 

Receita de comida caseira para cachorro

Receita de comida caseira para cachorro

Receita de comida caseira para cachorro – Como preparar em casa a comida do cachorro? Quem acompanha o blog, já sabe costumo estimular as pessoas a oferecerem uma comida caseira…

 

Comidas que cachorro não pode comer

Comidas que cachorro não pode comer

Gerenciar a alimentação dos cachorros em casa é muitas vezes bastante complicado. Por um lado, você tem que aprender quais alimentos pode dar e também a quantidade ideal para cada…

 

10 dicas para economizar com seu cachorro

10 dicas para economizar com seu cachorro

Com tanta variedade de produtos para pets existentes hoje no mercado, os gastos como nossos queridos peludos acabam crescendo cada vez mais. Mas será que é necessário um gasto mensal…

 

5 maneiras de demonstrar amor ao seu cão

5 maneiras de demonstrar amor ao seu cão

Muitos proprietários amam seus cachorros incondicionalmente, da mesma forma que os peludos demonstram o seu afeto, sempre que há uma oportunidade. E se nós amamos tanto assim nossos

 

Cachorros tem as mesmas emoções que crianças

Cachorros tem as mesmas emoções que crianças

Quem tem um cachorro em casa sabe bem como os cães demonstram emoções, com todo o seu amor incondicional ao seus donos e familiares. Durante muito tempo, especialistas condicionaram essas demonstrações…

 



Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Sou apaixonada por cachorro, não consigo imaginar minha vida sem eles. É muito bom poder falar sobre nossos amigos peludos aqui, crio Kuvasz e Norfolk Terrier, e será muito prazeroso dividir aqui nossas experiências.

Ver artigos de Li Kuvasz