Adestramento
setembro 6, 2014 postado por Blog do Cachorro


Por que passear de coleira com meu cachorro?

Por que devo passear com meu cachorro? Descubra os benefícios de passear de coleira com seu cachorro

Passear de coleira com meu cachorro – Passear de coleira com seu cachorro é muito mais do que apenas uma maneira de exercitar seu melhor amigo. Vamos ver juntos alguns dos motivos para passear com seu cachorro. Cães são animais andarilhos e quando nossos cachorros são privados de caminhar, podem acabar desenvolvendo problemas comportamentais, pois estão indo na contra mão de sua natureza. Passeios de coleira irão impedir que seu cachorro fique entediado, esta é uma oportunidade para que você adquira a confiança de seu cão, fazendo com que ele te respeite e desta forma conseguirá ensiná-lo a ter um comportamento adequando, não apenas com relação às pessoas, mas também em relação a outros cachorros. Passear de coleira com seu peludo é uma grande oportunidade para que você estabeleça uma rotina saudável de exercícios diários em companhia dele. Os passeios irão estreitar o vínculo afetivo entre vocês.

Os benefícios de passear de coleira com o cachorro

Os benefícios de passear de coleira com o cachorro

Por que é importante passear de coleira com meu cachorro?

Passear de coleira com meu cachorro – Quando um cão  vive uma vida sedentária ele pode acabar ficando com excesso de peso, o que pode acarretar vários tipos de problemas de saúde para seu pet. Mesmo se o seu cachorrinho for um animal ativo dentro de casa, ele ainda assim irá se beneficiar muito de uma ou outra saída para passear na rua todos os dias, para que ele possa ver novos lugares e extravasar a energia. Cães mais novinhos precisam de mais exercício diário do que cães mais velhos. Aproximadamente uma hora de exercício todos os dias, algumas raças de cães, desenvolvidas para atividades como pastoreio ou cães mais agitados como o Jack Roussell Terrier por exemplo, podem precisar de muito mais tempo de exercício.

Se você conseguir estabelecer uma rotina diária com até dois passeios de pelo menos 25 minutos todos os dias, certamente irá se beneficiar muito com relação ao comportamento de seu cachorro. Quando cães se exercitam ​​tendem a comportar-se muito melhor, e você também estará ajudando seu peludo a evitar o ganho de peso e assim desenvolver inúmeros problemas de saúde.

A importância de passear de coleira com o cachorro

Leve seu cachorro para passear

Leve seu cachorro para passear!

Passear de coleira com meu cachorro – Se você tem em casa um jardim grande onde seu cachorro consiga correr e brincar, certamente as caminhadas não serão a única forma de exercício disponível para ele. No entanto, cães precisam ser estimulados para fazer exercício, principalmente os cachorros que vivem sozinhos. É praticamente impossível um cachorro ter um rotina adequada de exercícios só porque você o mantém no jardim.

Cães não costumam se entreter sozinhos. E se fazem isso, nem sempre é da maneira adequada para eles. Por exemplo, um cachorro que vive no jardim e não pratica exercícios estimulado por seu dono, e também não passeia de coleira diariamente, pode adquirir o hábito de latir para completamente tudo que passe na rua, tornando a vida da sua família e de seus vizinhos algo realmente barulhento. Outro comportamento típico de animais que não se exercitam é roer não apenas os móveis, mas também seu carro e tudo que encontrar pela frente. Muitos cães buscam entretenimento roendo paredes e portas, roubando objetos da cozinha, lavanderia, comedo sapatos e chinelos, o que pode ser muito prejudicial para sua saúde. Outros cães ainda adquirem o hábito de lamberem e “roerem” a si mesmos, então, se você deseja garantir que seu pet se canse e tenha uma vida mais saudável, seria interessante estimulá-lo quando ele estiver no jardim, ou se ele vive direto do lado de fora. Procure ficar com ele duas ou três vezes ao dia, ao menos 15 minutinhos de cada vez, para brincar de jogar e buscar bolinha, ou mesmo fazer algumas brincadeiras de adestramento. E não esqueça que é muito importante associar estas brincadeiras a passeios regulares de coleira na rua.

A Importância de passear de coleira com seu cachorro

A Importância de passear de coleira com seu cachorro

Se você trabalha ou estuda durante todo o dia, considere pedir a alguém de sua família, ou a um amigo que leve seu peludo passear ao menos por uns 30 minutos todos os dias. Cães que ficam muito tempo sozinhos dentro de casa, podem acabar desenvolvendo problemas de comportamento como a Síndrome da ansiedade da separação, ou Dermatite por lambedura, como acabei de comentar aqui em cima. Cães que passeiam durante o dia, além de desfrutarem de companhia, se tornam animais mais equilibrados e jamais irão torturá-lo com um comportamento hiperativo quando você chegar em casa. Seu cachorro irá recebê-lo com muita alegria e você terá um tempo tranquilo para desfrutar da companhia de seu melhor amigo.

A importância dos passeios de coleira para o treinamento do cachorro

A importância dos passeios de coleira para o treinamento do cachorro

A importância dos passeios de coleira para o treinamento do cachorro

Passear de coleira com meu cachorro – O passeio com seu cachorro sempre se inicia com um processo de aprendizado, seu cão irá compreender aos poucos que passear envolve uma experiência positiva e irá ansiar por este momento junto a você. Será o momento de vocês, onde ele terá a oportunidade de explorar o mundo, sentir novos cheiros, escutar sons diferentes e seguir a pessoa mais importante do mundo para ele. O adestrador e comportamentalista animal, Ricardo Tamborini, escreveu um artigo aqui no Blog do Cachorro, que ensina passo a passo como você deve fazer para ensinar seu cachorro a se acostumar com a coleira e a guia. No artigo ele ensina de forma simples qual é a maneira mais adequada para ensinar seu cão a passear de coleira. Se você deseja ler este artigo, clique aqui.

Passear de coleira é um momento perfeito para treinar seu cachorro. É comum que cães que vivem soltos em matilha, sigam o membro mais forte, o líder de seu bando. É durante as caminhadas, que você tem a oportunidade de reforçar sua posição de liderança. Por isso é tão importante que durante os passeios com seu cachorro ele sempre siga você e não o oposto. Cães que puxam seus donos durante o passeio estão assumindo a posição de domínio sobre seu proprietário e, tendem a se tornar cachorros mandões. É muito importante que se caso seu cachorro comece a exibir um comportamento como este, você desencoraje-o imediatamente mudando de direção toda vez que ele tentar se colocar a sua frente. Assim você estará reivindicando sua condição de liderança.

Se você deseja adestrar seu cachorro, após o passeio, ou mesmo no meio do passeio, quando estiverem dentro de um parque por exemplo,  é um ótimo momento para treinar alguns comandos, como o comando senta, o comando dá a pata, o comando deita, o comando vem e o comando fica.

A importância do passeio de coleira para que seu cachorro se relacione bem com outros animais e pessoas

A importância do passeio de coleira para que seu cachorro se relacione bem com outros animais e pessoas

A importância do passeio de coleira para que seu cachorro se relacione bem com outros animais e pessoas

Passear de coleira com meu cachorro – Durante os passeios, provavelmente seu cachorro terá a oportunidade de encontrar outros cães. Esta é uma grande oportunidade para que seu cachorro aprenda a se relacionar com outros bichos e reconheça outros cães, aprendendo a agir de forma amigável. É muito importante para seu pet interagir com outros animais! As interações com outros cães, propiciam que seu peludo possa adquirir a confiança de outro cãozinho e tenha mais uma maneira prazerosa de se divertir e gastar energia. Ao fazer novos amigos de sua espécie e também outras pessoas, adultos e crianças que ele jamais poderia conhecer se não fosse através dos passeios diários de coleira. Cachorros que vivem em casas sem quintal, que são os únicos pets em suas casas e que não desfrutam de um jardim com grama, precisam muito deste momento de integração com a natureza e com seus semelhantes para desfrutarem da vida em sua plenitude.

Se o seu cachorro demostrar medo de passear na rua, ou mesmo exibir um comportamento de medo quando estiver próximo a outro cachorro, você deveria avaliar se não é o caso de procurar a ajuda de um especialista em comportamento canino. Muitos adestradores promovem cursos de adestramento em que participam proprietários com seus cães, esta é uma ótima maneira de eliminar essa ansiedade em um ambiente mais controlado e com pessoas especializadas que compreendam o que está motivando este comportamento indesejado em seu cachorro. Não é incomum que filhotes que ainda não estejam bem socializados, ao saírem para um passeio, acabem encontrando cães e acabem tendo atitudes equivocadas, o que pode acabar resultando em mal humor do outro cachorro. Se algo deste tipo acontece, é vital que você tenha jogo de cintura para que seu cão não se envolva em um conflito, pois isso pode fazer com que um cachorro que ainda esteja aprendendo a passear de coleira, possa acabar temendo os passeios. Vale aqui comentar, que é por isso que a coleira é muito importante, ela permite que você tenha controle sobre seu cachorro e impeça que acidentes possam acontecer, como fuga, brigas, etc. Evite utilizar aquelas guias retráteis que dão liberdade ao seu cão para ir onde ele deseja. Estas guias são deseducadoras muito competentes, pois permitem que o cachorro caminhe a sua frente e certamente complicam bastante que você possa estar no controle em uma situação de perigo potencial ao seu peludo.

Por que é importante passear de coleira com meu cachorro?

Por que é importante passear de coleira com meu cachorro?

Por que é importante passear de coleira com meu cachorro?

Passear de coleira com meu cachorro – Em primeiro lugar, é importante que você compreenda que da mesma forma que acontece com as crianças, seu cão deseja conhecer o mundo. Cachorros que ficam confinados em casa por muito tempo, irão ficar entediados, e o tédio pode levar a um comportamento destrutivo. Os animais selvagens aprendem tudo o que necessitam a respeito do mundo através da convivência com suas mães, irmãos e membros de seu grupo familiar, e um animal domestico só desfruta dessa convivência com seus semelhantes por algum tempo, as vezes este tempo se resume em apenas algumas semanas. Por este motivo, seu cachorrinho dependerá exclusivamente de você e da sua família para que ele posa explorar o mundo, ver novas paisagens, cheiros e possa conhecer os sons do mundo. Por isso também é muito interessante que você possa variar os lugares onde leva seu cachorro para passear. Passeios regulares de coleira, são vitais para que ele tenha uma boa saúde e para que ele desfrute de uma higiene mental adequada. Assim que você começar a introduzir os passeios de coleira na rotina diária de seu cão, irá perceber o quanto ele fica entretido nos detalhes e como isso gera nele um comportamento de prazer e satisfação. Passeie com seu cachorro sempre que for possível, e permita que ele aproveite toda oportunidade que apareça a sua frente para investigar o mundo.

E aí, já está convencido de como é importante passear com seu cachorro?

Pronto para sair de casa com o seu amigo de quatro patas? Você nunca mais irá encarar os passeios com seu cão da mesma forma de antes.

Não esqueça que seu cachorro só pode passear na rua depois que estiver completamente vacinado!

Saiba + Sobre caminhar com seu cão

Caminhar com seu cachorro – Benefícios para saúde Texto em Inglês

Saiba + Sobre passear de coleira com seu cachorro

Aprenda com o adestrador Ricardo Tamborini como você deve fazer para passear de coleira com o seu cachorro

Saiba + Tudo sobre cachorros

Ensine ao seu cachorro o comando vergonha

Seu cachorro vomita no carro?

Meu cachorro lambe tudo, isso é normal?

Comportamento Canino

Linguagem Corporal Canina – Parte 6 – O Cachorro

Por que cachorros comem grama?

Coprofagia – Seu cachorro come fezes? Saiba como evitar!

Como os cães sabem que estamos falando com eles?

O cachorro sente as mesmas coisas que você

Roer – O que o seu cachorro não deve mastigar

Meu cachorro pode dormir na cama comigo?

Por que cachorros comem terra?

Comportamento Canino

Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro