Curiosidades
março 19, 2014 postado por Li Kuvasz


Parto da Cachorra, o que fazer?

Parto da Cachorra – Chegou a hora do parto da minha cadela, ela fará tudo sozinha, eu devo estar presente?

Tudo que você precisa saber sobre o parto da cachorra! Tendo em mente que a gestação foi planejada e você fez um pré-natal, as coisas acontecerão mais facilmente, mas mesmo assim, todo parto é delicado e podem ocorrer complicações.

Como fazer o parto da cachorra?

Para que um parto seja o mais normal possível, é necessário que a cruza seja planejada, antes do cio deve se submeter a cadela a um check up, caso as vacinas estejam perto de vencer, podem ser adiantadas para que passem mais imunidade aos filhotes, um exame de fezes para detecção de giárdia e uma vermifugação deverá ser realizada antes da cruza, o veterinário deverá verificar o estado nutricional da fêmea, deve-se investigar se ela tem alguma doença congênita que possa ser transmitida aos filhotes e  exames de sangue, glicose, ureia, creatinina, hemoglobina, eritograma e leucograma, não esquecendo de fazer o teste de brucelose tanto da fêmea quanto do macho, a brucelose é uma zoonose de causa bacteriana que pode causar esterilidade de ambos ou o aborto entre o 45º ao 55º dia de gestação. Então vermifugação, vacinação, teste de brucelose e verificação de doenças congênitas devem ser realizadas no casal.

Parto da Cachorra - Tudo sobre Parto da Cadela

Parto da Cachorra – Tudo sobre Parto da Cadela

Parto da Cachorra – A cruza

Geralmente ocorre entre o 10º e 14º dia do início do cio, durando até 3 dias, em algumas cadelas, quando não tem um macho próximo, só é possível saber o dia correto em que ela esta ovulando com exames de citologia vaginal e dosagem de progesterona.

E no caso de machos que não vivem sob o mesmo teto, o ideal é levar a fêmea até a casa do macho, deve-se deixa-los em um ambiente calmo, fresco e com água disponível.

Parto da Cachorra – Como saber se a cadela esta gestante?

Aumento de apetite, aumento do abdômen já podem ser observados a partir dos 28 dias de gestação e um ultra-som aos 30 dias dá um diagnóstico garantido ou RX aos 50 quando já dá para visualizar os ossinhos formados e não há tantos riscos com a radiação na formação do feto.

O prazo médio de duração da gestação são 63 dias, podendo variar de 58 a 68 dias, sempre contando da primeira cruza.

O tempo de gestação esta se concluindo, quais os sinais do parto?

Alguns dias antes do parto haverá diminuição do apetite, podendo até não comer nada nas últimas 24 horas que antecedem o parto, ela começará a arranhar o chão e procurar lugares para fazer o seu ninho, algumas horas antes do parto a temperatura retal das fêmeas que varia entre 38,2ºC a 38,5ºC, cai para baixo de 37,8 e logo em seguida ficam visíveis as contrações.

Parto da Cachorra

Parto da Cachorra – Materiais necessários!

O momento do parto da cachorra

Parto da Cachorra – O que devo ter em mãos para ajudar na hora do parto?

  • Toalha para secar os filhotes;
  • Fio dental esterilizado caso o cordão fique sangrando;
  • Tesoura;
  • Aspirador nasal de bebê;
  • Iodo para higienização do umbigo
  • Luvas ou garrafas pet cheias de água quente para aquecer o filhote;
  • Uma caixa com pano macio e quente para colocar os filhotes enquanto estiver nascendo outro.
  • Caixa de parto de tamanho suficiente para acomodar mãe e filhotes;
  • Lâmpada  ou lençol térmico para aquecê-los.

Parto da Cachorra – O parto da minha cachorra começou o que devo fazer?

A cadela deve estar em um lugar seguro, longe de correntes de ar, limpo, sem a interferência de outros cães, crianças e pessoas estranhas, forre o local com jornal ou lençóis limpos.

Geralmente em cadelas de raças grandes a expulsão do filhote acontece com facilidade, já em cadelas de raças pequenas pode ser necessário a sua ajuda, normalmente a mãe lambe e rompe a bolsa em que o filhote esta envolvido e corta o cordão umbilical, lambe muito o filhote massageando para ativar a circulação e fazendo-o respirar e chorar, mas se ela não fizer, você deverá romper a bolsa e cortar o cordão deixando alguns centímetros, prefira cortar o cordão com as mãos, esgarçando como a mãe faz, assim evita o sangramento, seque com uma toalha e faça massagens com a toalha simulando a lambida da mãe. A mãe irá comer a placenta e todos os anexos que acompanham, isto é importante para fortalece-la além de ajudar nas contrações dos próximos filhotes e descida do leite. Normalmente eles procuram os tetos maternos, se isto não acontecer, coloque-o para ingerir o colostro.

Deixe os filhotes com a mãe enquanto ela estiver com contração, mas na hora da expulsão coloque-os na caixinha com a garrafa ou luvas quentes para evitar que molhem novamente, nascido o outro filhote retorne para a mãe, o colostro é de fundamental importância nas primeiras 24 horas do nascimento.

Parto da Cachorra – O filhote parece não respirar, o que faço?

Depois de retirada a placenta e cortado o cordão, o filhote não esta respirando.

Use o aspirador nasal para remover qualquer muco e líquidos do nariz, boca e garganta dos filhotes. Se não tiver um aspirador nasal, tente improvisar com um canudo para sugar algo que esteja interrompendo o ar.

Parto da Cachorra Pêndulo

Envolva o filhote em uma toalha limpa e seca e segure-o com as duas mãos em volta dele. A cabeça do filhote deve estar perto das pontas dos seus dedos. Levante as mãos até a altura do seu pescoço e abaixe-as rapidamente em direção aos seus joelhos. Certifique-se de que o corpo, o pescoço e a cabeça do filhote estejam firmemente apoiados em suas mãos. Este procedimento  ajuda a desalojar  líquidos ou muco que ainda estejam no peito e garganta do filhote. Repita a operação se ele ainda não estiver respirando, faça massagens com movimentos rápidos para frente e para trás, deixe a mãe lamber para estimular.

Parto da Cachorra - Tudo sobre Parto da Cadela

Parto da Cachorra – Tudo sobre Parto da Cadela

Parto da Cachorra – Emergência no parto, como saber?

Os sinais de que o parto da cachorra não anda bem é perceptível quando as contrações ocorrem há mais de 2 ou 3 horas e não ocorre a expulsão do primeiro feto ou quando se vê parte do feto sempre na mesma posição à saída da vulva e não há progressão durante vários minutos.

Normalmente o intervalo de tempo entre o nascimento de cada cachorro é de 30 minutos, podendo a cadela ter 3 ou 4 no espaço de pouco tempo (ex: 20 minutos) e parar durante 2 horas para ter os próximos. O padrão normal são intervalos de 30 minutos se passar de 2 horas com contração sem expulsar nenhum filhote, provavelmente será necessário uma intervenção veterinária para uma cesariana.

O parto da cachorra termina quando acabam as contrações, mas se ainda houver filhotes se faz necessário um veterinário, em quadros de dores e sofrimento da cadela também se faz necessário porque provavelmente algo não esta bem.

A cadela terá corrimentos nos dias seguintes ao parto e pode seguir até um mês depois do parto, são restos de placenta. No entanto deve-se ter atenção, pois pode ocorrer uma infecção do útero nos dias ou semanas após o parto, especialmente se foi um parto difícil. É bom medir a temperatura retal após o parto pois temperaturas acima de 39ºC indicam febre e infecção. Que podem levar a cadela a morte.

Parto da Cachorra - Minha ninhadinha

Parto da Cachorra – Minha ninhadinha

Observe se a mãe esta apática e sem apetite, isto é emergência veterinária, o máximo que pode durar a falta de apetite após o parto é 24 horas, pois a placenta alimenta, após este período se a cadela não se alimentar, procure um veterinário.

De qualquer forma, é sempre bom pedir a visita de um veterinário após o parto para checar a saúde da mãe e de todos os filhotes.

Se não estiver seguro em fazer os procedimentos acima, chame um veterinário urgentemente,  não deixe mãe e filhotes sem um acompanhamento, a vida deles esta em suas mãos.

Dica: Deixe o veterinário que fez o pré-natal avisado da proximidade do parto caso ocorra alguma emergência, normalmente os partos tem início à noite e varam madrugada, sendo difícil encontrar veterinário nesta hora.

Saiba + Sobre filhotes de cães recém nascidos

Como cuidar de filhotes recém nascidos? Texto em inglês

Veja + Sobre filhotes de cachorros aqui no Blog do Cachorro

Tudo o que você precisa saber sobre o cio de sua cachorra!

Filhotes enxergam e ouvem ao nascer?

Irmãos de ninhada reconhecem que são irmãos?

Leite para cachorro – Substituto de leite materno

Como escolher um cachorro?

Como limpar xixi de cachorro?

Como criar um cão de modo sustentável

Os perigos da ração industrializada para cachorros

Fenótipo e Genótipo dos cães

Castrar ou não castrar meu cachorro? Devo castrar meu cão?

Como evitar o choro do filhote?

Quantas vezes devo alimentar meu cão?

Educação do Filhote – Como ensinar regras e limites

Cachorros de raça pura

Pedigree – Você sabe o que é pedigree?

Vacina para cães – Esquema de vacinas para cachorros filhotes

Primeira noite do filhote – Chegando em casa

O que comprar para meu filhote?

Como comprar um cachorro de raça?

Você está preparado para ter um cachorro?

Tudo sobre filhotes de cães

Porte do cachorro – De que tamanho meu cão vai ficar?

Vermífugo – Quando dar vermífugo para meu cão?

Exercício para cães – Meu cachorro precisa fazer exercícios?

Macho ou fêmea? Como escolher um cachorro?

Cães podem beber leite?

Conheça as raças mais populares de cães

 

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Sou apaixonada por cachorro, não consigo imaginar minha vida sem eles. É muito bom poder falar sobre nossos amigos peludos aqui, crio Kuvasz e Norfolk Terrier, e será muito prazeroso dividir aqui nossas experiências.

Ver artigos de Li Kuvasz