Cuidados
fevereiro 24, 2015 postado por Blog do Cachorro


Artrite e osteoartrite em cães – Remédios naturais

Como tratar um cão que sofre de doenças articulares como artrite e osteoartrite com remédios naturais?

Fitoterapia para cães velhinhos

Você já pensou em utilizar a fitoterapia para o tratamento de cachorros mais velhos?

Atualmente, as doenças articulares em animais de estimação já são tratáveis de maneira alternativa, utilizando remédios naturais para artrite e artrose.

Para cães que apresentam sintomas de artrite ou osteoartrite podemos utilizar alguns remédios naturais que permitem que o animal tenha maior qualidade de vida sem sentir um grande impacto em sua rotina, motivado pelas dores e todos os problemas relacionados com a artrite ou a osteoartrite. Já falamos aqui que infelizmente, quando um cachorro é diagnosticado com osteoartrite, sente dores nas articulações e nas pernas e isso tende a piorar de forma gradativa, devido ao desgaste sofrido nas cartilagens que protegem o osso. As doenças articulares em cães, são doenças que afetam o tecido conjuntivo, e elas tendem a piorar com o tempo, ocasionando dor.

Artrite e osteoartrite em cães - Remédios naturais

Artrite e osteoartrite em cães – Remédios naturais

Em alguns casos como o caso da osteoartrite (artrose) não há possibilidade de reverter o processo de desgaste do tecido lesionado e a maioria dos tratamentos tradicionais causam em efeitos colaterais, tais como insuficiência hepática, distúrbios digestivos, podendo em alguns casos causar cegueira, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e perda total dos movimentos das articulações. Como tenho experiência na criação de cães de grande porte, estou familiarizada com estas doenças articulares, tanto relativas a envelhecimento quanto a desenvolvimento e por isso, pesquiso  bastante a respeito de tratamentos alternativos, menos invasivos, que podem não apenas melhorar a qualidade de vida de nossos animais, mas também prolongar a expectativa de vida.

Estudos realizados em cães com osteoartrite têm mostrado que os remédios naturais podem aliviar a dor, evitando os efeitos colaterais e prejudiciais, que um cão pode sofrer com o tratamento prolongado feito a base de  medicamentos convencionais. No entanto, alguns veterinários não indicam os tratamentos alternativos, ou por não acreditarem na eficácia da medicina natural, ou por desconhecerem as pesquisas feitas baseadas nestes tratamentos.

Como você pode conferir no artigo “Como saber se meu cachorro tem artrite ou osteoartrite” existem diferentes tipos de doenças articulares que afetam os cães. Uma delas, talvez a mais comum, ocorre como um resultado do processo de envelhecimento. Alguns cães podem sofrer também de uma variação da doença articular conhecida como artrose autoimune, que  seria uma reação excessiva do sistema imunológico aos alérgenos que invadem o corpo do animal.

A osteoartrite, muitas vezes referida como a artrite degenerativa, é a perda gradativa da cartilagem, que é a proteção que existe entre os ossos das articulações. Acredita-se ser uma condição de envelhecimento normal, mas na verdade é a forma mais comum de artrose em cães. A artrite reumatóide, no entanto, é uma doença inflamatória de longa duração, que afeta principalmente as articulações de cães no quadril e pernas. A dor e inchaço causada por esta doença auto-imune, pode eventualmente causar erosão óssea e deformar as articulações, pode afetar inclusive os pulmões, coração e outros órgãos.

Os sintomas de ambas as doenças, osteoartrite e artrite reumatoide, envolvem esses sintomas particulares: ganho de peso, perda de apetite, rigidez matinal, dificuldade ao sentar ou ao caminhar, dificuldade de levantar-se da posição de repouso, manqueira, sinais evidentes de dor quando o animal é acariciado ou tocado, inchaço nas articulações, perda de interesse pela comida, brincadeiras, incapacidade de saltar, tendência para dormir muito e ser menos vigilante.

Há dois problemas relacionados que são criados quando você tenta curar esta doença em ambas as formas. Tentando ser capaz de aliviar a dor sem causar mais danos ao cão, veterinários apontam para a medicação para aliviar a dor. Estes, no entanto, geralmente irão causar danos e efeitos colaterais significativos, tais como vômitos, diarreia, prisão de ventre, retenção de líquidos, úlceras, insuficiência renal e insuficiência hepática.

A outra solução, que é muitas vezes considerada é injetar ácido hialurônico nas articulações do cão. Mas mesmo neste caso, os problemas que podem evoluir em animais que são submetidos a esta terapia, definitivamente não devem ser negligenciados. Conheço alguns veterinários que seguem o caminho de corticosteróides, também artificiais. Estes fármacos realmente melhoram a dor de forma significativa e fazem com que o cachorro torne-se muito mais disposto. A curto prazo, parece de fato uma solução milagrosa e relativamente econômica. A utilização deste medicamento visa suprimir o sistema imune do cão, o primeiro problema desta terapia é que após 5 dias de administração de corticoides, o tratamento não pode ser interrompido de forma abrupta, necessita de um esquema de redução do medicamento, que deve ser respeitado de foma minuciosa para que seu cão não sofra danos maiores a sua saúde. Por isso você deve estar muito atento a prescrição veterinária com relação aos medicamentos que você oferece ao seu cachorro. Além disso, podemos citar uma longa lista de efeitos colaterais, relacionada ao uso prolongado de corticoides por animais, tais como diabetes, cataratas, ganho de peso, cegueira (glaucoma), a retenção de líquidos (edema), hipertensão arterial, e outros problemas que certamente não irão permitir que seu pet tenha uma vida normal e longa.

Geralmente os tratamentos indicados pela grande maioria dos veterinários do Brasil são feitos através de medicamentos a base de condroitina e outras substâncias capazes de auxiliar na regeneração articular, muitas vezes associadas a administração de anti-inflamatórios alopáticos, desenvolvidos especialmente para cães. No entanto, estes medicamentos não são totalmente inofensivos, principalmente para animais idosos que já possuem algumas fragilidades no funcionamento geral de seu organismo. Todavia, este tratamento, é, em diversos países da Europa e na América do Norte, considerado ultrapassado já que os resultados são pouco eficazes quando comparados ao tratamento que utiliza medicamentos mais modernos e menos agressivos.

Remédios naturais para artrite e osteoartrite (artrose) em cães

Artrite e osteoartrite em cães – Remédios naturais

Artrite e osteoartrite em cães – Remédios naturais

Geralmente, tendemos a esquecer que há uma rota alternativa, que já era utilizada para tratamento em pessoas e animais antigamente, uma opção natural, que utiliza recursos diretamente da terra. Estudos científicos já comprovaram que você pode cuidar de nossos amigos de quatro patas desta forma, e o que é melhor, sem quaisquer efeitos secundários. Já existem veterinários holísticos, que seguem este caminho e que oferecem tratamentos naturais utilizando ervas naturais, as mesmas utilizadas também na tradicional medicina chinesa e na homeopatia.

Entre os vários produtos existentes, dois deles, estão tendo um grande destaque em diversos países, e certamente são muito válidos, pois permitem dar alívio para cachorros que sofrem de osteoartrite.

Primalix Arthridia – Artrite e osteoartrite em cães – Remédios naturais

O primeiro é Primalix Arthridia, suplemento alimentar, a base de extrato de ervas que proporciona um alívio natural da dor causada pela inflamação. Este produto, não está disponível no Brasil nem em Portugal, no entanto, pode ser encontrado na Itália, na Espanha e na América do Norte. A apresentação do remédio é em gotas e é administrado diretamente misturado no alimento, sem problemas. Mas o que nos interessa aqui é a fórmula deste produto que contém as seguintes ervas:

  • Raiz de Rehmannia;
  • Raiz de Bupleurum;
  • Raiz de Salsaparrilha;
  • Gengibre.

 

Vamos analisar separadamente o efeito farmacológico de cada um dos ingredientes citados acima:

Raiz de Rehmannia – Artrite e osteoartrite em cães – Remédios naturais

A Raiz de Rehmannia é uma planta pertencente à família Scrophulariaceae. Também é conhecida como dedaleira chinesa, a rehmannia possui uma raiz pegajosa (daí sem nome, glutinosa), devido à presença de açúcares simples (glucose, galactose, frutose, sucrose e manitol), seus principais componentes, responsáveis pelo sabor adocicado da planta. É uma erva chinesa que é bastante utilizada em combinação com outras ervas no tratamento de diversas patologias como anemia, câncer, constipação, diabetes e, principalmente, fraturas ósseas e lesões articulares derivadas de impacto. Pesquisas recentes, descobriram que os extratos Libosh de rehmannia estimularam a proliferação e as atividades de regeneração dos osteoblastos, enquanto inibiram a geração e as atividades de absorção de osteosclastos. Também demonstraram efeitos preventivos relativos a perda óssea osteoporótica. Outros usos da Rehmannia incluem:

  • Tônico supra-renal;
  • anti-hemorrágico;
  • anti-inflamalório;
  • baixar a febre;
  • tratamentos para fadiga;
  • pressão alta;
  • eczema;
  • psoríase;
  • reações alérgicas;
  • cortes e feridas na pele.

 

Esta é uma planta que tem sido utilizada pela medicina chinesa há milhares de anos, para o tratamento de doenças auto-imunes como a artrite reumatoide, lúpus e fibromialgia.Com o seu efeito anti-inflamatório, reduz a inflamação das articulações e proporciona alívio para o cachorro.

Raiz Bupleuri – Artrite e osteoartrite em cães – Remédios naturais

A raiz de Raiz Bupleuri também conhecida como orelha de lebre é cultivada na China, tem um sabor amargo e picante e também pertence ao pequeno grupo de ervas utilizadas para o tratamento de doenças auto-imunes.

O Radix Bupleuri, harmoniza o Shao-Yang – Restaurando as funções físicas do organismo. As principais utilizações desta erva são:

  • tratamento emocional;
  • equilíbrio energético;
  • elimina o calor do nível Shao Yang;
  • desestagna o qi do fígado;
  • ascende o qi do baço;
  • efeito antipirético;
  • efeito antibiótico;
  • infecções do aparelho respiratório;
  • redução dos níveis totais do colesterol sérico;
  • hepatite.

 

Esta erva, também é conhecida como a Erva do Imperador, e é utilizada para tratar malária, colecistite, hepatite, icterícia, amenorreia. A Erva do Imperador é amplamente utilizada pelas culturas orientais para aumentar a imunidade do organismo, a fim de impedir que a doença progrida.
É usada para tratar gripes crônicas que demoram para serem curadas e também para quadros de gripes sucessivas. Uma das principais indicações desta erava pela medicina chinesa é no tratamento do fígado em caso de cirrose e hepatite.

Raiz de Salsaparrilha – Artrite e osteoartrite em cães – Remédios naturais

A Raiz de Salsaparrilha é nativa da América Central e da América do Sul. É uma planta medicinal que parece uma trepadeira mas tem raízes grossas e folhas ovais em formato de lança. As flores pequenas e esbranquiçadas e o frutos parecem bagas avermelhadas que contêm muitas sementes. Esta planta pode ser facilmente encontrada na região sul do Brasil. A Salsaparrilha é usada há séculos para o tratamento de reumatismo, e também atua na recuperação muscular. Sua função anti-inflamatória e antibacteriana natural, poderá ajudar o cachorro com doenças articulares a sentir-se mais revigorado, devido ao efeito anti-inflamatório e regenerativo.

A Salsaparrilha é amplamente utilizada pela medicina holística para o tratamento das seguintes enfermidades:

  • artrite;
  • artrite reumatóide;
  • câncer;
  • cistos ovarianos;
  • cólica;
  • eczema;
  • depressão devido a menopausa;
  • flatulência;
  • gonorréia;
  • gota;
  • herpes;
  • hipertensão;
  • disfunção erétil;
  • infertilidade;
  • intoxicação por mercúrio;
  • lepra;
  • leucorréia;
  • manchas de idade;
  • psoríase;
  • reumatismo;
  • acne;
  • sífilis.

Gengibre – Artrite e osteoartrite em cães – Remédios naturais

O Gengibre é uma raiz de origem asiática, mais precisamente Índia e China, e já vem sendo utilizada pelas pessoas desde tempos muito antigos para tratamentos fitoterápicos.  Desempenha um papel duplo na fórmula Primalix Arthridia, representando um poderoso anti-inflamatório para o tratamento de artrite reumatoide. Em Portugal o gengibre começou a ser utilizado no ano de 1521 e chegou no Brasil alguns anos após o descobrimento.

O Gengibre é plantado no Brasil, principalmente na faixa litorânea do Sul e Sudeste, pois as condições do clima e do solo são mais apropriadas para o desenvolvimento da planta. O Gengibre é classificado como uma planta perene, e pode chegar a mais de um metro de altura. Com folhas verde-escuras e flores tubulares, de um tom amarelo-claro que surgem em forma de espigas eretas.

O Gengibre vem sendo utilizado a séculos pela medicina chinesa.E uma das características do Gengibre é cortar a gordura das carnes, quando utilizado como especiaria no preparo do alimento. Mas o que mais nos interessa aqui, é que desde tempos remotos, o gengibre vem sendo utilizado no combate a dores. Um composto tradicional é o chá de gengibre com pedaços de rizoma, para tratar tosse e gripe. Na medicina oriental chinesa a planta que tem propriedades quentes, é utilizada para aquecer o baço e estômago. No caso dos pulmões, é utilizado para expelir secreções. Outras funções reparadoras do gengibre:

  • abrir o apetite;
  • ação antissépica;
  • aquecer;
  • suspender vômito;
  • suspender diarreia;
  • dores de garganta;
  • curar ressaca;
  • aliviar dores abdominais;
  • ação antiinflamatória;
  • evita náuseas e enjoos;
  • alivia congestão nasal;
  • auxilia na digestão;
  • alivia cólicas menstruais;
  • fortalece o sistema imunológico;
  • auxilia na digestão de alimentos gordurosos;
  • cura rouquidão;
  • estimula a circulação;
  • antioxidante natural;
  • dor de ouvido;
  • mau hálito;
  • contra gastrite e úlceras;
  • ação antibacteriana;
  • reduz dores e rigidez muscular;
  • compressas para aliviar sintomas de gota;
  • compressas para aliviar dores de cabeça;
  • compressas para aliviar dores na coluna;
  • compressas para aliviar artrite;
  • auxílio ao tratamento de artrite reumatoide.

 

Devido a ampla quantidade de propriedades terapêuticas, o gengibre é classificado por pesquisadores como um “medicamento universal”.

Flexa Sure – Artrite e osteoartrite em cães – Remédios naturais

O outro produto que falei anteriormente é chamado: Flex Sure, e é um medicamento natural que deve ser adicionado diretamente na refeição do cachorro e é administrado junto com o Primalix Arthridia, com uma dose que varia de acordo com o peso do cão. Esta fórmula age fortalecendo o tecido danificado. Aumenta a permeabilidade das paredes celulares, e as células passam a eliminar as toxinas mais facilmente e absorver melhor os nutrientes. Aparentemente, o Flex Sure é um produto inovador que pode fornecer aos cachorros princípios ativos essenciais que além de aliviar a dor permite que eles superem este problema.

Mas infelizmente ainda não encontrei nenhum dos dois remédios aqui no Brasil. 🙁

Por isso estou tratando a turminha da terceira idade aqui em casa com algumas alternativas naturais como a cúrcuma adicionada no preparo da comida caseira e o gengibre. Aqui também uso cogumelos medicinais. Dois cogumelos muito interessantes são o Cordyceps chinensis e do Ganoderma lucidum que possuem ação antiinflamatória. Ambos cogumelos amplamente utilizados pela medicina oriental, podem ser utilizados como tratamento coadjuvante em cães com problemas articulares degenerativos. Meu veterinário acupunturista, indicou a utilização do Ganoderma lucidum para o tratamento de um de meus cães e os resultados para dor são significativos, eu recomendo! Veja mais sobre este assunto no artigo: Cachorro pode comer cogumelo?,

Recentemente fiz uma pesquisa sobre plantas seguras pets para o Blog do Gato, que podem promover alívio para problemas articulares e inflamação. – Veja abaixo, algumas outras plantas interessantes que podem ser utilizadas coadjuvantes para o tratamento de cães com doenças articulares.

Pinus Mugo – Artrite e osteoartrite em cães – Remédios naturais

Pinus Mugo, também conhecido como Pinheiro das Montanhas, é uma árvore do tipo Pinus que desenvolve pequenos ganchos ou anzóis. Esta árvore selvagem cresce nas regiões montanhosas da França e aclimata-se bem tanto para tempos frios quanto a tempos quentes. Ela tem um longo tronco reto, com ramificações cobertas com folhas espinhosas e chega a viver até 5000 anos.

Esta planta, usada na fitoterapia, tem a capacidade de promover a regeneração do tecido duro, osso e cartilagem dos cães, garantindo uma melhor mobilidade. Ainda possui a capacidade de aumentar articulação melhorando o funcionamento do fígado e linfonodos (gânglios linfáticos). Ela ainda tem a capacidade de remover todos os metais pesados ​​do corpo, favorecendo a absorção dos medicamentos que seu cachorro utiliza.

Vitis Vinifera – Artrite e osteoartrite em cães – Remédios naturais

Vitis Vinifera, é um tipo de videira que também é muito cultivada na Europa, principalmente para a produção de vinho. Trata-se de uma trepadeira da família das vitáceas e seu fruto é a uva. A origem dela é asiática, mas também pode ser cultivada em qualquer região que tenha um clima temperado.

Vitis Vinifera é o extrato da uva e possui uma ótima ação antioxidante e ainda contém polifenóis que proporcionam funções cardiovasculares normais e saudáveis para o cachorro que utiliza este produto. E os benefícios não param por aí, o Vitis Vinifera melhora a circulação do sangue e alivia as dores vasculares.
Este medicamento fitoterápico possui as seguintes propriedades:

  • Vaso-protetora e anti-agregante plaquetária
  • Antioxidante
  • Melhora as funções cardiovasculares
  • Antitumoral
  • Anti-inflamatória
  • Hipolipemiante
  • Antiviral
  • Previne a aterosclerose

 

Ribes Nigrum / Cassis – Artrite e osteoartrite em cães – Remédios naturais

Outro medicamento que a medicina fitoterápica nos oferece é o Cassis, também conhecido como groselheira-preta ou Ribes Nigrum. Esta é uma planta originária do Norte europeu e possui um formato arbustivo. Os frutos de cassis são arredondados e escuros e podem ser consumidos inteiros, ou como xarope. O Cassis tem uma ação anti-inflamatória  muito interessantes e pode ser oferecido para seu cão sempre que ele manifestar dores nas articulações, diminuindo desta maneira a administração de medicamentos farmacológicos.

Ampelopsis veitchiiBoston Ivy – Artrite e osteoartrite em cães – Remédios naturais

Boston Ivy, é uma trepadeira conhecida pelo seu crescimento rápido. Ela tem uma abundância de folhas que cobrem completamente as paredes e com uma linda folhagem que fica vermelha durante o outono. Apesar do fato de seus frutos serem tóxicos, podendo causar problemas digestivos, os botões que dão origem a flor não têm nenhuma toxicidade e, portanto, são comumente utilizados em Gemoterapia (A Gemoterapia é um ramo da fitoterapia que utiliza os botões e brotos de árvores e arbustos, por imersão direta em água – álcool – glicerol). A utilização deste medicamento fitoterápico em cães é muito útil para promover alívio sintomático em crises inflamatórias. Este medicamento fitoterápico possui as seguintes propriedades:

  • Repara e regenera articulações, ligamentos, tendões, cartilagem
  • Ação inflamatória e previne a degeneração
  • Auxilia em casos de fibrose, esclerose, e retração de tecido

 

A ação terapêutica para patologias articulares inflamatórias ou degenerativas tem se demonstrado muito satisfatória, assim como as propriedades anti-inflamatórias e anti-escleróticas. As propriedades regenerativas dos tecidos conjuntivos também são ótimas. É um fitoterápico muito apropriado para cachorros com Osteoartrite, artrite reumatoide crônica e trauma nas articulações.

Açafrão-da-Terra / Cúrcuma – Artrite e osteoartrite em cães – Remédios naturais

Açafrão-da-terra ou Cúrcuma longa, conhecido também como simplesmente cúrcuma, açafrão-da-índia, açafroa, turmérico e gengibre amarelo, é uma planta herbácea da família do gengibre. De origem asiática, mais precisamente indiana e indonésia. Esta planta é a responsável pela preparação do pó de caril, utilizado com um importante tempero na região. A principal característica deste tempero é a forte cor amarelada que dá aos alimentos, é muito utilizada na alimentação mas também é amplamente explorada pela medicina Ayurvédica, nos países asiáticos.

Da raiz seca e moída da cúrcuma se extrai um pó, conhecido como açafrão, que é muito empregado na culinária mundial como condimento e corante, que transfere um tom amarelado e brilhante aos alimentos, no entanto o açafrão não é utilizado simplesmente na culinária e como já citei anteriormente, também é muito utilizado no preparo de medicamentos. São conhecidos hoje, cerca de 235 compostos da cúrcuma que são utilizados de forma medicinal por suas ações anti-inflamatórias, antioxidantes e antimicrobianas.

A cúrcuma tem a capacidade de diminuir a ação dos radicais livres e melhorar a síntese dos antioxidantes naturais. Também minimiza componentes hepáticos inflamatórios do organismo. Estudos concluíram também, que a planta possui propriedades anti tumorais sendo um ótimo auxiliar na prevenção contra o câncer.

Portanto, para seu cachorro, a cúrcuma pode ter uma ação analgésica natural, justamente por promover uma melhora em casos de inflamação das articulações, e se for associada a um suplemento de Bromelaína e MSM, associados, também podem atuar promovendo a regeneração e protegendo a cartilagem (Bromelaína é um suplemento encontrado principalmente no tronco do abacaxi, contém enzimas que auxiliam na digestão de proteínas, atuam no organismo reduzindo a agregação plaquetária e também diminuem a inflamação. A Bromelaína é utilizada pela medicina fitoterápica para aliviar a inflamação e dor, causadas pela artrite e pela síndrome do túnel do carpo, podendo ser utilizada tanto em pessoas como animais com segurança. O methylsulfonylmethane ou MSM tem propriedades anti- inflamatórias e também pode ser utilizado promovendo o alívio da dor.).

Harpagophytum Procumbens / Garra do Diabo – Artrite e osteoartrite em cães – Remédios naturais

Finalmente, uma planta muito interessante utilizada pela fitoterapia no intuito de aliviar dores degenerativas e inflamações é o Harpagophytum Procumbens também conhecido como Garra do Diabo. Esta é uma planta originária da África Austral, mas precisamente do deserto da Kalahari e estepes da Namíbia. O nome Garra do Diabo foi dado a ela, pelo fato de sua forma lembrar muito a aparência de garras. Esta planta é largamente utilizada pela fitoterapia e possui ação anti-inflamatória e anti-reumática, atuando também como um ótimo analgésico natural. Sua indicação fitoterápica é para tratamentos de artrite reumatoide, fibromialgia, artrose, tendinite, etc. Promove efeito analgésico, antiespasmódico e anti-inflamatório.

Este medicamento não pode ser utilizado por fêmeas prenhas nem em fase de lactação. Em cães com problemas gástricos ou intestinais, este medicamento também não deverá ser administrado.

Considerações finais – Artrite e osteoartrite em cães – Remédios naturais

Artrite e osteoartrite em cães – Remédios naturais

Artrite e osteoartrite em cães – Remédios naturais

Medicamentos fitoterápicos geralmente são utilizados como coadjuvantes em tratamentos de doenças, e no caso específico da garra do diabo, existem registros de que os gatos que foram submetidos ao tratamento com Harpagophytum Procumbensacabam foram reduzindo as doses de corticoides e anti-inflamatórios sintéticos no decorrer do tratamento. É sempre importante certificar-se de que o cachorro pode ou não pode ingerir determinado medicamento, mas em linhas gerais os fitoterápicos permitidos para gatos podem ser utilizados também por cães com segurança.

Todas as dicas que colocamos aqui no Blog do Cachorro não dispensam a necessidade de você passar seu cão por uma consulta veterinária. Todos os extratos e plantas devem ser indicados e controlados por seu veterinário holístico a fim de evitar que hajam contra-indicações, especialmente se seu o pet estiver tomando outros medicamentos. Na grande maioria dos casos, será necessário fazer exames e pesar o animal, a fim de calcular a dosagem e saber se ele pode ou não se beneficiar do tratamento que a fitoterapia propõe. Converse sempre bastante com seu veterinário antes de iniciar qualquer tratamento alternativo, utilize esta pesquisa a fim de ampliar as possibilidades de tratamento, diminuindo a utilização de drogas sintéticas, visando sempre o bem estar de seu cachorro.

Ps: Em minhas pesquisas encontrei duas variações, que acredito serem do mesmo medicamento. Um deles, como você pode encontrar no link abaixo é o Flexa Sure e é um medicamento líquido, provavelmente manipulado. O outro deve ser o medicamento de marca o nome é Flex Sure.

Saiba + Sobre o Primalix Artridia e o Flexa Sure

Dog Arthritis Treatment Double Power Pack texto em Inglês

Natural Wonder Pets – Texto em inglês

Saiba + Sobre Medicina Veterinária Holística

Dra Carmen Cocca

Saiba + Sobre alimentação natural para cães

Cachorro pode comer isso?

Saiba + Sobre Acupuntura Veterinária

Dr.  Juliano Tanigawa Tuboni

Saiba + Sobre Saúde Canina

Fungos em cachorro – Tratamentos caseiros

Fungos em cachorro – Tratamentos caseiros

Infecções fúngicas em cães – Tratamento caseiro com vinagre e iogurte Aprenda como curar micose por fungos em cachorros como a levedura, usando apenas vinagre e iogurte Cães com orelhas…

Como o kefir pode ajudar seu cão?

Como o kefir pode ajudar seu cão?

Como o kefir salvou a vida de um cão Lendo sobre kefir de leite na alimentação canina na internet, me deparei com a história um cachorro que mora nos Estado…
Receitas para cachorro doente

Receitas para cachorro doente

Um cachorro doente, dependendo da gravidade, não comerá ração, mas para o restabelecimento do cachorro a alimentação é fundamental. É importantíssimo que o cachorro doente coma, existem alguns alimentos industrializados…

Primeiros Socorros para cachorro – Basi-cão

Primeiros Socorros para cachorro – Basi-cão

Colocarmos aqui um guia de primeiros socorros para cachorro completo, ficaria muito extenso, e complicado de encontrar com facilidade uma ajuda num momento de emergência. Então citaremos abaixo as mais…

Como saber se meu cachorro tem artrite ou osteoartrite

Como saber se meu cachorro tem artrite ou osteoartrite

Infelizmente nossos cachorros, assim como nós, também podem sofrer de dor nas articulações devido a artrite ou osteoartrite. A artrite e a osteoartrite, são doenças muito dolorosas que impõe uma…

Veja Também no Blog do Gato

Fitoterapia para gatos mais velhos

Fitoterapia para gatos mais velhos

Você já pensou em utilizar a fitoterapia para o tratamento de gatos mais velhos? Fitoterapia, é o tratamento que utiliza plantas medicinais ou o extrato de plantas, para tratar doenças…

 

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro