Saúde
maio 7, 2013 postado por Blog do Cachorro


Diabetes Canina – O que você precisa saber?

Diabetes canina

Vamos entender o que é a diabetes. Primeiro, tenha em mente que um diagnóstico de diabetes canina não é uma sentença de morte para seu peludo. Uma boa atitude é adotar uma alimentação mais saudável e própria para as necessidades dele. Felizmente a diabetes canina tem controle e com um pouco de dedicação pode ser superada. A diabetes canina , assim como a diabetes humana, é uma alteração no funcionamento do pâncreas que leva à deficiência na produção de insulina. Consequentemente, existirá um aumento na taxa de glicose  do sangue o que desencadeará um volume maior de urina.

Na maioria dos casos, os cachorros que sofrem de diabetes mellitus são afetados pela forma insulino-dependente (IDDM, Insulin-Dependent Diabetes Mellitus), e  necessitaram de terapia com insulina durante toda sua vida.

diabetes canina

Diabetes Canina

O diabetes aparentemente afeta duas vezes mais as fêmeas do que os machos. Os cachorros afetados pelo Diabetes costumam apresentar sintomas por volta de 7-8 anos de vida. Infelizmente as causas desta doença não são bem conhecidas, mas existem fatores que podem desencadear o aparecimento de diabetes. Um destes fatores certamente é a predisposição genética do cachorro. A pancreatite (inflamação do pâncreas), a ileíte (inflamação do íleo), o uso de drogas diabetogênicas (corticosteroides, epinefrina, glucagon) e, não menos importante, a obesidade são alguns fatores conhecidos que podem levar um cão a desenvolver a doença. A maioria dos proprietários de cães diabéticos vão ao veterinário somente após perceber alguma alteração em seu cachorro,  como por exemplo a perda de peso, mesmo que o cão esteja com mais fome do que o habitual (polifagia), urinar muito (poliúria) e beber muito (polidipsia). Tais sinais são sintomas clássicos da diabetes canina.

O veterinário, ao observar estes sintomas, provavelmente irá analisar a glicemia do cachorro. Os sinais clínicos, que foram observados pelo proprietário e a presença de hiperglicemia persistente com glicosúria,  avaliado pelo veterinário, são suficientes para diagnosticar diabetes mellitus em cachorros.

O Tratamento da diabetes mellitus em cães

Geralmente o tratamento da diabetes canina é feito com a aplicação de injeções subcutâneas diárias de insulina e frequentemente a dose estabelecida pelo seu médico veterinário deve ser reavaliada. O tratamento com insulina deverá normalizar os níveis de glicose no sangue, tanto quanto possível (assumir valores entre 100 e 250 mg / dl) e  eliminará a glicosúria.

O tratamento de um cão diabético necessita também de uma dieta apropriada, e de  exercícios físicos contínuos, além de um controle veterinário constante.

A terapia nutricional visa  manter uma taxa de calorias adequadas que serão ingeridas pelo cachorro, tentando evitar um aumento excessivo do açúcar no sangue,  e prevenindo obesidade. As dietas mais adequadas para este caso são alimentos ricos em fibras. Uma das melhores opções entre as rações industrializadas é a Hills Prescription Diet w/d. Também existem outras empresas que oferecem rações de linha medicinal para pacientes em tratamento para diabetes.

Com exercícios frequentes com caminhadas diárias e brincadeiras, muitos cães melhoram a resistência e conseguem levar uma vida normal. A expectativa de vida de cães com diabetes canina tratados com insulina adequadamente é de muitos anos.

Saiba + Sobre diabetes canina

Diabetes em cães: sintomas, tratamentos – Site M de Mulher

Diabetes Canina – em inglês

Clínica Veterinária Vet Vida Dra Andreia Fragoso

Veja + sobre assuntos relacionados a problemas alimentares em cães aqui no blog :

Receitas para cachorro convalescente

Gastroenterite canina – Causas, sintomas e tratamento

Meu cachorro dá trabalho para comer

Os perigos da suplementação alimentar para cachorros

Os perigos da ração industrializada para cachorros

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro