Prevenção
outubro 17, 2014 postado por Blog do Cachorro


O cão não é o vilão

Você já ouviu falar sobre a leishmaiose visceral canina?

Esta terrível doença que afeta principalmente os cães e as pessoas, por se tratar de uma zoonose (doença que é transmitida de animais para pessoas), mata hoje no Brasil cerca de 350 pessoas por ano. Já falamos um pouco a respeito desta doença aqui no Blog do Cachorro, você pode conferir este artigo no link: Leishmaniose Visceral Canina

A Arca Brasil e da OSCIP Ampara Animal estão realizando uma campanha muito bacana, “O cão não é o vilão!” que visa o fim do extermínio desnecessário de animais que apresentam esta doença, afinal ela pode ser tratada. O Brasil é hoje o único país do mundo que utiliza o sacrifício como forma de combate a leishmainise visceral canina. Sacrificar é desumano e ineficaz para prevenir a leishmaniose.

Leishmaniose - O cão não é o vilão! Prevenção é a solução!

Leishmaniose – O cão não é o vilão! Prevenção é a solução!

A campanha “O cão não é o vilão! Prevenção é a única solução”, tem como objetivo amplificar e levar esclarecimentos sobre o tema da Leishmaniose Visceral Canina (LVC) – principal zoonose do país – aos proprietários e simpatizantes da causa dos animais; imprensa; ONGs; veterinários e autoridades.

“O impacto dessa terrível doença nas cidades endêmicas é desolador, com o aumento do abandono e dos maus tratos aos cães, muitos deles acabam mortos em nome da saúde pública.”

O cão não é o vilão!

O cão não é o vilão! Clique para ampliar

O intuito dos organizadores desta importante campanha é informar a sociedade para que nós possamos exigir mudanças efetivas em relação às políticas públicas, para proteger não apenas nossa família mas principalmente nossos animais que são condenados a morte devido ao despreparo absoluto de nossos governantes.

O principal objetivo da campanha “O cão não é o vilão! Prevenção é a única solução” é:

  • Revogar a portaria interministerial 1426/98  que proíbe o tratamento dos animais infectados ou doentes
  • Solicitar a revogação do atual programa de vigilância e controle da Leishmaniose Visceral, dando ênfase ao controle do mosquito vetor
  • Proteger e defender os direitos dos animais, em particular dos cachorros, que são seres sencientes e fazem parte de nossa família
Leishmaniose - O cão não é o vilão! Prevenção é a solução!

Leishmaniose – O cão não é o vilão! Prevenção é a solução!

A campanha contra o extermínio de cães em decorrência da contaminação através do mosquito flebótomo tem o apoio de famosos que vestem a camisa e dizem NÃO à eutanásia de cães.

A campanha explica para a população que é a falta de uma política pública eficiente que se traduz na morte de milhares de cães e na disseminação da doença entre as pessoas.
Portanto finalmente estamos frente a frente com uma campanha inteligente que é pautada na informação como arma para mudar esse cenário.

Artistas e personalidades já vestiram a camisa em apoio a campanha da ONG ARCA Brasil e da OSCIP Ampara Animal, contra a eutanásia em decorrência da Leishamaniose Visceral Canina. E graças ao apoio de pessoas públicas como; Fafá de Belém, Cléo Pires, Fernanda Tavares, Thaila Ayala, Ellen Jabour, Doda Miranda, Nasi, Arnaldo Antunes, Giovanna Ewbank, Fiorella Mattheis, Yasmin Brunet, Bruna Lombardi, Mariana Lima e Dani Lins, talvez, estejamos finalmente, prestes ao fim deste extermínio hediondo e repulsivo que o governo infringi aos nossos cães.

O cão não é o vilão- sacrificar é desumano e ineficaz para prevenir a leishamaniose

O cão não é o vilão- sacrificar é desumano e ineficaz para prevenir a leishmaniose!

Esses grandes nomes da TV, dos esportes e da música vestiram literalmente a camisa e fazem coro ao lema “Prevenção é a Única Solução!”. Com essa atitude, estão ajudando os animais e também os cidadãos brasileiros, expostos a uma política pública extremamente equivocada, cruel e arriscada para todos, já que é considerada ineficiente por especialistas.

Também é importante frisar que nem a Organização Mundial de Saúde (OMS), nem a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), preconizam a matança de animais como política de controle da Leishmaniose. O Brasil é o único país do mundo a adotar essa prática!

Leishmaniose - O cão não é o vilão! Prevenção é a solução!

Leishmaniose – O cão não é o vilão! Prevenção é a solução!

O Blog do Cachorro sempre se manifestou contra a eutanásia de cães, especialmente em casos como esses. O Blog do Cachorro também apoia esta campanha, e enaltece a importante iniciativa por parte destas entidades. Diga não ao extermínio de cães!

Informe-se sobre a doença e lute para que o governo tome as providências necessárias para que este massacre tenha finalmente um fim!

O destino de nossos cães está nas nossas mãos, proteste!

Assine a petição e ajude nossos cães!

Veja mais sobre a campanha contra a eutanásia de cães devido a leishmainiose no site:

O cão não é o vilão!

Curta a acompanhe a Fan page da campanha no Facebook

O cão não é o vilão

Veja o artigo completo sobre a leishmaniose visceral canina (calazar) aqui no Blog do Cachorro

Leishmaniose visceral canina

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro