Raças
fevereiro 15, 2013 postado por Li Kuvasz


Norfolk Terrier

O Norfolk Terrier  surgiu no final do século passado na Inglaterra nos distritos de Cambridge e de Norwich, no condado de Norfolk, a raça originou-se de cruzamentos de raças como antigo Bedlington Terrier ,o Staffordshire Bull Terrier e um terrier dourado, Irish Terrier, de patas curtas.

O Norfolk Terrier  nasceu da  ideia de se obter um cão para caça de roedores e pequenos animais que invadiam as plantações.
Ele necessitava ter a pelagem protetora para livra-los de eventuais mordidas de roedores, além de ter grande agilidade, constituição forte, instinto para caça e patas curtas para que descobrissem tocas no solo.
O Norfolk e o Norwich Terrier eram considerados a mesma raça, o que realmente diferencia ambas as raças é o formato e posicionamento das orelhas, que no caso do Norfolk são caídas enquanto que as do Norwich são eretas.

Norfolk Terrier

A raça Norwich Terrier só foi reconhecida no ano de 1932 pelo The Kennel Club. Apesar disto, a divisão da raça Norfolk e Norwich só aconteceu em 1965 quando ficou definido que todos os Norwich com orelhas eretas receberiam o nome de Norwich Terrier e os com orelha caída o nome de Norfolk Terrier.

No seu aspecto geral ele é é um dos menores terriers, carinhoso, compacto forte e rústico, têm uma boa ossatura e são aceitas cicatrizes.
Sua personalidade alegre e extrovertida, faz do Norfolk Terrier, uma boa companhia para crianças, são muito espertos, brincalhões, ativos e de uma lealdade muito grande, mas não são cães de colo, apesar do tamanho. Se adaptam dentro de casa e apartamento, mas é bom ser exercitado para gastar a energia.

A pelagem do Norfolk é dura, de arame, o que os diferencia dos outros terriers, é que não precisam de tosa e escovação freqüentes e não passam por muda de pelo na mudança de estação.
Os cães de exposição não devem ser tosados e banhados com muita freqüência para que a pelagem não amacie, invés da tosa, são praticados o stripping que é a retirada manual dos pelos.

Dê índole amável, o cachorro da raça Norfolk tem muitas qualidades e são utilizados nas mais diversas provas. No EUA exemplares da raça Norfolk participam de provas com tocas artificiais e se destacam na caça esportiva a Marmota, cavando várias tocas de até 1,5 m. Na Suécia praticam agility, aprendem truques com facilidade e até farejam pistas.

Raríssimos no Brasil, apenas 5 registros em 2008.

País de origem: Grã Bretanha
Raça : Norfolk Terrier
Outros nomes: Norwich Terrier
Função original: Caça
Utilização: Caça e companhia
Tamanho: 25 a 26 cm
Peso: 4,5 a 5,5 quilos
Porte: Pequeno
Expectativa de Vida: 12-16 anos
Temperamento: Sociável, amável, rústico, alerta e destemido
Adestrabilidade: Média
Latido: Médio
Agressividade: Baixa
Grupo 3: Terriers
Necessidade de exercício diário: Médio
Cor: Vermelho (todos os tons), trigo, preto e castanho e grisalho.
Norfolk TerrierNorfolk TerrierNorfolk TerrierNorfolk TerrierNorfolk TerrierNorfolk TerrierNorfolk TerrierNorfolk TerrierNorfolk TerrierNorfolk TerrierNorfolk TerrierNorfolk TerrierNorfolk TerrierNorfolk TerrierNorfolk Terrier

Para saber mais sobre o Norfolk Terrier Clique aqui

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Sou apaixonada por cachorro, não consigo imaginar minha vida sem eles. É muito bom poder falar sobre nossos amigos peludos aqui, crio Kuvasz e Norfolk Terrier, e será muito prazeroso dividir aqui nossas experiências.

Ver artigos de Li Kuvasz