Adestramento
dezembro 26, 2013 postado por Blog do Cachorro


Como ensinar o cachorro a fazer xixi e cocô no lugar certo

Como ensinar o meu cachorro a fazer xixi e cocô no lugar certo?

Quando adquirimos um filhote de cachorro, é extremamente comum que ele fique perdido e acabe fazendo xixi e cocô em qualquer lugar. O ambiente é novo e a lógica de um cachorro certamente não acompanha a nossa ideia de qual é o lugar mais adequado para fazer xixi e cocô. Ao fazerem xixi e cocô em um lugar indesejado, os cães podem danificar móveis, aparelhos eletrônicos, plantas e jardim, deixando marcas de urina no gramado ou no carpete. Assim como as crianças, os cachorros precisam aprender como é certo, e o primeiro passo a ser tomado é  escolher um lugar onde você deseja que seu cachorro faça suas necessidades. Com o local escolhido, será necessário iniciar um trabalho consistente de adestramento, aliando as técnicas de reforço positivo e carinho.

Demarcar um lugar onde seu cachorro pode fazer xixi e cocô

Se você conseguir demarcar fisicamente o lugar onde seu cão pode fazer suas necessidades, tornará o aprendizado bem mais fácil. Cachorros tem mais facilidade em compreender o que você espera dele se tiverem como auxílio uma demarcação visual do espaço. Procure indicar a área onde seu cachorro usará como “banheiro” utilizando recursos visuais e sensoriais, para que ele possa identificar com facilidade o perímetro. Se você mora em casa com quintal, crie um espaço com cercas baixas de madeira ou arame, ou utilize ainda elementos como pedras decorativas para criar um sinal visual que o cachorro terá como referência para lembrá-lo onde deve fazer xixi e cocô.

Como fazer que o cachorro queira fazer xixi e cocô no mesmo lugar?

Cachorros adoram rotina e por isso é muito fácil que seu cão desenvolva hábitos. Se o seu cão já faz xixi ou cocô habitualmente em um lugar específico, o cheiro daquele lugar fica na memória do cachorro e será muito fácil se este for o lugar permitido que ele faça xixi e cocô. Justamente por isso, pode ser um desafio convencer um cachorro a mudar de ideia sobre onde fazer xixi e cocô. No entanto, se você for paciente e consistente no adestramento, poderá ensinar seu cachorro a usar uma nova área para fazer as necessidades no lugar certo.

Dicas para seu cachorro fazer xixi e cocô no lugar certo

  1. Jamais permita que ele faça suas necessidades em um lugar que você considera impróprio.
  2. Recompense-o sempre que fizer xixi e cocô no lugar apropriado.
Necessidades no lugar certo - Como ensinar o meu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo?

Necessidades no lugar certo – Como ensinar o meu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo?

Para ajudar o seu cachorro a adquirir um novo hábito, você terá que acompanhá-lo constantemente para impedi-lo que faça  xixi e cocô em todas as outras áreas consideradas impróprias. Este treinamento poderá demorar um tempo para dar resultado. Uma dica importante que ajudará bastante seu cão a adquirir este novo hábito, é deixá-lo passear sempre nos mesmos horários que ele faz suas necessidades habitualmente, sempre oferecendo-lhe oportunidades regulares para fazer xixi e cocô. No entanto, você terá que acompanhá-lo, e nesta etapa do processo é necessário que você utilize uma guia com colar para orientar o cão e levá-lo até o lugar onde você deseja que ele faça suas necessidades, especialmente se você vive em uma casa com quintal grande, onde há muito espaço e maior possibilidade de erro. Quando vocês chegarem ao local escolhido, aguarde até que o cachorro faça xixi ou cocô. Se ele não estiver acostumado a fazer xixi ou cocô de coleira, pode ser que você tenha que esperar algum tempo a mais. Uma outra dica interessante é que você procure caminhar com o cão um pouco ao redor da região que você escolheu. Neste momento, tente ser o mais silencioso e discreto possível, então continue caminhando em direção à área estipulada para que ele faça xixi e cocô. Se o seu cachorro não fizer xixi e cocô no lugar certo entre três e cinco minutos, leve-o de volta para dentro de casa e tente novamente entre 20 a 30 minutos mais tarde. É importante que você ofereça ao cachorro a oportunidade de fazer suas necessidades em um espaço curto de tempo: esta frequência irá fazer com que o cão assimile mais consistentemente que este é o lugar certo para fazer suas necessidades.

Como recompensar seu cachorro quando ele fizer xixi e cocô no lugar certo?

Quando seu cão fizer xixi e cocô no lugar que você escolheu, parabenize-o, mas faça isso com calma, evitando euforia. Nada de voz alta e festinhas, isso causa um comportamento histérico por parte do cachorro, e pode comprometer toda a seção de treinamento. Quando ele terminar, diga calmamente: muito bem, bom garoto ou boa menina. Recompense-o imediatamente com o petisco que ele mais gosta, apenas um pedacinho e lembre-se de não fazer com que saia do local para receber a recompensa. mantenha a calma e recompense-o sem grandes movimentos. O petisco deverá ser o mais delicioso para o paladar de seu cachorro, lembre-se que você deverá causar na cabeça dele uma lembrança de prazer. Um petisco e um carinho sem exageros, deverão imprimir na memória do seu cachorro exatamente a lembrança que estamos buscando. Para isso você pode testar guloseimas caseiras, como pequenos pedaços de fígado de frango cozido, por exemplo. Reserve estes mimos especiais somente para estes momentos, ou seja, ofereça ao seu cachorro apenas quando ele fizer xixi e cocô no lugar certo.

O tempo é crucial – Para que o cachorro compreenda o motivo pelo qual está sendo recompensado, a recompensa deve ser oferecida no momento em que ele estiver terminando de fazer o xixi e o cocô no lugar certo. Por esta razão, você precisa estar preparado para recompensar o cachorro imediatamente, sem movê-lo daquele local. É sempre interessante manter uma quantidade reservada de petiscos para seu cachorro em um lugar de fácil acesso e que esteja sempre à mão, de forma que  não seja um transtorno para sua rotina na hora de levar seu cachorro para fazer suas necessidades. Lembre que para ensinar seu cachorro a ter um comportamento equilibrado e coerente, você também deve apresentar um comportamento firme e consistente. Seu cão não poderá perceber que você está perdendo o controle da situação. É vital que você acompanhe sempre seu cão até o lugar que será permitido que ele faça xixi e cocô, mesmo que ele já esteja fazendo certo. Continue acompanhando o cachorro por algum tempo a mais e não deixe de recompensá-lo na hora exata. Se você deixar para recompensar o cachorro em um momento posterior, possivelmente estará ocasionando um comportamento obsessivo, e isso será será muito mais difícil de corrigir no futuro.

Se o seu cachorro for do tipo brincalhão, você pode brincar um pouco com ele como recompensa. Também é permitido um simples passeio junto ao cachorro como forma de recompensá-lo, desde que, é claro, o seu cachorro adore passear. A ideia é despertar no cachorro um sentimento de satisfação, sempre que ele utilizar a área estipulada para que ele faça xixi e cocô no lugar certo.

Aumentando a liberdade do cachorro

Para fixar o treinamento na mente do cachorro, é necessário que este processo se repita durante algum tempo. Após algumas semanas de treinamento, o seu cachorro já pode estar fazendo xixi e cocô no lugar certo. Mas e depois? Como ter a certeza de que ele vai acertar o lugar quando não estiver utilizando a coleira? A chave para o sucesso do treinamento é aumentar a liberdade do seu cachorro de forma gradativa. Evite mudanças bruscas logo nos primeiros dias de treinamento e experimente deixá-lo mais à vontade somente após algumas semanas de treinamento.

    • Primeiro passo : Utilizando a guia para reforçar o aprendizado

      Durante os passeios no quintal com seu cachorro, utilize uma guia longa e resistente, com aproximadamente um metro de comprimento, para quando estiver ensinando a fazer xixi e cocô no lugar certo. Este tipo de guia permite que você permaneça um pouco distante do seu cachorro, mas ao mesmo tempo, ao contrário das guias retráteis, ele não oferece tanta liberdade ao seu cachorro. Isso é muito importante para a eficácia de qualquer treinamento. Na verdade, as guias retráteis são “deseducadores” de cães e eu não aconselho que você utilize uma guia como essas em nenhuma circunstância. Quando estiver encaminhando-se com seu cachorro para a área escolhida, coloque a coleira com a guia e deixe o cachorro caminhar sem você guiá-lo, com a guia solta, de forma que ele arraste a guia pelo chão. Mantenha-se a uma distância média, de forma que, caso ele esteja  encaminhando-se para a área permitida para fazer xixi e cocô, você tenha condições para aproximar-se e oferecer-lhe a recompensa. Se seu cão estiver encaminhando-se para um lugar diferente do demarcado, você de estar pronto para pegar a guia e encaminhá-lo para o lugar estipulado. Lembre-se que tudo isso deve ser feito com calma, e é fundamental repetir este treinamento até que, sem a sua orientação, o cachorro comece a ir sozinho para a área designada para ele faça xixi e cocô.

    • Segundo Passo: supervisionar sem a guia

      Após essas primeiras semanas de adestramento, chegamos no ponto do aprendizado onde o seu cachorro já está quase apto a fazer xixi e cocô no lugar certo sem a sua supervisão. Nessa etapa, é provável que você não precise mais utilizar a guia. Mantenha apenas a coleira em seu pescoço e tenha a guia à mão apenas como precaução. Se o seu cachorro esquecer o lugar determinado para fazer suas necessidades, utilize a guia e repita o treinamento por mais algum tempo antes de tentar novamente sem o uso da guia.

      Mas se tudo correr bem, mantenha uma distância segura e continue observando seu cachorro atentamente. É improvável neste ponto do adestramento, que ele acabe se distraindo a ponto de esquecer o lugar demarcado, mas é sempre bom manter-se atento. Caso você perceba a intenção do cachorro em fazer xixi ou cocô em um lugar diferente, chame-o pelo nome para que ele pare. Dirija-se calmamente ao seu cachorro, sem gritar e sem gesticular engate a guia na coleira. Caminhe com seu cão até que ele faça suas necessidades no lugar determinado. Como de costume, recompense seu cachorro, sem exageros. Se, toda vez que você companhar o seu cachorro, ele se mostrar apto a fazer xixi e cocô no local certo, sem hesitação, é sinal que tudo está correndo como previsto e você já pode passar para o próximo passo.

    • Terceiro Passo: supervisionar o passeio do cachorro de dentro de casa

      A intensão de todo este processo de aprendizagem é fazer com que seu cachorro compreenda que para ele é sempre um ótimo negócio fazer xixi e cocô na área estipulada por você, pois além de ser recompensado, ele também desfruta de sua companhia, o que sempre é um momento de grande prazer para um cachorro. Agora o grande desafio é você fazer com que ele continue achando uma ótima ideia fazer xixi e cocô no lugar certo, mesmo sem a sua presença. No momento em que você for soltar seu cão para que ele vá fazer suas necessidades, abra a porta, mas desta vez não saia come ele, no entanto fique olhando seu cachorro através da porta ou de uma janela. Se o cachorro utilizar a área estipulada para fazer xixi ou cocô, saia tranquilamente e recompense-o. Caso ele tente utilizar uma área diferente para fazer suas necessidades, chame sua atenção, fale o nome do cachorro e aponte o lugar correto. Tenha em mente que o sucesso de qualquer tipo de adestramento canino é sempre a repetição e o reforço positivo.

 

Reforce o treinamento constantemente!

Depois de você e seu cachorro terem percorrido um logo caminho, passando por inúmeras etapas  de treinamento até chegarem juntos a este ponto, certamente seu cachorro adquiriu o hábito de fazer xixi e cocô no lugar certo, ou seja, escolhido por você. No entanto, é muito importante preservar este hábito, para que seu cão mantenha-se na linha. Para isso você precisa recompensar o cachorro regularmente. Note que também é importante não recompensar o cachorro de forma sistemática, ou seja, todas as vezes que ele fizer xixi e cocô no lugar certo, pois isso pode causar um comportamento obsessivo. Quando estiver por perto, continue a observar e encaminhe-se sempre que possível até ele para recompensá-lo de imediato. Lembre-se que você sempre poderá utilizar-se de outras formas de recompensar seu cão, como brincadeiras e carinho, de acordo com as técnicas mais eficazes que você tenha encontrado no início do treinamento.

Ensinar o cachorro a fazer xixi e cocô no lugar certo – O que NÃO fazer?

JAMAIS puna seu cachorro, nem verbalmente, muito menos fisicamente.  Falar alto, gritar, e chamá-lo insistentemente pelo nome é a pior técnica para reforçar um aprendizado. Na verdade, o efeito gerado por atitudes como essas, pode ser exatamente o oposto do desejado, além de haver grande possibilidade de causar transtornos emocionais, muitas vezes irreversíveis, especialmente para um filhote. Conforme mencionado mais acima, nunca recompense seu cão longe do local do treinamento: é importante que ele seja recompensado no momento em que fizer xixi e cocô no lugar certo. Oferecer a recompensa tardiamente pode ocasionar um comportamento de histeria no cão, fazendo com que ele tenha mais dificuldade de reter as lições, e pior ainda, criando a possibilidade de que ele adquira outros comportamentos indesejados.

Xixi e cocô no lugar certo - Infográfico: site Como Adestrar um Cão

Xixi e cocô no lugar certo – Infográfico: site Como Adestrar um Cão

Saiba + Sobre Como ensinar o seu cachorro a fazer xixi e cocô no lugar certo

Como ensinar seu cachorro a fazer xixi no lugar certo  (site: Como Adestrar um Cão)

Ricardo Tamborini – adestrador e comportamentalista canino

Veja + Sobre este assunto aqui no Blog do Cachorro

Como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo

Como limpar xixi de cachorro?

Veja + Sobre Assuntos relacionados ao seu cachorro

Tudo sobre cuidados e saúde dos cachorros

Por que os cachorros comem grama?

Eca… Meu cachorro comeu cocô

10 Coisas que você não sabia sobre o seu cachorro

Cachorro pode comer chocolate?

Pão – Cachorro pode comer pão?

Coleira – Como passear de coleira com o seu cachorro

Buscar e devolver a bolinha – Ensine o seu peludo!

Cachorro não pode comer – Alimentos que fazem mal para os cachorros

Cachorros cavam – Mas porque os cachorros cavam?

Quantas vezes devo alimentar meu cachorro?

Ensinando o cachorro a sentar – Comandos básicos – Parte 1

Cachorro pequeno – Tamanho não é documento

Vacina para cachorro – Esquema de vacinas para cachorros filhotes

Meu cachorro está gordo?

Morangos na dieta – Cães podem comer morangos?

Veneno de Rato – Intoxicação por veneno de rato em cães

Cachorros podem beber leite?

Tosa – Tosar ou não tosar o meu cachorro?

Tipos de tosa – Principais tipos de tosa para cães

Displasia coxofemoral em cães

Bicheira – Saiba como prevenir e tratar a bicheira

Insetos, picadas e mordidas em cachorros – O que fazer?

Leptospirose canina – Entenda melhor a leptospirose

Cinomose – Sintomas, Diagnóstico e Tratamento

Conjuntivite em cães – Saiba como tratar seu cachorro

Banho – De quanto em quanto tempo devo dar banho no meu cachorro?

Carrapatos – 10 Maneiras de manter seu cachorro protegido e livre dos carrapatos

Calor – Cuidados com os cachorros no verão

Porte do cachorro – De que tamanho meu cachorro vai ficar?

Problemas de visão em cachorro

Prisão de ventre – Constipação intestinal em cachorro

Gastroenterite canina – Causas, sintomas e tratamento

Plano de saúde para cachorro

Cuidados com o cachorro no inverno

Hotel para cachorro – Onde deixar o meu cachorro?

Cachorro e gravidez, pode?

Cachorro com medo de fogos? Aprenda a controlá-lo!

Os perigos da ração industrializada para cachorros

Como convencer os adultos a ter um cãozinho em casa

Brinquedos para cachorro – faça você mesmo

Como limpar xixi de cachorro?

Minha família está pronta para adotar um cachorro?

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro