Filhote
dezembro 4, 2012 postado por Blog do Cachorro


Meu filho quer um cachorro… e agora?

Frequentemente, nossas crianças são incentivadas a querer levar para casa um animal de estimação: como devemos reagir a este pedido?

De repente, meu filho quer um cachorro… A maioria das crianças quer um animalzinho para criar. Ele pode ser um cão, um gato, ou até mesmo um porquinho da índia ou outro animal de estimação de qualquer espécie, o pedido vem de surpresa e as reações dos pais nem sempre são as melhores:

  • Teremos sujeira para limpar!
  • Quando sairmos de férias quem vai cuidar dele?
  • Você é muito jovem para cuidar um filhote de cachorro!

 Meu filho quer um cachorro! E agora?

Meu filho quer um cachorro! – E agora o que devo fazer?

Como resultado, as crianças são muitas vezes obrigadas a desistir dessa experiência e deve se contentar com animais de pelúcia ou acabam mergulhando de cabeça em seus mundos virtuais. Definitivamente um filhote de cachorro em casa demanda uma série de sacrifícios adicionais e trabalho árduo, mas não devemos deixar de considerar que são muitos os benefícios que esta experiência pode significar para o nosso filho.

Para muitas crianças cuidar de um filhote significa compreender o quão pequeno e vulnerável é um filhotinho, que para se desenvolver, ele como nós, depende inteiramente de cuidados de um responsável e esta responsabilidade ajuda a desenvolver o caráter das crianças.

Meu filho quer um cachorro! – A convivência de uma criança com um filhote de cachorro ensina muito aos nossos pequenos.

Os cuidados com um animal de estimação, envolve responsabilidades como levar para passear, dar comida na hora certa, não permitir que ele faça bagunça, enfim, educar. Estas atividades estimulam o desenvolvimento de uma atitude de respeito e consideração para com o ambiente e a natureza e também estimulam a estabelecer relações de cuidado com o próximo, respeito e liderança. A criança ao cuidar de seu animal de estimação adquire uma maior consciência das necessidades dos outros. Além disso, o potencial terapêutico inerente a uma relação positiva com os animais, melhora consideravelmente a qualidade de vida social da garotada.

Meu filho quer um cachorro! – Animais de estimação e crianças podem viver juntos?

E a resposta é: definitivamente sim!

Meu filho quer um cachorro! E agora?

Meu filho quer um cachorro! E agora?

Talvez todos os pais devessem encorajar as suas crianças a cuidar de um filhote de cachorro, mesmo que isso signifique abrir mão de perfeita ordem e limpeza na casa. Quando a criança passa por um momento crítico, como o tratamento de uma doença, ou separação dos pais, ou nascimento de um irmão, ou uma transferência, ou um momento difícil na escola, um animal pode trazer conforto e proporcionar companhia.

Nós muitas vezes tentamos compensar a falta de um animal em casa com com um animal de brinquedo ou “virtual”, mas não é a mesma coisa. Ainda mais hoje em dia em que a Internet e os jogos absorvem tanto do tempo das crianças, ter um animal dentro de casa, pode até aumentar o trabalho, mas o contato entre crianças e animais, promove o crescimento equilibrado e a saúde física e mental, não só para os nossos filhos, mas também para nós adultos.

Saiba + Meu filho quer um cachorro!

Veja + Como escolher um cachorro

TESTE : Minha família está pronta para adotar um cachorro?

Levando o filhote para casa nova

Como comprar um cachorro de raça?

Cachorro macho ou fêmea? Como escolher um cachorro?

O que comprar para meu filhote?

Porque ter um cachorro – Por que amamos cachorros?

Filhotes enxergam e ouvem ao nascer?

A importância da brincadeira para a vida de um filhote de cachorro

Cachorro macho ou fêmea? Como escolher um cachorro?

Primeira noite do filhote – Chegando em casa

Qual a hora ideal de tirar um filhote da ninhada?

Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes

Irmãos de ninhada – Cães reconhecem que são irmãos?

Cachorros de raça pura

Como convencer os adultos a ter um cãozinho em casa

GUIA PARA AQUISIÇÃO DE UM FILHOTE SAUDÁVEL – PARTE I

Guia de Raças de Cachorros

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro