Saúde
outubro 1, 2013 postado por Blog do Cachorro


Exercício para cachorros – Meu cachorro precisa fazer exercícios?

Fazer exercício é sempre muito importante para manter a boa saúde do organismo, é assim para nós humanos, também é assim para nossos cachorros. Mas qual é a necessidade de exercícios físicos diários para seu cachorro?

Bem, todos sabemos que cachorros devem fazer exercícios regularmente, ao menos duas caminhadas ao dia são sempre muito recomendadas por adestradores e apoiadas por veterinários. Cães são animais que por natureza vivem caminhando e privá-los de caminhar poderá acarretar em problemas comportamentais, é caminhando que o cachorro define seu lugar no grupo familiar. Cães também podem fazer vários espotes, especialmente concebidos para cachorros que além de fazerem bem para a saúde, aumentam a socialização e propiciam momentos agradáveis de diversão entre você e seu cachorro.

Exercício para cachorros -  Meu cachorro precisa fazer exercícios?

Exercício para cachorros – Meu cachorro precisa fazer exercícios?

 

Quais os benefícios do exercício físico para cachorros?

  1. Aceleram o metabolismo prevenindo a obesidade.
  2. Aumentam a resistência respiratória e cardiovascular.
  3. Auxilia na digestão dos alimentos.
  4. Evita o stress e o cansaço.
  5. Previnem a diabetes mellitus.
  6. Mantém o tônus muscular e as articulações flexíveis.
  7. Melhora a socialização.

 

Mas infelizmente alguns peludos podem ter problemas de saúde ao se exercitar e neste caso é indicado que você tenha um longa conversa com seu veterinário para saber exatamente como e de que maneira poderá exercitar seu cachorro.

Quais os cachorros que não podem fazer exercício?

  1. Cachorros no pós cirúrgico, a não ser que tenha sido indicado pelo veterinário.
  2. Cachorros que tenham problemas cardíacos ou respiratórios.
  3. Cachorros com problemas nas articulações, degenerativos ou inflamatórios.

 

No caso de caminhadas, em dias de calor forte é prudente evitar exercitar seu cachorro nos horários mais quentes, nestes dias prefira o começo da manhã ou o final da tarde, pois para alguns cachorros, como por exemplo, algumas raças de cães como o Buldogue Inglês, o Buldogue Francês, o Boston Terrier e o Shar Pei são muito sensíveis ao calor. De forma geral, qualquer cachorro pode acabar queimando as solas das patas em um chão muito quente. Sempre teste com sua mão o solo, se o calor queimar sua mão, certamente queimará a pata de seu cachorro.

Também cachorros de grande porte com menos de 8 meses de idade não devem fazer exercícios físicos com muito impacto, pois filhotes de grande porte, nesta fase de suas vidas, ainda estão desenvolvendo suas articulações. Neste caso é recomendável que eles pratiquem apenas exercícios de baixo impacto, que são exercícios leves que não causam estresse nas cartilagens das articulações, bons exemplos de exercícios leves são a caminhada, a natação e brincadeiras no jardim, como recuperar a bolinha, entre outras. Você deverá evitar exercícios como saltos e corridas. Jamais saia com um filhote para andar de bicicleta, com ele correndo de coleira, ou de carro, com ele do lado de fora, correndo de coleira, mesmo que seja devagar!

Cães que tenham displasia coxo-femural ou de cotovelos provavelmente terão restrições para fazer exercícios físicos, neste caso, estes cachorros irão necessitar de algum tipo de atividade física para manter a massa muscular, mas esta atividade física deverá ser de baixo impacto e de forma moderada.

Cachorros de qualquer tamanho também não devem se exercitar de forma exagerada após as refeições, pois propicia problemas digestivos como a torção gástrica.

Não esqueça de que cada cachorro é um indivíduo único e seu caso deverá ser tratado com todo carinho por você e também deverá ter o acompanhamento constante de um veterinário de sua confiança.

Saiba + Sobre exercício para cachorros

De quanto exercício meu cachorro precisa? (texto em inglês)

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro