Alimentação
março 25, 2013 postado por Li Kuvasz

Meu cachorro não quer comer

Meu cachorro dá trabalho para comer!

Mesmo o cachorro acostumado a comer ração desde filhote, em alguma fase da vida passa a dar trabalho para comer ração seca.

Quando seu cãozinho não quer comer pode ser um indicativo de que alguma coisa pode estar errada, ou não. Mas as vezes, seu cachorro não quer comer por alguns motivos mais simples e não é algo para se alarmar. Caso seu peludo esteja apenas a uma refeição sem comer, não entre em pânico, observe o seu comportamento mais um pouco.

Os filhotes são muito gulosos, dificilmente darão trabalho, porém quando estão passando pela transição para se tornarem adultos ou  fêmeas que estão experimentado o primeiro cio, geralmente ficam mais caprichosos para comer. Machos também podem perder o apetite em decorrência do cio de uma fêmea, mesmo que ela more do outro lado do muro e não no mesmo quintal.

Os cachorros que dão mais trabalho para se alimentar, são aqueles que recebem muitos petiscos, e os que tem acesso a cozinha ou até ficam ao lado dos donos na hora das refeições.

O primeiro passo é a escolha de uma ração de qualidade, escolhida a ração de acordo com a idade e porte do cachorro, deve-se fazer a introdução aos poucos para evitar diarreias.

Meu cachorro dá trabalho para comer

Evite trocar a ração do seu cachorro a cada pacote novo, isto faz com que o cachorro fique cada vez mais caprichoso.

Alguns cachorros fazem greve de fome, não comem mesmo, eles usam esta tática, pois sabem que você dará algo que ele goste, se ele realmente não estiver doente e estiver aceitando outros alimentos é sinal de que ele esta te manipulando. Se a cada vez que ele não quiser comer você der um petisco, carne ou comida caseira, será cada vez mais difícil ele aceitar a ração. O que não é um problema, contanto que você opte por oferecer ração caseira diariamente (feita exclusivamente para seu cão).

Evite misturar ração em lata, isto fará com que ele se acostume a comer somente se você der misturada, e se você não estiver disposto a cozinhar para seu peludo, é melhor não oferecer nada de diferente da ração seca, ele não ficará mais que dois dias em greve de fome.

Preparamos aqui no Blog do Cachorro uma receita que pode ser oferecida em duas refeições durante a semana, alimentos naturais são sempre mais indicados do que comidas em lata, tanto pelo valor nutricional quanto pelo sabor, esta receita foi elaborada especialmente com o intuito de balancear os nutrientes contidos em uma dieta a base de ração industrializada, você pode conferir este artigo clicando aqui. Esta pode ser uma forma de saber se seu cão está ou não em greve de fome.

Você também pode usar alguns truques para abrir o apetite, coloque um pedacinho de filé de frango para abrir o apetite ou algumas gotinhas de óleo comestível do atum ou da sardinha, se ainda assim, optar pela ração em lata, procure não mistura-la a ração, coloque apenas um pouquinho para abrir o apetite, geralmente eles relutam a dar a primeira mastigada, mas depois da primeira, o apetite fala mais alto e comem o restante da ração pura e seca. Um pedacinho de pão também pode ajudar a abrir o apetite.

Meu cachorro não quer comer – Como posso fazê-lo ter fome?

Meu cachorro não quer comer

Meu cachorro não quer comer

A ração deve ser colocada nos horários estipulados e retirada meia hora depois, mesmo que o cachorro não tenha comido, se a ração foi misturada ou molhada, não poderá ser fornecida novamente ao cachorro, a ração misturada ou umedecida fermenta rapidamente.

Outra situação que é muito frequente passar desapercebido pelos proprietários é que o momento em que seu cãozinho está fazendo suas refeições é um momento em que ele precisa estar tranquilo, muitos animais não conseguem focar no alimento quando existem distrações acontecendo ao seu redor, pessoas passando, eletro domésticos ligados ou crianças gritando, muitos cachorros não querem comer pois não conseguem se concentrar na ração devido a tanto movimento. Procure reservar um local tranquilo para ele, isso poderá ajudar bastante.

Existe também a alimentação natural que não é resto de comida tão pouco a nossa alimentação caseira. O alimento caseiro para cães é uma dieta que pode ser formulada por um nutricionista pet, ou precisa de um pouco de pesquisa para ser feita. Ela leva em conta o porte do cachorro, idade e atividade. Sem esquecer que existem alguns alimentos que são proibidos para cachorros!

Se você optar por este tipo de dieta, temos alguns tutoriais sobre estes temas aqui no blog e continuaremos a falar por aqui sobre receitas, medidas e valores nutricionais dos alimentos. Tenha em mente que se seu cachorro não quer comer por que o paladar da comida industrializada não é atrativo para ele, ou o grão da ração machuca seus dentes e gengivas, a comida caseira feita exclusivamente para ele, pode ser uma alternativa muito mais saudável e deliciosa, que pode oferecer valores nutricionais ainda mais elevados. Você precisará diversificar um pouco os ingredientes e precisará cozinhar mais ou menos a cada 4 dias, mas isso não será nenhum bicho de 7 cabeças.

Mas se meu cachorro não quer comer por algum problema de saúde?

Somente quando o cachorro estiver doente, se faz necessário uma dieta especial, neste caso, o retorno a ração após a melhora do cachorro dever ser gradativa, a cada dia vá diminuindo a alimentação caseira e aumentando a quantidade de ração até que esteja totalmente substituída por ração.

Assim que seu cachorrinho demonstrar qualquer sintoma ou comportamento diferente, busque sempre a orientação de um veterinário o mais rápido possível. Não brinque com a vida de seu peludo, muitas vezes não somos capazes de avaliar realmente o que está acontecendo com nosso amigão. O veterinário é a única pessoa que será capaz de fazer um diagnóstico preciso através de exames. O veterinário também é a única pessoa que está capacitada a receitar qualquer tipo de medicamento para seu cachorro.

Se seu cachorro não quer comer pode ser o indicativo de vários problemas de saúde como  infecções, virose, inflamações, depressão, problemas gástricos, digestivos, alguns mais graves, outros menos. Com exceção de cachorros com problemas psicológicos, se seu cachorro não quer comer por motivo de alguma doença física, os sintomas gerais que acometem os animais são: febre, desânimo, diarreia, vômito, esbranquecimento da mucosa, alteração na cor dos olhos, tosse, entre outros.

Outro motivo que pode levar seu cão a não querer comer, são verminoses. Existem vários tipos de parasitas que podem acometer seu cão, por isso é sempre muito importante fazer a vermifugação em filhotes e exames de fezes regulares em animais adultos, para saber se seu cachorro está ou não sofrendo por infestações de parasitas.

Em fêmeas a piometra é um fator que leva sua cadela a não querer comer, normalmente ocorre logo após o período de cio e necessita de cuidados urgentes.

Por isso é sempre fundamental toda vez que existir algo estranho, consultar um veterinário.

Mesmo animais que estejam passando por um quadro de depressão, ou fêmeas que possam estar passando por um quadro de pseudociese ou gravidez psicológica, e até outros problemas comportamentais , não devem ser ignorados por seus proprietários e precisam de tratamento médico, tanto quanto animais que não querem comer por problemas físicos. Para investigar a falta de apetite em decorrência de problemas psicológicos, seu veterinário irá questionar você sobre a rotina de seu cachorro, para saber se tudo está como de costume. Ele precisa descobrir se você ou sua família estão agindo de forma diferente, se alguém saiu de casa ou se distanciou do convívio com ele. São inúmeros fatores que podem acarretar a falta de apetite, fazendo com que seu cachorro não queira comer.

Meu cachorro não queria comer e já está sendo cuidado, como posso evitar que isso volte a acontecer?

Meu cachorro não quer comer

Meu cachorro não quer comer

Nós sempre sentimos quando nossos cães tem algum comportamento que se destaque de seu comportamento convencional. Por isso, seu cachorro não comer, pode ser simplesmente greve de fome, ou um leve desconforto de gazes, ou até ingestão de pelos. Mas também pode ser algo mais, e neste caso você sempre terá melhores resultados buscando ajuda veterinária o mais rápido possível.

A higienização do ambiente é sempre muito importante, mantenha seu peludo livre de parasitas e longe de substâncias tóxicas. Alerte todo mundo da casa para o perigo de certos alimentos que são tóxicos para os cães, se ingeridos por eles. você não deve oferecer petiscos e alimentos de seu prato, principalmente entre as refeiçoes. Observe seu peludo diariamente, dê uma examinada em seu corpinho ao fazer carinhos e fique atento a algo incomum.

Cães são seres vivos como nós, tem sentimentos e estão sujeitos a inúmeros fatores externos, precisam ser amados, abrigados do Sol e da chuva e protegidos do frio. Precisam ser respeitados e receber cuidados extensivos, como escovação, consultas de rotina, vermifugação, controle de parasitas, higiene, banhos e alimentação adequada para que estejam sempre saudáveis.

De qualquer forma, se seu peludinho parar de comer é sempre importante consultar um veterinário para saber se há algo de errado com a saúde de seu cachorro. Se seu cachorro não quer comer, a falta de apetite não pode se encarada como uma coisa normal, caso seu cachorro esteja sem comer há mais de 24 horas procure um veterinário de sua confiança.

E não esqueça, muitas vezes a rapidez com que buscamos ajuda veterinária faz toda a diferença para que nosso cão se mantenha saudável e feliz.

Saiba + Sobre meu cachorro não quer comer

Para saber mais sobre rações clique aqui

Clínica Veterinária Vet Vida – Dra Andreia R. Fragoso

Veja + Aqui no Blog do Cachorro sobre este assunto

Comidas que cachorro não pode comer

Alimentos que cães não devem comer

Meu cão está gordo?

Morangos na dieta – Cães podem comer morangos?

Cães podem beber leite?

Os perigos da ração industrializada para cachorros

Aprenda 10 receitas diferentes de biscoito canino caseiro

Balancear uma dieta a base de ração industrializada

Vacina para cachorro – Esquema de vacinas para cachorros filhotes

Meu cachorro está gordo?

Morangos na dieta – Cães podem comer morangos?

Veneno de Rato – Intoxicação por veneno de rato em cães

Leptospirose canina – Entenda melhor a leptospirose

Cinomose – Sintomas, Diagnóstico e Tratamento

Leishmaniose visceral canina

Cachorro pode comer chocolate?

Prisão de ventre – Constipação intestinal em cachorro

Gastroenterite canina – Causas, sintomas e tratamento

Comida caseira – Receita

Cachorros podem comer pasta de amendoim?

Cogumelos – Cães podem comer cogumelos?

Cachorros podem comer arroz? Posso dar arroz para meu cachorro?

Estômago sensível – Seu cão tem problema de estômago?

Vermífugo – Quando dar vermífugo para meu cachorro?



Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Sou apaixonada por cachorro, não consigo imaginar minha vida sem eles. É muito bom poder falar sobre nossos amigos peludos aqui, crio Kuvasz e Norfolk Terrier, e será muito prazeroso dividir aqui nossas experiências.

Ver artigos de Li Kuvasz