Alimentação
novembro 8, 2016 postado por Amanda Vettori


Meu cachorro não quer comer ração

Meu cachorro não quer comer ração – O que fazer?

Seu cachorro está se recusando a comer ração? Você coloca a ração no prato e ele vira a cara? Ele bate a patinha na panelinha e derruba tudo no chão? Infelizmente isso acontece bastante, mas nem sempre sugere algum problema grave na saúde de seu cachorro.

É muito difícil ver sua pequena bolinha de pelos recusando sua refeição. Muitas vezes a ração oferecida é a melhor ração que você poderia comprar para ele e mesmo assim seu cachorro se recusa a comer ração.

Meu cachorro não quer comer ração

Meu cachorro não quer comer ração

Se você alimenta o seu cachorro com ração industrializada, aquela que podemos encontrar em qualquer pet shop, e ele está se recusando a comer, vamos abordar neste artigo alguns dos possíveis motivos que podem contribuir com o problema.

Há dúvidas recorrentes entre os donos de cães que têm animais que se recusam a comer ração, “Eu posso dar restos de alimento aos cachorros?”, e o firme “não” é a resposta adequada. Como já falamos bastante aqui no Blog do Cachorro, veterinários de linha mais conservadora sustentam a tese de que o alimento mais adequado para o cachorro é a ração industrializada, seja em pasta ou seca, já que é formulada segundo nutrientes adequados a alimentação canina. Hoje em dia, esta opinião já não é uma unanimidade entre os profissionais de saúde veterinária e já encontramos vertentes de profissionais que não apenas indicam, mas também são entusiastas de uma alimentação caseira preparada especificamente para eles; como é o caso da Drª Sylvia Angélico do blog Cachorro Verde.

No entanto, como a grande maioria das pessoas ainda utiliza-se da alimentação industrial para alimentar seu cachorro, vamos ver juntos a seguir o que é possível fazer para seu cachorro voltar a comer ração, ou se a falta de apetite pode indicar algum problema de saúde.

Seu cachorro está se recusando a comer ração? Você coloca a ração no prato e ele vira a cara?

Meu cachorro não quer comer ração – O que fazer?

Os cães precisam se acostumar desde filhotes com uma alimentação saudável e adequada para a nutrição de um cachorro. Por isso, restos de alimento estão completamente fora da proposta de uma dieta ideal. Na nossa comida do dia a dia há ingredientes que podem ser muito prejudiciais para o organismo de um cãozinho. Quando um cachorro não quer comer ração seca pura, é possível misturar a ração seca com uma ração úmida para gerar hábito de consumir alimentos corretos. Lembre-se que nenhuma ração, seca ou úmida, pode ser guardada e reaproveitada caso já tenha entrado em contato com a saliva do cão. Se o seu pet comer uma parte da ração e largar o resto, é recomendável  descartar as sobras.

 

Motivos que levam o cachorro recusar a ração

Note que, como já mencionado diversas vezes aqui no Blog do Cachorro, os cães se caracterizam como animais primariamente carnívoros e oferecer uma dieta a base de carboidratos e vegetais em excesso é um erro comum pois impõe-se ao sistema digestivo do animal um esforço maior do que é capaz.

Outro ponto considerado importante é o fracionamento da quantidade diária de ração em porções menores, assim como fazemos na nossa alimentação. Alguns proprietários consideram ideal oferecer duas refeições ao dia, enquanto outros preferem oferecer alimento três vezes ao longo do dia, de preferência em horários regulares. Se a quantidade de ração diária em relação ao peso e ao nível de atividade do seu cão estiver exagerada, esta pode, por si só ser a causa do problema. Observe também, que os cães que recebem muitos petiscos entre as refeições também podem perder o interesse na ração do dia a dia. Evite a superalimentação e não exagere nos petiscos entre as refeições.

Outro ponto que podemos destacar é que nos dias muito quentes os cães podem sofrer uma perda de apetite em função do calor. É natural que nos dias mais frescos eles estejam mais ativos e o apetite aumenta.

Frutas como banana, pera e maçã podem ser adicionadas na dieta, porém não devem ser aplicadas para substituição da ração. É importante dar comida ao cão sempre em horário idêntico, já que os animais apreciam a rotina.

Causas possíveis para o cachorro não comer ração

Como fazer meu cachorro voltar a comer ração?

  • Problema de saúde
    Antes de qualquer coisa, verifique se o cachorro se encontra inteiramente saudável, e se não está com nenhum problema de saúde. Para isso, o ideal é fazer uma visita ao veterinário.
  • Maus hábitos
    Dar comida humana é um erro grande, já que além de prejudicar a digestão do cachorro, pode ocasionar problemas em relação à saúde. Outro problema é que esta prática pode incentivar o animal a não desejar a ração, pois já comeu alimento mais saboroso. O cão entende que se não consumir a sua própria ração vai receber outro tipo de alimento mais apetitoso. Se ele recusar a ração seca e ao perceber que o dono não espera e oferece de imediato o alimento úmido ou alimento humano, é natural que continue rejeitando ração.

Como fazer para o cachorro comer ração?

Há diversos tipos de dieta considerados adequados a alimentação canina. Para resumir o que já foi colocado mais acima, procure seguir algumas dicas básicas para que seu cão possa se alimentar de maneira regular e apropriada.

  1. Ofereça ração de boa qualidade
  2. Procure alimentar seu cão em horários regulares
  3. Evite petiscos fora de hora
  4. Não ofereça alimento se ele estiver muito agitado
  5. Não ofereça petiscos e guloseimas se ele se recusar a comer ração

Veja tudo sobre ração para cachorros:

Passo a passo para reintroduzir a ração na dieta

  1. Elimine as guloseimas e o alimento humano da dieta de seu pet.
  2. Ofereça uma ração seca de qualidade e não esqueça de fazer a substituição da ração de forma gradativa, para não prejudicar o sistema digestivo de seu peludo.
  3. Você pode tentar oferecer sabores diversificados de latinhas de ração úmida, fique atento para comprar sempre marcas de maior qualidade. A digestibilidade dos alimentos enlatados é muito boa, tanto os sabores contendo carnes de origem bovina e aves, quanto os sabores elaborados com peixes. Todas elas possuem um tempero suave e uma textura macia proporcionando uma boa palatabilidade.
  4. Você pode encontrar uma grande variedade de rações em lata que foram desenvolvidas para atender cães com necessidades específicas, existem latas desenvolvidas especialmente para cães com problemas gástricos e anorexia.
  5.  Quando o seu peludo aceitar a alimentação a base de ração úmida, seja ela em patê, ou carnes ao molho, procure introduzir gradativamente na tigela de seu cão, alguns grãos de ração. Uma boa maneira de aguçar o interesse pela ração úmida é diversificar o sabor do patê ou carne ao molho, esta diversificação não irá prejudicar o sistema digestivo de seu pet, desde que você mantenha a marca do alimento.
  6. Fique com seu mascote enquanto ele estiver comendo; se ele largar, como já falamos mais acima, dispense o alimento que tiver entrado em contato com a saliva, mas caso não demonstre interesse, retire a tigela e ofereça novamente um pouco mais tarde.
  7. Tente abrir o apetite do cachorro oferecendo grãos de ração como se fossem petiscos, muitas vezes isso faz com que seu cachorro perceba o sabor da ração e acabe comendo a ração seca.
  8. Se você tem em casa mais de um cachorro que convivem pacificamente na hora da refeição, e ele esteja com apetite normal, experimente oferecer a ração ao mesmo tempo para ambos. Em geral, quando um cão vê outro comendo ele acaba imitando seu amiguinho. Isso tende a funcionar melhor entre animais de sexo oposto. Mas atenção, só tente isso se eles de fato conviverem de forma muito harmoniosa, caso contrário poderá resultar em briga!
  9. Na hora de alimentar seu peludo, fale com o cachorro como se fala com criancinhas, tornar a hora da refeição um momento divertido, pode incentivar seu cachorro a querer comer. Tente criar uma atmosfera tranquila e prazerosa, elogiando e sendo carinhoso quando ele comer um pouquinho

Meu cachorro não quer comer ração

Causas possíveis para o cachorro não comer ração – Meu cachorro não quer comer ração

Meu cachorro não quer comer ração – Considerações finais

É importante ter em mente que se trata de um processo progressivo para que seu peludo retorne a consumir ração, e é fundamental que você seja persistente.

Mantenha sempre uma energia tranquila e não desanime! Como você pode conferir no artigo “O cachorro sente as mesmas coisas que você“, se sua energia não for positiva, poderá fazer com que seu peludo desenvolva problemas de comportamento e consequentemente não se interesse pela ração.

Cães podem ficar até 5 dias sem consumir ração, e ainda assim não adoecerem mas é imprescindível que estejam bebendo água. Mantenha sempre um potinho com água fresca e fique atento se ele está bebendo. Ao primeiro sinal de falta de apetite, é sempre indicado que você entre em contato com seu veterinário, afinal qualquer problema de saúde que for diagnosticado precocemente, terá maiores chances de ser revertido com facilidade se for diagnosticado mais cedo.

Este artigo, assim como todos os outros artigos do Blog do Cachorro foi escrito exclusivamente para o Blog do Cachorro. Se você gostou e se você valoriza uma internet com conteúdo original, curta, compartilhe e comente!

Saiba mais sobre alimentação para cachorros aqui no Blog do Cachorro

Saiba Tudo sobre alimentação natural para cachorros

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Paulistana, desenhista, ilustradora, arte-finalista, teimosa, apaixonada por gatinhos e mãe coruja de cachorros. Formada em artes-cênicas, trabalha como jornalista, consultora cinotécnica e aprendiz de blogueira, não necessariamente nessa ordem. Adora os bichos, Doctor Who, gelatina azul e escrever, mas detesta escrever mini-biografias.;-)

Ver artigos de Amanda Vettori