Adestramento
agosto 5, 2014 postado por Blog do Cachorro


Meu cachorro lambe tudo, isso é normal?

Porque os cachorros lambem? O que realmente significa quando um cachorro te lambe?

Alguns cães são lambedores clássicos, acabam lambendo tudo que está à sua frente, outros podem simplesmente lamber você, como se roubassem um beijinho ocasional. O ato de lamber pode ser resultado de diversos tipos de emoções caninas, que podem variar desde a felicidade até o medo. Em geral, quando um cachorro te lambe, a atitude dele é inofensiva. Você até pode querer questionar este comportamento lambedor com seu adestrador ou mesmo com seu veterinário. Geralmente questões comportamentais, como um alto grau de ansiedade, podem exigir alguma ajuda veterinária, e por que não, também de seu adestrador, afinal, em casos de cães que se lambem excessivamente, pode acabar resultando em problemas sérios, como feridas na pele.

Porque os cachorros lambem seus donos?

Cachorros lambem seus donos por muitos motivos

Cachorros lambem seus donos por muitos motivos

Cachorros lambem seus donos por muitos motivos e a maioria das pessoas acredita que é uma forma que o cachorro utiliza para demonstrar carinho, não é verdade? Geralmente é isso mesmo, cães certamente lambem seus donos para demonstrar afeto. Quando o seu cachorro te lambe, quando você chega em casa, certamente esta é uma maneira que ele tem de lhe demonstrar amor, para que você sinta que ele está muito feliz em rever você, mas nem sempre, quando um cachorro lambe seu dono, ele está querendo demonstrar amor. Vamos falar um pouco mais sobre isso a seguir.

Porque meu cachorro lambe?

Por que os cachorros lambem seus donos?

Cachorros lambem seus donos para demonstrar carinho

Talvez seu cachorro esteja lambendo você pois você tem um gosto bom

Você já teve vontade de comer pipocas ou batata frita? Muitas vezes este desejo acontece pois você está com necessidade de suprir uma carência de potássio em seu corpo.  Sua pele possui um sabor salgado natural, e se você ainda estiver um pouco suado, a quantidade de sal em sua pele pode aumentar consideravelmente. Em casos de cachorros que acabam ficando com uma mania de sentar ao seu lado e lamber seu braço obsessivamente, provavelmente ele está apenas curtindo o sabor salgado de sua pele. Em geral o cachorro irá lamber você até que todo esse resíduo salgado desapareça.

Por que os cachorros lambem seus donos?

Seu cachorro pode estar lambendo você porque ele está feliz

Talvez seu cachorro esteja lambendo você pois ele está se sentindo feliz

O ato de lamber para um cachorro, é a primeira manifestação de carinho que ele sente em sua vida. A mamãe de seu cachorrinho, provavelmente costumava lambê-lo da cabeça aos pés, até que ele adormecia em um sono profundo. Quando seu cachorrinho era um filhotinho ele lambia sua mãe para pedir comida e ele reconhecia seus irmãos pelo cheiro da lambida de sua mãe. De fato, cães utilizam lambidas como um mecanismo muito importante para suas inter relações e explorações do mundo a sua volta, principalmente durante os primeiros meses de sua vida. Então, naturalmente, o ato de lamber para um cão, remete a uma memória positiva que envolve conforto e carinho. Quando um cachorro lambe ele libera o hormônio do prazer, chamado endorfina. Por este motivo, geralmente os cães tendem a lamber como uma demonstração de carinho. Provavelmente quando seu cão te lambe, ele está feliz e ao te lamber, deseja que você compartilhe com ele esta felicidade.

Talvez seu cachorro esteja lambendo tudo para demonstrar dominância

Todo mundo sabe que os cachorros naturalmente seguem um tipo de ordem social dentro de seu grupo, ou no caso, de sua família. Então, podemos dizer de uma forma bem simplificada, que na cabecinha de seu cão, alguém tem que ser o líder. Alguns cães podem utilizar este comportamento de lamber, para impor sua autoridade sobre sua família. Quando um cãozinho quer se colocar como o líder de seu grupo familiar, muitas vezes, ele pula em cima das pessoas e tenta lamber o rosto delas, neste caso, a melhor maneira de agir é virar o rosto e desencorajar seu cão a repetir este comportamento apenas ignorando ele.

Geralmente, quando um cãozinho adota este tipo de comportamento, ele está apenas tentando se colocar no comando, subindo o mais alto possível em você para que ele se sinta superior. É realmente importante desencorajar uma atitude como esta. Em geral, passeios de coleira são bastante úteis para começar a mostrar ao cão qual deve ser o seu comportamento em relação a sua família. Provavelmente, a energia que você ou seus familiares estão usando para falar com seu cão, está sendo equivocada e ele está confundindo as coisas. Neste caso, pesquise mais sobre o assunto e se não conseguir resultados sozinho, busque o quanto antes a ajuda de um especialista em comportamento canino para corrigir este comportamento. Tenha em mente, que a ansiedade, ou comportamentos obsessivos em seu cão, geralmente são motivados, ou por falta de exercício, afinal cães precisam gastar energia ou por mensagens erradas, que passamos ao nosso amigão.

Cachorros lambem seus donos por muitos motivos

Porque os cachorros lambem? O que realmente significa quando um cachorro te lambe?

Talvez seu cachorro esteja lambendo tudo como um sinal de ansiedade

Cães que adquirem um comportamento de lamber as coisas, pessoas ou a si mesmos de forma compulsiva, podem estar com problemas relacionados a ansiedade. Se o seu amigo peludo lambe tudo que encontra a sua frente, como brinquedos, mobílias, pessoas que visitam a casa, é possível que ele esteja estressado.

Se você se identificou com este quadro, seria interessante reservar um período do dia para modificar os hábitos de seu amigão. Todos os cães necessitam gastar energia e para isso caminhadas também são uma grande ajuda, não só para se exercitar, mas também para focar a energia em coisas diferentes. Cães vivenciam tudo o que acontece ao seu redor e principalmente aqueles cães que passam o dia em locais agitados, com grande movimentação de pessoas, ou em lugares compactos, precisam muito poder passear ao ar libre e exercitar suas pernas para poder espairecer suas mentes. O exercício irá, não apenas acalmá-lo, mas também aliviar grande parte do stress de seu dia a dia.

Porque os cachorros lambem? O que realmente significa quando um cachorro te lambe?

Brinquedos de forrageamento podem ajudar o cachorro que lambe tudo

Você já reparou que cães que vivem na rua, normalmente não apresentam desvios de comportamento? Sabe por que isso acontece? Na natureza os cães e seus parentes, como os lobos, são animais andarilhos, eles precisam caminhar, é da natureza deles!

Quando você estiver fora de casa ou se for impossível para você fazer uma caminhada em determinado dia, procure proporcionar para seu cachorro alguma forma de distração dentro de casa. Uma boa ideia é colocar alguns petiscos (ou até mesmo uma pequena porção de ração seca) em brinquedos interativos que exigem que o cachorro role o brinquedo para obter o alimento, estes brinquedos são chamados de brinquedos de forrageamento (forrageamento é a busca e a exploração de recursos alimentares. É uma habilidade particularmente importante pois afeta a aptidão do animal, influenciando diretamente a sobrevivência.), estes brinquedos são muito interessantes pois despertam os instintos do cachorro e estimulam suas habilidades de caça. Procure proporcionar uma certa diversificação dos brinquedos, trocando-os ou se possível reciclando os brinquedos com frequência para que seu cão não fique entediado com todos eles. Cães se cansam muito rapidamente de seus brinquedos.

Por que cachorros lambem tudo?

Por que cachorros lambem tudo?

Por que meu cachorro lambe tudo?

Como você pôde observar até agora, seu cachorro usa sua língua com a intenção de explorar o mundo. A língua é para seu cachorro, algo muito parecido com o que nossas mãos sãos para nós.  Eles lambem para fazer carinho, lambem para sentir o gosto das coisas, lambem para explorar, lambem para reconhecer pessoas e animais, lambem para demonstrar submissão, lambem para demonstrar dominância, lambem quando estão estressados, etc. É importante compreender que lamber é uma atitude completamente normal entre os cachorros. E se seu cão simplesmente lamber as coisas de uma forma natural, não tem com o que você se preocupar. No entanto, alguns cães acabam exagerando um pouco em toda esta lambeção e aí você deve ficar alerta. Se seu cachorro persegue você e sua família a todo tempo, em qualquer lugar que você vá, lambendo insistentemente, ou mesmo, se uma visita chega em casa e ele não consegue parar de lamber esta pessoa, provavelmente existe um comportamento obsessivo acontecendo com seu cão.

Por que cachorros lambem tudo?

Será que seu cachorro está te lambendo para que você dê mais atenção para ele?

Se seu cachorro é um lambedor compulsivo, você também deve observar como você tem reagido quando seu cachorro te lambe. Será que você pode ter falado com ele em um tom doce enquanto ele se lambia? Isso pode ser um problema. Se você tem dúvidas quanto a forma correta de falar com seu cão, sugiro a leitura do artigo; Como falar com seu cachorroclicando aqui. Questione-se se você não pode ter acabado (no entendimento de seu cão), elogiando aquele comportamento de lamber de alguma forma. Será que seu cão pode estar te lambendo com a intenção de que você dê mais atenção para ele? Certifique-se de dar carinho e atenção para seu cachorro, em qualquer circunstâncias, isso inclui o comportamento de lamber, somente nos momentos em que ele estiver demonstrando-se calmo, para não incentivar comportamentos indesejados.

Saiba + Sobre meu cachorro lambe tudo, isso é normal?

Socorro meu cachorro está lambendo tudo! Texto em Inglês

Saiba + Tudo sobre cachorros

Cães sentem ciúmes?

O cachorro sente as mesmas coisas que você

A incrível inteligência canina

Como seu cão pensa?

Como os cães enxergam?

Cachorros leem pensamentos?

Como falar com seu cachorro?

Cachorros latem, mas por quê?

Porque os cachorros cavam?

Comportamento Canino

Por que cachorro uiva?

Cães reconhecem que são irmãos?

10 Cães para apartamento

Cachorro macho ou fêmea? Como escolher um cachorro?

Linguagem Corporal Canina – Parte 6 – O Cachorro

Postura corporal – Linguagem corporal canina – Parte 5

Por que cães comem grama?

Por que cães comem terra?

Medo de trovões?

Faça seu cão parar de pular

Coprofagia – Seu cão come fezes? Saiba como evitar!

Meu cão pode dormir na cama comigo?

Como cuidar de uma cadela no cio

Meu cachorro não quer comer

Caminha – Faça uma caminha para seu peludo

Como limpar xixi de cachorro?

Otite canina – sintomas, causas, diagnóstico, tratamento

Brinquedos – faça você mesmo

Porque cães choramingam

Cachorros e bebês – Você tem um cachorro e um bebê em casa?

Como ensinar a fazer as necessidades no lugar certo?

Linguagem corporal canina – Parte 2 – Boca

Ensinado o comando deita – Comados básicos – Parte 3

Orelhas e Pelagem – Linguagem corporal canina – Parte 3

A cauda – Linguagem corporal canina – Parte 4

Qual a hora ideal de tirar um filhote da ninhada?

Síndrome da Ansiedade de Separação (SAS) em cães

12 perguntas mais comuns sobre cadela no cio

 

 

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro