Adestramento
novembro 14, 2014 postado por Ricardo Tamborini


Meu cachorro está comendo demais?

COMPULSÃO ALIMENTAR – Ricardo Tamborini

SEU CACHORRO COME DEMAIS? ELE É MUITO GULOSO E EM QUESTÃO DE SEGUNDOS COME TODA RAÇÃO QUE VOCÊ COLOCA PRA ELE?
ESSE PROBLEMA TEM NOME, CHAMAMOS ISSO DE POLIFAGIA OU HIPERFAGIA

O que é polifagia ou hiperfagia, ou simplesmente, compulsão alimentar?

POLIFAGIA OU HIPERFAGIA é uma fome excessiva, e a consequente ingestão exagerada de alimentos sólidos (comida caseira ou ração).

Seu cachorro está comendo demais? – A Polifagia pode estar associada à ansiedade, estresse, depressão, carência afetiva, ou a alterações hormonais.
Cães com esse problema são geralmente carentes e muito competitivos, nesse caso eles normalmente querem os brinquedos só para eles, e pedem atenção o tempo todo.

Meu cachorro está comendo demais

Meu cachorro está comendo demais

Compulsão alimentar – Alguns cães que enfrentam este tipo de distúrbio compulsivo, comem tão rápido que chegam a vomitar logo após ingerir o alimento. A Polifagia na maioria dos casos, acontece quando há dois ou mais animais convivendo juntos.

Seu cachorro está comendo demais?  Para muitas pessoas comer bastante, e principalmente comidas gostosas, com alto teor calórico, pode se uma tentação irresistível principalmente durante os finais de semana e feriados. Mas para a maioria dos cachorros, comer uma deliciosa refeição talvez seja algo que ocupe suas mentes a qualquer momento. Cães em geral adoram o momento de comer, talvez seja uma de suas maiores alegrias, principalmente aqueles que ganham alimentos especialmente preparados para eles. Você começa a perceber que algo está muito errado com a alimentação de um cachorro, quando observa um comportamento especifico e relacionado a alimentação desregrada, como por exemplo um cão que rouba a comida do gato, come restos de comida do lixo ou rouba coisas da mesa. Alguns cães chegam a pular em armários e pegar comida, a abrir até a geladeira em busca de alguma iguaria para se refestelar. O problema aqui é que para nós, comer uma grande quantidade de alimentos talvez resulte em um pouco de indigestão e alguns problemas gastro intestinais, no entanto, para os cachorros uma ingestão tão irregular de alimentos pode se tornar algo muito mais grave para a saúde de um cão. 

Como saber se meu cachorro está comendo demais?

Como saber se seu cachorro está comendo demais

Como saber se seu cachorro está comendo demais

Quando um cachorro está comendo demais, você verá que ele começa a agir de forma diferente. Alguns cães exibem um comportamento inquieto e começam a ter dificuldade para deitar em uma posição confortável. Eles também podem ficar mais cansados, exibindo uma respiração ofegante, podendo apresentar salivação excessiva ou até mesmo dar indícios de que irão vomitar, apresentando náuseas, mesmo que acabem não chegando a vomitar. O sinal mais revelador, no entanto, é uma distensão abdominal perceptível ao toque. Muitos cães com pelagem mais abundante escondem a distensão do abdómen entre sua pelagem. Se você observar algum destes sintomas, procure agir rapidamente e em primeiro lugar, leve seu cão a um veterinário. Estes sintomas também podem ser sinais de um problema ainda mais grave chamado síndrome da dilatação vólvulo gástrica, quando um animal sofre desta patologia, também conhecida como torção gástrica o estômago do cachorro se torce literalmente, prendendo os gases e os alimentos no estômago. Quando um cachorro torce o estômago é necessário que ele tenha atendimento veterinário de emergência para desobstruir o estômago torcido e recuperar o fluxo sanguíneo com uma terapia de emergência.

Seu cachorro está comendo demais? A importância de buscar auxílio veterinário no momento certo

Meu cachorro está comendo demais?

Meu cachorro está comendo demais?

Quando um cachorro ingeriu uma quantidade exagerada de comida e apresenta uma distensão abdominal visível, é  importante ter acompanhamento médico adequado, fazendo um RX para avaliar o tamanho do estômago. É possível que o veterinário opte em administrar soro e medicamentos em seu cão, pois a dilatação do estômago pode comprometer a hidratação e também a circulação sanguínea o que provoca dor no animal.

Também é importante acompanhar a frequência cardíaca de seu cão e monitorar a pulsação. Geralmente existe contra indicação para a indução ao vômito em casos de cães que apresentam distensão abdominal, pois poderia potencializar a probabilidade de uma ruptura do estômago. Além disso, pode ser difícil fazer um cachorro vomitar quando ele está com o estômago distendido.

Em casos mais graves, dependendo do estado do cachorro, pode ser que o veterinário opte em sedá-lo para realizar uma lavagem estomacal  a fim de ajudar a remover o alimento. Se houver a suspeita de que algum material estranho, que não seja comida, possa ter sido ingerido pelo cachorro e por este motivo pode ser um risco tentar removê-lo através de uma  tubulação, a cirurgia pode ser necessária. Felizmente, com fluidoterapia agressiva e cuidados de suporte, a maioria dos cães ficam bem e podem voltar a ter uma vida normal dentro de poucos dias.

De qualquer maneira, certifique-se de tomar as medidas adequadas para manter o seu cachorro longe de fontes de alimentos que não são específicos para ele. Evite deixar a comida a vontade, se você tem outros pets, separe-os antes de oferecer o alimento para eles, converse com as crianças sobre os problemas de super alimentar os cachorros. Mantenha seu cão longe da cozinha e sem acesso a lixos. Como você acaba de ler aqui, o excesso de alimentos pode prejudicar de forma considerável seu amigão.

Meu cachorro está comendo demais, como faço para controlar este problema?

Meu cachorro está comendo demais

Meu cachorro está comendo demais

Felizmente temos como amenizar, e em alguns casos até resolver o problema de um cachorro que está comendo demais.

  • Quando seu cachorro come demais ele sente dores de estômago e fica com dificuldade para se alongar, isso faz com que ele sinta um grande desconforto. A maioria dos cachorros se alimentam hoje em dia através de dietas a base de ração seca, no estômago, ela se expande, de modo que muitos cães acabam comento muito mais do que deveriam e só depois que o alimento já foi ingerido é que os efeitos do excesso começam a dar sinais. É importante que você siga as orientações de alimentação, contidas no verso da embalagem da ração que você utiliza para seu cão, medindo a comida de seu pet de acordo com a idade, a atividade e o tamanho dele.
  • Alimente o seu cão várias vezes por dia com pequenas quantidades.
  • Se você tem mais de um cachorro em casa, alimente em primeiro lugar os cães que não tem esse problema, e por último alimente o cão que tem esse problema, geralmente o animal que acaba comendo demais é o cão identificado como líder da matilha.
  • Experimente em tempos quentes, diminuir um pouquinho a quantidade diária oferecida, em geral os cachorros necessitam de menos alimento em dias muito quentes, inclusive podem acabar se sentindo mais dispostos ingerindo um pouquinho menos de comida.
  • Aumente as brincadeiras, atividades físicas e o contato com o seu cão.
  • O adestramento é também uma ótima opção, pois com os treinos ele estará praticando exercícios físicos, dessa forma além dele ficar mais regrado evitará também a obesidade.

Aproveitem as dicas e boa sorte!!!

Ricardo Tamborini – Adestrador e Especialista em Comportamento Canino

E não esqueça de curtir a nossa Fan Page, visite meu web site:

Meu cachorro está comendo demais

Meu cachorro está comendo demais

www.ricardotamborini.com.br

Saiba + Sobre Comportamento Canino – Ensinando o cachorro o comando vergonha

Fan Page: Ricardo Tamborini especialista em comportamento canino

Fan Page: Ricardo Tamborini Adestrador

Veja + Artigos de Ricardo Tamborini aqui no Blog do Cachorro

Cachorro se lambendo

Coprofagia – Seu cachorro come fezes? Saiba como evitar!

Como os cachorros enxergam?

Ensinado o cachorro o comando fica – Comados básicos – Parte 5

Buscar e devolver a bolinha – Ensine o seu peludo!

Coleira – Como passear de coleira com o seu cachorro

Ensine ao seu cachorro o comando vergonha

10 Coisas que você não sabia sobre o seu cachorro

10 coisas que os cachorros detestam

Roer – O que o seu cachorro não deve mastigar

Cachorro pequeno – Tamanho não é documento

É possível ensinar novos truques a um cachorro velhinho?

Ensinado o cachorro o comando vem – Comados básicos – Parte 4

Cachorro ciumento – como controlar um cão com ciúmes?

Alimentos que fazem mal para cachorros

Ensinando o cachorro não subir no sofá

Como ensinar o cachorro a escovar os dentes?

Ensinando o cachorro a sentar – Comandos básicos – Parte 1

Não pular – Faça seu cachorro parar de pular

Dicas de convivência entre crianças e cachorros

Ensinando o cachorro a sentar – Comandos básicos – Parte 1

Latido excessivo – Seu cachorro late demais?

Educação do Filhote – Como ensinar regras e limites

Rolar – Ensine ao seu cachorro o comando rola

Ensinado o cachorro o comando dá a pata – Comados básicos – Parte 2

Como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo

Veja + artigos sobre cachorros

Você prefere cachorros ou gatos?

Meu cachorro lambe tudo, isso é normal?

Comportamento compulsivo em cães

Cachorros são capazes de amar?

Identificando sinais de ansiedade em cães

Brinquedos para cachorro – faça você mesmo

Seu cachorro te respeita?

Insetos, picadas e mordidas em cachorros – O que fazer?

10 Maneiras de manter seu cachorro sem carrapatos

Apresentando o segundo cachorro ao seu pet

Dermatite por lambedura, sintomas, diagnóstico e tratamento

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Ricardo Tamborini - Adestrador e Especialista em Comportamento Canino

Ver artigos de Ricardo Tamborini