Adestramento
fevereiro 3, 2015 postado por Blog do Cachorro


Meu cachorro é dominante ou submisso?

Esta é uma questão que acaba provocando muitas dúvidas entre os proprietários de cães, até mesmo entre os mais experientes. Será que você sabe quais são os traços que caracterizam o cão como dominante ou submisso? Como nem tudo em relação ao comportamento dos cães é preto no branco, veja abaixo como identificar esses traços e saber um pouco mais sobre o temperamento do seu cachorro.

Meu cachorro é dominante ou submisso?

Meu cachorro é dominante ou submisso?

Pois é, em geral as coisas não são tão simples assim quando falamos em dominância ou submissão canina. Há diversos graus de dominância entre os cães e isso pode realmente ser muito confuso, em especial para os proprietários menos experientes. Mas afinal, é possível determinar se o meu cachorro é dominante ou submisso?

A resposta simples para essa questão é sim. Os cachorros demonstram traços típicos de dominância ou submissão, que podem ser identificados através da observação do seu comportamento em relação a outros animais. O mais difícil é determinar se o seu cachorro apresenta um grau exagerado de dominância ou de submissão, que em ambos os casos pode acabar se tornando um problema no dia-a-dia.

Meu cachorro é dominante ou submisso?

É natural quando identificamos um ou outro sinal de comportamento dominante, imaginarmos que nosso cachorro é um “alfa”, assim como determinadas atitudes podem ser imediatamente rotuladas como submissão. Mas assim como no relacionamento entre seres humanos, há diversos níveis nessa escala. Isso é mais facilmente observado em casas com vários cães, onde pode-se notar uma clara relação hierárquica entre eles. Por exemplo, ao mesmo tempo que um cão é submisso a outro, ele pode impor o caráter dominante a um terceiro animal. Essa hierarquia é o que faz com que os cães mantenham o respeito entre eles, caso contrário nunca haveria paz em casas onde vivem vários animais.

Meu cachorro é dominante ou submisso?

Meu cachorro é dominante ou submisso?

Aqui em casa, tenho um perfeito exemplo desse tipo de relação. O Boo, um pastor de grande porte porém muito dócil com outros animais, é totalmente submisso aos meus outros cães. Mas, mesmo com o temperamento essencialmente submisso, o Boo demonstra características claramente dominantes sobre a Lola, uma fêmea também de grande porte que permite a ele todos os tipos de privilégios, se submetendo até mesmo na hora da alimentação. Essa é uma relação natural e instintiva, presente nas matilhas de cães selvagens e alcateias. Em grande parte das situações, a idade do animal pode ser um fator importante no estabelecimento dessa relação hierárquica, porém nem sempre é um fator determinante. Nesse caso específico, não prevaleceu a lógica. A Lola é cão mais velho, e mesmo assim o cão mais novo acabou por mostrar-se dominante.

Embora para nós humanos nem sempre fique claro quem está no comando, há linguagens corporais específicas que denotam a dominância ou a submissão de um cachorro. Alguns desses sinais são mais evidentes, enquanto outros podem requerer um pouco mais de experiência do proprietário para que possam ser identificados com clareza.

Seu cachorro é dominante ou submisso? – Dominância

Algumas das características de um cão que impõe uma expressão dominante são bastante evidentes, como a própria postura do corpo, procurando se impor frente a outro animal. Outros sinais podem parecer mais sutis, como o pelo eriçado, os olhos penetrantes encarando sem parar, a cauda erguida, muitas vezes curvada acima do dorso. Outro sinal que indica a posição de dominância é quando o cão tenta se colocar acima do outro, posicionando a cabeça ou o queixo sobre o dorso do outro animal.

Seu cachorro é dominante ou submisso? – Submissão

A linguagem corporal de um cão que procura demonstrar a submissão é o oposto do descrito acima. O cão submisso tenta se mostrar o menos imponente possível, como quem tenta dizer “eu não sou uma ameaça”. As atitudes mais evidentes no caso de um cão submisso são em relação à maneira de se portar. O cão procura baixar as orelhas, evita o contato visual direto e muitas vezes até deita para demonstrar submissão. Quando o cão deita de costas, deixando a barriga exposta e vulnerável é uma das maiores demonstrações de submissão.

Saiba + Sobre comportamento dominante ou submisso

Adestramento de cães – Adestre você mesmo seu pet

Apresentando o segundo cachorro ao seu pet

Como ensinar truques a um cachorro velhinho?

Meu cachorro pode dormir na cama comigo?

Por que cachorros comem terra?

Roer – O que o seu cachorro não deve mastigar

10 dicas para encontros seguros com cães

Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes

Cachorros sentem ciúmes?

Cachorro se lambendo

Como ensinar o cachorro guardar seus brinquedos

Cachorros latem, mas por quê?

Cachorros são capazes de amar?

A incrível inteligência canina

Síndrome da Ansiedade de Separação (SAS) em cães

Cachorros leem pensamentos?

Como os cachorros enxergam?

Não pular – Faça seu cachorro parar de pular

O segundo cão da casa

Medo de trovões – Como ajudar seu cachorro?

Ensine ao seu cachorro o comando vergonha

Rolar – Ensine ao seu cachorro o comando rola

Como ensinar o cachorro a fazer xixi e cocô no lugar certo

Comportamento compulsivo em cães

Por que passear de coleira com meu cachorro?

Identificando sinais de ansiedade em cães

Medo e agressividade em cães

Meu cachorro lambe tudo, isso é normal?

Por que cachorro uiva?

O cachorro sente as mesmas coisas que você

Como os cães sabem que estamos falando com eles?

Por que cachorros comem grama?

Teste: você é muito ligado ao seu cachorro?

Reforço positivo – dicas de adestramento

Como jogar cabo-de-guerra com seu cachorro

Linguagem Corporal Canina – Parte 6 – O Cachorro

Postura corporal – Linguagem corporal canina – Parte 5

A cauda – Linguagem corporal canina – Parte 4

Orelhas e Pelagem – Linguagem corporal canina – Parte 3

Linguagem corporal canina – Parte 2 – Boca

Linguagem Corporal Canina – Parte 1 – Rosto e Olhos

Como seu cachorro pensa?

Saiba + Sobre Cachorros

Cachorros

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro