Curiosidades
setembro 4, 2014 postado por Blog do Cachorro


Massagem em cachorros

Por que eu devo massagear meu cachorro?

Você sabia que cachorros adoram ganhar massagem? A massagem pode promover muitos benefícios para saúde de seu amigão. Nossos cachorros sentem dores no corpo da mesma maneira que nós sentimos e a massagem pode acabar aliviando bastante, não apenas dores musculares, mas também reduz o stress, ativa a circulação, reduzindo a incidência de problemas vasculares, promove uma grande melhora para a qualidade de vida de animais idosos com problemas de coluna e artrite, melhora o relacionamento entre você e seu companheiro canino, além de ser uma ótima maneira de fazer um chek-up em toda a pele de seu peludo, evitando assim que alguma lesão escondida entre os pelos, ou mesmo uma infestação de carrapatos passe desapercebida e possa acabar afetando negativamente a boa saúde de seu cachorro.

A massagem, aumenta substancialmente o nível de dopamina no organismo. A dopamina é um neurotransmissor que está relacionado com o estímulo da atividade motora, o humor, a alegria e o entusiasmo. Quando pessoas tem um nível baixo de dopamina em seu corpo, efeitos prejudiciais ao organismo podem ocorrer, como problemas de coordenação motora, déficit de concentração e atenção, causando aborrecimento facilmente. Quando uma pessoa é massageada, a massagem tem a capacidade de elevar os níveis de dopamina em seu corpo.

Como fazer massagem no meu cachorro

Como fazer massagem no meu cachorro

massagem também eleva de forma considerável os níveis de serotonina presentes no organismo das pessoas. Podemos classificar os neurotransmissores como mensageiros cerebrais. E a serotonina é mais um deles. Os neurotransmissores são importantíssimos para que as pessoas realizem suas funções vitais. Neurotransmissores são substâncias químicas que viabilizam a comunicação entre os neurônios e as outras células do corpo. No caso da Serotonina, ela desempenha um papel fundamental para equilibrar o corpo humano. é a serotonina que nos permite ter um comportamento correto para cada situação. A serotonina faz com que nosso humor esteja balanceado fazendo com que possamos agir de forma apropriada. Permite que foquemos em pensamentos tranquilos, reduz a irritação controlando ímpetos. A Serotonina é responsável por conseguirmos nos “policiar”, ela diminui a ansiedade, impede de nos envolvermos em confrontos e debates inúteis e entrarmos em desavenças para impor nossa liderança por exemplo. Quando as pessoas utilizam o termo “controle-se” estão sugerindo que você utilize uma quantidade significativa de serotonina. Outra funcionalidade da serotonina está relacionada com a saciedade. Quando os níveis de serotonina estão ideais a sensação de fome e ansiedade se estabilizam. A relação entre a saciedade e a serotonina é que quando ela se encontra dentro dos níveis normais de transmissão, a pessoa se alimenta de forma normal. No entanto, pessoas  que estejam com um volume abaixo  de produção deste neurotransmissor, acabam exagerando no consumo de carboidratos, a fim de sentirem saciedade. Você já deve ter notado o quanto é natural que uma pessoa triste, acabe consumindo mais alimentos doces e massas. A serotonina também é responsável pelo estado de vigília do cérebro, isso quer dizer que é ela que nos mantém em alerta. Para termos um ciclo de sono adequado, a serotonina atua de duas maneiras distintas. Primeiro ela, regula a primeira fase do sono, o “sono lento”. Depois ela precisa ser inibida, para que posamos alcançar um sono profundo.  Pessoas que estejam com um nível de serotonina baixo podem ainda ficar com depressão e sentir dor de forma potencializada. A massagem aumenta o nível disponível de serotonina no organismo.

Os benefícios da massagem para os cachorros

Os benefícios da massagem para os cachorros

A massagem promove um efeito regulador tanto sobre a epinefrina quanto a norepinefrina estimulado ou inibindo através da ativação do sistema nervoso simpático ou da inibição do sistema nervoso parassimpático. A epinefrina também chamada de adrenalina é um hormônio simpaticomimético e neurotransmissor que ativa mecanismos de excitação no corpo, ao passo que a norepinefrina funciona mais no cérebro. Estas substâncias químicas são responsáveis por ativar estados de excitação e alerta. São elas que nos fazem ter o gatilho para reagir a situações de conflito ou fuga e também atuam em todos os comportamentos e funções provenientes de excitações. Se os níveis desta substância química estiverem muito altos, ou se por algum motivo, forem liberados em um momento inadequado, a pessoa pode reagir de forma intempestiva, devido a uma incompreensão da realidade, pode agir com instintos básicos de sobrevivência podendo envolver-se em luta ou fuga. A pessoa também pode demonstrar um padrão de sono irregular, apresentando insônia. Com baixos níveis de epinefrina e norepinefrina, a pessoa fica lenta, sonolenta e cansada. A função de equilíbrio que a massagem propicia, recalibra os níveis de adrenalina e noradrenalina da forma apropriada. Portanto uma massagem pode tanto despertar uma pessoa, aliviando o cansaço, quanto pode acalmar uma pessoa que esteja enfrentando alto nível de stress.

massagem aumenta os níveis disponíveis de encefalinas e endorfinas. As encefalinas são neurotransmissores narcóticos, que tem efeito semelhante ao da morfina, aliviando a dor e produzindo uma sensação de prazer. A endorfina é um hormônio produzido pelo cérebro e esta terminologia se origina das palavras endo (interno) e morfina (analgésico).

massagem promove um aumento no nível de ocitocina, o que explica o sentimento de intimidade que a massagem promove. A ocitocina é um hormônio presente tanto no organismo dos homens quanto no das mulheres, este é um hormônio que já falamos muito sobre ele aqui no blog. A ocitocina é conhecida como hormônio do amor, os cães também produzem este hormônio, e é o que nos conecta aos nossos cães de forma íntima fazendo que tenhamos a relação familiar e o amor de pais para com nossos filhos de quatro patas. A ocitocina estreita o vínculo afetivo entre mães e filhos, além disso, ela que faz com que o útero se contraia para que o bebê nasça. E isso acontece também com as fêmeas de cães. O título de “hormônio do amor” foi concedido a ocitocina,  pois ela está intimamente relacionada à sensação de prazer, bem estar emocional, bem estar físico e segurança, além de estreitar os vínculos familiares.

massagem reduz os níveis de cortisol. O cortisol é produzido pelas glândulas supra-renais durante períodos de stress prolongado. Quando os níveis desse hormônio estão altos,  a pessoa pode desenvolver doenças associadas ao stress, podendo ficar com o organismo imunodeprimido e ter problemas de sono.

Massagem em cachorro

Massagem em cachorro

massagem dinamiza, de forma indireta, a produção de hormônio do crescimento, que estimula o sono e diminui os níveis de cortisol. O hormônio do crescimento é responsável por promover a divisão celular e, em pessoas adultas, é responsável pela regeneração celular e pela reparação dos tecidos, exercendo um papel importantíssimo para cicatrização e cura, é um hormônio que está mais ativo durante o período de sono.

Portanto alguém que esteja triste, melhora com uma massagem, crianças hiperativas ficam mais calmas com uma massagem. Pessoas que sofrem de dores crônicas se beneficiam após uma sessão de massagem. Pessoas ansiosas se tranquilizam após uma massagem. Pessoas que se machucaram ou passaram por uma intervenção cirúrgica ficam curadas mais rapidamente após receberem massagens terapêuticas.

Portanto acabamos de ver aqui uma incrível variedade de benefícios que a massagem pode oferecer para as pessoas, mas para nossos cães, a massagem pode ter o mesmo nível de benefícios que tem para nós? Sim! Segundo neurocientistas, nossos cães também possuem em seus organismos neurotransmissores, que exercem funções muito semelhantes as que agem no organismo das pessoas.

A massagem reduz o stress do cachorro

A massagem reduz o stress do cachorro

A massagem reduz o stress do cachorro

A massagem tem a capacidade comprovada de diminuir de forma considerável o stress em cães. Muitos cachorros tem um temperamento bastante agitado, são literalmente “ligados no 220”. Latem para qualquer coisa, correm para todo lado procurando um motivo para fazer a guarda, pulam em todo mundo… tenho uma cachorrinha assim! Para estes peludos uma massagem relaxante pode ser muito eficaz para acalmá-los. A massagem em cães não tem nenhum tipo de contra indicação e se você tiver a oportunidade de massagear seu cão todos os dias, ele certamente se tornará um cachorro mais calmo e tranquilo. Procure observar em qual horário seu peludo exibe um comportamento mais agitado e se puder escolha estes momentos para acalmá-lo com uma deliciosa massagem. Se você puder diminuir as luzes e colocar uma música relaxante, certamente a energia do ambiente irá favorecer para que seu cão fique ainda mais tranquilo.

A massagem melhora a circulação dos cães

Certamente você já foi massageado e sabe quantos benefícios seu corpo pode obter após uma sessão de massagem. Existem estudos científicos que comprovam que pessoas que tem dores crônicas podem se beneficiar de massagens diárias, a massagem é um método poderoso não apenas de tratamento para várias doenças, mas pode ser capaz de em alguns casos, substituir a utilização de analgésicos. Massagens diárias também podem ser um ótimo tratamento preventivo para inúmeras doenças que acometem cachorros velhinhos. A massagem, ajuda a melhorar a circulação sanguínea, alivia as tensões, melhora a respiração, atenua a ansiedade e irritabilidade, tendo efeito a longo prazo de reduzir a incidência problemas locomotores que acometem principalmente, mas não somente, animais de grande porte.

Ao ativar a circulação de seu cachorro através de massagens você estará melhorando a circulação, e desta maneira, estará promovendo uma sensação de conforto para todo o corpo de seu peludo. Ativando a circulação, você estará por exemplo, incentivando a recuperação muscular após exercícios. Em casos de animais mais velhos, estará promovendo um grande alívio aos sintomas provocados pela artrite, ou artrose. O ato de pressionar e soltar os músculos faz com que o fluxo de sangue aumente beneficiando assim todo o corpo de seu cão.

A massagem fortalece o relacionamento com seu cachorro

Os benefícios da massagem para seu cachorro

Os benefícios da massagem para seu cachorro

A massagem é uma ótima maneira de construir e fortalecer seu relacionamento com seu cão. Certifique-se de avançar mais lentamente no início, como a massagem pode ser um pouco estranha para alguns cachorros. é importante que seu mascote perceba como é bom ganhar uma massagem, rapidamente ele irá compreender como este momento é prazeroso, e irá desejar receber massagens sempre, podendo até mesmo pedir por elas. A massagem certamente aumenta o vínculo entre você e seu cachorro, construindo uma forte relação de entrega e segurança do cachorro com relação a você. Por isso se você tem um novo pet em casa, a massagem pode ser um caminho certeiro para que ele passe a confiar completamente em você, estreitado cada vez mais o relacionamento de vocês.

A massagem favorece que você localize lesões ou parasitas

A massagem tem um benefício adicional na medida em que possibilita que você possa identificar rapidamente se existe alguma coisa diferente no corpo de seu cachorro. Através da massagem você poderá ver se existe algum inchaço incomum, ou se existe algum tipo de alteração muscular no corpinho de seu amigo peludo. Como eles são muito resistentes a dor e infelizmente não podem falar, a rotina de massagear seu peludo lhe possibilita a localizar possíveis problemas de forma muito eficiente, pois você estará familiarizado com o seu corpo. Também é uma boa maneira de ver se seu cachorro está muito magro ou com sobrepeso, pode também saber se tem parasitas, como o carrapato em sua pele, que são muito difíceis de detectar em cães muito peludos. Por isso algo que aparentemente pode parecer apenas um mimo exagerado, pode ser muito eficiente em prevenir algo que poderia por em risco a vida de seu cãozinho.

Massageando meu cachorro

Massageando meu cachorro

A massagem aliviar a dor de seu cachorro

Finalmente, a massagem assim como para nós, possui um efeito analgésico muito importante para seu cachorro. Se seu cachorro é hiperativo ou acaba de chegar de um passeio no parque, ou mesmo no jardim de sua casa e fez bastante exercício, ele provavelmente sentirá fadiga muscular depois que seu corpo esfriar. Muitos cães com mais de quatro anos de idade, já começam a sentir dores devido a alguns exercícios. Uma deliciosa massagem irá promover ao seu cachorro uma sensação prazerosa e relaxante. Se seu cachorro estiver se recuperando de alguma lesão, converse com seu veterinário para que ele lhe indique técnicas de massagem específicas com a intensão de ajudar  seu cachorro durante o processo de recuperação. Se seu cachorro já tem mais de sete anos, é muito possível que ele já esteja começando a apresentar em algum nível sintomas de artrite. Nestes casos a massagem terapêutica, promove não somente o bem estar, através do alívio da dor e do relaxamento, mas pode também retardar a evolução dos sintomas desta doença, melhorando a qualidade de vida de seu grande amigo.

Se você puder incluir a massagem na rotina de seu cachorro, certamente ela irá trazer inúmeros benefícios para a saúde de seu corpo, melhorando inclusive seu temperamento, sua personalidade fazendo com que ele ame você ainda mais.

Vídeo que explica tudo sobre massagem em cães

Saiba + Sobre massagem canina

Conheça o web site All About Animal Massage Texto em inglês

Saiba + Tudo sobre cachorros

Passaporte Canino – Como tirar passaporte para cães

Cuidados e Saúde

Bicheira – Saiba como prevenir e tratar a bicheira

Envolvendo crianças nos cuidados com o cachorro

Como comprar um cachorro de raça?

Exercício para cachorros – Meu cachorro precisa fazer exercícios?

Beijinhos – Cachorros entendem o que são beijinhos?

Qual a hora ideal de tirar um filhote da ninhada?

Como ensinar meu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo?

Coprofagia – Seu cachorro come fezes? Saiba como evitar!

Como escolher um cachorro?

Calor – Cuidados com os cachorros no verão

Pneumonia em cães

Parto da Cachorra, o que fazer?

Fungos em cachorro – Tratamentos caseiros

Cuidados com a cadela gestante

Gripe canina – Tosse dos Canis

Balancear uma dieta a base de ração industrializada

Tudo sobre glândula anal ou adanal em cães

Por que cachorro uiva?

Quando eutanasiar meu cachorro?

Tudo sobre otohematoma – O que é otohematoma?

Cortar as unhas – Como e quando cortar as unhas dos cachorros

Cachorros podem comer pasta de amendoim?

Leptospirose canina – Entenda melhor a leptospirose

12 perguntas mais comuns sobre cadela no cio

Insetos, picadas e mordidas em cachorros – O que fazer?

Conjuntivite em cães – Saiba como tratar seu cachorro

Síndrome da Ansiedade de Separação (SAS) em cães

Banho – De quanto em quanto tempo devo dar banho no meu cachorro?

Tumor de mama em cadelas – Câncer em cadelas

Tosa – Tosar ou não tosar o meu cachorro?

Tipos de tosa – Principais tipos de tosa para cães

Intoxicação por veneno de rato em cães

Cachorros podem comer ração para gatos?

Intoxicação por produtos químicos de uso doméstico

Receitas para cachorro doente

10 Maneiras de manter seu cachorro sem carrapatos

Tudo sobre a raça Basset Hound

História e Evolução das Raças Caninas

Cachorros podem beber leite?

Lulu da Pomerânia – Spitz Alemão Anão

Como cuidar de uma cadela no cio

Leishmaniose Visceral Canina (Calazar)

Tudo sobre a raça Yorkshire Terrier

Cinomose, sintomas, diagnóstico e tratamento

Tireoide canina

23 fotos de cães de raça

Por que cachorros comem terra?

Cachorro pode comer chocolate?

Cachorro pode comer feijão cozido?

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro