Comportamento
agosto 19, 2013 postado por Blog do Cachorro

Linguagem Corporal Canina – Parte 1 – Rosto e Olhos

Linguagem corporal canina

Os cães são animais muito expressivos. Eles se comunicam quando estão felizes, tristes, nervosos, com medo e com raiva, e eles usam seus rostos e corpos para transmitir grande parte destas informações. A linguagem corporal canina é um sistema elaborado e sofisticado de comunicação não-verbal que, felizmente, podemos aprender a reconhecer e interpretar. Uma vez que você aprenda a “ler” as posturas e sinais de um cachorro você irá compreender melhor seus sentimentos e motivações e será capaz de prever o que ele provavelmente fará a seguir. Essas habilidades lhe permitirão interagir com os cachorros com mais bem-estar  e segurança.

Primeiro você precisa aprender um pouco a respeito dos vários componentes que compõem a linguagem corporal canina. Eles usam expressões faciais, posições de orelhas, formas de posicionar a cauda e seu comportamento deve ser avaliado em um aspecto amplo para compreender as intenções e sentimentos do cachorro.

Linguagem corporal canina (Parte 1) - O rosto e os olhos do cachorro

Linguagem corporal canina (Parte 1) – O rosto e os olhos do cachorro

A coisa mais importante é você aprimorar sua capacidade de observação, para que sua interpretação da linguagem corporal canina, não esteja equivocada. Você terá que analisar o cachorro, a situação e o contexto que o envolve, a fim de determinar de maneira precisa o que ele está tentando dizer. Tenha em mente que olhando para apenas um ângulo da expressão física de seu peludo você não conseguirá avaliar corretamente suas intenções.

Linguagem corporal canina - O que diz o rosto do cachorro

Com certeza cachorros tem diferentes formatos de rosto e cada um deles também possui diferentes tamanhos, no entanto as expressões faciais são básicas e para qualquer cachorro, tenha ele focinho longo ou curto, seu rosto irá dizer muito sobre como e o que ele está sentindo.

Linguagem corporal canina - O que dizem os olhos do cachorro

Cachorros variam dentro algum limite a forma e tamanho de seus olhos, eles também irão modificar a direção e a intensidade como olham coisas e situações. Quando um cachorro está descontraído e feliz, seus olhos estarão na sua forma natural.

Alguns cachorros possuem olhos arredondados, enquanto outros cães tem olhos mais amendoados. Quando os olhos de um cachorro parecerem maiores do que o normal, geralmente isso significa que o cachorro está sentindo-se ameaçado de alguma forma. Alguma coisa pode estar levando o cachorro ao stress ou ele pode estar com medo de alguém ou alguma coisa.

Quando o cachorro estiver demonstrando agressividade, provavelmente também aparentará olhos maiores do que o normal. No entanto olhos menores do que o normal, também podem significar medo ou stress. Cachorros que estão sentindo dor ou passando mal, geralmente fazem uma expressão facial de apertar os olhos.

A direção do olhar do cachorro também pode ser reveladora. Cachorros não costumam olham diretamente nos olhos uns dos outros, porque isso é considerado um comportamento desafiador. Mas a maioria dos cachorros compreende que não existe nenhum problema olhar dentro dos olhos de seus donos. Só não é muito indicado olhar nos olhos de um animal desconhecido.

Um cachorro que olha para você com uma expressão facial relaxada está sendo amigável e esperando que você interaja com ele. Já um cachorro que olhe diretamente para você, com uma expressão facial tensa, é uma outra situação. Um olhar direto nos olhos é muito provável que seja uma ameaça, e se você estiver próximo a este cachorro, é sábio lentamente desviar o olhar. Desviar o olhar é a atitude tomada por cães quando eles não querem aparentar-se ameaçadores. Ao desviar o olhar, um cachorro está sinalizando ao outro cachorro que ele é submisso. E isso de certa forma também serve para nós. O ato de desviar o olhar,  também pode indicar que um cachorro está preocupado em interagir com você. Talvez ele tenha ficado com medo de pessoas no passado, e por isso ele não está muito confiante em interagir com outras pessoas agora.

Caso um cachorro não olhe diretamente para você, mas ao contrário olhe de canto de olho, de maneira que você enxergue uma boa parte do branco de seus olhos (esclera), esta é uma situação muito facilmente observada quando um cachorro está guardando um osso para roer ou levando um brinquedo para esconder. É diferente do olho de um cachorro que está descansando a cabeça e abre os olhos para dar uma olhada no que está acontecendo. Neste caso, ele não aparentará tensão, e você não irá notar muito da parte branca dos olhos.

Saiba + Sobre Comportamento Canino – Linguagem Canina

Ricardo Tamborini especialista em comportamento canino



Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro