Adestramento
agosto 19, 2013 postado por Blog do Cachorro


Linguagem corporal canina – Parte 2 – Boca

Linguagem corporal canina – O que diz a boca dos cachorros

Cachorros utilizam suas bocas para muito mais do que apenas comer e beber. Mesmo não tendo a habilidade de falar, a maneira como posicionam seus lábios, mandíbulas e dentes, a forma como emitem os sons, seus diferentes volumes e nuances demonstram o que os cachorros estão tentando “dizer”, utilizando somente esta “linguagem corporal canina”.

Quando seu cachorro está descontraído e feliz, é provável que ele apresente a boca fechada ou ligeiramente aberta. Se a boca do cachorro estiver aberta, ele pode estar ofegante, esta é a forma como os cães resfriam seus corpos e neste caso você poderá ver seus dentes, porque a boca estará ligeiramente aberta.

Um cão que esteja sentindo medo ou esteja agindo de forma submissa, provavelmente apresentará sua boca fechada e seus lábios podem estar ligeiramente retraídos nas laterais. Ele poderá manter a língua tanto dentro quanto fora da boca, ou ele poderá lamber se ele estiver interagindo com uma pessoa ou outro animal. Quando um cachorro estiver sentindo-se tenso, ele também poderá bocejar de forma exagerada.

É muito importante observar a boca do cachorro para poder interpretar corretamente a linguagem corporal canina

Linguagem corporal canina (Parte 2) - O que diz a boca dos cachorros

Linguagem corporal canina (Parte 2) – O que diz a boca dos cachorros

Alguns cachorros apresentam um “sorriso submisso” quando em estado extremamente submisso. Eles puxam os lábios verticalmente e exibem seus dentes da frente (incisivos e caninos). Este sinal quase sempre é acompanhado de uma postura submissa, tais como a cabeça abaixada, ganindo ou um tipo de lamento, e olhos meio fechados. Apenas alguns cães “sorriem” dessa maneira. Nestes casos, algumas pessoas interpretam equivocadamente esta linguagem corporal canina, compreendendo que com este sinal, o cachorro está demonstrando que é agressivo, quando na verdade, ele está sorrindo de forma submissa e tentando comunicar exatamente o oposto de agressão.

Um cão que está sinalizando sua intenção de agir de forma agressiva, muitas vezes, retrai os lábios para expor os dentes. Ele pode puxar os lábios verticalmente para exibir os dentes da frente e ao mesmo tempo torcendo a parte superior de seu focinho. Isso é típico de um cão que está avisando para que não se aproximem.

Um cão pode colocar os lábios para trás de forma horizontal de modo que seus lábios estejam muito apertados nos cantos da boca. Com essa expressão, será possível ver tanto os dentes da frente quanto os dentes posteriores (pré-molares e molares). Esta postura é muitas vezes indicativa de um cachorro literalmente apavorado. No entanto, uma vez que o cachorro está pronto para morder, ele geralmente puxa os lábios para cima e para trás de modo que sua boca fique aberta e os dentes estejam expostos.

Os cães podem exibir uma feição agressiva, movendo os lábio para a frente sobre os seus dentes e exalando ar para que seus lábios parecem inchados e grandes. Você pode, por vezes, até mesmo ouvi-los respirando de forma intensa. Esta exposição é muitas vezes acompanhada por uma testa enrugada. Portanto um cachorro ao exibir esta feição está dizendo: “Não se aproxime”.

Saiba + Sobre Comportamento Canino – Linguagem Canina

Ricardo Tamborini especialista em comportamento canino

Acompanhe a série especial do Blog do Cachorro sobre a Linguagem Corporal Canina

Linguagem Corporal Canina – Parte 1 – Rosto e Olhos

Linguagem corporal canina – Parte 2 – Boca

Orelhas e Pelagem – Linguagem corporal canina – Parte 3

A cauda – Linguagem corporal canina – Parte 4

Postura corporal – Linguagem corporal canina – Parte 5

Linguagem Corporal Canina – Parte 6 – O Cachorro

Saiba + Sobre Comportamento Canino

Tudo sobre comportamento canino

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro