Adestramento
agosto 19, 2013 postado por Blog do Cachorro


A cauda – Linguagem corporal canina – Parte 4

linguagem corporal canina – O que nos diz a cauda de um cachorro

É muito comum as pessoas avaliarem que um cachorro que apresenta a cauda abanando é um cão amigável, mas isso está longe da verdade. Os cachorros abanam a cauda por vários motivos, inclusive quando eles estão em um estado agressivo. E é importante frisar que o fato do cachorro não estar abanado a cauda, não significa necessariamente que ele não seja amigável.

Definitivamente a cauda é um importante meio de comunicação entre os cachorros. Com suas caudas eles expressam seus sentimentos.

Existem algumas variações de tipos e formatos de caudas entre as mais diversas raças de cães. A maioria dos cachorros apresentam uma cauda natural que pende lateralmente até o jarrete (articulação entre a parte inferior da coxa e o metacarpo sobre as pernas traseira). Outros cães , como o pug, têm caudas que se enrolam para cima, sobre suas costas. Algumas raças, como alguns galgos como o whippet, tem uma cauda que, naturalmente, dobra ligeiramente entre suas pernas traseiras. E algumas raças têm rabos naturalmente curtos ou tem caudas que sofreram caudectomia. (Por exemplo, o sheepdog  pode nascer com caudas naturalmente curtas, e o dobermann é uma raça que muitas vezes tem a cauda amputada cirurgicamente.) Este procedimento doloroso é realizado apenas por razões estéticas, o CFMV proíbe o corte da cauda.

Linguagem corporal canina (Parte 4) - O que nos diz a cauda do cachorro

Linguagem corporal canina (Parte 4) – O que nos diz a cauda do cachorro

Quando um cachorro está relaxado, ele irá manter sua cauda em uma posição natural. Caso ele esteja sentindo-se feliz, poderá abanar a cauda suavemente de um lado para outro. Um cachorro muito feliz, como quando nos recebe ao chegar em casa, irá abanar o rabo com mais força de um lado para outro, ou pode até mesmo mover a cauda em um padrão circular. O cachorro nervoso ou submisso, costuma manter sua cauda baixa e pode até colocá-la entre as pernas traseiras. Ele ainda pode abanar-la de um lado para outro, muitas vezes em um ritmo mais rápido do que quando está relaxado. Se ele estiver realmente com medo ou se sentindo extremamente submisso, ele irá posicionar a cauda comprimida contra sua barriga.

Quando um cachorro está em estado de alerta ou excitado com alguma coisa, ele provavelmente irá posicionar  a cauda mais alta que o normal. Mantendo nesta posição de modo firme, sem qualquer movimento. Caso ele permaneça nesta posição com o intuito de ameaçar alguém (uma pessoa ou outro animal), ele poderá movimentar sua cauda como uma bandeira, ​​o que significa que ele manterá a cauda rígida e alta e movendo-a rigidamente para trás. Pode aparentar que ele está abanando o rabo, mas o corpo do cão lhe dirá que ele não está se sentindo confortável com a situação neste momento.

Saiba + Sobre Comportamento Canino – Linguagem Canina

Ricardo Tamborini especialista em comportamento canino

Acompanhe a série especial do Blog do Cachorro sobre a Linguagem Corporal Canina

Linguagem Corporal Canina – Parte 1 – Rosto e Olhos

Linguagem corporal canina – Parte 2 – Boca

Orelhas e Pelagem – Linguagem corporal canina – Parte 3

A cauda – Linguagem corporal canina – Parte 4

Postura corporal – Linguagem corporal canina – Parte 5

Linguagem Corporal Canina – Parte 6 – O Cachorro

Saiba + Sobre Comportamento Canino

Tudo sobre comportamento canino

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro