Curiosidades
outubro 9, 2013 postado por Blog do Cachorro


Levando o filhote para casa nova

GUIA PARA AQUISIÇÃO DE UM FILHOTE SAUDÁVEL – PARTE IV

Este é, sem dúvida, um tópico importante e muita gente acaba tendo dúvidas de como proceder adequadamente quando chegar a hora. Se você está acompanhando o nosso Guia para Aquisição de um Filhote Saudável desde a primeira parte, chegou a hora de dar algumas dicas sobre como levar o filhote para casa no dia de buscá-lo no canil. Por isso a quarta parte do nosso guia é: Levando o Filhote Para Casa. Se você perdeu as primeiras partes desse guia, ou deseja reler desde o início, clique aqui.

Levando o filhote para casa

Levando o filhote para casa – Procure buscar o filhote o mais cedo possível, para que ele possa passar o resto do dia com você e sua nova família, antes de ficar sozinho na primeira noite longe da antiga casa. Se a viagem for curta, não há necessidade de caixa-transporte. Ele pode ficar no colo, protegido por algumas toalhas no caso de ficar enjoado. O filhote não pode estar em um lugar muito quente nem muito frio, e não deve ficar onde possa cair. Se for uma viagem longa, a caixa-transporte é importante para garantir a segurança e o conforto do filhote, embora não seja aconselhável uma viagem de longa duração para um filhote com menos de 90 dias de vida. Pode ser perigoso, além de muito cansativo para o filhote.

Se ele estiver cansado quando chegar em casa, deve ser levado imediatamente para o local onde vai dormir. Deixe-o explorar a casa, se ele quiser, sempre sob sua supervisão. Não ofereça água e ração no minuto em que ele chegar, pois a agitação da viagem pode causar vômito. Depois que ele descansar um pouco, ofereça água e um pouco de ração. Não exagere na quantidade de ração na sua primeira refeição, e evite deixar a ração à vontade.

Levando o filhote para casa

Levando o filhote para casa nova

Cuidados Mais do que Importantes – Levando o Filhote Para Casa

Em primeiro lugar, é importante lembrar quando estiver levando o filhote para casa, que o filhote só vai estar imune à algumas doenças, depois de completamente vacinado (geralmente aos 4 meses de vida). Sendo assim, não é aconselhável chamar os amigos e parentes para conhecerem o filhote nos primeiros dias em que ele estiver em casa. Na verdade, quanto mais tempo essas visitas puderem ser evitadas, melhor. O cuidado deve ser ainda maior com a exposição do filhote a lugares públicos e o contato com animais desconhecidos é proibido até a a imunização estar completa. Se você estiver em dúvida em que ponto está o processo de imunização do filhote, confira sempre a carteira de vacinação. Se ainda houver dúvidas sobre esta questão, converse com o criador e com o um veterinário de sua confiança. Obs.: Não leve o seu filhote para tomar banho em pet shops antes de estar totalmente vacinado.

Lembre-se que um filhote de cachorro não é assim tão diferente de uma criança pequena. Procure supervisionar todas as suas atitudes e brincadeiras durante os primeiros dias em casa, dando especial atenção a tudo que pode ser perigoso. Proíba a presença do filhote sem supervisão em qualquer local perigoso, como parapeitos, varandas, escadas, jardins, piscinas, etc. Lembre-se que até mesmo o vento, no caso de uma janela aberta ou uma batida brusca de porta, pode ferir um filhote pequeno, muitas vezes gravemente. Tenha atenção redobrada com fios elétricos, tomadas, aparelhos elétricos em geral, equipamentos de jardinagem ou de cozinha, ou ainda qualquer coisa perigosa que fique ao alcance do filhote. Restrinja a presença do filhote somente aos locais seguros da casa.

Finalmente, é preciso falar um pouco sobre outro tema importante que vamos abordar na última parte do nosso Guia para Aquisição de um Filhote Saudável: A Primeria Noite do Filhote.

Veja + Aqui no Blog – Você está preparado para ter um cachorro?

TESTE : Minha família está pronta para adotar um cachorro?

Levando o filhote para casa nova

Como comprar um cachorro de raça?

Cachorro macho ou fêmea? Como escolher um cachorro?

O que comprar para meu filhote?

Porque ter um cachorro – Por que amamos cachorros?

Filhotes enxergam e ouvem ao nascer?

A importância da brincadeira para a vida de um filhote de cachorro

Cachorro macho ou fêmea? Como escolher um cachorro?

Primeira noite do filhote – Chegando em casa

Qual a hora ideal de tirar um filhote da ninhada?

Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes

Irmãos de ninhada – Cães reconhecem que são irmãos?

Cachorros de raça pura

Como convencer os adultos a ter um cãozinho em casa

Meu filho quer um cachorro… e agora?

Saiba + Sobre Comprar um Cachorro de Raça

Guia de Raças

Saiba + Sobre Comprar um Cachorro de Raça

Guia de Raças



Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro