Raças
fevereiro 15, 2013 postado por Li Kuvasz

Kuvasz – O Grande Guardião Branco

O Kuvasz é uma raça muito antiga, mas não tem como precisar com exatidão. Algumas  evidências arqueológicas apontam para  6000 AC.

Os antepassados que deram origem à raça são cães do Tibet e o nome da raça é derivado de outro nome de origem turca Kawasz que significa “guarda armada dos nobres”.

Chegou com tribos nômades na Hungria aproximadamente 896 DC.

A raça foi usada durante séculos como guarda de rebanhos, protegendo-os de predadores.

O Rei Matthius Corvius da Hungria tinha vários Kuvaszok para caça e companhia, devido a sua pelagem macia, conta-se que ele tinha um sempre próximo a sua mesa para limpar as mãos.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a raça foi quase extinta na Hungria. Eram guardiões das pessoas, suas casas e fazendas, então eram os primeiros alvos das tropas invasoras.
Sobraram poucos exemplares para dar continuidade a raça.

Kuvasz

No vocabulário húngaro, encontramos a palavra Kutya, que significa cão e a palavra assa em sumério que significa cavalo. Ku-assa então era um cão que guardava e corria em volta dos cavalos.

Tais evidências apontam esta como a raça mais antiga entre os cães pastores, comparada às primitivas raças denominadas “faraônicas”, de acordo com divisão das raças caninas da F.C.I.

Trata-se de um cão inteligente, forte e ágil. Por milhares de anos vem sendo usado para guarda e proteção, fazendo isto instintivamente sem necessitar adestramento.

Ele é extremamente leal e devotado com sua família, seja ela de pessoas ou animais. O exemplar adulto enfrenta qualquer ameaça com muita coragem, protegendo a todos que ama. É muito independente e desconfiado com estranhos.

Seu instinto tende a defender e proteger a família de forma hierárquica, os menores primeiro, ou seja, tendo uma criança em meio a adultos, ele tende a se colocar na frente da criança para protegê-la, característica esta, que faz a sua fama de ser o único cão com instinto próprio de defender e proteger crianças.

Esta cão possui uma estrutura física que favorece a movimentação sem grande esforço, cobrindo grandes extensões. Sua construção sólida, com ossatura forte sem ser pesada, permite que percorra grandes distâncias, enfrentavam os Lobos Gigantes das estepes, com cerca de 60 a 80 kg.

Valente, corajoso e destemido, é um excelente cão de trabalho, mantém-se junto do rebanho para proteger os animais, é resistente, capaz de suportar condições climáticas extremas”.

A raça possui uma pelagem branca de ondulada a lisa livre de qualquer tipo de odor, este belíssimo pelo faz pensar que dá muito trabalho, o que não é verdade, podem ficar meses sem banho, podem até tomar um banho de lama que em poucas horas já estão limpinhos novamente, dificilmente embaraçam, uma escovação semanal é suficiente. A pele do Kuvasz é bem pigmentada, sendo até conhecido como ‘o cão negro de pelagem branca’. O Kuvasz não deve ser tosado, pois sua pelagem é capaz de protegê-lo tanto do frio como do calor.

O temperamento deste cão é doce e carinhoso com aqueles que ama, procura estar sempre por perto. Devido a sua inteligência e independência ele parecerá um pouco teimoso. Deve ser criado com muito carinho, mas ao mesmo tempo com pulso firme.

O Tamanho do Kuvasz macho gira em torno dos 76cm. na altura da cernelha. Não é desejável altura inferior à 71 cm., no caso dos machos da raça e é considerada falta grave altura inferior à 65 cm. As fêmeas medem entre 66 cm. e 70 cm., na altura da cernelha e é considerada falta grave altura inferior à 61cm. O peso máximo para a raça é de 62 kg. (machos) e 50 kg. (fêmeas). Não é recomendável que o Kuvasz seja muito pesado.

País de origem: Hungria
Raça : Kuvasz
Função original: Guarda de rebanho, propriedades e pessoas
Utilização: Guarda e Companhia
Tamanho do macho: Alt: 71 a 76cm, 48 a 62 kg
Tamanho médio da fêmea: Alt: 66 a 70cm, 37 a 50 kg
Porte: Grande
Expectativa de Vida: 10-12 anos
Temperamento: Determinado, destemido, autoconfiante e carinhoso
Adestrabilidade: Média
Latido: Médio
Grupo 1: Cães pastores e boiadeiros
Necessidade de exercício diário: Média
O cachorro da raça Kuvasz é mesmo muito elegante!Os Kuvasz adoram fazer gracinha para seus donos! Não parece o Ursinho da Coca-Cola?O cachorro da raça Kuvasz é um ótimo guarda para rebanhosUm pequeno Kuvasz no sofá! Não é fofo? rs…Li, proprietária do Canil Kuvasz Paulista e seu filhote de KuvaszLi, proprietária do Canil Kuvasz Paulista e seu filhote de KuvaszLindo cachorro Kuvasz do Canil Kuvasz Paulista posando para fotos com sua dona LiEsta raça de cachorro não é mesmo um encanto?Li, proprietária do Canil Kuvasz Paulista e seu filhote de KuvaszCanil Kuvasz Paulista uma história que nasceu de muito amor!O cachorro da raça Kuvasz adora neveO que será que este Kuvasz está ‘fuçando’ na neve?Li, proprietária do Canil Kuvasz Paulista e seu filhote de KuvaszCanil Kuvasz Paulista uma história que nasceu de muito amor!Os Cachorros da raça Kuvasz não se incomodam com a neve!Li, proprietária do Canil Kuvasz Paulista e seu filhote de Kuvasz

Saiba + Sobre a Raça Kuvasz

Canil Kuvasz Paulista - Especializado na criação da raça

 

Veja + Sobre a Raça Kuvasz Aqui no Blog do Cachorro

Confira as raças mais populares de cães aqui no Blog do Cachorro



Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Sou apaixonada por cachorro, não consigo imaginar minha vida sem eles. É muito bom poder falar sobre nossos amigos peludos aqui, crio Kuvasz e Norfolk Terrier, e será muito prazeroso dividir aqui nossas experiências.

Ver artigos de Li Kuvasz