Comportamento
fevereiro 4, 2014 postado por Blog do Cachorro


Irmãos de ninhada – Cães reconhecem que são irmãos?

Irmãos de ninhada – Quando cachorros nascem em uma mesma ninhada eles reconhecem uns aos outros ?

Será que seu cachorro poderia reconhecer seus irmão de ninhada entre um monte de outros cães? Bom, vamos pensar sobre isso. Entre nós humanos via de regra, irmãos crescem morando jundos na mesma casa. Convivem desde sempre brincando juntos, dividindo carinho dos pais, brinquedos, broncas, até mesmo roupas e muitas vezes o quarto. Existe todo o tipo de interação possível, que acaba integrando os irmãos graças ao seu convívio social, como escola, festas, amigos etc.

Agora vamos pensar nos cães, eles também são extremamente sensoriais como nós, não é verdade? Então se um cachorro convive com seus irmãos ele sente o cheiro, divide o carinho, brinca com seus irmãos, convivendo diariamente ele registra os rostos, as interações, lembra das sensações. Mas geralmente após um tempo, como as ninhadas de filhotes de cachorros são muito numerosas, os filhotes acabam sendo adotados por famílias diferentes.

Irmãos de ninhada reconhecem que são irmãos depois de adultos?

Irmãos de ninhada reconhecem que são irmãos depois de adultos?

Portanto, fica muito fácil concluirmos que devido ao convívio social, depois de adultos, nós seres humanos identificamos com muita precisão nossos familiares devido ao convívio. Mas e com os cães? Cachorros conseguem reconhecer seus irmãos de ninhada?

Irmãos de ninhada – Cachorros irmãos de ninhada reconhecem seus irmãos?

Segundo pesquisas realizadas, infelizmente não existe nenhuma evidência concreta que sugira que cachorros que tenham nascido em uma mesma ninhada possam, anos mais tarde, reconhecer uns aos outros. Apesar de não haver comprovação científica, de acordo com o adestrador e especialista em comportamento canino Steven R Lindsay, os cães são capazes de reconhecer seus parentes, como por exemplo filhos e irmãos, mesmo após um longo período de separação. Em seu livro, “Comportamento Canino Aplicado e Treinamento”, em tradução livre, Steven sugere que um cachorro poderá ser capaz de reconhecer não apenas seus parentes, mas inclusive pessoas que tenham participado de sua fase de “socialização crítica”, que segundo o autor tem início entre a terceira semana de vida e se estende aproximadamente até décima sexta semana de vida de um filhote de cachorro.

Irmãos de ninhada reconhecem que são irmãos depois de adultos?

Irmãos de ninhada reconhecem que são irmãos depois de adultos?

Então podemos afirmar categoricamente que cachorros irmãos de ninhada reconhecem seus irmãos?

Na verdade, não é possível afirmar cientificamente que cães nascidos em uma mesma ninhada, ou com qualquer grau de parentesco consigam se reconhecer anos mais tarde. Por outro lado, basta observar o comportamento de cães com um certo grau de parentesco que se reencontram anos mais tarde, para perceber que o entusiasmo e o alto nível de interação são muito mais evidentes do que no caso de cães que se encontram pela primeira vez. Como não existem estudos que comprovem estes dados cientificamente, não é possível afirmar que esta regra se aplica em todos os casos. Uma questão importante que podemos levantar seria em relação as diferentes raças caninas. Será que cães mestiços, ou sem raça definida, possam se reconhecer em um reencontro deste tipo da mesma forma que os cães de raça pura?

Diferentemente dos seres humanos, os animais, inclusive os cachorros não fazem distinção entre parentes e indivíduos de linhagem distante, por exemplo, na hora do acasalamento. Isso não quer dizer que a cruza entre parentes caninos que se reencontram após algum tempo signifique que não haja a percepção de parentesco entre eles. Como as cruzas no mundo animal não costumam seguir as mesmas regras sociais que observamos entre os humanos, isso não se torna um problema na hora da escolha de um parceiro ou parceira para acasalar.

Irmãos de ninhada reconhecem que são irmãos depois de adultos?

Irmãos de ninhada reconhecem que são irmãos depois de adultos?

Cachorros não possuem um super olfato?

Isso não pode ser crucial para saber quem são seus irmãos de ninhada?

Sim o super olfato de um cachorro é uma questão incontestável e realmente se tiverem convivido tempo suficiente tanto com pessoas e irmãos, e até outros animais, acredito que após um longo período de afastamento não seja páreo para este super sentido. Cães são capazes de farejar as mais inusitadas coisas para uma mente humana como drogas e até doenças como o câncer. Por isso, é bem provável que esta super potência olfativa também seja responsável por uma “memória olfativa”. Sendo assim, é extremamente possível que um cachorro adulto reconheça seus irmãos de ninhada ou parentes através de cheiros e lembranças de sua infância.

Um estudo realizado na universidade de Pádua, na Itália, levantou a possibilidade dos cães serem capazes de reconhecer o rosto das pessoas. Nesta pesquisa constatou-se que sim, portanto se cães são capazes de reconhecer rostos de pessoas, será que eles são capazes de reconhecer também a fisionomia de seus irmãos de ninhada? Talvez.

Infelizmente a verdade é que ainda não podemos afirmar categoricamente que cachorros irmãos de ninhada podem reconhecer seus irmãos mais tarde. Talvez o um dia, alguma nova pesquisa seja capaz de responder esta e outras perguntas tão intrigantes para nós sobre nossos melhores amigos. Ou quem sabe, se algum dias nós conseguiremos nos comunicar com nosso cachorro ao ponto de que ele mesmo consiga saciar nossas curiosidades. Mas até que chegue este dia, teremos que nos conformar que nossos amigos de quatro patas são sempre um grande quebra cabeças de deliciosas dúvidas.

Saiba + Sobre Cães irmãos de ninhada

Cães podem reconhecer seus irmãos de ninhada? – texto em inglês

Veja + Sobre filhotes de cachorros aqui no Blog do Cachorro

Como escolher um cachorro?

Como limpar xixi de cachorro?

Como criar um cão de modo sustentável

Os perigos da ração industrializada para cachorros

Fenótipo e Genótipo dos cães

Castrar ou não castrar meu cachorro? Devo castrar meu cão?

Como evitar o choro do filhote?

Quantas vezes devo alimentar meu cão?

Educação do Filhote – Como ensinar regras e limites

Cachorros de raça pura

Pedigree – Você sabe o que é pedigree?

Vacina para cães – Esquema de vacinas para cachorros filhotes

Primeira noite do filhote – Chegando em casa

O que comprar para meu filhote?

Como comprar um cachorro de raça?

Você está preparado para ter um cachorro?

Filhotes – Tudo sobre filhotes de cães

Porte do cachorro – De que tamanho meu cão vai ficar?

Vermífugo – Quando dar vermífugo para meu cão?

Exercício para cães – Meu cachorro precisa fazer exercícios?

Macho ou fêmea? Como escolher um cachorro?

Cães podem beber leite?

Conheça as raças mais populares de cães

 



Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro