Filhote
março 27, 2013 postado por Li Kuvasz


A importância da vacina para o cachorro

Assim como nós somos vacinados durante nossa vida contra várias doenças, o nosso amigo peludo, o cachorro, também precisa tomar vacina.

A vacinação começa aos 45 dias, até esta idade o filhote só esta protegido pelos anticorpos que a mãe passa para ele através do colostro, antes desta idade a vacinação não é bem vinda, pois os anticorpos que a mãe passa ao filhote, podem atrapalhar a imunização pela vacina.
Como funciona a vacina? Ela faz o organismo do cachorro criar anticorpos necessários para que o cachorro em contato com a doença, já esteja preparado para combatê-la.

A importância da vacina para o cachorro

Mas para garantir a imunização é necessário que esta vacina seja dada por um veterinário que examinará o cachorro antes da aplicação, geralmente o médico veterinário medirá a temperatura, examinará gânglios, olhos, ouvidos, dentes, auscultação, perguntará sobre urina, fezes, apetite, ânimo, etc. Cães doentes não podem ser vacinados. Quando você vacina um animal doente, alem dele não criar defesas (induzidas pela vacina), pode ter sérias complicações com a vacinação.

Cachorros que estão sendo medicados também não devem ser vacinados, alguns medicamentos a base de cortisona diminuem a eficácia da vacina.

Deve ser dado apenas pelo veterinário, somente ele poderá se responsabilizar pelo armazenamento do produto e dar garantia. As vacinas tem que ficar sob refrigeração, entre 2 e 7 º C. Toda vez em que falta luz, por exemplo, a temperatura, mesmo com a geladeira fechada, ultrapassa essa marca em pouco mais de 15 minutos, somente um veterinário se responsabilizará e terá o devido cuidado nestas ocasiões, lojas não tem este controle, então o seu cachorro será vacinado, mas não estará imunizado.

Abaixo um esquema básico para imunização do filhote, é só uma dica, pois alguns veterinários fazem o esquema de 30 dias de intervalo.
V8 ou V10: 1ª dose aos 45 dias
V8 ou V10: 2ª dose 21 dias após a 1ª dose
V8 ou V10: 3ª dose 21 dias após a 2ª dose
Vacina contra giárdia: 1ª dose juntamente com a 3ª dose da V8 ou V10
Vacina contra giárdia: 2ª dose 21 dias após a 1ª dose
Vacina contra tosse dos canis: juntamente com a 2ª dose contra giárdia
Vacina anti-rábica: a partir dos 4 meses

Cachorros de grande porte ou com o sistema gastrintestinal sensível devem tomar a 4ª dose da V8 ou V10.

A diferença entre a V8 e a V10, é que a V10 possui 2 cepas a mais de um tipo de lepstopirose que não é encontrado no Brasil, sendo assim, ambas tem a mesma eficiência aqui.
Uma vez por ano deve-se dar o reforço de cada uma das vacinas acima, o reforço é de apenas uma dose, sempre evitar dar todas as vacinas de uma única vez.
Lembre-se que a cinomose, na maioria das vezes, é fatal para o cachorro, é muito difícil conseguir salvá-lo a tempo, mesmo a parvovirose, coronavirose e outras, se não tratadas a tempo levam a morte, principalmente do filhote.

Então não deixe de vacinar o seu cachorro.

 

Saiba mais sobre nossos amigos os cachorros clicando aqui

 



Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Sou apaixonada por cachorro, não consigo imaginar minha vida sem eles. É muito bom poder falar sobre nossos amigos peludos aqui, crio Kuvasz e Norfolk Terrier, e será muito prazeroso dividir aqui nossas experiências.

Ver artigos de Li Kuvasz