Adestramento
março 25, 2014 postado por Blog do Cachorro


Qual a hora ideal de tirar um filhote da ninhada?

Será que existe uma hora perfeita para tirar um filhote da ninhada? Quando posso levar meu filhotinho para casa?

Afinal, qual é a hora ideal de tirar um filhote da ninhada? – Quando decidimos adotar ou comprar um filhotinho, a ansiedade de levá-lo para casa é tão intensa que sonhamos com ele o tempo todo. Pesquisamos muito sobre a raça, cuidados, fazemos o enxoval, desejamos muito pegar no colo, fazer carinho, vê-lo crescer, brincar, enchê-lo de mimos e muito amor.

No entanto posso lhe assegurar que não existe nada mais importante para um filhote de cachorro do que conviver com sua mãe e irmãos o maior tempo possível. Se alguém me perguntar se existe uma hora ideal de tirar um filhote da ninhada, sem a menor sombra de dúvidas responderei que é a partir de 3 meses de vida.

Então eu não posso tirar um filhote de sua mãe e irmãos de ninhada antes de 3 meses de vida?

Não é bem assim, não podemos impor regras tão rígidas, por isso falamos aqui sobre hora ideal, no entanto, o que é ideal, nem sempre é o possível.

Para compreender melhor este conceito sobre o melhor momento para trazer para casa um filhotinho, precisamos nos inteirar um pouco mais a respeito de todos os fatores que englobam o processo de crescimento de um cão.

É muito importante ter conhecimento de que nas primeiras semanas de suas vidas, a cadela irá :

  • alimentar seus bebês;
  • fornecer a eles calor;
  • e anticorpos que estão presentes no leite.

Isso acontece, pelo menos entre a sexta e oitava semana de vida, onde inicia-se, quando em circunstâncias ideais, o desmame. O desmame não pode ser feito de uma hora para outra, mas sim de forma gradual, dando a chance de mãe e filhotes se acostumarem com este processo.

Portanto, jovens filhotes são completamente dependentes para tudo, inclusive se aquecer, até a terceira ou quarta semanas de idade.

A hora ideal de tirar um filhote da ninhada.  Quando posso levar meu filhotinho para casa?

A hora ideal de tirar um filhote da ninhada. Quando posso levar meu filhotinho para casa?

Infelizmente nem todo mundo sabe o quanto é importante a convivência entre os filhotes e seus irmãos de ninhada com sua mãe e outros cães, pessoas e animais, durante seus primeiros meses de vida. Esta interatividade é um momento singular para o aprendizado de sinais caninos que serão muito importantes para os cães na vida adulta. Esta fase de socialização canina inicia-se no momento em que os cães começam a perceber seus sentidos, visão e audição, que é mais ou menos entre a terceira e quarta semana de vida. E esta interação é crucial para que eles saibam como reagir e se defender mais tarde.

A socialização com pessoas precisa acontecer assim que se inicia o processo de desmame, no entanto todas as precauções com relação à falta de imunidade devem ser tomadas. Filhotes assustam-se com facilidade e qualquer batida de porta ou grito, podem imprimir cicatrizes emocionais permanentes em alguns cães, que levarão estes traumas consigo para o resto de suas vidas. Lembre-se de ser gentil, e afetuoso com um filhote. Assim como nossas crianças eles são totalmente dependentes de nós, nunca esqueça que um cachorro cresce muito rápido, no entanto até aproximadamente 1 ano de vida ele ainda é um bebê.

A maioria das pessoas tende a levar para casa o filhote com 60 dias (2 meses), uma grande parte dos novos proprietários, leva os bebês para casa já com 45 dias e tem pessoas que chegam a levar um filhote para suas casas com apenas 30 dias de vida, desrespeitando assim a hora ideal de levar seu bebê para casa. Seja motivado pela ansiedade ou por ingenuidade, aliadas a falta de conhecimento. Infelizmente isso pode se tornar muito prejudicial para o futuro psicológico de seu pet.

Por que é importante respeitar a hora indicada para retirar um filhote da ninhada?

Cães que apresentam desvios comportamentais severos na fase adulta, poderiam facilmente ter outro perfil psicológico se tivessem desfrutado da companhia dos seus irmãos e de sua mãe em sua primeira infância. Estes desvios de comportamento não são fáceis de se corrigir e muitas vezes, alguns proprietários acabam se desfazendo de seus cães devido a inabilidade e dificuldade de lidar com desvios de comportamento canino. Também não é exagero dizer que existem muitos proprietários que chegam a sacrificar seus cães devido a este tipo de problema. Portanto tenha certeza de que de fato, existe sim, uma hora ideal de tirar um filhote da ninhada.

A intenção deste artigo é a de orientar proprietários e futuros proprietários de cães, dividindo com vocês um pouco de nossa experiência, a fim de que vocês consigam minimizar a possibilidade de futuros problemas com seus filhos caninos. Por isso vou tentar resumir aqui alguns dos motivos para que você retire seu futuro cão de sua mãe e irmãos o mais tarde possível.

Por que a hora ideal de tirar um filhote da ninhada é somente após os 3 meses de vida?

Crio cães a mais de 15 anos e posso afirmar com segurança que você pode e deve desconfiar de criadores que liberem seus filhotes com menos de 60 dias de vida. Esse sem dúvida não é um criador sério e responsável, pois não demonstra a devida preocupação a respeito de um assunto tão importante que é o bem estar e o futuro do filhote de sua própria criação e nem a relação que ele terá com sua futura família. Infelizmente alguns criadores só pensam em se livrar dos filhotes e do trabalho que a ninhada dá, liberando os filhotes com menos de 60 dias de vida. Desrespeitando assim a hora ideal de tirar o cão de sua família canina. Na verdade bons criadores sugerem que a idade mínima para retirar o filhote da ninhada, inicia-se a partir dos 60 dias e que a hora ideal para retirar o filhote de sua mãe e irmãos é o mais próximo possível dos 90 dias.

A hora ideal de tirar um filhote da ninhada

A hora ideal de tirar um filhote da ninhada

A hora ideal de tirar um filhote da ninhada – Respeitando o aprendizado da primeira infância dos cachorros “imprinting

Da mesma forma que acontece com os humanos, os cães aprendem muito na primeira infância sobre os aspectos sociais e psicológicos de sua espécie. É nesta fase da vida dos filhotes que acontece o chamado imprinting.  Aos poucos os filhotes aprendem através da convivência com sua mãe, irmãos, outros animais e seres humanos, como se comportar e como se comunicar. Nesta fase, que dura até os quatro meses de vida, é quando um cachorro aprende a ser um cachorro, formando sua personalidade e compreendendo o mundo ao seu redor. Portanto é um momento crítico em que o filhote é muito sensível a todos os acontecimentos que circundam sua existência. É quando eles desenvolvem suas habilidades sociais, ou seja, junto com sua matilha. É sem dúvida a melhor forma para que um cão aprenda sem traumas sobre hierarquia e convivência. Portanto tudo o que for mal compreendido por ele nesta fase, pode ser muito difícil corrigir no futuro.

É claro que existem histórias que foram bem sucedidas sobre casos de animais retirados de sua ninhada com menos idade, no entanto também existem estatisticamente muito mais casos negativos do que positivos. O pesquisador austríaco Konrad Lorenz, que recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia no ano de 1973 por seus estudos sobre comportamento animal (etologia), foi o primeiro pesquisador a descobrir que esta fase dura para os cães até os quatro meses de vida.

Cães por natureza são animais sociáveis, como nós. Eles possuem uma comunidade social, vivem em grupos aos quais demos o nome de matilha. Portanto a mãe e seus filhotes não deixam de ser uma pequena matilha, geralmente em se tratando de animais que são criados em bons canis, os criadores trabalham a socialização precoce do filhote nesta fase, introduzindo sons, como barulhos de aspirador de pó, trovões, entre outros; estimulam a convivência com outros animais e pessoas, apresentando um mundo sem traumas em um ambiente bem amistoso para os bebês. Durante os primeiros passos dos filhotes, a mãe e os outros cães adultos geralmente  são muito tolerantes com os cãezinhos e permitem que eles façam quase tudo. Porém, conforme vão se tornando maiorezinhos, os cães adultos começam a não aceitar mais atitudes incorretas e indesejáveis (na visão de um cão), como por exemplo perturbar o sono de um cão adulto, latir sem ter nenhum motivo, roubar comida, desafiar o líder etc. Ou seja, os cães adultos corrigem e educam os filhotes entre o primeiro e o quarto mês de vida.

Portanto, baseado nestas informações, o que você acha que aconteceria se você tirasse de uma ninhada um filhote com 45 dias de vida? Parece óbvio imaginar que haja problemas de comportamento que podem ter sido derivados da falta de convivência com outros animais da sua espécie não é verdade?

Talvez essa seja a resposta ao comportamento de muitos cães que latem sem parar, rosnam pra qualquer um e não respeitam o espaço dos membros de suas novas matilhas (você e sua família). Muitos cães que são retirados muito cedo de sua família canina tem problemas para compreender que (ele) é um cão, tem dificuldades em socializar-se com outros cães e até com novas pessoas. Pois é nesta fase da vida que um cãozinho irá aprender que cachorro é cachorro e gente é gente.

A hora ideal de tirar um filhote da ninhada

A hora ideal de tirar um filhote da ninhada

É durante os primeiros quatro meses de vida que um cãozinho aprende a demonstrar suas emoções para outros cães, como medo, vontade de brincar, etc. Há ainda mais um agravante quando levamos para casa um filhotinho antes do terceiro mês de vida, a vacinação está incompleta. A vacinação de um filhotinho só estará concluída entre terceiro e o quarto mês de vida, portanto, para que seu bebê não fique doente, ele terá que ficar isolado dentro de casa e assim não terá contato com outros cães até ter tomado todas as vacinas. Ou seja, a chance de que ele acabe tendo problemas de socialização com outros animais não pode ser ignorada, além do fator, de que devido a ter sido retirado do convívio com sua mãe e irmãos muito cedo, ele provavelmente terá dificuldades em demonstrar os corretos sinais comportamentais para cada situação aos outros cães. Tornando-se possivelmente um cão anti-social. Portanto é lógico afirmar que quando um cão que é retirado muito cedo da ninhada e finalmente entra em contato com outros cães, ele não saberá interagir com os seres da mesma espécie.

Dependendo da fase em que foi retirado de sua família, não saberá nem coisas tão básicas, como se aproximar de um outro cão. Este filhote, pode se tornar desde um animal medroso que acabará fugindo e entrando em pânico perante estas criaturas esquisitas (cães como ele!), ou irá responder de forma agressiva, para se defender.

A hora ideal para tirar um filhote da ninhada

A hora ideal para tirar um filhote da ninhada

Agora que você já sabe o que pode acontecer a um filhotinho que é retirado de sua mãe e irmãos de ninhada durante os primeiros meses de sua vida, cabe a você analisar os prós e contras. Pessoalmente acredito que a possibilidade de ter um animal anti-social é algo muito indesejável para qualquer pessoa, mesmo em se tratando de um proprietário mais experiente.

Se você já passou pela experiência de ter um filhote que foi retirado cedo de seus semelhantes e sua experiência foi muito bem sucedida, isso não significa que terá a mesma sorte com outro filhote, na verdade a regra é que um filhote que cresça nestas circunstâncias se torne um cão anti-social, do tipo que rosna à toa, não confia nas pessoas e nem em outros cães. Podendo inclusive morder uma criança que vá brincar com ele. Estes cães normalmente tem comportamentos indesejáveis como avançar em pessoas desconhecidas e não conseguem ter um relacionamento amigável com outros cães, simplesmente porque ele não aprendeu a linguagem corporal dos cães e não compreende as coisas como deveria.

Lógico que existem várias questões que envolvem este assunto que devem ser analisadas quando você for retirar um filhote de sua mãe e irmãos. Nem sempre a situação em que o filhote se encontra é uma situação perfeita, muitas vezes os filhotes são abandonados, as mamães estão em condições precárias, muitas vezes desnutridas e não conseguem alimentar seus bebês, portanto também cabe a você o determinar o que é possível e o que não é. A saúde física do filhote vem sempre em primeiro lugar. Portanto caso você necessite pegar seu bebê antes da hora ideal, utilize esta leitura como um guia e procure fazer você a socialização de seu filhotinho, com as pessoas de casa, apresentando para ele com muito carinho o mundo, sendo paciente e buscando minimizar possíveis traumas futuros.

Em casos como estes o adestramento precoce também pode ajudar bastante a moldar uma personalidade mais equilibrada, portanto, pense com carinho que você inicie um adestramento básico de obediência o mais cedo possível. aqui no Blog do Cachorro, tem um tutorial de adestramento para filhotes passo a passo que ensinará você tudo o que for necessário para adestrar seu patudinho.

Avaliando todos os prós e contras você não acha que havendo a possibilidade o ideal é segurar a ansiedade, e preparar-se para a chegada do filhote a partir do terceiro mês de vida? Garantindo não só uma personalidade equilibrada, mas também uma saúde física melhor, tendo em vista que nesta fase o filhotinho já estará melhor imunizado?

Uma dica para minimizar a ansiedade, é visitar a ninhada algumas vezes, caso seja permitido pelo criador, para acompanhar seu crescimento e matar um pouquinho da vontade de levar o pequeno para casa. Assim ele já passará a ter alguma intimidade com você e sua família, mas ainda estará desfrutando dos cuidados de sua mamãe. Tenha em mente que os danos que a retirada precoce da ninhada podem causar ao seu pequeno, talvez não sejam irreversíveis, no entanto podem dar um certo trabalho para você. Por estes motivos a melhor coisa a fazer é permitir que seu filhote permaneça com sua mãe e seus irmãos o máximo de tempo possível, respeitando a natureza e o momento perfeito de se separar de sua ninhada.

Para ajudar você, elaboramos o Guia de Aquisição de um Filhote Saudável, que irá lhe ajudar desde a escolha do canil até a chegada de seu filhote em casa.

Qual a hora ideal de tirar um filhote da ninhada?

Qual a hora ideal de tirar um filhote da ninhada?

Será que existe uma hora ideal de tirar um filhote da ninhada? Quando posso levar meu filhotinho para casa? Quando decidimos adotar ou comprar um filhotinho, a ansiedade de levá-lo para…

Você está preparado para ter um cachorro?

Você está preparado para ter um cachorro?

GUIA PARA AQUISIÇÃO DE UM FILHOTE SAUDÁVEL – PARTE I Você está preparado para ter um cachorro? – Há muito tempo tenho vontade de preparar um guia para aqueles que tem…

Como comprar um cachorro de raça?

Como comprar um cachorro de raça?

GUIA PARA AQUISIÇÃO DE UM FILHOTE SAUDÁVEL – PARTE II Como comprar um cachorro de raça? Nessa segunda parte do nosso guia para aquisição de um filhote saudável, vamos abordar…

O que comprar para meu filhote?

O que comprar para meu filhote?

GUIA PARA AQUISIÇÃO DE UM FILHOTE SAUDÁVEL – PARTE III O que comprar para o meu filhote antes de levá-lo para casa? O que comprar para meu filhote – Se…

Levando o filhote para casa nova

Levando o filhote para casa nova

GUIA PARA AQUISIÇÃO DE UM FILHOTE SAUDÁVEL – PARTE IV Este é, sem dúvida, um tópico importante e muita gente acaba tendo dúvidas de como proceder adequadamente quando chegar a…

Primeira noite do filhote – Chegando em casa

Primeira noite do filhote – Chegando em casa

GUIA PARA AQUISIÇÃO DE UM FILHOTE SAUDÁVEL – PARTE V Se você está acompanhando o nosso Guia para Aquisição de um Filhote Saudável, vamos falar agora sobre outro ponto importante…

 

Saiba + Sobre a hora ideal de tirar um filhote da ninhada

O que é imprinting - texto em inglês

RICARDO TAMBORINI – ADESTRADOR E ESPECIALISTA EM COMPORTAMENTO CANINO

Veja + Sobre filhotes de cachorros aqui no Blog do Cachorro

 

 



Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro