Comportamento
agosto 25, 2013 postado por Li Kuvasz


Gravidez psicológica em cadelas

Tudo sobre a gravidez psicológica em cadelas. Veja quais são os sintomas da gravidez psicológica em cachorras, também conhecida como ou pseudociese. Aprenda como manejar esta situação.

 

Gravidez psicológica canina – Pseudociese, você sabe o que é?

Gravidez psicológica em cadelas

A falsa gravidez, gravidez psicológica ou pseudociese, é um termo utilizado para designar uma condição comum em uma cadela que não está grávida, mas está demonstrando sintomas de gravidez, como lactação e ganho de peso, sem estar gerando filhotes. A cadela afetada pela gravidez psicológica demonstra esses sintomas aproximadamente de 6 a 12 semanas após o cio.

Gravidez psicológica canina - Pseudociese

Gravidez psicológica canina – Pseudociese

Após o cio, quando a fêmea não cruza, ela passa por um período chamado anestro, que é o estado em que a fêmea se encontrava antes do cio. Mesmo fêmeas inférteis podem desenvolver a gravidez psicológica. Caso esse processo se desencadeie, a fêmea pode desenvolver esta síndrome, ela comporta-se como se estivesse grávida, embora não tenha tido fecundação.

Por que minha cachorra desenvolveu gravidez psicológica?

Provavelmente um desequilíbrio hormonal é o responsável por desencadear a “gravidez psicológica em cadelas” ou pseudociese. Pseudociese é uma palavra de origem grega que significa falsa gravidez. Dependendo da gravidade do problema, os sintomas podem durar por mais do que um mês.

Acredita-se que a gravidez psicológica seja uma circunstância natural entre algumas fêmeas de lobo (ancestral direto dos cães), que vivem em matilha, pois esta condição facilita o equilíbrio da vida social dos lobos, já que possibilita que a fêmea Alfa possa confiar seus filhotes a outras fêmeas que irão auxiliar na criação de seus filhotes, amamentando e educando-os. Apesar do nome gravidez psicológica, as alterações da pseudociese são hormonais. Neste estado, ocorre o aumento da prolactina e a diminuição da progesterona no organismo da cadela, o que leva a fêmea a desenvolver uma gravidez psicológica.

Gravidez psicológica canina – Sintomas

Veja abaixo quais os comportamentos mais comuns de fêmeas que apresentam gravidez psicológica:

  • A cachorra começa a preparar seu ninho;
  • ocorre um alargamento das glândulas mamárias;
  • algumas cadelas quando desenvolvem gravidez psicológica podem apresentar vômitos;
  • você observará que a cachorra apresenta uma distensão abdominal;
  • algumas levam bichos de pelúcia para o ninho;
  • algumas fêmeas com este problema apresentam um líquido aquoso escuro ou secreção líquida das glândulas mamárias;
  • algumas cadelas com gravidez psicológica ficam irritadas e com mania de lambedura nas tetas e vulva;
  • em alguns casos as fêmeas com gravidez psicológica chegam até a perder o apetite.

Minha cadela fez um ninho e adotou filhotes imaginários o que devo fazer?

Caso sua cachorrinha tenha feito um ninho e adotado brinquedos como se fossem filhotes, evite interferir. A melhor forma de lidar com esta situação é deixar a cachorra tranquila e ignorar este comportamento. Não brigue com sua cadela, não esconda os brinquedos e tão pouco impeça que ela deite no lugar que elegeu. Muitas vezes a cachorra pode tentar defender os brinquedos e demonstrar agressividade, portanto haja naturalmente e não tente interferir de nenhuma forma. Em poucos dias ela estará agindo da maneira habitual.

Qualquer fêmea pode desenvolver a gravidez psicológica?

Sim, é mais comum entre fêmeas de pequeno porte, mas todas a fêmeas não castradas estão sujeitas a passar por isso. Em geral, fêmeas que nunca acasalaram também estão mais suscetíveis, no entanto não podemos afirmar que existe uma regra para isso.

É comum que a gravidez psicológica canina afete cadelas que convivem com outro cachorro, também algumas fêmeas acabam desenvolvendo um quadro de gravidez psicológica devido a gestação de sua proprietária. Também especula-se que a falsa gravidez em cadelas pode ter alguma co-relação hereditária. Algumas fêmeas ficam com gravidez psicológica após cios seguidos, outras, apresentam este desequilíbrio em cios alternados e algumas desenvolvem este problema apenas uma única vez.

A progesterona é o hormônio responsável por esta alteração no organismo, a elevação dos níveis de progesterona não é responsável somente pelo surgimento de uma falsa gravidez nas cadelas, mas também provoca uma queda dos níveis de estrógeno, aumentando os riscos de surgirem doenças mais sérias na fêmea como câncer. A melhor forma de evitar a gravidez psicológica em cachorras é de fato a castração.

Com que idade a fêmea está mais predisposta a desenvolver gravidez psicológica?

A falsa gravidez pode ocorrer já a partir do primeiro cio da cadela e como é um desequilíbrio hormonal, não existe um momento em que a cachorra esteja mais ou menos predisposta a apresentar este problema.

Gravidez psicológica canina – Causas

A causa exata para o surgimento da pseudociese em fêmeas de cães é desconhecida. No entanto, desequilíbrios hormonais, especialmente de progesterona e prolactina, provavelmente desempenham um papel importante no desenvolvimento da gravidez psicológica canina.

Existem casos registrados de cadelas que apresentaram os sintomas de gravidez psicológica, dentro de três a quatro dias após uma ovariohisterectomia (remoção cirúrgica dos ovários e do útero).

Gravidez psicológica canina – Diagnóstico

Para realizar o diagnóstico em uma fêmea que supostamente está enfrentando uma gravidez psicológica, você precisa do auxílio de um veterinário, a fim de traçar um perfil histórico detalhado do quadro de saúde de sua cachorra, e cruzar os dados com aparecimento e natureza dos sintomas. Seu veterinário vai realizar um exame físico completo para avaliar todos os sintomas que sua cadela está apresentando, e também irá avaliar o quadro geral de saúde da cachorra. Exames de sangue de rotina como um hemograma completo, perfil bioquímico e urinálise, provavelmente serão requisitados pelo veterinário e geralmente irão revelar resultados normais, a menos que uma doença subjacente esteja presente. O veterinário também poderá solicitar exames de raio-X abdominais e ultra-som a fim de complementar o diagnóstico com exames por imagem, para descartar se existe algum tipo de infecção do útero ou mesmo uma gravidez normal.

A menos que os sintomas persistirem, o tratamento é geralmente desnecessário. Caso contrário, o seu veterinário pode recomendar a suplementação hormonal ou ovariohisterectomia (remoção dos ovários e do útero) para evitar novos episódios.

Muitas vezes a gravidez psicológica em fêmeas de cães pode ser confundida com mastite (inflamação das glândulas mamárias), tumores de mama, e Piometra, portanto, para confirmar o diagnóstico é  de fato importante realizar uma radiografia ou ultrassonografia a fim de afastar a possibilidade de uma gravidez verdadeira, como já comentado anteriormente ou de infecção uterina (Piometra). Já falamos sobre Piometra aqui no Blog do Cachorro, se você quiser ler mais sobre este assunto, leia o artigo sobre Piometra em cadelas.

Gravidez psicológica canina – Tratamento

Quando uma cadela é diagnosticada com gravidez psicológica, geralmente não é necessário nenhum tipo de tratamento farmacológico de suporte, já que após 3 semanas os sintomas devem desaparecer. Apenas no caso de uma fêmea com pseudociese que esteja apresentando uma produção de leite muito grande, pode ser necessário usar uma medicação para secar o leite. Outra medida que pode ser proposta pelo veterinário a fim de reduzir as secreções das glândulas mamárias, é a aplicação de compressas frias e quentes para minimizar o estímulo que promove a lactação.

Em alguns casos os veterinários propõe ao proprietário, a utilização de um colar elizabetano (cone) para ajudar evitar comportamentos compulsivos com lambendura que podem estimular a lactação. Outra medida que pode ser sugerida pelo veterinário é reduzir a alimentação por alguns dias, para ajudar a diminuir a produção de leite.

Conforme mencionado mais acima, não há nada de errado em a cadela adotar objetos como se fossem filhotes, no entanto, procure distair a cachorra para que ela pare de se ocupar com os filhotes imaginários.

A gravidez psicológica pode oferecer algum perigo para a saúde de minha cachorra?

Gravidez psicológica em cadelas

Gravidez psicológica em cadelas

Infelizmente, apesar da gravidez psicológica em cadelas, em si, não ser um problema de saúde que ofereça risco imediato para saúde de uma fêmea, problemas subjacentes podem ocorrer. Esses problemas variam desde o surgimento de tumores e infertilidade, até uma predisposição para o aparecimento de câncer. Como o útero pode sofrer inflamação a endometriose pode levar a cadela a infertilidade. Como a gravidez psicológica é basicamente uma disfunção hormonal, este fator pode ser considerado de grande risco para o desenvolvimento de câncer.

Durante a gravidez psicológica a cadela passa a ter maior predisposição a desenvolver tumores nas mamas devido a inflamação das mamas, que pode desencadear a mastite. Também devido as alterações hormonais o leite produzido devido a gravidez psicológica é reabsorvido pelo organismo, podendo ocasionar o “empedramento deste leite”, as consequências deste quadro também variam desde simples dores e irritações, que causam desconforto para a cadela, até febre e o surgimento de caroços e tumores na região afetada.

Como evitar gravidez psicológica em cadelas

Como faço para prevenir que minha cachorra tenha novamente uma gravidez psicológica?

Se você não tem a intenção de reproduzir sua cadela, considere a possibilidade de castrá-la, a castração é altamente recomendada para prevenir futuros episódios de falsa gravidez e ainda é a melhor alternativa para evitar este desconforto.

A castração precoce das fêmeas, realizada antes do primeiro cio, é uma das maneiras mais seguras de evitar a gravidez psicológica em cadelas. A castração precoce de fêmeas, inibe a produção dos hormônios ligados à gestação na cachorra, por isso, reduz significativamente a probabilidade do animal sofrer de uma falsa gravidez.

Outra vantagem de submeter sua cachorra a castração antes do primeiro cio é que você estará proporcionando a sua cachorrinha a uma terapia que irá impedir que ela sofra os inconvenientes do cio semestral, diminuindo problemas de humor. Você também estará aumentando a expectativa de vida saudável de sua cadela em até 3 anos, estará prevenindo o surgimento de Piometra, tumores de mama e câncer intra uterino.

Apesar de que uma fêmea com gravidez psicológica não sofra de um prognóstico desfavorável e em geral melhore no prazo de algumas semanas, fêmeas que apresentam este problema, normalmente, tendem a sofrer novamente de pseudociese após algum tempo. Se você tem algum tipo de dúvida sobre castração, já falamos a respeito deste assunto aqui no blog, se tiver interesse em ler mais a respeito leia este artigo que fala a respeito dos prós e contras da castração.

 

Veja + Sobre Gravidez psicológica canina – Pseudociese

Saiba + Sobre Gravidez psicológica canina – Pseudociese

Clínica Veterinária Vet Vida Dra Andreia Fragoso

Saiba + Sobre o ciclo reprodutivo das cadelas

12 perguntas mais comuns sobre cadela no cio

Cuidados com a cadela gestante

Parto da Cachorra, o que fazer?

Filhotes enxergam e ouvem ao nascer?

Tumor de mama em cadelas – Câncer em cadelas

Quando fazer uma cesariana na minha cadela?

Devo deixar minha cadela cruzar?

Saiba + Tudo sobre cachorros

A Medicina Veterinária nos dias de hoje

Cortar as unhas – Como e quando cortar as unhas dos cachorros

Cachorros são capazes de amar?

Balancear uma dieta a base de ração industrializada

Meu cachorro pode dormir na cama comigo?

Como cuidar de uma cadela no cio

O cachorro sente as mesmas coisas que você

Prisão de ventre – Constipação intestinal em cachorro

Cachorros podem comer arroz?

Cachorros podem beber leite?

Estômago sensível – Seu cão tem problema de estômago?

Meu cachorro lambe tudo, isso é normal?

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Sou apaixonada por cachorro, não consigo imaginar minha vida sem eles. É muito bom poder falar sobre nossos amigos peludos aqui, crio Kuvasz e Norfolk Terrier, e será muito prazeroso dividir aqui nossas experiências.

Ver artigos de Li Kuvasz