Filhote
março 14, 2014 postado por Li Kuvasz


Filhotes enxergam e ouvem ao nascer?

Filhotinhos de cachorro nascem cegos e surdos? Com quantos dias um filhote recém-nascido começa a andar, ouvir e enxergar?

Durante as primeiras semanas de vida, as atividades primárias de um filhote estão se desenvolvendo, eles necessitam da mãe e dos irmãos para se manter quentes e é neste momento que iniciam o desenvolvimento de suas habilidades sociais. Na maioria dos casos, nós simplesmente observamos a ninhada, enquanto a mãe proporciona todos os cuidados necessários para os bebês. No entanto, se o bebê por algum motivo for separado de sua mãe, ou se foi rejeitado por ela ou se a cadela não pode produzir leite suficiente, é muito importante que você cuide dele, pois recém nascidos são incapazes de sobreviver sozinhos.

A maioria das pessoas já ouviram falar que o filhotinho de cachorro ao nascer não enxerga, e por isto, os olhinhos são fechados, mas sempre fica aquela dúvida, será que ouvem?

Embora dê a impressão que eles enxergam e ouvem pela forma com que se locomovem rapidamente para encontrar as tetas da mamãe, é só impressão, os filhotinhos de cachorro nascem sem enxergar e sem ouvir, o que os move para o encontro da mãe além do instinto, é o cheiro e o calor, principalmente o calor, eles são atraídos pela temperatura que a mãe passa para o filhote, inclusive nas primeiras horas de nascimento temos a impressão de que a mãe esta até febril, de tão quente que ela fica para rapidamente passar calor ao filhote, isto é de fundamental importância para que eles se aqueçam rapidamente e sequem, já que os filhotinhos até os 14 dias, não tem calor próprio, se apartados da mãe e irmãos eles morrerão por hipotermia.

Filhotes enxergam e ouvem ao nascer?

Filhotes enxergam e ouvem ao nascer?

 

Eu costumo dizer que o filhote nasce muito imaturo, em biologia usa-se o termo altricial, são espécies em que os recém-nascidos são incapazes de exercer certas atividades sozinhos, como termo regular, e cuja visão, audição e cérebro muitas vezes ainda não estão completamente desenvolvidos, inclusive precisa de estimulação física para fazer xixi e cocô. O bebê humano também é altricial, pois possuem um período longo de desenvolvimento após o nascimento.

Os filhotinhos nascem com as pálpebras fechadas para proteger os olhos que são muito sensíveis, evitando assim uma exposição ao ambiente externo que causaria danos aos fotorreceptores e mecanismos óticos.

Os filhotes de cachorro nascem surdos porque ainda tem os canais auditivos fechados. A falta de audição é importantíssimo para o desenvolvimento do filhote que só terá o canal aberto por volta de 2 semanas, juntamente com os olhinhos, porém a audição já funcionará perfeitamente na primeira semana após a abertura, enquanto que a visão levará ainda mais algumas semanas para estar totalmente definida.

Filhotes enxergam e ouvem ao nascer?

Filhotes enxergam e ouvem ao nascer?

Você perceberá que mesmo estando com os olhinhos abertos ele não vai procurar as tetas com os olhos, fará ainda da mesma forma de quando nasceu, a locomoção e encontro com a mãe e irmãos também não acontecerão pela visão, ela ainda esta muito sensível. Os filhotes possuem uma película azulada que só vai desaparecer depois dos 40 dias, dando a impressão que o filhote tem olhos azuis.

  • Todo filhote de cachorro nasce sem enxergar, sem ouvir e sem conseguir regular a própria temperatura.
  • O filhote tem contrações musculares como se fossem espasmos até  4 semanas de vida.
  • O filhote controla os reflexos de micção e defecação a partir dos 21 dias de vida.
  • O filhote costuma dormir cerca de 90% do tempo nas duas primeiras semanas de vida.

 

Filhotes enxergam e ouvem ao nascer?

Filhotes enxergam e ouvem ao nascer?

  • Aos 21 dias já começa a nascer o primeiro dentinho e passam do rastejar para um engatinhar, e logo adquirem firmeza para dar os primeiros passinhos.

 

As próximas semanas são inteiramente de aprendizado e socialização, aprendem a se alimentar,  fazer necessidades longe de onde se alimentam, passam a respeitar à hierarquia, aprendem quem é o dominante e quem é submisso, estando prontos para o desmame por volta dos 45 dias e aptos para irem para a sua nova família após os 50 dias de vida.

Saiba + Sobre filhotes de cães recém nascidos

Como cuidar de filhotes recém nascidos? Texto em inglês

Veja + Sobre filhotes de cachorros aqui no Blog do Cachorro

Irmãos de ninhada reconhecem que são irmãos?

Leite para cachorro – Substituto de leite materno

Como escolher um cachorro?

Como limpar xixi de cachorro?

Como criar um cão de modo sustentável

Os perigos da ração industrializada para cachorros

Fenótipo e Genótipo dos cães

Castrar ou não castrar meu cachorro? Devo castrar meu cão?

Como evitar o choro do filhote?

Quantas vezes devo alimentar meu cão?

Educação do Filhote – Como ensinar regras e limites

Cachorros de raça pura

Pedigree – Você sabe o que é pedigree?

Vacina para cães – Esquema de vacinas para cachorros filhotes

Primeira noite do filhote – Chegando em casa

O que comprar para meu filhote?

Como comprar um cachorro de raça?

Você está preparado para ter um cachorro?

Tudo sobre filhotes de cães

Porte do cachorro – De que tamanho meu cão vai ficar?

Vermífugo – Quando dar vermífugo para meu cão?

Exercício para cães – Meu cachorro precisa fazer exercícios?

Macho ou fêmea? Como escolher um cachorro?

Cães podem beber leite?

Conheça as raças mais populares de cães

 

 

Comentários

Colunista

Sou apaixonada por cachorro, não consigo imaginar minha vida sem eles. É muito bom poder falar sobre nossos amigos peludos aqui, crio Kuvasz e Norfolk Terrier, e será muito prazeroso dividir aqui nossas experiências.

Ver artigos de Li Kuvasz