Filhote
março 14, 2014 postado por Li Kuvasz


Filhotes enxergam e ouvem ao nascer?

Filhotinhos de cachorro nascem cegos e surdos? Com quantos dias um filhote recém-nascido começa a andar, ouvir e enxergar?

Durante as primeiras semanas de vida, as atividades primárias de um filhote estão se desenvolvendo, eles necessitam da mãe e dos irmãos para se manter quentes e é neste momento que iniciam o desenvolvimento de suas habilidades sociais. Na maioria dos casos, nós simplesmente observamos a ninhada, enquanto a mãe proporciona todos os cuidados necessários para os bebês. No entanto, se o bebê por algum motivo for separado de sua mãe, ou se foi rejeitado por ela ou se a cadela não pode produzir leite suficiente, é muito importante que você cuide dele, pois recém nascidos são incapazes de sobreviver sozinhos.

A maioria das pessoas já ouviram falar que o filhotinho de cachorro ao nascer não enxerga, e por isto, os olhinhos são fechados, mas sempre fica aquela dúvida, será que ouvem?

Embora dê a impressão que eles enxergam e ouvem pela forma com que se locomovem rapidamente para encontrar as tetas da mamãe, é só impressão, os filhotinhos de cachorro nascem sem enxergar e sem ouvir, o que os move para o encontro da mãe além do instinto, é o cheiro e o calor, principalmente o calor, eles são atraídos pela temperatura que a mãe passa para o filhote, inclusive nas primeiras horas de nascimento temos a impressão de que a mãe esta até febril, de tão quente que ela fica para rapidamente passar calor ao filhote, isto é de fundamental importância para que eles se aqueçam rapidamente e sequem, já que os filhotinhos até os 14 dias, não tem calor próprio, se apartados da mãe e irmãos eles morrerão por hipotermia.

Filhotes enxergam e ouvem ao nascer?

Filhotes enxergam e ouvem ao nascer?

 

Eu costumo dizer que o filhote nasce muito imaturo, em biologia usa-se o termo altricial, são espécies em que os recém-nascidos são incapazes de exercer certas atividades sozinhos, como termo regular, e cuja visão, audição e cérebro muitas vezes ainda não estão completamente desenvolvidos, inclusive precisa de estimulação física para fazer xixi e cocô. O bebê humano também é altricial, pois possuem um período longo de desenvolvimento após o nascimento.

Os filhotinhos nascem com as pálpebras fechadas para proteger os olhos que são muito sensíveis, evitando assim uma exposição ao ambiente externo que causaria danos aos fotorreceptores e mecanismos óticos.

Os filhotes de cachorro nascem surdos porque ainda tem os canais auditivos fechados. A falta de audição é importantíssimo para o desenvolvimento do filhote que só terá o canal aberto por volta de 2 semanas, juntamente com os olhinhos, porém a audição já funcionará perfeitamente na primeira semana após a abertura, enquanto que a visão levará ainda mais algumas semanas para estar totalmente definida.

Filhotes enxergam e ouvem ao nascer?

Filhotes enxergam e ouvem ao nascer?

Você perceberá que mesmo estando com os olhinhos abertos ele não vai procurar as tetas com os olhos, fará ainda da mesma forma de quando nasceu, a locomoção e encontro com a mãe e irmãos também não acontecerão pela visão, ela ainda esta muito sensível. Os filhotes possuem uma película azulada que só vai desaparecer depois dos 40 dias, dando a impressão que o filhote tem olhos azuis.

  • Todo filhote de cachorro nasce sem enxergar, sem ouvir e sem conseguir regular a própria temperatura.
  • O filhote tem contrações musculares como se fossem espasmos até  4 semanas de vida.
  • O filhote controla os reflexos de micção e defecação a partir dos 21 dias de vida.
  • O filhote costuma dormir cerca de 90% do tempo nas duas primeiras semanas de vida.

 

Filhotes enxergam e ouvem ao nascer?

Filhotes enxergam e ouvem ao nascer?

  • Aos 21 dias já começa a nascer o primeiro dentinho e passam do rastejar para um engatinhar, e logo adquirem firmeza para dar os primeiros passinhos.

 

As próximas semanas são inteiramente de aprendizado e socialização, aprendem a se alimentar,  fazer necessidades longe de onde se alimentam, passam a respeitar à hierarquia, aprendem quem é o dominante e quem é submisso, estando prontos para o desmame por volta dos 45 dias e aptos para irem para a sua nova família após os 50 dias de vida.

Saiba + Sobre filhotes de cães recém nascidos

Como cuidar de filhotes recém nascidos? Texto em inglês

Veja + Sobre filhotes de cachorros aqui no Blog do Cachorro

Irmãos de ninhada reconhecem que são irmãos?

Leite para cachorro – Substituto de leite materno

Como escolher um cachorro?

Como limpar xixi de cachorro?

Como criar um cão de modo sustentável

Os perigos da ração industrializada para cachorros

Fenótipo e Genótipo dos cães

Castrar ou não castrar meu cachorro? Devo castrar meu cão?

Como evitar o choro do filhote?

Quantas vezes devo alimentar meu cão?

Educação do Filhote – Como ensinar regras e limites

Cachorros de raça pura

Pedigree – Você sabe o que é pedigree?

Vacina para cães – Esquema de vacinas para cachorros filhotes

Primeira noite do filhote – Chegando em casa

O que comprar para meu filhote?

Como comprar um cachorro de raça?

Você está preparado para ter um cachorro?

Tudo sobre filhotes de cães

Porte do cachorro – De que tamanho meu cão vai ficar?

Vermífugo – Quando dar vermífugo para meu cão?

Exercício para cães – Meu cachorro precisa fazer exercícios?

Macho ou fêmea? Como escolher um cachorro?

Cães podem beber leite?

Conheça as raças mais populares de cães

 

 



Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Sou apaixonada por cachorro, não consigo imaginar minha vida sem eles. É muito bom poder falar sobre nossos amigos peludos aqui, crio Kuvasz e Norfolk Terrier, e será muito prazeroso dividir aqui nossas experiências.

Ver artigos de Li Kuvasz