Alimentação
dezembro 3, 2014 postado por Blog do Cachorro


Festa de aniversário para cachorro

Como fazer uma festa de aniversário para meu cachorro?

Hoje em dia, fazer uma festa para cachorros é algo cada vez mais comum.

Muita gente que é apaixonada por seu cachorro certamente irá pensar em fazer uma festa de aniversário para celebrar mais um ano da maravilhosa experiência que é ter a companhia de um amigo de quatro patas em seu dia-a-dia. Por isso, inspirada no fato do Blog do Cachorro estar completando dois aninhos de vida, resolvi falar aqui um pouco a respeito de festinhas para cães e também aproveitar a ocasião para publicar uma receita de bolo que seja segura para cachorros.

Os cachorros são criaturas capazes de apreciar a natureza extraordinária das emoções,  da energia que envolve tudo e por isso acredito que eles sejam capazes de sentir a essência da energia de uma comidinha natural, prepara com carinho, especialmente para eles.

Festa de aniversário para cachorro

Festa de aniversário para cachorro

Como sempre falo para vocês, é importante ter em mente que cães não podem comer restos de comida que tenham sido preparadas para consumo humano, em nenhuma circunstância. E o motivo pelo qual nossos cachorros não podem comer as mesmas coisas que nós comemos, é muito simples, existem alguns alimentos que são contra-indicados para os cães, em especial os temperos, entre outros ingredientes que utilizamos na preparação das nossos refeições. Por isso na hora de preparar um bolo para cachorros, precisamos estar cientes que cães não podem comer chocolate e também não podem comer açúcar de forma alguma!

Mas então como é possível fazer um bolo para meu cachorro?

Muitas receitas de bolos para cães disponíveis na internet, ensinam utilizar rações e latas industrializadas para confeccionar um bolo de aniversário para seu pet. Eu particularmente, acredito que desta forma o preparo do bolo de aniversário de seu cachorro perde todo seu encanto. Também existem receitas que propõe alimentos alternativos para o preparo do bolo de aniversário de seu cão, como tortas salgadas com carne de frango, ou mesmo biscoitos e iogurte para o preparo do bolinho de aniversário. Todas estas receitas são bem interessantes, aos poucos vou colocando algumas aqui para vocês experimentarem preparar para seus peludos. Mas para este artigo, quis compartilhar com vocês um bolinho doce mesmo, o mais próximo do tradicional, mas com o intuito de não ser prejudicial para a saúde de nossos pets.

Como preparar um bolo de aniversário para meu cachorro?

Como preparar um bolo de aniversário para cachorro

Como preparar um bolo de aniversário para cachorro

Cozinhar para um cachorro não é nenhum bicho de sete cabeças. Apesar de existirem empresas que se especializaram em organizar cardápios para festas de cães, entre outros eventos caninos, disponibilizando uma alimentação preparada especialmente para eles, muitos proprietários de cães preferem organizar eles mesmos os petiscos da festa de aniversário do seu peludo. Ja já vou passar a receita de bolo para vocês, vamos falar primeiro um pouco sobre a festinha de aniversário de seu cachorro.

Festa de aniversário de cachorro

Especialistas em “cozinha canina” e “receitas para festas caninas”, além de cozinharem, organizam as festas de aniversário para cães. E por mais estranho que possa parecer para muitos leitores, este vem se tornando um passatempo muito popular, entre proprietários de cães ao redor do mundo. Com o objetivo de celebrar mais um ano de vida de seu cachorro, os amigos do peludo, (acompanhados do proprietário) são convidados para um “encãotro” e são recebidos com algumas deliciosas guloseimas apropriadas para ambas as espécies. Talvez estes eventos sejam mais divertidos para os proprietários do que para cães, mas como em geral os cachorros sentem o que seu dono sente, acabam se envolvendo no clima de confraternização e aproveitando a brincadeira. Temos que concordar, que uma festa de aniversário para cachorros, certamente é um bom modo de promover a socialização da bicharada.

Na verdade, muitas vezes um aniversário canino, não precisa de fato ser um evento estereotipado, mas sim, uma tarde normal, promovendo o encontro de três ou quatro cães que já estejam acostumados a passar algum tempo brincado ou passeando juntos.

Regras preciosas para preparar o bolo e a festa de aniversário de seu cachorro:

  1. Tire um tempo para preparar com amor, para seu cachorro, seja cuidadoso e meticuloso. Seu cachorro precisa comer alimentos seguros para ele!
  2. Escolha ingredientes saudáveis e naturais, nada de enlatados e conservas para fazer o bolo de aniversário de seu cachorro. Qualidade em primeiro lugar!
  3. Não utilize sal, manteiga e açúcar de qualquer tipo. E jamais frite nada!
  4. Você quer usar arroz? Cachorro pode comer arroz, mas pense em algo mais saboroso para incrementar esta receita.
  5. Posso utilizar vegetais e frutas para preparar o bolo de aniversário do meu cão?
    Claro! Mas é importante pesquisar quais deles seu cachorro pode comer! Batata cozida com certeza, compota de maçã absolutamente sim! E alho? Alho não é muito legal. E cebola? Cebola é extremamente proibido! Por isso é importante investigar o que pode e o que não pode ser oferecido ao seu peludo antes de introduzir um novo alimento em sua dieta.
  6. Use o forno e cozimento a vapor para fazer as receitas.
  7. O bolo de seu cachorro pode ser feito de carne ou de peixe, arroz e legumes cozidos.
  8. E para petiscos? Faça almôndegas com peito de frango cozido e cenoura picada. Eles vão adorar!
  9. Se uma comida é gostosa para você, não significa que ela seja adequada para eles. Mantenha isso sempre em mente. Pesquise muito antes de elaborar o cardápio da festinha de seu peludo.
  10. Amor e respeito, seu cachorro vive para você. E provavelmente está na cozinha ao seu lado, sentindo os cheiros e sabores do que você está preparando para ele, aguardando sua receita maravilhosa e sentindo as vibrações de toda sua dedicação. Esse na verdade é o grande presente que você está proporcionando para ele.

Como fazer a decoração da festa de aniversário de seu cachorro

Como fazer a decoração da festa de aniversário de seu cachorro

Como fazer a decoração da festa de aniversário de seu cachorro

Quando contratamos empresas especializadas para preparar a festa de aniversário de nossos cachorros, geralmente eles incluem uma série de atrativos extras, que variam de cartazes, balões, painéis e lembrancinhas para serem distribuídas entre os convidados. Na verdade, nada disso é importante para seu cachorro, mas se vai alegrar você, não tem motivo para não fazer.

Nos saquinhos de lembrancinha, você pode colocar algo que o cachorrinho irá gostar, sugiro um brinquedo de forrageamento por exemplo. Sempre falo a respeito destes brinquedos aqui no Blog do Cachorro e também no Blog do Gato. Brinquedos de forrageamento são aqueles que você pode colocar petiscos e pequenos grãos de ração e fazem com que o cachorro brinque, estimulando os sentidos de caça. Sem dúvida é uma lembrancinha bem interessante para os amiguinhos de seu peludo. Petiscos também podem ser uma boa opção, para colocar no saquinho de surpresa da festinha de aniversário de seu cachorro.

É importante que você pense na festa de aniversário de seu peludo com muita cautela. Cães podem ficar muito assustados com barulhos como por exemplo uma bexiga estourando, então talvez você deva reconsiderar a utilização de balões na decoração da festinha de seu cachorro, a fim de evitar situações desagradáveis para os convidados. Por outro lado bolas podem ser bastante divertidas para eles. Pense em arrumar bolas de cores fortes e tamanhos diferentes, assim os cães poderão brincar com elas.

Dependendo do número de convidados de sua festinha, seria interessante buscar o auxílio de um adestrador e especialista em comportamento canino, para estar com os animais e fazer algumas atividades em grupo na hora da festinha. Um grande número de cães juntos em um espaço pequeno, pode acabar gerando algum tipo de conflito e por isso é sempre bom analisar todas as possibilidades antes de aventurar-se em uma situação que pode acabar saindo do controle.

Quando estiver preparando a lista de convidados, procure informar-se sobre o comportamento do cachorro, se ele é sociável e no caso de fêmeas, nunca convide uma cachorrinha que esteja no cio! A festa de aniversário de seu cachorro estaria fadada ao fracasso.

Se a festa for em um local aberto como um quintal, por exemplo, certifique-se de que não existem plantas que possam ser perigosas para cachorros. Muitas vezes seu cachorro não se interessa por alguma coisa que pode parecer bastante apetitosa para outro cão. Também é muito importante garantir a segurança dos convidados, por isso esteja seguro de que não existem possibilidades de fuga por frestas ou mesmo pulado um muro ou portão. Afinal nem todos os cães tem o mesmo tamanho ou mesmo o mesmo grau de aptidão esportiva.

Caso a festinha de seu cachorro seja em sua casa, e você tenha algum outro tipo de pet, como um gatinho, um pássaro, um coelho,  ou mesmo uma tartaruga, lembre-se que apesar de seu cão estar acostumado com esta convivência, outros cães podem ter reações completamente inusitadas ao encontrar seu outro animal de estimação. Portanto, com isso em mente, leve em consideração manter os outros pets da casa em um local protegido e sem acesso dos visitantes.

E por fim, caso a festa seja em um local fechado, e você esteja pensando em colocar algum tipo de música, pense que para que a atmosfera esteja perfeita para os ouvidos de seu pet, as músicas instrumentais com uma cadência serena são de longe a opção mais acertada para este tipo de evento. Cães odeiam barulho e música alta e agitada. Se você utilizar um som inadequado em uma reunião social que envolva um número considerável de cães, poderá incita-los a agressividade.

Dicas de saúde para o dia da festinha de aniversário de seu peludo

  • Não utilize leite que não seja sem lactose em suas receitas
  • Evite farinhas que não sejam integrais
  • Não alimente os cãovidados novamente após a festinha, assim você estará evitando problemas gastrointestinais devido ao excesso de alimentação. Divida esta informação com seus amigos, a fim de não ser um problema para nenhum dos convidados.

 

O que dar de presente a um cão aniversariante?

O que dar de presente a um cão aniversariante?

O que dar de presente a um cão aniversariante?

Se alguém me convidar para o aniversário de seu cão, eu não saberia o que dar para o peludo, então pensando nisso imagino que no convite, seria interessante oferecer uma lista de desejos para seu pet, assim os convidados estariam mais confortáveis para levar algo que de fato seja útil para seu cão.

Receita de bolo de aniversário para cachorros

Bolo de aniversário para cachorros com banana

Ingredientes

  • 2 xícaras de água
  • 2 bananas maduras
  • 1 pitada de baunilha
  • 3 xícaras de farinha de trigo integral
  • 1/2 colher de chá fermento em pó
  • 1 ovo
  • 2 colheres de chá de mel
  • 1/2  xícara de chips de alfarroba sem açúcar (pode ser encontrado em lojas que vendem alimentos orgânicos, ou na internet – tente chips de alfarroba)

 

Modo de preparo

  • Preaqueça o forno a 180 °
  • Em uma tigela, misture a água, banana, baunilha, ovos e mel.
  • Em seguida, adicione a farinha e o fermento.
  • Misture bem os ingredientes com uma espátula de batedeira e bata na velocidade máxima até adquirir a consistência ideal.
  • Despeje a mistura em uma assadeira untada com azeite e farinha.
  • Polvilhe com alfarroba.
  • Leve ao forno em uma forma redonda, de tamanho regular, com furo no meio, por cerca de uma hora ou até que um palito inserido no centro do bolo saia completamente limpo.

 

E agora é só comemorar o aniversário de seu cachorro!

Recomendamos que sempre consulte o seu veterinário, ou um nutricionista veterinário antes de preparar um novo alimento para seu cão.

Saiba + Sobre alimentação canina

Cachorro pode comer isso?

Veja  + Sobre alimentação aqui no Blog do Cachorro

Como o kefir pode ajudar seu cão?

Os perigos da ração para cachorros

Os perigos da suplementação alimentar para cachorros

Cachorros podem beber leite?

Receita de comida caseira para cachorro

Balancear uma dieta a base de ração industrializada

Cachorro pode comer feijão cozido?

Como aumentar a imunidade do meu cachorro?

Cachorros podem comer ração para gatos?

Por que cachorros comem terra?

Meu cachorro não quer comer

O meu cachorro comeu cocô!

Quantas vezes devo alimentar meu cachorro?

Comidas que cachorro não pode comer

Meu cachorro está comendo demais?

Cachorros podem comer arroz?

Receitas para cachorro doente

Por que cachorros comem grama?

Pão – Cachorro pode comer pão?

Alimentos que fazem mal para cachorros

Gengivite em cães, mal hálito

Cogumelos – Cães podem comer cogumelos?

Cachorros podem comer morangos?

Gastroenterite canina – Causas, sintomas e tratamento

Dicas caseiras para tratar seu cachorro

Estômago sensível – Seu cão tem problema de estômago?

Prisão de ventre – Constipação intestinal em cachorro

Cachorros podem comer pasta de amendoim?

Leite para cachorro – Substituto de leite materno

Coprofagia – Seu cachorro come cocô? Saiba como evitar!

Cachorros escolhem a quem pedir comida

Cachorro pode comer chocolate?

Biscoito canino 10 receitas de biscoitos para cães

Fungos em cachorro – Tratamentos caseiros

Tireoide canina

Diabetes Canina – O que você precisa saber?

 

 



Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro