Adestramento
junho 23, 2015 postado por Li Kuvasz


Exercícios para cães de apartamento

Tenho acompanhado diariamente as notícias de roubos de cães de pequeno porte da própria mão do proprietário em passeios, esta ficando cada dia mais difícil levar o seu cãozinho para passear, eles adoram, mas se você mora em locais onde isto vem acontecendo com frequência ou tem uma raça de cachorro visada pelos ladrões, veja algumas maneiras de exercitá-lo na própria casa ou apartamento.

Mesmo a raça mais calma do mundo precisa ter atividade, cães por natureza adoram rotina, se habituam facilmente a rotina do seu dono, e realmente não gostam de quebrar esta rotina.

Principalmente se você for uma daquelas pessoas que passam o dia fora, é muito importante compreender a importância de reservar um tempo em sua rotina diária para exercitar o seu bichinho. Exercícios são importantes  não apenas para a saúde do corpo, mas também para a saúde mental de seu cão. Além de melhorar consideravelmente a relação que você e sua família tem com seu pet, cães que fazem exercícios se tornam mais carinhosos e obedientes.

Exercícios para cães de apartamento

Exercícios para cães de apartamento

Cães sem atividade podem procurar meios de ocupar o tempo roendo móveis e utensílios, cavando e até mesmo se auto-mutilando, desenvolvem manias de lambedura e alguns outros vícios devido a falta de distração e atividade, além disto, ele também poderá ficar obeso.

Uma das maiores reclamações das pessoas que têm cães e que passam o dia inteiro fora, também é a dificuldade de sair com seu cachorro na hora que chegam em casa. Por isso fazer exercícios com seu cachorro dentro do apartamento, acaba sendo menos cansativo para você e mesmo assim irá promover ao seu pet  os exercícios necessários para mantê-lo saudável.

Reserve parte do seu tempo fazendo exercícios com seu cachorro dentro do apartamento e veja como pode ser divertido para ambos.

  1. Em primeiro lugar é importante preparar o ambiente, dentro do apartamento, onde você irá fazê-lo praticar exercícios, normalmente nestes ambientes temos apenas pisos lisos e não pense que são só cães grandes que podem ter problemas com estes pisos, os pequenos também, podem desenvolver problemas de coluna, displasias além de escorregões que podem causar luxações e até fraturas.
  2. Se o lugar onde você pretende utilizar para brincar com seu cão dentro do apartamento for um corredor, coloque uma passadeira que tenha aderência ao chão, se for outro cômodo do apartamento, tapetes ou até mesmo fitas anti derrapantes resolvem, existem também algumas ceras que promovem um efeito áspero, eu nunca testei, então é bom fazer uma experiência, tem também uma meia para cães que é feita de um material que não escorrega no solado, pode ser colocada apenas nas horas de brincar, mas se o seu cachorro tiver mania de engolir alguns objetos, tenha o cuidado de retirá-la em horários sem supervisão.
  3. Outra dica importante é você ensiná-lo os comandos básicos de adestramento, aqui mesmo no blog tem tudo muito bem explicado, isto ajudará bastante na hora da diversão.

Veja abaixo algumas brincadeiras que propiciam fazer exercícios para cães de apartamento:

 

    • Brincadeira com bolinha: a maioria dos cães adora uma bolinha, jogar a bolinha há uma certa distância por várias vezes irá entretê-lo bastante, é importante ensiná-lo a soltar a bolinha, por instinto eles sempre trazem a bolinha de volta, mas alguns não soltam e querem que tentemos tirar dele, que fiquemos correndo atrás, por isto é importante ensiná-lo a soltar.
    • Caneta laser: movimentar a caneta com a luz direcionada ao chão faz o cachorro se exercitar bastante tentando pegá-la, brinque poucos minutos por dia para não deixá-lo enjoado, evite direcionar o laser aos olhos.
    • Frisbee: para praticar apenas em corredor sem objetos porque pode ocasionar danos em outros ambientes, tem alguns que o material é agradável para morder.
    • Cabo de guerra: criticada por alguns e elogiada por outros a brincadeira de cabo de guerra faz o cachorro cansar bastante, uma das preferidas deles porque envolve disputa de força, por este motivo alguns estudiosos dizem que pode tornar o cão agressivo.
    • Esconde-esconde: no caso de cães o ideal é esconder objetos, mas você pode brincar de se esconder dele também, neste caso precisará que ele obedeça bem o comando fica e após se esconder assoviar ou chamá-lo, ou se tiver alguém que o segure até você se esconder, chame apenas para ele aprender, depois de ter aprendido, ele irá te procurar mesmo sem o comando de voz. Em caso de objetos dê o comando fica e esconda a bolinha ou brinquedo que ele mais gosta, dê o comando procura, eles adoram esta brincadeira, assim que são treinados os cães para encontrar drogas.
    • Brinquedos inteligentes: existem muitos brinquedos inteligentes que além de entreter o seu mascote, fará com que ele desenvolva a mente para obter o que quer, são objetos onde ração, biscoitos ou petiscos são guardados, e o cãozinho precisa movimentá-lo para que consiga comê-los, há várias opções, eles adoram! Não é um exercício, mas uma forma de entretenimento, embora alguns fiquem de um lado para o outro girando, empurrando, enfim, acabam gastando bastante energia.
    • Escadas: brinque de subir e descer escadas, coloque um petisco ou brinquedo que ele goste no topo da escada para ele se interessar a subir, depois desça e suba com ele várias vezes e dê um outro petisco só no final da atividade.
    • Petiscos para treinar o faro: utilize petiscos bem pequenos e cheirosos para espalhar pela casa em esconderijos, ele gastará muito tempo e exercitará bastante na procura, além de treinar o rastreio através de farejamento.
    • Esteira: esteira sim, é possível você ensinar o seu cachorro a andar na esteira, comece bem devagar, primeiro apenas coloque-o na esteira, peça para ele ficar, e dê petiscos, depois tire-o e ligue para que ele vá acostumando com o barulho, conforme ele for acostumando a comer petisco na esteira você deverá ligar bem devagar, sempre com um petisco a frente, ele irá andar para ir de encontro ao petisco.
    • Caça ao tesouro: se você tem um cachorro com mania de cavar, você pode criar um cantinho onde possa colocar cobertores e brinquedos para que ele se sinta a vontade para cavar, assim também ele gastará energia além de se sentir feliz, afinal cavar é um instinto natural deles.

Comece hoje mesmo fazer exercícios para cães de apartamento com seu peludo e veja se em poucos dias ele não demonstrará um comportamento muito mais tranquilo e feliz.

Espero ter ajudado! ;)

Veja + Sobre exercícios para cães de apartamento aqui no Blog do Cachorro

Exercício para cachorros – Meu cachorro precisa fazer exercícios?

Por que passear de coleira com meu cachorro?

Aprenda a passear de coleira com o seu cachorro

Rolar – Ensine ao seu cachorro o comando rola

Teste: você é muito ligado ao seu cachorro?

Esporte para cachorro – Qual é o ideal para o seu?

Adestramento de cães – Adestre você mesmo seu pet

Ranking de Inteligência Canina

Buscar e devolver a bolinha – Ensine o seu peludo!

Como jogar cabo-de-guerra com seu cachorro

Saiba + Sobre cães de apartamento

Como seu cachorro pensa?

Como seu cachorro pensa?

Como seu cachorro pensa? – O mundo através dos olhos de seu cão Muitos de nós, proprietários apaixonados de cães, em algum momento de nossas vidas nos questionamos sobre como…

Comportamento compulsivo em cães

Comportamento compulsivo em cães

Comportamento compulsivo em cães – Pode ser derivado de fatores psicológicos, ambientais, alérgenos, parasitários, etc. A palavra compulsivo, descreve…

Seu cachorro te respeita?

Seu cachorro te respeita?

COMO SABER SE SEU CACHORRO TE RESPEITA? APRENDA COMO FAZER SEU CACHORRO RESPEITAR VOCÊ Muita gente me pergunta sobre problemas de comportamento…

Aprenda detectar sinas de doença no seu cão fazendo anamnese

Aprenda detectar sinas de doença no seu cão fazendo anamnese

Veja como detectar sinas de doença no seu cachorro e aprenda também como se faz anamnese em cães Você sabe identificar quando o seu cão…

Cachorros diferentes, necessidades diferentes

Cachorros diferentes, necessidades diferentes

Quando pensamos em adquirir um novo mascote para levar para casa, muitas vezes deixamos passar despercebidas algumas das questões mais importantes para evitar problemas futuros. Os cães são muito diferentes…

 

Pesquise + Sobre cães de apartamento

Guia de Raças



Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Sou apaixonada por cachorro, não consigo imaginar minha vida sem eles. É muito bom poder falar sobre nossos amigos peludos aqui, crio Kuvasz e Norfolk Terrier, e será muito prazeroso dividir aqui nossas experiências.

Ver artigos de Li Kuvasz