Adestramento
fevereiro 3, 2013 postado por Blog do Cachorro


Olfato do cachorro – aprenda a estimular o faro

Seu cachorro é um bom farejador? Que tal fazer uma brincadeira divertida para estimular este super poder natural?

Olfato do cachorro

Olfato do cachorro – Cachorro explorando suas habilidades sensoriais

Cachorros são famosos por seu super olfato. Mas, até mesmo um dom natural pode ser estimulado para não ser desperdiçado. Com uma brincadeira divertida, você pode estimular o olfato do cachorro, principalmente para aqueles cachorros que acabam sendo forçados a passar o dia  dentro de casa e por conta disso são desestimulados a usar o seu nariz, como eles deveriam.

olfato do cachorro - aprenda a estimular o faro do cão

Olfato do cachorro – estimule as habilidades naturais de seu cachorro!

Para estimular as habilidades olfativas naturais no seu melhor amigo, você poderá fazer uma brincadeira que fará com que ele preserve este dom natural. Tenha a mão algumas recompensas e três copos à sua disposição, você pode estimular o sentido do olfato de seu cachorro e ao mesmo tempo criar um show para entreter os convidados e as crianças, onde o seu amigo peludo será o centro das atenções.

Material necessário para estimular o olfato do cachorro:

  1. 3 copos de plástico finos não transparentes
  2. 1 mesa
  3. Snacks saborosos encontrados a venda no mercado

Olfato do cachorro - cachorro farejando o petisco

Olfato do cachorro – a recompensa ao final da brincadeira.

A Brincadeira para estimular o olfato do cachorro:

  1. Leve o seu cachorro para a frente de uma mesa e mande ele sentar. Ofereça-lhe um prêmio ou dois para recompensar e manter a sua atenção enquanto espera nesta posição.
  2. Coloque os três copos, um dentro do outro, sobre a mesa. Em seguida, você deverá alinhá-los com a abertura para cima, como se você fosse derramar alguma coisa.
  3. Certifique-se de chamar a atenção de seu cão e colocar um prêmio em um dos copos.
  4. Mova um pouco os copos com uma recompensa no interior de um deles, faça barulho, agitando o copo, insistindo especialmente neste copo, para perceber se seu cachorro é particularmente sensível aos sons.
  5. Agora vire os copos de cabeça para baixo.
  6. Levante o copo com o prêmio e empurre-o para a frente, de modo que o seu cachorro consiga vê-lo e cheirá-lo. Então posicione novamente o copo alinhado com os outros.
  7. Misture os três, tendo a certeza de terminar o copo com o prêmio o mais próximo possível do rosto de seu cachorro para a primeira rodada.
  8. Diga o comando “ONDE?” E espere que seu cachorro mostre através do olfato. Se o nariz do cachorro  estiver perto ou tocar no copo certo, você deverá elogiá-lo por um longo tempo, levante o copo e diga “MUITO BEM!”. Embora você tenha dado a ele a recompensa, continue a elogiá-lo. Se nesta fase inicial, o cachorro se limitar a observar silenciosamente, incentive-o sacudindo o copo com o prêmio. Se em algum momento o cachorro cheirar o copo errado, diga “Não” em um tom triste.

 

Apenas quando seu cachorro for capaz de seguir os copos pelo olfato e som, você pode começar a se movimentar mais rápido com as mãos para confundi-lo um pouco, aumentando desta forma a dificuldade da brincadeira.

Em cada fase da brincadeira você pode tirar proveito da “magia” do olfato canino, com o passar do tempo, se for tentar envolver público, pode tentar fazê-lo adivinhar onde está a recompensa, aplaudindo seu cachorro quando ele encontrar a recompensa, indicando onde está o copo certo. Use sempre cheiros diferentes para dar mais graça a brincadeira.

Saiba + sobre o olfato do cachorro:

Os cachorros precisam exercitar o olfato – texto em espanhol

O olfato do cachorro – texto em espanhol

Seis jogos para estimular o cachorro em casa – texto em espanhol

Saiba + Tudo sobre cachorros

A Medicina Veterinária nos dias de hoje

Cortar as unhas – Como e quando cortar as unhas dos cachorros

Cachorros são capazes de amar?

Balancear uma dieta a base de ração industrializada

Meu cachorro pode dormir na cama comigo?

Como cuidar de uma cadela no cio

O cachorro sente as mesmas coisas que você

Prisão de ventre – Constipação intestinal em cachorro

Cachorros podem comer arroz?

Cachorros podem beber leite?

Estômago sensível – Seu cão tem problema de estômago?

Meu cachorro lambe tudo, isso é normal?



Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro