Curiosidades
agosto 14, 2014 postado por Li Kuvasz


Estamos vacinando em excesso nossos cães?

O que você diria se de repente o seu veterinário pedisse que você não levasse mais o seu pet para vacinação anual?
Será que exageramos na frequência da imunização de nossos cães?

 

Estamos vacinando em excesso nossos cães? – Há muito tempo atrás li muita coisa a respeito da vacinação anual de nossos pets, muitos estudos abordam que estamos vacinando demais os nossos pets, que vacinar anualmente como fazemos é o mesmo que vacinar anualmente nossos filhos por toda a vida contra sarampo, caxumba, rubéola, difteria, coqueluxe, tétano e hepatite, você faz isto com seus filhos?

Não, após os bebês tomarem as vacinas e reforços, nunca mais repetimos estas vacinas, isto se deve porque o sistema imunológico tem memória e toda vez que temos contato com a doença novamente, nosso sistema imunológico produzirá anticorpos contra a doença, o mesmo acontece com o seu pet.

Estamos vacinando em excesso nossos cães?

Estamos vacinando em excesso nossos cães?

A primeira vez que tive conhecimento destes estudos, achei melhor estudar mais profundamente, então esta matéria demorou muito para que eu pudesse dividir aqui minhas pesquisas com você. Hoje já estou mais inteirada sobre este assunto e tenho condições de passar as informações corretas sobre a síntese do que consta nestes estudos. Sugiro que após ler este artigo, procure avaliar em conjunto com o seu veterinário as informações contidas na publicação de Dr. Ronald Schultz e Dr. Tom Phillips, ambos PhD em medicina veterinária. O Dr. Ronald Schultz é imunologista e presidente do Departamento de Ciências Patobiológicas da faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Wisconsin.

Mas se é verdade que o sistema imunológico tem memória, porque os veterinários utilizam este protocolo de vacinação anual?

Estamos vacinando em excesso nossos cães? Com o pretexto de que o pet deve ser vacinado anualmente, atendendo interesses de laboratórios e veterinários, consegue-se atrair às clínicas um enorme número de cães e gatos anualmente para a revacinação, isto não sou eu quem está falando, foi publicado  no livro – “Kirk’s Current Veterinary Therapy XI”.

Mas devo confiar nestas informações?

Estamos vacinando em excesso nossos cães?

Estamos vacinando em excesso nossos cães?

Estamos vacinando em excesso nossos cães? – Isto cabe exclusivamente a você decidir, enfim a saúde do seu pet esta em suas mãos, eu confesso que apesar de todos estes estudos comprovados, como criadora de cães, ainda não sei se vou conseguir deixar de vacinar meus cães anualmente, talvez eu inicie a experiência com algum cão, ou quem sabe num futuro, quando eu tiver notícias de que muitos criadores estão tendo resultados maravilhosos vacinando a cada 3 ou 7 anos, aí sim, mas por enquanto, ainda não tenho uma opinião formada. Mas fico muito apreensiva com os efeitos que tenho pesquisado, vou me aprofundar bastante e consultar estes estudiosos para conseguir ter uma resposta mais rápida para voltar a falar sobre o assunto.

Os pesquisadores afirmam que é muito importante levar o pet anualmente para uma consulta, fazer exames de fezes, sangue, etc,  é sempre bom fazer um check-up anual, mas a maioria das pessoas não tem esta consciência e só levam na época das vacinas, se esta comprovação cair no conhecimento de todos, o mercado que gira este capital sofrerá tremenda crise, então por jogos de interesses,  estes estudos  não são divulgados como deveriam.

Mas o que pode causar ao meu pet a vacinação anual?

Estamos vacinando em excesso nossos cães? – Evidências de novas pesquisas na área de imunologia veterinária apontam para um grave problema, seja a médio ou longo prazo comprovou-se que estamos destruindo o sistema imune dos nossos pets, por este motivo se vê muitas doenças imunológicas resistentes tais como hipotireoidismo, otites, dermatites, afecções articulares etc.

Estas doenças são conhecidas como vacinose. Mas o que é vacinose?

Estamos vacinando em excesso nossos cães?

Estamos vacinando em excesso nossos cães? Será que estamos vacinando em excesso nossos cachorros?

Estamos vacinando em excesso nossos cães? – É uma reação crônica às vacinas que foram injetados repetidamente ano após ano. São efeitos indesejados das vacinas, acometem humanos também. As vacinas que são fabricadas para proteger os pets contra doenças agudas, com o uso em excesso acabam criando condições crônicas com características da doença que deveria prevenir, causando o que chamamos de vacinose.

Acredito que devamos utilizar meios de saber se necessitamos repetir a vacina do nosso pet ou não, para isto já existem exames laboratoriais capazes de nos informar se o cão ou gato encontram-se protegidos ou não, além de kits vendidos para verificação dos títulos de anticorpos vacinais. O correto seria fazermos exames para saber se realmente devemos revacinar.

De acordo com os estudiosos, ao repetirmos a vacina anualmente estamos inserindo no organismo algo que a imunidade do seu pet rejeitará, ela entenderá ser o vírus, e não absorverá, mas absorverá os componentes vacinais como proteínas estranhas provenientes de culturas celulares, produtos químicos adjuvantes e conservantes responsáveis por uma série de danos a saúde do seu pet. Abaixo algumas fontes para que possam tirar suas próprias conclusões:

Saiba + Sobre vacinação aqui no Blog do Cachorro

A importância da vacina para o cachorro

Vacina para cachorro – Esquema de vacinas para cachorros filhotes

Tipos de vacinas para cachorro

Vacina contra doença do carrapato

 Raiva em cães – Raiva canina

Saiba + Estamos vacinando em excesso nossos cães?

Novas diretrizes vacinais para cães – uma abordagem técnica e ética

Carta escrita por veterinários ingleses publicada na Veterinary Times, UK – Em janeiro de 2004

Saiba + Tudo sobre cachorros

Leishmaniose Visceral Canina (Calazar)

Cinomose, sintomas, diagnóstico e tratamento

Podemos pegar doenças dos cachorros?

Vermífugo – Quando dar vermífugo para meu cachorro?

Parvovirose canina – Sintomas, prevenção e tratamento

Chuvisco e a Cinomose – Uma história de superação

Banho – De quanto em quanto tempo devo dar banho no meu cachorro?

Leptospirose canina – Entenda melhor a leptospirose

Pneumonia em cães

Torção gástrica em cães – Sintomas, causas, diagnóstico e tratamento

Meu cachorro não quer comer

Gripe canina – Tosse dos Canis

Tireoide canina

Doença do Carrapato – Erliquiose e Babesiose

Giárdia em cachorro – Giardíase

Síndrome da Ansiedade de Separação (SAS) em cães

O que é berne? Como tirar? Como se pega?

Cuidados e Saúde do Cachorro

Como acabar com carrapatos?

Dermatite por lambedura, sintomas, diagnóstico e tratamento

Tumor de mama em cadelas – Câncer em cadelas

Insetos, picadas e mordidas em cachorros – O que fazer?

Como aumentar a imunidade do meu cachorro?

 

 

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Sou apaixonada por cachorro, não consigo imaginar minha vida sem eles. É muito bom poder falar sobre nossos amigos peludos aqui, crio Kuvasz e Norfolk Terrier, e será muito prazeroso dividir aqui nossas experiências.

Ver artigos de Li Kuvasz