Alimentação
fevereiro 16, 2015 postado por Blog do Cachorro


Escolhendo os melhores petiscos para cães

Os petiscos e guloseimas são excelentes para fazer um agrado extra e demonstrar para os cães o quanto nós gostamos deles. Estes petiscos podem variar desde biscoitos e guloseimas elaboradas especialmente para cães até pedaços de alimentos de consumo humano, comuns na cozinha de qualquer um. Mas com tantas opções disponíveis, será que você sabe escolher quais são os petiscos mais indicados para a saúde do seu amigão?

Escolhendo os melhores petiscos para cães – A boa saúde de um cachorro não depende apenas da alimentação, mas a qualidade da comida (e isso inclui os petiscos que ele come ocasionalmente) pode influenciar positiva ou negativamente na saúde geral, assim como na saúde bucal. Alguns petiscos são considerados prejudiciais em alguns aspectos, enquanto outros são indicados por todos os profissionais da área.

Vantagens dos petiscos caninos

Qualquer cachorro merece ganhar um petisco de vez em quando. Além dos agrados que oferecemos aos cães regularmente, como um afago, um passeio ou um brinquedo novo, os petiscos também são demonstrações de carinho e todo cachorro adora uma guloseima entre as refeições. Alguns desses petiscos, são desenvolvidos para melhorar a saúde dental do animal, enquanto outros podem ser utilizados para ajudar nas aulas de obediência, como técnica de reforço positivo.

Escolhendo os melhores petiscos para cães

Escolhendo os melhores petiscos para cães

Além das vantagens mais evidentes, os petiscos podem ainda ajudar em outras questões, como por exemplo no controle de peso dos animais com tendência a obesidade. Isso porque há petiscos de baixíssimas calorias que podem ser oferecidos entre as refeições, sem prejuízo à qualidade nutricional da alimentação regular. Petiscos naturais podem ainda servir como complementos alimentares devido ao seu bom valor nutritivo.

Quando oferecemos um petisco ao nosso amigão, nos sentimos bem em recompensá-lo com algo que ele adora, e ao mesmo tempo, ele fica satisfeito em agradar a você. Essa troca fortalece a ligação afetiva entre vocês e contribui positivamente para a educação e o bom comportamento do seu pet.

Desvantagens dos petiscos caninos

Infelizmente, os petiscos caninos também podem funcionar da maneira oposta do que nós gostaríamos. Uma questão importante que devemos levar em consideração é o peso e nível de atividade de cada animal, e se o petisco que estamos oferecendo está de acordo. Muitos petiscos caninos (incluindo os petiscos industrializados, encontrados em pet-shops) podem ser excessivamente calóricos, pois são ricos em açúcares e gorduras. Como esses petiscos estão entre os favoritos da maioria dos cães, não é difícil que o proprietário acabe contribuindo inadvertidamente para o ganho de peso. Os animais idosos e menos ativos fazem parte do grupo de cães com maior risco de se tornarem obesos, e essa questão deve ser observada com atenção.

Escolhendo os melhores petiscos para cães

Escolhendo os melhores petiscos para cães

Para os cães menos ativos e que, portanto, correm maior risco de engordar, os mais indicados são os petiscos naturais de baixas calorias. Um dos exemplos é a cenoura crua, que boa parte dos cães adora. Esse é um excelente exemplo de petisco de baixa caloria, que pode ser oferecido sem problemas entre as refeições, e que ainda ajuda na boa saúde dos dentes e da gengiva. Fique atento apenas em relação ao tamanho do pedaço a ser oferecido; considere sempre o porte do animal antes de oferecer qualquer petisco, a fim de evitar engasgos. Importante: observe o comportamento do seu pet de perto sempre que oferecer algo novo, que ele esteja provando pela primeira vez.

Outra questão que não podemos deixar de mencionar é que alguns proprietários tem o hábito de oferecer sobras de comida para os seus pets. É, de fato, quase impossível resistir aqueles olhinhos suplicantes ao nosso lado durante as refeições. O maior problema de se oferecer sobras para os cães é que uma parte dos alimentos que consumimos regularmente podem fazer mal. Na verdade, alguns alimentos presentes em qualquer cozinha podem ser extremamente perigosos para os cães. Para saber mais sobre os alimentos proibidos para cachorros, leia o artigo comidas que cachorro não pode comer. Além disso, os alimentos que comemos no nosso dia-a-dia são, em geral,  muito ricos em gordura e açúcares, o que pode prejudicar o sistema digestivo do seu cão, causar obesidade, além de diminuir o apetite, dificultando que ele coma o alimento nutricionalmente adequado para ele.

Escolhendo os melhores petiscos para cães

É possível, contudo, selecionar cuidadosamente os petiscos que o seu cachorro pode comer. Alguns deles, como por exemplo a cenoura que já mencionei mais acima, podem ser oferecidos entre as refeições sem riscos de estar oferecendo um alimento calórico. Outros, podem ser oferecidos ocasionalmente, em pequena quantidade. O pão, por exemplo, é uma opção controversa de petisco para cães. Muitos profissionais não recomendam o pão para cachorros por ser um alimento calórico, e também por que a massa de pão mal-assada ou crua pode ser muito prejudicial à saúde dos cães. Por outro lado, o pão não é um alimento considerado tóxico para os cães, e pode ser oferecido em porções pequenas como um agrado ocasional, desde que bem assado. Afinal, a maioria dos petiscos e snacks para cães encontrados em lojas especializadas contém farinha, sal e açúcar, e muitas vezes em quantidades que excedem o ideal. Para saber mais sobre o consumo de pão por cães, leia o artigo Cachorro pode comer pão?

Escolhendo os melhores petiscos para cães

Escolhendo os melhores petiscos para cães

Para ajudá-lo na escolha dos melhores petiscos para oferecer ao seu amigão de quatro patas, vou listar abaixo algumas dicas e orientações para evitar os erros mais comuns nessa questão. Afinal, nada é mais importante do que a saúde e o bem estar do seu peludo.

  1. Se o petisco for processado (como por exemplo biscoitos) prefira sempre aqueles elaborados especialmente para o consumo canino. Estes biscoitos, apesar de ser importante dosar bem a porção para evitar a obesidade, são preparados para agradar o palar dos cães, sem prejudicar o sistema digestivo.
  2. Procure pelos petiscos com benefícios odontológicos. Alguns deles, são desenvolvidos para proporcionar maior tempo de mastigação, contribuindo para a saúde dos dentes e gengivas, além de oferecerem uma boa dose de entretenimento, já que demora mais para os cães roerem e finalmente engolirem o petisco.
  3. Sempre que possível dê preferência para os petiscos naturais de baixas calorias, como a cenoura, os feijões-verdes ou pequenas quantidades de brócolis, que são alimentos ricos em fibras e não prejudicam o sistema digestivo do animal.
  4. Certifique-se de oferecer somente alimentos permitidos para cães. Lembre-se que alguns alimentos que não nos fazem mal podem ser extremamente perigosos se ingeridos por cães, independente da quantidade. As cebolas, as uvas, os chocolates e as passas, por exemplo, são alimentos que podem ser muito tóxicos aos cães. Nunca ofereça um alimento ao seu cão antes de ter certeza que é seguro. Saiba mais sobre esse assunto no artigo comidas que cachorro não pode comer.
  5. Mantenha a quantidade de petiscos em até 5% da sua alimentação diária. Nunca substitua a alimentação regular por petiscos, de nenhum tipo.
  6. Antes de oferecer guloseimas para o seu cão, certifique-se de que ele está recebendo uma alimentação nutricionalmente adequada.

Como regra geral, procure sempre pesquisar sobre o petisco que você oferece ao seu cão. Faça sempre as melhores escolhas, levando em consideração a qualidade do alimento, o teor de gordura e açúcares. Evite ainda oferecer alimentos temperados, lembre-se que até mesmo o sal em excesso pode fazer mal ao seu cão. Se você tiver dúvidas em relação ao tipo de alimento que o seu cão pode comer de forma segura, informe-se sempre com o seu veterinário de confiança antes de oferecer um novo alimento ao seu cão.

Lembre-se que se o seu cachorro recebe uma alimentação regular saudável e bem equilibrada, petiscos ocasionais vão apenas tornar a vida dele mais rica e saborosa.

Escolhendo os melhores petiscos para cães

Biscoito canino 10 receitas de biscoitos para cães

Biscoito canino 10 receitas de biscoitos para cães

Experimente 10 receitas de biscoitos caninos que você poderá fazer em casa para seu amigão Já pensou em fazer um biscoito canino caseiro para seu pet? Nossos animais de estimação merecem…

Reforço positivo – dicas de adestramento

Reforço positivo – dicas de adestramento

Os cães, como todos nós sabemos, são animais inteligentes, capazes de aprender e reter lições ao longo da vida. Apesar dos inúmeros métodos de adestramentos que podem ser utilizados para…

Adestramento de cães – Adestre você mesmo seu pet

Adestre você mesmo seu pet

A importância do adestramento para seu cachorro O adestramento está para os cachorros assim como a escola está para nossas crianças, é através do adestramento que os cães irão ampliar…

Como o kefir pode ajudar seu cão?

Como o kefir pode ajudar seu cão?

Como o kefir salvou a vida de um cão Lendo sobre kefir de leite na alimentação canina na internet, me deparei com a história um cachorro que mora nos Estado…

10 Receitas para cachorro

O fim de ano está chegando e com ele as festas de Natal, ano novo e o verão. Não é incomum que muitos proprietários de cães desejem presentear seus cães…

Receita de comida caseira para cachorro

Receita de comida caseira para cachorro

Receita de comida caseira para cachorro – Como preparar em casa a comida do cachorro? Quem acompanha o blog, já sabe costumo estimular as pessoas a oferecerem uma comida caseira…

Saiba + Sobre alimentação para cachorros

Cachorros podem beber leite?

Balancear uma dieta a base de ração industrializada

Cachorro pode comer feijão cozido?

Como aumentar a imunidade do meu cachorro?

Por que cachorros comem terra?

Cachorros podem comer ração para gatos?

Festa de aniversário para cachorro

Meu cachorro não quer comer

Comidas que cachorro não pode comer

Quantas vezes devo alimentar meu cachorro?

O meu cachorro comeu cocô!

Como cuidar de um cachorro idoso

Receitas para cachorro doente

Cachorros podem comer arroz?

Por que cachorros comem grama?

Meu cachorro está comendo demais?

Pão – Cachorro pode comer pão?

Alimentos que fazem mal para cachorros

Cogumelos – Cães podem comer cogumelos?

Saiba + Sobre Cachorros

Cachorros



Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro