Adestramento
agosto 30, 2013 postado por Ricardo Tamborini


Ensinando o cachorro a sentar – Comandos básicos – Parte 1

COMANDOS BÁSICOS DE OBEDIÊNCIA PARTE I – GUIA PRÁTICO

Dicas por Ricardo Tamborini – Comados Básicos Senta

Preparei um guia para aqueles que tem vontade de adestrar seu cachorro mas não sabem por onde começar.

Vamos iniciar esta série de comandos básicos de obediência ensinando o cachorro a sentar. Todo tipo de adestramento deve funcionar como uma brincadeira para seu cachorro e você, e este tipo de jogo ajuda a construir um bom relacionamento entre você e seu cão.

Através de algumas brincadeiras muito simples você permitirá que seu cão interaja com você e gaste energia de uma forma construtiva. Os cachorros que não recebem uma quantidade suficiente de treinamento, muito provavelmente podem se tornar cães hiperativos adotando até um comportamento destrutivo ou até mesmo agressivo.

Nesta série de Dicas de adestramento básico vamos começar com o primeiro comando Senta

Ensinando o cachorro a sentar

Ensinando o cachorro a sentar

O Treinamento de obediência é quando você ensina o cachorro a obedecer a alguns comandos como senta, fica, vem e deita. Estas sessões de treinamento devem ser frequentes, mas curtas para evitar que seu cão fique entediado, devem durar em torno de dez a quinze minutos.

Experimente treinar seu cachorro um pouco antes das refeições isso irá ajudá-lo a associar a refeição com uma recompensa após o treinamento e também irá deixar o cachorro mais interessado ​​no petisco, caso você deseje usar alimento para as sessões de treinamento.

Dominar os comandos básicos de obediência é fundamental para que seu cachorro conviva e desfrute de uma vida com qualidade. Cães são animais sociais e o adestramento de obediência capacita seu cachorro à vida em sociedade. Os comandos básicos de obediência facilitam a manipulação do cachorro e melhoram a comunicação e a relação entre o cachorro e seu dono, além de promover uma comunicação entre vocês, traz segurança tanto para o cachorro como para as pessoas que convivem com ele.

Muitos proprietários de cães sentem-se frustrados ao tentar ensinar aos seus cães os comandos básicos de obediência, pois muitos cachorros demonstram teimosia ao aprender, isso é bem mais comum com proprietários de primeira vigem. Tenha em mente que aprender a obedecer é tão fundamental na vida do cachorro como é fundamental aprender a falar para nós humanos. Portanto jamais puna seu cachorro se ele não tiver acertado um comando, isso fará que ele associe aprender a uma situação ruim. Se todas as tentativas que você fizer não tiverem resultando de forma positiva, não exite em pedir ajuda a um profissional. Jamais puna seu cão! O erro pode estar em detalhes que você não pode estar conseguindo perceber. Para educar um cachorro você irá dedicar muito tempo e paciência, mas o resultado é gratificante e você e seu peludo terão uma vida muito mais feliz.

Vou  ensinar alguns passos que você deverá seguir para começar ensinando o cachorro a sentar.

Se ainda assim  você tiver dificuldades depois de seguir estes passos, você pode me consultar para que eu possa ensinar o cachorro, no entanto, acredito que você consiga um bom resultado ensinando o cachorro a sentar. Tenha em mente que o comando sentar é o primeiro comando que deve ser ensinado ao seu cão.

Para iniciar o adestramento é importante que você identifique o que mais desperta interesse no seu cachorro, bolinha, petisco ou algum brinquedo especifico. Vamos usa-los como recompensa quando estivermos ensinado o cachorro a sentar.

Ensinando o cachorro a sentar – Comandos básicos aula 1

  1. Segure a recompensa (um biscoito por exemplo) com uma das mãos e posicione-se a frente do seu cão.
  2. Mostre o biscoito para ele e comece a levantar a recompensa acima do focinho em direção a ele.
  3. Naturalmente ele terá que olhar muito para cima para ver a recompensa e acabará sentando para conseguir uma posição melhor. Nesse momento pronuncie o comando Senta  e de a ele a recompensa.
  4. Caso ele não entenda de imediato e comece a pular para pegar a recompensa, diga “não”, pare por alguns segundos e recomece o exercício.
  5. Com o passar dos dias, vá se distanciando ao pedir o comando e pratique a distância para que o seu cão se torne mais obediente.

 

É muito importante que você tenha em mente que não será nada positivo treinar o seu cachorro por mais de 10 ou 15 minutos, pois como eles aprendem por repetição,  se cansam muito rápido, ok?

Aproveitem as dicas e boa sorte !!!

Acompanhe a segunda parte nosso guia prático de adestramento básico de obediência: Ensinando o cachorro o comando dá a pata

Veja + Ensinando o cachorro a sentar aqui no blog

Como ensinar o cachorro sentar

Veja todos os artigos da série Comandos básicos de obediência

Ensinando o cachorro a sentar – Comandos básicos – Parte 1

Ensinado o cachorro o comando ‘dá a pata’ – Comados básicos – Parte 2

Ensinado o cachorro o comando ‘deita’ – Comados básicos – Parte 3

Ensinado o cachorro o comando ‘vem’ – Comados básicos – Parte 4

Ensinado o cachorro o comando fica – Comados básicos – Parte 5

Saiba + Sobre Comportamento Canino – Ensinando o cachorro a sentar

Ricardo Tamborini especialista em comportamento canino

Fan Page Ricardo Tamborini Adestrador

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Ricardo Tamborini – Adestrador e Especialista em Comportamento Canino

Ver artigos de Ricardo Tamborini