Adestramento
janeiro 9, 2013 postado por Blog do Cachorro


Ensinando o cachorro a nadar

Ensinando o cachorro a nadar – Seu cachorro gosta de brincar com água? Saiba como ensiná-lo a nadar de maneira segura e divertida.

Ensinando o cachorro a nadar

Não importa se você é gente ou cachorro, a melhor maneira de se refrescar durante o verão é dentro da água. Os cães sofrem muito nesta época do ano e banhos de piscina ou mangueira, se forem feitos da maneira correta, podem gerar um tremendo conforto para seu amigo peludo, e ainda oferecer uma ótima oportunidade para a família brincar e dar atenção a ele. Existem escolas de natação para cães, mas você também pode ter êxito ensinando o cachorro a nadar seguindo algumas regras bem simples. Eles podem ser incríveis nadadores, basta ensiná-los com amor e responsabilidade.

Aula de natação - Ensinando o cachorro a nadar
Ensinando o Cachorro a Nadar

 

Ensinando o cachorro a nadar – Como ensino meu cachorro a nadar?

Nadar é um esporte muito favorável para qualquer cão pois fortalece a musculatura e é um esporte que a maioria deles, depois de habituados com a água acabam gostando muito. No entanto, é muito importante ser cauteloso durante os primeiros momentos na água, pois se seu cão acabar traumatizando talvez nunca mais queira aproximar-se de uma piscina. Nem todos os cães possuem um instinto natural para nadar, embora quase todas as raças de cachorros possam aprender a nadar com tremenda facilidade.

Portanto, quando estiver ensinando o cachorro a nadar, você deverá acostumá-lo com a água aos poucos, através de experiências positivas para que ele associe a água com momentos prazerosos, brincadeiras e a companhia de sua família. Naturalmente, os cães irão gostar de nadar, principalmente se você estiver na água junto com ele. As aulas também funcionam melhor se ele começar a nadar desde filhote, claro que somente após o final da fase das vacinas, e com todo o cuidado e proximidade com voê, o tempo todo. Tenha em mente que o mais importante de tudo é fazer com que o cachorro deseje estar na água e não seja forçado a fazê-lo.

Quando estiver ensinado o cachorro a nadar, entre primeiro na água e fale com ele com voz delicada, tentando convencê-lo a juntar-se a você. Considere antes utilizar um colete salva vidas, próprio para cães, certamente será de grande utilidade para que ele não fique amedrontado ao afundar na água. Tenha em mãos alguns brinquedos que seu cachorro goste, para que ele fique ainda mais interessado em brincar. Assim que seu cachorro aceite molhar-se, não esqueça de segurá-lo pela barriga, mas deixando a patinhas livres e nunca deixe de estar junto a ele o tempo todo, desta maneira você estará incentivando seu cachorro a bater as pernas, nadando “cachorrinho”. Para alguns cachorros, o petisco funciona muito bem em treinamentos fora da piscina e podem ser um aliado em treinos aquáticos também, embora o fato de estar na água possa atrapalhar. Outra dica muito importante é treiná-lo para nadar somente após ter ensinado alguns comandos básicos de obediência fora da água. Assim ele irá encarar a aula de natação de outra forma.

Nunca deixe seu cão sem supervisão durante as aulas de natação, pois muitos cães não conseguem sair sozinhos da piscina e podem acabar se afogando devido ao cansaço. Depois de nadar, não esqueça de secar muito bem o ouvido de seu peludo para não correr o risco de ter otite.

  

Cachorro na piscina - ensinando o cachorro a nadar
Ensinando o Cachorro a Nadar

Ensinando o Cachorro a Nadar – Dicas

  • Excesso de barulho pode ser prejudicial, procure manter uma atmosfera calma e favorável para que desperte o interesse de seu cão a entrar na água.
  • Use incentivos positivos, brinquedos podem ser um atrativo para que ele queira entrar na água.
  • Em hipótese nenhuma atire seu cão na água! Isso certamente acabaria com todas as chances dele querer entrar novamente na água.
  • Segure-o com carinho, utilize um colete-salva-vidas para cães e segure-o na primeira vez que for entrar na piscina até que ele comece a nadar e se sentir confortável.
  • Ensine-o como sair da água.
  • Nunca deixe-o nadando sozinho!

 

Cachorro na rampa da piscina - ensinando o cachorro a nadar
Ensinando o Cachorro a nadar

 

O acesso à piscina não deve ser permitido na ausência da família, mesmo que o cachorro já saiba nadar e sair da piscina sozinho. A maneira mais segura de evitar que o seu cachorro entre na piscina quando você não estiver por perto, são as lonas de segurança que cobrem a piscina. Esta é forma mais recomendada para proteger os cães e até mesmo as crianças pequenas.

 

ensinando o cachorro a nadar
Ensinando o Cachorro a Nadar

 

Os cachorros também podem desenvolver otite crônica por causa de mergulhos, por isso fique atento, principalmente se ele gosta de mergulhar como por exemplo, cães da raça Golden Retriever e o Retriever do Labrador. Depois de um mergulho na água, limpe e enxugue muito bem as orelhas.

 

ensinando o cachorro a nadar
Ensinando o Cachorro a Nadar

 

O mais importante é sempre supervisionar as brincadeiras na água. Nunca deixe seu cão sozinho na piscina. Lembre-se que eles são como crianças, mesmo depois de crescidos e podem precisar da sua ajuda a qualquer momento.

Veja + Video ensinando o cachorro a nadar

 

Saiba + Ensinando o Cachorro a Nadar

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro