Adestramento
fevereiro 4, 2013 postado por Blog do Cachorro


Dar a Pata – Ensinando o cachorro a ‘dar a pata’

Assim que seu cachorro tiver aprendido todos os comandos mais básicos de obediência, ou seja, “não”, “fora”, “fica”  e “senta”, você pode continuar a treiná-lo, ensinado com exercícios em forma de brincadeira. Apesar de simples, chamam bastante a atenção e ainda podem ter efeitos positivos sobre o cachorro além de ser divertido para vocês dois, se ensinado da maneira certa.

ensinando o cachorro dar a pata

Dar a pata é um dos “truques” mais famosos que se pode fazer com o cachorro e que sempre desperta um certo efeito de admiração nas pessoas. O mais legal é que não é uma brincadeira que maltrata ou fere seu cachorro como muita gente desinformada acredita.

Dar a Pata Estimula a coordenação:

Ensinar seu cachorro “dar a pata” é um “truque” muito simples e também proporciona a ele de uma forma eficaz o estímulo das funções cognitivas e exercita a concentração e a memória, oferecendo a vocês uma grande oportunidade de passar um tempo maior juntos, brincando e estreitando os laços de amizade entre seu cachorro e você.

Brincando de dar a pata:

O comando em particular, pode servir também para estimular a coordenação motora e o senso de equilíbrio do cachorro. Para tirar melhor proveito desta brincadeira é essencial ensiná-lo a fazer o truque com as duas patinhas, alternando várias vezes durante os exercícios, você pode inclusive, ensiná-lo a dar a pata direita, dando o comando “pata direita” e a esquerda dando o comando “pata esquerda”.

Para o cachorro, dar a pata é um gesto natural!

Por isso é bom lembrar que você não está pedindo para seu cachorro fazer algo que não seja de sua capacidade ou de sua natureza. Os cachorros, levantam e movem ritmicamente as patas dianteiras, de forma espontânea e sem que ninguém lhes ensinem, quando desejam expressar tranquilidade para outro cachorro ou um ser humano levantam a pata, ou quando o cachorro filhote recebe uma bronca de sua mãe ou quando tentam se proteger de uma ameaça, os cachorros também usam a pata dianteira. Cães levantam a pata em seu dia a dia instintivamente para se comunicar, mesmo o cachorro adulto usa a pata para comunicar que tem boas intenções. A pata é sempre um comunicado positivo no be-a-ba da línguagem canina.

 

Ensinando o cachorro a dar a pata
Filhotinho de cachorro aprendendo os comandos para “dar a patinha”

 

Se ensinarmos nosso cachorro a dar a pata com comandos, também poderá ser um ótimo entretenimento para mostrar para sua família e para as crianças, é realmente muito fofo ver um cachorro obedecendo a estes comandos, mas lembre-se que este não deve ser o objetivo principal. Então, vamos ver o que fazer na prática.

Como ensinar o comando dar a pata:

É importante que você treine seu cachorro quando ele estiver tranquilo e descansado, de preferência apenas 10 minutos por dia, todos os dias até que ele assimile a lição. Tenha paciência e muito carinho com ele, para alguns pode demorar mais que para outros. O treino funciona melhor se for feito antes das refeições.

Lembre-se jamais bata no seu cachorro caso ele não faça algo corretamente!

1- Tenha a mão um petisco que seu cachorro adore.

2- Ajoelhe-se em frente de seu cão e de o comando “senta”.

3- Você diz “muito bem!” e acaricie firmemente a pata dianteira. Em seguida, ofereça-lhe uma recompensa.

4- Mantenha outra recompensa fechada em uma das mãos, com os dedos voltados para baixo, para ver qual será a atitude dele.

5- De o comendo “a pata” se o cachorro cutucar sua mão com o focinho, não abra a mão.

Se ele bater em sua mão com a patinha, esta é a reação desejada, elogie o cachorro, vire a sua mão com a palma para cima, abra e deixe que ele pegue a recompensa.

Se o cachorro tiver dificuldade para compreender o comado dar a pata, reinicie o comando sentar e recompense-o novamente. Você pode então tentar provocar no seu cachorro uma resposta imitativa estendendo sua mão na direção do cachorro, imitando um cão dando a patinha.

Uma vez que o seu cachorro compreenda como esperado, elogie-o “muito bem!” “bom menino!” “boa menina!” e recompense-o novamente.

Neste momento é a hora de parar a primeira aula, sempre pare as lições em um momento positivo, para que fique uma sensação agradável para o cachorro e que ele fique estimulado para repetir a brincadeira todos os dias.

Quando seu cachorro já estiver compreedendo “pata direita”, faça o mesmo com a “pata esquerda”.

Depois que seu cachorro estiver compreendendo muito bem “pata esquerda” você poderá aumentar a dificuldade introduzindo novamente o comando “pata direita”, mas não desanime se ele não responder como esperado, diga “não” e reinicie o comando anterior, sempre a partir do “senta” + recompensa e tenha sempre em mente que é importante terminar a brincadeira em um momento positivo, ou seja um momento em que ele acerte!

Ensinando o cachorro a dar a pata
Cachorro adulto “dando a patinha”

 

Muitos cachorros ficam ansiosos em receber a recompensa e acabam “dando a pata” antes de ouvirem o comando, neste caso, você não deve dar: diga “não” e se este for o caso demore um pouco para repetir o comando iniciando do “senta”. Assim que ele prestar atenção fale o comando “pata direita” ou “pata esquerda” e recompense-o somente quando responder corretamente.



Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro