Filhote
junho 26, 2014 postado por Li Kuvasz


Devo dar cálcio para o meu cachorro?

Filhotes de cachorro precisam de suplementação de cálcio para crescerem saudáveis?

Devido há uma prática realizada no passado, a de fornecer cálcios aos cães filhotes, algumas pessoas ainda acreditam que esta prática deve ser continuada, o que não é verdade, no passado muitos cães se alimentavam de comida caseira, poucas eram as opções de ração e a aceitação pelos cães também era muito difícil, portanto, era comum nos consultórios veterinários receitarem suplementação de cálcio, hoje em dia, a maioria dos cães se alimenta de ração industrializada, a ração já tem os índices de cálcio necessários à dieta do cachorro.

No processo de industrialização das rações perde-se parte das vitaminas e minerais dos alimentos, então os fabricantes enriquecem a ração com estes nutrientes perdidos através de uma vitamina sintética que é inserida na ração.

Existem riscos para cães que utilizam cálcio em sua dieta?

Devo dar cálcio para o meu cachorro?

Devo dar cálcio para o meu cachorro?

No caso do cálcio e vitamina sintética o organismo não tem como eliminar do corpo o que não precisa, e o cachorro absorverá tudo, ou seja, se ultrapassar a quantidade, os riscos são muito maiores do que os benefícios.

Algumas raças como o pastor alemão, raças que as orelhas são empinadas, ainda é comum os criadores menos avisados darem cálcio aos filhotes e recomendarem o uso pelo novo proprietário para que a orelha empine, esta prática pode levar o filhote a deformações ósseas irreversíveis, além de dores absurdas na fase do crescimento do cachorro, as principais doenças causadas por este erro são o retardo no crescimento e alterações do desenvolvimento esquelético, alterações articulares como a osteocondrose, além da osteodistrofia hipertrófica, Síndrome de Wobbler e Síndrome do Rádio Curvo.

Autores defendem que um excesso de cálcio na dieta tende a diminuir a saída de cálcio dos ossos, o que, com o tempo, causa aumento da densidade óssea, interferindo nos processos de crescimento e modelamento normal desta estrutura. Nesta situação, estão sob risco as raças grandes.

Por que o cálcio é importante para o desenvolvimento do filhote de cachorro?

Devo dar cálcio para o meu cachorro?

Devo dar cálcio para o meu cachorro?

O cálcio é importantíssimo e desempenha dois papéis fundamentais no organismo. 99% do cálcio do organismo fica retido nos ossos, onde é responsável por deixar o esqueleto sólido, em conjunto com o fósforo, formando assim a estrutura dos ossos, além de fazer a transferência de informações entre as células e a transmissão dos impulsos nervosos. Mas para isto, todas as rações comerciais já possuem em níveis adequados, até aquela ração de pior qualidade possui, pois além do cálcio ser um produto barato, existe um controle rigoroso pelos órgãos responsáveis. No caso do nível de cálcio estar muito alto, o filhote de cachorro não se adaptará ao excesso e continuará a absorver passivamente pelo menos 30-40% do cálcio ingerido, o que acarreta no risco do desenvolvimento de um esqueleto anormal.

Toda suplementação é arriscada, inclusive já falamos sobre isto em outro tópico (Se você não teve a oportunidade de ler este artigo sobre os perigos da suplementação alimentar, confira este artigo clicando aqui), porém resolvi dar uma atenção especial por ter visto muita coisa errada por aí na criação de filhotes de raças grandes.

Devo dar cálcio para o meu cachorro?

Devo dar cálcio para o meu cachorro?

Com tantas dúvidas, sendo esta uma das dúvidas mais comuns quando se leva um filhote a sua primeira consulta e vacinação, acho muito importante deixar bem claro que se o seu cachorro é alimentado por ração industrializada de acordo com a idade dele, os níveis de cálcio vão atender as necessidades, somente em caso de outros tipos de dieta deve-se consultar um nutricionista pet, somente ele poderá dosar os níveis na alimentação.

O Inmetro tem um Programa de Análise de Produtos, que faz também a análise da quantidade de cálcio estipulada na embalagem. O valor máximo definido e permitido pela norma, para Cálcio, é 2,5%, mas vale informar que este máximo para um filhote de grande porte não deve ultrapassar 1,4%.

Segundo o Inmetro, os parâmetros que tendem a comprometer a qualidade, caso sejam adicionados em excesso, têm limites máximos: Umidade, fibra bruta, cinza e cálcio. Outros, cuja falta poderia acarretar problemas para a saúde dos animais, possuem limites mínimos: proteína bruta, gordura e fósforo. Em ambos os casos, os limites são obrigatórios e devem ser respeitados.

Existe alguma situação que o cálcio possa ser indicado ao meu cachorro?

Devo dar cálcio para o meu cachorro?

Devo dar cálcio para o meu cachorro?

O cálcio também se faz necessário em algumas emergências veterinárias como a eclâmpsia, também falamos exclusivamente sobre isto em outro tópico (Se você não leu este artigo e deseja informar-se melhor a respeito clique aqui), e em casos de cães idosos, pois os velhinhos tem dificuldade em absorver adequadamente todas as vitaminas e cálcio, para eles existe uma ração específica.

Saiba + Sobre dar cálcio para seu cachorro

Três perguntas sobre dar cálcio para petsTexto em Inglês

Cachorro pode comer isso?

Saiba + Sobre seu cachorro

Comida caseira para cães – Receita de comida caseira para cachorro

O meu cachorro pode comer feijão cozido?

Os perigos da ração industrializada para cachorros

Comidas que cachorro não pode comer

Balancear uma dieta a base de ração industrializada

Meu cachorro não quer comer

Estômago sensível – Seu cão tem problema de estômago?

Cachorros podem comer ração para gatos?

Pão – Cachorro pode comer pão?

O que comprar para meu filhote?

Seu cachorro come fezes? Saiba como evitar!

Porque os cachorros cavam?

Quantas vezes devo alimentar meu cachorro?

Meu cachorro está gordo ou magro?

Cachorros podem comer pasta de amendoim?

Qual a hora ideal de tirar um filhote da ninhada?

Cogumelos – Cães podem comer cogumelos?

Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes

Cachorros tem as mesmas emoções que crianças

Gastroenterite canina – Causas, sintomas e tratamento

Por que cachorros comem grama?

Torção gástrica em cães – Sintomas, causas, diagnóstico e tratamento

Por que cachorros comem terra?

Porque ter um cachorro – Por que amamos cachorros?

Podemos pegar doenças dos cachorros?

Porte do cachorro – De que tamanho meu cachorro vai ficar?

Conheça melhor as principais raças de cachorros



Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Sou apaixonada por cachorro, não consigo imaginar minha vida sem eles. É muito bom poder falar sobre nossos amigos peludos aqui, crio Kuvasz e Norfolk Terrier, e será muito prazeroso dividir aqui nossas experiências.

Ver artigos de Li Kuvasz