Adestramento
setembro 7, 2013 postado por Ricardo Tamborini


Ensinado o cachorro o comando deita – Comados básicos – Parte 3

COMANDOS BÁSICOS DE OBEDIÊNCIA PARTE III – GUIA PRÁTICO

Dicas por Ricardo Tamborini – Comados Básicos ‘Deita’

Nesta terceira parte da série comandos básicos de obediência vamos ensinar o comando deita. Existem dois tipos de treinamento, o treinamento de comportamento e o treinamento de obediência. Como tenho dito nos artigos anteriores, o treinamento comportamental, evita ou corrige maus hábitos que seu cachorro poderia desenvolver, ou já se desenvolveu. É muito importante que o adestramento seja consistente durante o processo de aprendizado. Por exemplo, não deixe seu cachorro no sofá, a menos que você esteja planejando permitir que ele fique no sofá quando for adulto. Isso vai confundi-lo, causando problemas. Dedique alguns momentos do seu dia para aprender sobre o comportamento e a natureza dos cães, assim você saberá de que modo deve agir para satisfazer as necessidades de exercício que ele necessita e qual é a forma mais adequada de exercitá-lo, facilitando assim a comunicação entre você e seu cão.

Na terceira parte desta série de comandos básicos de obediência vamos ensinar seu cachorro o comando deita.

Comando Deita -  Ensinando o cachorro a deitar

Comando Deita – Ensinando o cachorro a deitar

O Treinamento de obediência é quando você ensina o cachorro a obedecer a alguns comandos como senta, fica, vem e deita. Estas sessões de treinamento devem ser frequentes, mas curtas para evitar que seu cão fique entediado, devem durar em torno de dez a quinze minutos.

Experimente treinar seu cachorro um pouco antes das refeições isso irá ajudá-lo a associar a refeição com uma recompensa após o treinamento e também irá deixar o cachorro mais interessado ​​no petisco, caso você deseje usar alimento para as sessões de treinamento.

Dominar os comandos básicos de obediência é fundamental para que seu cachorro conviva e desfrute de uma vida com qualidade. Cães são animais sociais e o adestramento de obediência capacita seu cachorro à vida em sociedade. Os comandos básicos de obediência facilitam a manipulação do cachorro e melhoram a comunicação e a relação entre o cachorro e seu dono, além de promover uma comunicação entre vocês, traz segurança tanto para o cachorro como para as pessoas que convivem com ele.

Muitos proprietários de cães sentem-se frustrados ao tentar ensinar aos seus cães os comandos básicos de obediência, pois muitos cachorros demonstram teimosia ao aprender, isso é bem mais comum com proprietários de primeira vigem. Tenha em mente que aprender a obedecer é tão fundamental na vida do cachorro como é fundamental aprender a falar para nós humanos. Portanto jamais puna seu cachorro se ele não tiver acertado um comando, isso fará que ele associe aprender a uma situação ruim. Se todas as tentativas que você fizer não tiverem resultando de forma positiva, não exite em pedir ajuda a um profissional. Jamais puna seu cão! O erro pode estar em detalhes que você não pode estar conseguindo perceber. Para educar um cachorro você irá dedicar muito tempo e paciência, mas o resultado é gratificante e você e seu peludo terão uma vida muito mais feliz.

Antes de dar os comandos ao seu cachorro, fale o nome dele para chamar sua atenção, em seguida, diga o comando. Não fique impaciente! Você provavelmente terá que repetir o comando algumas vezes, mas nunca use reforço negativo. Lembre-se de sempre elogiar o seu cachorro toda vez que ele responder positivamente ao comando. Isso irá incentivar o seu peludo a executar o comando corretamente na próxima vez. Você pode tanto usar um petisco (alimento), ou um brinquedo como recompensa. Sempre com reforço afetivo positivo.

Lembre-se que o comando deita deve ser o segundo comando que deve ser ensinado ao seu cão, primeiro ensine-o a sentar. Ensinar o seu cão o comando deita ou deitar é muito mais simples do que você imagina.

Vou  ensinar alguns passos que você deverá seguir para começar ensinando o cachorro o comando ‘deita’.

Se ainda assim você tiver dificuldades depois de seguir estes passos, você pode me consultar para que eu possa ensinar o cachorro, no entanto, acredito que você consiga um bom resultado ensinando o cachorro o comando deita ou deitar.

  1. Segure a recompensa (petisco ou brinquedo) e coloque o cão na posição Senta, em seguida faça com que ele siga a sua mão com o focinho em direção ao chão, enquanto você pronuncia o comando DEITA
  2. Caso ele não entenda e comece a levantar o bumbum do chão, diga NÃO, pare por alguns segundos e comece o exercício novamente.
  3. De a recompensa somente quando ele encostar os cotovelos no chão.
  4. Alguns cães tem uma grande dificuldade em aprender esse exercício, caso o seu amigão seja um deles, comece recompensando apenas por ele ter abaixado um pouco, antes mesmo de fazer o movimento completo e aos poucos ele se sentirá mais confortável para ficar na posição DEITA.

Não esqueça! Nunca treine o seu cachorro por mais de 10 ou 15 minutos, pois como eles aprendem por repetição e por isso, se cansam muito rápido, ok?

Aproveitem as dicas e boa sorte !!!

Se você perdeu a segunda parte do nosso guia prático de adestramento básico de obediência acesse: Ensinado o cachorro o comando ‘dá a pata’ 

Acompanhe a quarta parte nosso guia prático de adestramento básico de obediência: Ensinado o cachorro o comando ‘vem’ 

Veja todos os artigos da série Comandos básicos de obediência

Ensinando o cachorro a sentar – Comandos básicos – Parte 1

Ensinado o cachorro o comando ‘dá a pata’ – Comados básicos – Parte 2

Ensinado o cachorro o comando ‘deita’ – Comados básicos – Parte 3

Ensinado o cachorro o comando ‘vem’ – Comados básicos – Parte 4

Ensinado o cachorro o comando fica – Comados básicos – Parte 5

Saiba + Sobre Comportamento Canino – Ensinando o cachorro o comando deita ou deitar

Ricardo Tamborini especialista em comportamento canino

Fan Page Ricardo Tamborini Adestrador

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Ricardo Tamborini - Adestrador e Especialista em Comportamento Canino

Ver artigos de Ricardo Tamborini