Cuidados
junho 24, 2013 postado por Li Kuvasz


Cuidados com o cachorro no inverno

Cuidados com o cachorro no inverno – O inverno chegou e é muito importante termos um cuidado especial com nossos peludos nesta época do ano.

Algumas raças de cachorro são mais resistentes ao frio do que outras, mas assim como nós, nesta época eles estão mais vulneráveis a algumas doenças.

Para os cachorros que dormem fora de casa deve-se colocar uma casinha, seja de madeira, plástica ou reciclada, prefira um local onde não tenha correntes de ar, alguns preferem apenas cama, para os grandões existem tapetes de borracha, estrados e se ele não for destruidor, até um colchonete de ginástica pode ser bem útil e mais barato do que os disponíveis para pet.

Cuidados com o cachorro no inverno

Cuidados com o cachorro no inverno

Mesmo os que ficam dentro de casa, devem ter casinhas ou caminhas, os de pêlo curto além a caminha, pode colocar edredons e roupinhas, as roupas devem ser de preferência soft ou algodão, quando eles tiverem alguma alergia a lã ou sintéticos.

É conveniente prevenir a tosse dos canis com a vacina anualmente, esta doença parece com a gripe humana, e se não tratada pode evoluir para uma pneumonia, os sintomas são febre, apatia, tosse, coriza e espirros.

Nesta época os idosos sofrem bastante, geralmente reumatismos, artrites e artroses os deixam muito abatidos, além de protege-lo do frio, algumas vezes é necessário ministrar alguma medicação para aliviar a dor.

Geralmente eles têm mais apetite, devido ao maior gasto do organismo para manter o corpo aquecido, deve-se aumentar a quantidade neste período, somente para aqueles que estão fora de forma, deve se manter a quantidade, assim ele acaba perdendo um pouquinho das gordurinhas extras.

Diminua a quantidade de banhos, só devem ser dados nos dias mais quentes com água morna e secador, devem ficar protegidos do vento até que estejam totalmente secos.

Um bom banho de sol, escovação ou lavagem a seco é uma boa alternativa para esta época.

Caminhadas ao sol da manhã e do entardecer serão muito apreciadas tanto pelo cachorro como por você!

 

Saiba mais sobre como cuidar de um cachorro no inverno:

Cuidados

Saiba como cuidar de seu pet

 

 

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Sou apaixonada por cachorro, não consigo imaginar minha vida sem eles. É muito bom poder falar sobre nossos amigos peludos aqui, crio Kuvasz e Norfolk Terrier, e será muito prazeroso dividir aqui nossas experiências.

Ver artigos de Li Kuvasz