Saúde
março 19, 2014 postado por Li Kuvasz


Cuidados com a cadela gestante

Se a futura cadela gestante estiver obesa o ideal é que ela perca peso antes do acasalamento, ela precisa estar no peso ideal, com todos os resultados de exame que identifiquem a boa saúde para que ela esteja apta a enfrentar uma gestação.

A alimentação de uma cadela gestante precisa ser uma ração de boa qualidade da linha super premium, esta ração supre todas as necessidades durante toda a gestação.

Cadela gestante – As primeiras semanas

Nas primeiras 3 semanas você nem sentirá diferença de peso na cadela gestante, ficará até na dúvida se ela esta ou não em gestação.

Cuidados com a cadela gestante

Cuidados com a cadela gestante

Entre a 3ª e 4ª semana de gestação a cadela gestante pode perder o apetite, sentir enjôos e até vomitar, porém nenhuma medicação deve ser dada para aumentar o apetite, apenas alho em pó pode ser adicionado para aumentar o apetite, este período é passageiro, após esta fase ela começa a aumentar o consumo de ração.

Após a 4ª semana de gestação você já terá a confirmação da gestação, com o resultado do ultra-som em mãos, você poderá aumentar 20% do consumo habitual de ração.

É muito importante ressaltar que nenhum tipo de medicamento deve ser dado sem orientação veterinária, pois o seu uso poderá causar aborto, má formação dos fetos e morte fetal. As vacinas devem ser dadas antes do acasalamento, durante a gestação é contra-indicado.

Cuidados com a cadela gestante

Cuidados com a cadela gestante

Cadela gestante – Alimentação

Nunca oferecer suplementação sem orientação de veterinário especializado em nutrição da cadelas gestantes, pois alguns veterinários, inexperientes em reprodução, receitam cálcio e outros suplementos que causam desbalanceamento nutricional, influenciando de forma totalmente negativa na gestação, lactação e em todo o futuro do filhote.

Nesta fase volto a repetir que a melhor dieta é uma ração adulto da linha super premium. A cadela gestante terá mais necessidades energéticas, necessidades em proteínas, carboidratos e minerais, mas com o aumento da quantidade de ração estas necessidades serão supridas, na fase final da gestação o aumento da ração poderá ser em 40% e deverá ser dividida em várias porções, com o aumento do tamanho dos fetos, estes pressionam o estômago da cadela gestante, impedindo que ela consuma muita quantidade de uma única vez, portanto, divida em várias porções ao dia.

A suplementação de cálcio durante o final da gestação, tem mostrado predispor para o desenvolvimento de eclâmpsia e distocia, causando calcificação dos tecidos moles e anomalias físicas, a vitamina D durante a gestação também não é recomendada, sob risco da paratireóide ser menos efetiva em estimular a libertação de cálcio ósseo.

Para criadores existe uma ração específica que é dada a cadela gestante a partir do 43º dia de gestação e durante a lactação, como esta ração só é vendida para criadores, alguns veterinários recomendam a troca pela ração de filhotes a partir desta fase, eu particularmente por criar raças grandes e saber que o excesso pode causar mais danos do que a falta, utilizo uma ração super premium adulto durante toda a gestação e somente durante a lactação em ninhadas numerosas é que dou a ração específica para esta fase, em caso de pessoas que não tem acesso a esta ração, então durante a lactação, pode ser dada a ração filhotes e deve dar a vontade, a mãe precisará de muita ração para dar conta de alimentar toda a sua ninhada.

Cuidados com a cadela gestante

Cuidados com a cadela gestante

Cadela gestante – Exercícios

A cadela gestante deve fazer atividades físicas leves durante a gestação, como pequenas caminhadas, para fortalecer os músculos e o parto se tornar mais fácil. Os banhos podem ser dados desde que a cadela gestante não fique estressada.  Se a cadela gestante for de se estressar demais, eles devem ser evitados  para  não se correr o risco de um parto prematuro.

Se você tiver mais cães, no terço final da gestação não deixar que brinquem como de costume, nas brincadeiras ela pode se machucar e se as brincadeiras forem muito agressivas, deve se evitar até mesmo antes do final da gestação.

Saiba + Sobre filhotes cuidados com a cadela gestante

Como cuidar de uma cachorra grávida texto em inglês

Veja + Sobre filhotes de cachorros aqui no Blog do Cachorro

Tudo o que você precisa saber sobre o cio de sua cachorra!

Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes

Como cuidar de uma cadela no cio

Castrar ou não castrar meu cachorro? Devo castrar meu cão?

Quando fazer uma cesariana na minha cadela?

Cio – Quanto tempo dura o cio da cadela?

Devo deixar minha cadela cruzar?

Como comprar um cachorro de raça?

Porte do cachorro – De que tamanho meu cachorro vai ficar?

Piometra em cadelas – Sintomas, diagnóstico e tratamento

Adoção e posse responsável

Como evitar eclâmpsia na cachorra

Filhotes enxergam e ouvem ao nascer?

Cachorro macho ou fêmea? Como escolher um cachorro?

A importância da brincadeira para a vida de um filhote de cachorro

Levando o filhote para casa nova

Leite para cachorro – Substituto de leite materno

Você está preparado para ter um cachorro?

O que comprar para meu filhote?

Primeira noite do filhote – Chegando em casa

Educação do Filhote – Como ensinar regras e limites

Os perigos da ração industrializada para cachorros

Tudo sobre filhotes de cães

Conheça as raças mais populares de cães

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Sou apaixonada por cachorro, não consigo imaginar minha vida sem eles. É muito bom poder falar sobre nossos amigos peludos aqui, crio Kuvasz e Norfolk Terrier, e será muito prazeroso dividir aqui nossas experiências.

Ver artigos de Li Kuvasz